1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo MacBook Air

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por nuno.licapinto, 15 de Outubro de 2008. (Respostas: 47; Visualizações: 5332)

1. Olá a todos.

Mudei recentemente para Apple (menos de 1 ano), sendo um utilizador de computadores há mais de 20 anos, não sem antes ler imenso tanto em termos da tecnologia como de experiências de utilizadores. Usando termos vossos, seria o que chamam de poweruser de desktops, já desde os meus 12 anos que montava os meus computadores à peça, tendo agora 24. E então, agora... Apple? Sim, e não podia estar mais satisfeito :) Como dizem alguns utilizadores, utilizar um mac é uma experiência única, diferente da soma das diferentes partes. Numa palavra, é agradável, e fiquei completamente convencido

Como sabem, paralelamente aos novos MacBook's e MacBook Pro's foi também lançado uma revisão do MacBook Air. Com menos hype, é certo, pois as alterações não são tão drásticas exteriormente, sendo na realidade nenhumas :)

[​IMG]Por dentro (na versão que estará dentro do aceitável para a maioria dos bolsos das pessoas que perderam a cabeça com este portátil, como eu):

CPU 1.6Ghz (igual) mas com FSB 1066Mhz e 6MB L2 cache
    DISCO de 80Gb -> 120Gb - são só mais 40Gb, mas isto equivale a mais 50%!
    RAM 2GB (igual), mas DDR3 com FSB 1066Mhz
    Gráfica passou daquela Intel GMA X3100 para Nvidia Geforce 9400M (!!!)
    Video Output Mini DVI -> Mini DisplayPort

Gostava que comentassem, sem voltar à discussão inicial do "conceito" deste computador, que foi mais que debatido e está à vista de todos que gostar ou não depende mais do que se pretende do que duma lógica de "quanto maior e mais potente melhor", presente na maioria dos powerusers de desktops.

Eu tenho um, da versão antiga, e aguardava uma revisão (e continuo a aguardar, mesmo assim, uma que melhore os processadores), pois há um problema que todos os owners sentem, como eu. Enquanto o sistema utiliza os 2 cores a 1.6Ghz tudo bem. Tudo óptimo aliás. Isto não é Windows, e o sistema corre de uma forma que até dá gosto ver. Agora, quando se está a correr vídeo, por exemplo, o aquecimento faz com que os cores comecem a ser downclocked para evitar atingir temperaturas lesivas. Antes de um patche específico para este problema, ao fim de uns minutos de séries (de ~300MB) começava a haver frame dropping para manter o sincronismo, às vezes ao ponto de ser necessário fazer uma pausa e recomeçar mais tarde por ser completamente impossível com as paragens, pois mesmo assim aquecia tanto que um dos cores era desligado, e o outro ficava a 800Mhz. Ou seja, o MBA estava a correr (ou a caminhar) com apenas 1 core a 800Mhz em vez de 2x1600Mhz. Com este patche, o que se alterou foi o threshold para o downclock, fazendo com que esta questão da temperatura em excesso demorasse mais a atingir, e nunca se atingem valores que forcem o shut down de um dos cores. Ora, isto já me permite ver, inclusivamente, séries praticamente inteiras em 720p (~1.5Gb) sem encravamentos, ou com muito poucos.

A verdadeira questão começa aqui. Até que ponto isto é legítimo? Até que ponto isto é "defeito" estrutural de engenharia? Como disse, imaginem isto no Photoshop. O photoshop corre bastante bem para um computador de menos de 1.5Kg e com 1.6Ghz... a arquitectura não é igual ao PS do windows, mas.... começando o downclock nota-se imenso. Deixa de ser "aceitável" para trabalhar e desenrascar, para se tornar em algo insuportável.
    Desde que comecei a sofrer destes problemas, que só aguardo que saia uma versão nova, com novos processadores, de forma a poder queixar-me disto, exigindo uma substituição, pois este computador custa +1600€, e não é suposto ter este tipo de problemas.

Outra questão que gostaria de ver abordada é a possível melhoria da parte gráfica. Mesmo comparando com alguns MacBooks antigos, até fazer scroll na dock é ligeiramente menos fluído. Então ao fazer scroll em listas grandes de imagens no iPhoto nota-se que é um bicho com outro nível de rotações. Será que a nova Geforce 9400M terá impacto? E poderá também ter a nível de temperaturas?

Para os MacBooks existem os seguintes benchmarks - ainda não existem com desconto, só estes feitos pela Apple:

Este é a minha primeira thread, embora vos acompanhe há já muito tempo.
    Agradeço que comentem.

Cumprimentos a todos!

2. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Boas...
    BEm vindo... começas mal com dúvidas no espaço errado... mas como foste o primeiro a avançar um post dedicado ao Novo MB AIR que detalhaste tão profusamente... fica...

Quanto à tua pergunta...
    tens uma frase que complica logo tudo:

... é que o conceito deste portátil não é ver filmes, jogar jogos e editar fotografias em Photoshop. Aliás... se tivesses a versão original com SSD eu creio que nem conseguirias instalar toda a suite por falta de espaço em disco :p.

É simplesmente carregar com o trabalho habitual/escritório do dia a dia, e disponibilizar uma plataforma de acesso à net.

Se é para fazer este tipo de trabalho multimédia, opta na proxima volta por um macbook Pro... ou quando muito pelo novo macbook de gama "alta" ( a que eu gosto de chamar de Macbook pro 13'') que já terás pujança suficiente para tudo, num pacote com dimensões "aproximadas" ao MB Air e poupando uns cobres.

É claro que o novo MB AIR está muito mais pujante que o original... mas creio que continua a dirigir-se para o trabalhador das áreas habituais "Hello I'm a PC"!

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Pois o latrine tem razão. o Air é quase que um netbook de luxo e mais potente, mas não tao potente para tarefas muito pesadas...

Claro que deu uma boa evolução, o CPU é 45 nm, tem mais cache e é mais fresco, a grafica BEM melhor, disco mais espaçoso, DDR3, enfim, acho que foi dos macbook que mais evoluiu.

Mas se precisas de mais power, opta pelo macbook "pro" de 13,3" que não é só bem mais potente que o air, como é mais barato. ok não é muito levem mas tb mais 0,5 kg ou lá o que não é algo que não se tolere.

cumps

4. ruimoura

ruimoura Power Member

O macbook emagreceu 250gr, está a pesar só 2Kg, agora já nem a conversa do ser pesado faz sentido ;)

Um Air é um Air, mas eu ia também pela opção "Macbook pro de 13.3'" :D

5. Zyak

Zyak Banido

O Air é para pessoas que necessitam de um portátil leve, pequeno, fácil de transportar e com uma boa autonomia. Normalmente são executivos que viajam muito mas que estão sobrecarregados de trabalho e necessitam de continuar o seu trabalho no avião ou TGV.

Dou a minha experiência, costumo viajar muito e tinha apenas um portátil da Toshiba que pesa 2,5 kilos, com fios, rato, bateria extra (porque a autonomia não chega às 3 horas) era um tremendo fardo no meu ombro e se tivermos em conta que os aeroportos interncionais são gigantes comparados com o nosso, era um pesadelo.

Não optei pelo Air porque o preço para mim é exorbitante, adoro, gostava de ter um mas não sou doido para dar tantos euros.

Como tenho no trabalho um iMac optei por um Macbook, ecrã de 13", leve e uma autonomia de 5 horas. Fiquei muito mais bem-disposto, sei que tenho um amigo que nunca me irá faltar quando preciso, cabe perfeitamente nas mesas do avião sem perturbar a pessoa da frente e agora estou sériamente a pensar em adquirir um Macbook Pro que no teu caso é o ideal para o trabalho que fazes.

6. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Com a agora menor diferença de peso não sei mesmo se um MB apenas não é melhor. Melhor autonomia, mais potente, mais prático já que tem mais portas USB e tem gravador de DVD e apenas pesa mais 500 gramas.

Edit: Afinal são cerca de 700 gramas e sempre é mais fino... mas não sei. Agora o pessoal vai ter maior dificuldade a escolher.

Edit2: Hmm e tem o dobro da cache em relação ao MB... Mesma gráfica, memória, FSB. Apenas velocidade cpu e disco piores, será que encurtaram a diferença de performance ou o disco continua mesmo a estragar tudo?

Última edição: 16 de Outubro de 2008
  7. broculo

broculo Banido

O Macbook dá-te mais por menos €. Quem trnasporta um Air transporta um Macboo ou um Macbook pro. Mas isto sou eu que dou mais valor ao desempenho que ao peso.

8. syMMys

syMMys Banido

Sem Firewire é apenas um Macbook quasi-Pro de 13.3'' :D

9. tiagopestana

tiagopestana Power Member

Eu sou ao contrário. Aquilo a que dou mais valor num portátil é o peso e tamanho, desempenho é algo com que me preocupo na altura de escolher um desktop.

Se tivesse que comprar um portátil por esta altura provavelmente escolhia um Air.

10. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

O Air não é apenas menos uns gramas face ao Macbook. A espessura também conta e com o Air, não tens de te preocupar em que levar numa pasta.

11. eLias

eLias Power Member

Boa noite,
    Uso um Air intensivamente desde que saiu em PT.
    Apesar de terem alguma razão quando falam que não é suposto trabalhar com algo minimamente exigente no MBA, isso não é totalmente verdade.
    Acreditem ou não, ele até é extremamente potente tendo em conta o seu tamanho e é apenas "atraiçoado" pelo core shutdown.
    Já fiz bons trabalhos em vários programas da Adobe nele e até joguei recentemente Spore sem problemas.
    Infelizmente tenho de usar um programa chamado CoolBookController que limita os clock's do processador conforme a temperatura, que até tem o lado positivo de me dar maior autonomia quando estou apenas a navegar usando a bateria mas nunca chego a aproveitar a performance a 100% do portátil.
    O patch que saiu há não muito tempo não me resolveu o problema, tive de voltar a usar o tal CoolBookController. Penso que em relação a isto, se fosse com outra empresa que não tentasse maximizar o lucro ao máximo e tivesse mais respeito pelo consumidor teria recolhido todos os portáteis e tentado resolver o problema a nível de hardware. Creio que temos o direito a correr qualquer tipo de programa num computador, independentemente da velocidade a que ele vá conseguir processar os dados e isto que aconteceu com o MBA é algo inédito mesmo não faltando por aí notebooks ultra portáteis.
    Penso que este update tornou o MBA um produto ainda mais apetecível, espero é que tenham conseguido resolver o problema do aquecimento.
    Cumps

12. MPMachado

MPMachado Power Member

Na tua situação, visto ja teres um Air, ia para o Macbook ou até Macbook Pro.

Penso que esse problema terá de ser resolvido e assim sempre ficas com 2 maquinas, adaptando-as as tuas necessidades, afinal, sendo o teu problema as tarefas mais "pesadas", preferia ter um Pro que cumpria bem melhor esse tipo de tarefas e ter um Air para o dia a dia, do que ter 2 modelos iguais...

13. eLias

eLias Power Member

Volto a repetir que não se trata de tarefas pesadas, basta assistir a uns vídeos no youtube que é o suficiente para o Air ficar descontrolado. Navegar pelo youtube é com certeza umas das tarefas vocacionadas para quem tem um Air.
    Cumps

14. fEiO

fEiO Banido

Culpa do flash.

15. eLias

eLias Power Member

Também, no entanto qualquer computador é capaz de correr vídeos no youtube... O meu pai trabalha diariamente num PIII 450mhz e está sempre a ver vídeos no youtube :D

16. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

O meu Compaq Presario também faz isso com um Celeron 566 mhz.
    Convém não ter grandes processos a correr para fluir um pouco melhor.

17. bruno3691

bruno3691 Power Member

é lindo o o mac...

estremamente fino....

é o que se quer nos dias de hoje...

que seja facil de transportar

18. Mitch

Mitch Banido

para ser fácil de transportar é mais importante ser muito leve do que muito fino.

19. latenhas

latenhas What is folding?

Mas a versão que tem disco rigido não será lento?? ou seja o disco rigido não irá afectar o desempenho do MB air? Porque o disco rigido é de apenas 4200rpm...

Cumps

20. sigul

sigul Power Member

Ai, este latenhas :rolleyes: A maior parte dos portateis de a 2 anos atras usavam discos de 4200 rotaçoes e ninguem se quixava. é obvio que os acessos vao ser mais lentos, mas tambem nao estou a ver ninguem a abrir multiplas pastas recheadas de ficheiros simultaneamente...

Partilhar esta Página