Novo MacBook Air

Olá a todos.

Mudei recentemente para Apple (menos de 1 ano), sendo um utilizador de computadores há mais de 20 anos, não sem antes ler imenso tanto em termos da tecnologia como de experiências de utilizadores. Usando termos vossos, seria o que chamam de poweruser de desktops, já desde os meus 12 anos que montava os meus computadores à peça, tendo agora 24. E então, agora... Apple? Sim, e não podia estar mais satisfeito :) Como dizem alguns utilizadores, utilizar um mac é uma experiência única, diferente da soma das diferentes partes. Numa palavra, é agradável, e fiquei completamente convencido

Como sabem, paralelamente aos novos MacBook's e MacBook Pro's foi também lançado uma revisão do MacBook Air. Com menos hype, é certo, pois as alterações não são tão drásticas exteriormente, sendo na realidade nenhumas :)



image.php



MBA.png
Por dentro (na versão que estará dentro do aceitável para a maioria dos bolsos das pessoas que perderam a cabeça com este portátil, como eu):


CPU 1.6Ghz (igual) mas com FSB 1066Mhz e 6MB L2 cache
DISCO de 80Gb -> 120Gb - são só mais 40Gb, mas isto equivale a mais 50%!
RAM 2GB (igual), mas DDR3 com FSB 1066Mhz
Gráfica passou daquela Intel GMA X3100 para Nvidia Geforce 9400M (!!!)
Video Output Mini DVI -> Mini DisplayPort

Gostava que comentassem, sem voltar à discussão inicial do "conceito" deste computador, que foi mais que debatido e está à vista de todos que gostar ou não depende mais do que se pretende do que duma lógica de "quanto maior e mais potente melhor", presente na maioria dos powerusers de desktops.

Eu tenho um, da versão antiga, e aguardava uma revisão (e continuo a aguardar, mesmo assim, uma que melhore os processadores), pois há um problema que todos os owners sentem, como eu. Enquanto o sistema utiliza os 2 cores a 1.6Ghz tudo bem. Tudo óptimo aliás. Isto não é Windows, e o sistema corre de uma forma que até dá gosto ver. Agora, quando se está a correr vídeo, por exemplo, o aquecimento faz com que os cores comecem a ser downclocked para evitar atingir temperaturas lesivas. Antes de um patche específico para este problema, ao fim de uns minutos de séries (de ~300MB) começava a haver frame dropping para manter o sincronismo, às vezes ao ponto de ser necessário fazer uma pausa e recomeçar mais tarde por ser completamente impossível com as paragens, pois mesmo assim aquecia tanto que um dos cores era desligado, e o outro ficava a 800Mhz. Ou seja, o MBA estava a correr (ou a caminhar) com apenas 1 core a 800Mhz em vez de 2x1600Mhz. Com este patche, o que se alterou foi o threshold para o downclock, fazendo com que esta questão da temperatura em excesso demorasse mais a atingir, e nunca se atingem valores que forcem o shut down de um dos cores. Ora, isto já me permite ver, inclusivamente, séries praticamente inteiras em 720p (~1.5Gb) sem encravamentos, ou com muito poucos.

A verdadeira questão começa aqui. Até que ponto isto é legítimo? Até que ponto isto é "defeito" estrutural de engenharia? Como disse, imaginem isto no Photoshop. O photoshop corre bastante bem para um computador de menos de 1.5Kg e com 1.6Ghz... a arquitectura não é igual ao PS do windows, mas.... começando o downclock nota-se imenso. Deixa de ser "aceitável" para trabalhar e desenrascar, para se tornar em algo insuportável.
Desde que comecei a sofrer destes problemas, que só aguardo que saia uma versão nova, com novos processadores, de forma a poder queixar-me disto, exigindo uma substituição, pois este computador custa +1600€, e não é suposto ter este tipo de problemas.

Outra questão que gostaria de ver abordada é a possível melhoria da parte gráfica. Mesmo comparando com alguns MacBooks antigos, até fazer scroll na dock é ligeiramente menos fluído. Então ao fazer scroll em listas grandes de imagens no iPhoto nota-se que é um bicho com outro nível de rotações. Será que a nova Geforce 9400M terá impacto? E poderá também ter a nível de temperaturas?

Para os MacBooks existem os seguintes benchmarks - ainda não existem com desconto, só estes feitos pela Apple:




Este é a minha primeira thread, embora vos acompanhe há já muito tempo.
Agradeço que comentem.

Cumprimentos a todos!
 
Boas...
BEm vindo... começas mal com dúvidas no espaço errado... mas como foste o primeiro a avançar um post dedicado ao Novo MB AIR que detalhaste tão profusamente... fica...

Quanto à tua pergunta...
tens uma frase que complica logo tudo:

...sem voltar à discussão inicial do "conceito" deste computador

... é que o conceito deste portátil não é ver filmes, jogar jogos e editar fotografias em Photoshop. Aliás... se tivesses a versão original com SSD eu creio que nem conseguirias instalar toda a suite por falta de espaço em disco :p.

É simplesmente carregar com o trabalho habitual/escritório do dia a dia, e disponibilizar uma plataforma de acesso à net.

Se é para fazer este tipo de trabalho multimédia, opta na proxima volta por um macbook Pro... ou quando muito pelo novo macbook de gama "alta" ( a que eu gosto de chamar de Macbook pro 13'') que já terás pujança suficiente para tudo, num pacote com dimensões "aproximadas" ao MB Air e poupando uns cobres.

É claro que o novo MB AIR está muito mais pujante que o original... mas creio que continua a dirigir-se para o trabalhador das áreas habituais "Hello I'm a PC"!
 
Pois o latrine tem razão. o Air é quase que um netbook de luxo e mais potente, mas não tao potente para tarefas muito pesadas...

Claro que deu uma boa evolução, o CPU é 45 nm, tem mais cache e é mais fresco, a grafica BEM melhor, disco mais espaçoso, DDR3, enfim, acho que foi dos macbook que mais evoluiu.

Mas se precisas de mais power, opta pelo macbook "pro" de 13,3" que não é só bem mais potente que o air, como é mais barato. ok não é muito levem mas tb mais 0,5 kg ou lá o que não é algo que não se tolere.

cumps
 
Pois o latrine tem razão. o Air é quase que um netbook de luxo e mais potente, mas não tao potente para tarefas muito pesadas...

Claro que deu uma boa evolução, o CPU é 45 nm, tem mais cache e é mais fresco, a grafica BEM melhor, disco mais espaçoso, DDR3, enfim, acho que foi dos macbook que mais evoluiu.

Mas se precisas de mais power, opta pelo macbook "pro" de 13,3" que não é só bem mais potente que o air, como é mais barato. ok não é muito levem mas tb mais 0,5 kg ou lá o que não é algo que não se tolere.

cumps

O macbook emagreceu 250gr, está a pesar só 2Kg, agora já nem a conversa do ser pesado faz sentido ;)

Um Air é um Air, mas eu ia também pela opção "Macbook pro de 13.3'" :D
 
O Air é para pessoas que necessitam de um portátil leve, pequeno, fácil de transportar e com uma boa autonomia. Normalmente são executivos que viajam muito mas que estão sobrecarregados de trabalho e necessitam de continuar o seu trabalho no avião ou TGV.

Dou a minha experiência, costumo viajar muito e tinha apenas um portátil da Toshiba que pesa 2,5 kilos, com fios, rato, bateria extra (porque a autonomia não chega às 3 horas) era um tremendo fardo no meu ombro e se tivermos em conta que os aeroportos interncionais são gigantes comparados com o nosso, era um pesadelo.

Não optei pelo Air porque o preço para mim é exorbitante, adoro, gostava de ter um mas não sou doido para dar tantos euros.

Como tenho no trabalho um iMac optei por um Macbook, ecrã de 13", leve e uma autonomia de 5 horas. Fiquei muito mais bem-disposto, sei que tenho um amigo que nunca me irá faltar quando preciso, cabe perfeitamente nas mesas do avião sem perturbar a pessoa da frente e agora estou sériamente a pensar em adquirir um Macbook Pro que no teu caso é o ideal para o trabalho que fazes.
 
Com a agora menor diferença de peso não sei mesmo se um MB apenas não é melhor. Melhor autonomia, mais potente, mais prático já que tem mais portas USB e tem gravador de DVD e apenas pesa mais 500 gramas.

Edit: Afinal são cerca de 700 gramas e sempre é mais fino... mas não sei. Agora o pessoal vai ter maior dificuldade a escolher.

Edit2: Hmm e tem o dobro da cache em relação ao MB... Mesma gráfica, memória, FSB. Apenas velocidade cpu e disco piores, será que encurtaram a diferença de performance ou o disco continua mesmo a estragar tudo?
 
Última edição:
O Macbook dá-te mais por menos €. Quem trnasporta um Air transporta um Macboo ou um Macbook pro. Mas isto sou eu que dou mais valor ao desempenho que ao peso.
 
O Macbook dá-te mais por menos €. Quem trnasporta um Air transporta um Macboo ou um Macbook pro. Mas isto sou eu que dou mais valor ao desempenho que ao peso.

Eu sou ao contrário. Aquilo a que dou mais valor num portátil é o peso e tamanho, desempenho é algo com que me preocupo na altura de escolher um desktop.

Se tivesse que comprar um portátil por esta altura provavelmente escolhia um Air.
 
O Macbook dá-te mais por menos €. Quem trnasporta um Air transporta um Macboo ou um Macbook pro. Mas isto sou eu que dou mais valor ao desempenho que ao peso.

O Air não é apenas menos uns gramas face ao Macbook. A espessura também conta e com o Air, não tens de te preocupar em que levar numa pasta.
 
Boa noite,
Uso um Air intensivamente desde que saiu em PT.
Apesar de terem alguma razão quando falam que não é suposto trabalhar com algo minimamente exigente no MBA, isso não é totalmente verdade.
Acreditem ou não, ele até é extremamente potente tendo em conta o seu tamanho e é apenas "atraiçoado" pelo core shutdown.
Já fiz bons trabalhos em vários programas da Adobe nele e até joguei recentemente Spore sem problemas.
Infelizmente tenho de usar um programa chamado CoolBookController que limita os clock's do processador conforme a temperatura, que até tem o lado positivo de me dar maior autonomia quando estou apenas a navegar usando a bateria mas nunca chego a aproveitar a performance a 100% do portátil.
O patch que saiu há não muito tempo não me resolveu o problema, tive de voltar a usar o tal CoolBookController. Penso que em relação a isto, se fosse com outra empresa que não tentasse maximizar o lucro ao máximo e tivesse mais respeito pelo consumidor teria recolhido todos os portáteis e tentado resolver o problema a nível de hardware. Creio que temos o direito a correr qualquer tipo de programa num computador, independentemente da velocidade a que ele vá conseguir processar os dados e isto que aconteceu com o MBA é algo inédito mesmo não faltando por aí notebooks ultra portáteis.
Penso que este update tornou o MBA um produto ainda mais apetecível, espero é que tenham conseguido resolver o problema do aquecimento.
Cumps
 
Na tua situação, visto ja teres um Air, ia para o Macbook ou até Macbook Pro.

Penso que esse problema terá de ser resolvido e assim sempre ficas com 2 maquinas, adaptando-as as tuas necessidades, afinal, sendo o teu problema as tarefas mais "pesadas", preferia ter um Pro que cumpria bem melhor esse tipo de tarefas e ter um Air para o dia a dia, do que ter 2 modelos iguais...
 
Volto a repetir que não se trata de tarefas pesadas, basta assistir a uns vídeos no youtube que é o suficiente para o Air ficar descontrolado. Navegar pelo youtube é com certeza umas das tarefas vocacionadas para quem tem um Air.
Cumps
 
Também, no entanto qualquer computador é capaz de correr vídeos no youtube... O meu pai trabalha diariamente num PIII 450mhz e está sempre a ver vídeos no youtube :D

O meu Compaq Presario também faz isso com um Celeron 566 mhz.
Convém não ter grandes processos a correr para fluir um pouco melhor.
 
Mas a versão que tem disco rigido não será lento?? ou seja o disco rigido não irá afectar o desempenho do MB air? Porque o disco rigido é de apenas 4200rpm...

Cumps
 
Mas a versão que tem disco rigido não será lento?? ou seja o disco rigido não irá afectar o desempenho do MB air? Porque o disco rigido é de apenas 4200rpm...

Cumps
Ai, este latenhas :rolleyes: A maior parte dos portateis de a 2 anos atras usavam discos de 4200 rotaçoes e ninguem se quixava. é obvio que os acessos vao ser mais lentos, mas tambem nao estou a ver ninguem a abrir multiplas pastas recheadas de ficheiros simultaneamente...
 
Back
Topo