"novo" MacBook Pro.

J[PT]

Power Member
Boa tarde pessoal.

Está na altura de substituir o meu "velhinho" MacBook Pro late 2011 15".
(Que já passou para outra mãos).
Estava com 512ssd Core i7 2.2 e 16gb RAM.

Nesta altura estou indeciso pelos seguintes modelos que consigo +/- aos mesmo preços.

Macbook pro retina 2016 15"
I7 512ssd 16gb duas gráficas (1400eur)
Garantia 1 ano

MacBook pro 13" 2018 touchbar
256ssd 8gb quad Core i5 (1400eur)
Garantia 22 meses

MacBook pro 15 2016 touchbar
256ssd 16gb RAM quad Core i7 (1800eur)
Este sai um pouco dos 1500eur que estabeleci como limite.
Garantia 1 ano

A minha questão é qual será a melhor aposta para algo para manter 4 anos.

Essencialmente para uso normal do dia a dia (web browsing, alguma multimédia) e tambet alguma edição áudio no LogicX e por vezes um vídeo ou outro no iMovie.

Obrigado.
 
a sério que tinhas um i7 16gram e queres um novo para web browsing, logic e imove?
eu trabalho diariamente (design) com um core 2 duo de 2008 com 8gbram e só tenho a dizer maravilhas. é uma máquina. posso não estar a usar o software mais recente da adobe por exemplo, mas não é o software que faz o "bom design"....e agora com o Sketch para UI é uma maravilha.
 
a sério que tinhas um i7 16gram e queres um novo para web browsing, logic e imove?
eu trabalho diariamente (design) com um core 2 duo de 2008 com 8gbram e só tenho a dizer maravilhas. é uma máquina. posso não estar a usar o software mais recente da adobe por exemplo, mas não é o software que faz o "bom design"....e agora com o Sketch para UI é uma maravilha.

Sim, o uso fora de casa era essencialmente com logic X e mainstage, o peso da máquina e a idade da mesma "pesaram" na altura de abrir mão dele, são 7 anos com a mesma máquina sempre sem stress de maior.

Por isso coloquei a questão acima, os Macbooks aqui em casa duram Anos. A titulo de exemplo, a esposa está com o meu macbook pro core2duo de 2009 (com ssd e 12gb de ram) e para o que ela faz chega. Passei-lhe o Macbook 13" quando comprei o de 15" em finais de 2012.

Este de 15" também foi para a família !

No meio daqueles todos estou inclinado para o de 13 com o quad i5 a questão é mesmo saber se a nível de características assegura pelo menos os próximos 4 / 5 anos. Já que upgrades a disco e memória nos atuais macbook's é para esquecer.


Cumps.
 
para o de 13 nao sei se ia. achas que 8gb vao chegar para os próxmis 4/5 anos? hmmmm
mas é como digo, depende também da exigência que vais querer a nivel de software...se usares durante esse tempo o mesmo de hoje...talvez.... mas cuidado com updates do MacOS também
 
para o de 13 nao sei se ia. achas que 8gb vao chegar para os próxmis 4/5 anos? hmmmm
mas é como digo, depende também da exigência que vais querer a nivel de software...se usares durante esse tempo o mesmo de hoje...talvez.... mas cuidado com updates do MacOS também

A minha única questão e receio será mesmo a RAM (8gb), discos externos não faltam aqui em casa (alguns até já ssd).

De resto creio que um quad core i5 desta 8ª geração cumprirá.
 
Ia para o de 2018 porque o teclado de todos deles é defeituoso e o de 2018 é o menos mau porque ao menos já tem barreira de silicone..
 
Tinhas um dos ultimos grandes MacBook Pro que foram desenhados / construidos, seja em termos de teclado, ecrà e qualidade de construção (o facto de ainda sequer funcionar é prova disso, já os modelos que vieram a seguir...), os actuais sofrem de problemas de aquecimento / rendimento e tem um teclado que é o equivalente a teclar numa tábua de madeira, o melhor seria recuperar o teu antigo portatil e comprar um Thinkpad em segunda-mão para quem está com ele agora.
 
Também tenho um macbook pro 13" mid 12. Ainda mantenho 4gb de ram, para o que faço chega, mas com o SSD não fica atrás de nenhum dos novos em tarefas de produtividade office, browser e multimédia. Tenho ainda bateria para 6h. E um teclado e trackpad maravilhosos.

Mas não há um dia em que não pense em comparar um Air 2018. A diferença de peso aqui "pesa" muito! para quem precisa de mobilidade. E depois pensamos que o macbook fica na secretária do mais velho, porque se durou 6 anos e ainda vai durar mais uns tantos. Mas vou continuar até ter ombros para a mochila! São escolhas que se fazem, mais ou menos racionais, mas sempre legítimas.
 
Também tenho um macbook pro 13" mid 12. Ainda mantenho 4gb de ram, para o que faço chega, mas com o SSD não fica atrás de nenhum dos novos em tarefas de produtividade office, browser e multimédia. Tenho ainda bateria para 6h. E um teclado e trackpad maravilhosos.

Mas não há um dia em que não pense em comparar um Air 2018. A diferença de peso aqui "pesa" muito! para quem precisa de mobilidade. E depois pensamos que o macbook fica na secretária do mais velho, porque se durou 6 anos e ainda vai durar mais uns tantos. Mas vou continuar até ter ombros para a mochila! São escolhas que se fazem, mais ou menos racionais, mas sempre legítimas.


Pois é realmente a minha questão é mesmo precisar a curto prazo de comprar um, o de 15" não há volta a dar... ficou em boas mãos (na família...) nestes dias tenho desenrascado com o IPAD e com o PC Portátil da Empresa (windows)...mas não é de todo a mesma coisa.

A minha grande questão tem mesmo a ver com a longevidade dos "NOVOS" Macbook's e com a sua robustez, cada vez leio mais "pontos fracos" e pequenos problemas que me vão deixando de pé atrás.

Basicamente são bonitinhos, levezinhos mas depois há tudo o resto como se sabe !

Este Sábado tive um bom bocado com um PRO de 13" 2018 touchbar e realmente aquilo é tudo muito bonitinho, mas e o resto? será que depois não passa a ser mais um adereço do que propriamente algo com utilidade como as teclas de função?

Entretanto mais dia menos dia tenho de decidir qual comprar...

Abraços
 
Boas.
Estive na mesma situação em 2017, mas no meu caso o meu Macbook Pro 15" Late 2011, que até à data esteve sempre impecável e só com a alteração para um disco SSD, teve o "famoso" problema da Logic Board.
Após alguma ponderação e fruto de uma boa campanha que apanhei na altura, acabei por comprar o Macbook Pro 13" Touch Bar e não tenho tido grandes razões de queixa.
Concordo com as reviews do teclado, mas depois de algum uso, acaba por ser um "não problema" para mim. Os 8GB de RAM e o disco SSD 256 GB, para o meu uso diário (Illustrator, Photoshop, Indesign e Premiere), não sendo um computador potente, em conjunto com a gráfica dão conta do recado sem stress.
A única coisa que na altura me fez confusão, foi a questão de só disponibilizarem 4 entradas USB-C e não ter mais nenhum tipo de conexão.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços
 
Boas.
Estive na mesma situação em 2017, mas no meu caso o meu Macbook Pro 15" Late 2011, que até à data esteve sempre impecável e só com a alteração para um disco SSD, teve o "famoso" problema da Logic Board.
Após alguma ponderação e fruto de uma boa campanha que apanhei na altura, acabei por comprar o Macbook Pro 13" Touch Bar e não tenho tido grandes razões de queixa.
Concordo com as reviews do teclado, mas depois de algum uso, acaba por ser um "não problema" para mim. Os 8GB de RAM e o disco SSD 256 GB, para o meu uso diário (Illustrator, Photoshop, Indesign e Premiere), não sendo um computador potente, em conjunto com a gráfica dão conta do recado sem stress.
A única coisa que na altura me fez confusão, foi a questão de só disponibilizarem 4 entradas USB-C e não ter mais nenhum tipo de conexão.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços


Claro que ajuda, todas as opiniões são bem vindas nesta fase. :)
 
Obrigado a todos pela ajuda.

Compra feita.

Acabei por comprar um macbook pro 15" Touch Bar 16gb/512ssd.

Agora que dure tanto como o que tinha anteriormente.

Cumps :)
 
Back
Topo