Novo MacPro

Quase ninguem tem MacPro dai não teres respostas.
Quanto à questão do RAID sem certeza absoluta penso que consegues fazer RAID por software o que é diferente de RAID por hardware que seja o que a tal placa que falaste permite. Pelo preço ela deve ter RAM própria o que é uma mais valia.
Mas disto eu pouco percebo.
 
Obrigado Metro. Também fiquei com a ideia de que o RAID será por software e não por hardware. Já desconfiava que não obtivesse resposta por se tratar de um MAC PRO. Este bichinho ainda é assim para o caro, daí que realmente pouca gente tenha.

De facto, o preço deve ser mesmo a única desvantagem de um sistema destes. Uma pena realmente não serem mais baratos...especialmente os extras como, por exemplo, essa tal placa Raid. Enfim, o que é bom custa muito €. Vamos lá ver se consigo comprar um em breve e tornar-me em mais um switcher satisfeito.:)

Cumps
 
A minha opinião sobre o MacPro já a dei muitas vezes por aqui.
A apple não usa os melhores CPUs que a Intel tem no que a preço performance se refere.
Um quad core com 8 GB de RAM DDR2 que está ao preço da chuva é um bom exemplo de uma máquina barata e que satisfazia 90% das pessoas. O Mac Pro leva FB-Dimm...

Deixo-te aqui um link que acho interessante de uns bencks caseiros: http://shawnblanc.net/2008/three-macs-benchmarked/

Este user vai vender o MacPro por exemplo.
 
3. o MAC PRO traz uma placa de som com saída optica digital. Para se ter um som surround 5.1. o ideal será adquirir uma placa de som externa como a Griffin Firewave. Custa entre 30 a 40€.


Caso eu esteja a dizer asnerias em alguma das respostas peço que me corrigam.

Cumps

Atenção que à semelhança de outros Macs Intel (Macbook, Macbook Pro, iMac e Mac Mini) a placa de som faz Dolby Digital 5.1 e/ou DTS desde que a fonte o tenha (ex. DVD's, mkv's and so on).
 
A minha opinião sobre o MacPro já a dei muitas vezes por aqui.
A apple não usa os melhores CPUs que a Intel tem no que a preço performance se refere.
Um quad core com 8 GB de RAM DDR2 que está ao preço da chuva é um bom exemplo de uma máquina barata e que satisfazia 90% das pessoas. O Mac Pro leva FB-Dimm...

Deixo-te aqui um link que acho interessante de uns bencks caseiros: http://shawnblanc.net/2008/three-macs-benchmarked/

Este user vai vender o MacPro por exemplo.


Obrigado pelo link. De facto, estou espantado com a pouca diferença existente em termos de performance comparando um Mac Pro ao Macbook Pro. Ninguem diria. Será que são credíveis estes benchmarks caseiros?
Eu tenho o PC que está no MySystem e já dei comigo muitas vezes a pensar se não valia mais colocar mais 2GB (ficando com 8) e um CPU Quad Core e poupava umas massas valentes. Contudo existe sempre a questão do SO. É que o meu sistema com o Vista Ultimate 64 actualmente até funciona estável, o problema é que de vez em quando os programas com que trabalho (Master Collection da Adobe) simplesmente crasham sem mais nem porquê, e isso deixa-me profundamente irritado e perturba por vezes a minha produtividade. Daí estar a ponderar um MAC PRO...de qualquer forma obrigado pela recomendação.

Atenção que à semelhança de outros Macs Intel (Macbook, Macbook Pro, iMac e Mac Mini) a placa de som faz Dolby Digital 5.1 e/ou DTS desde que a fonte o tenha (ex. DVD's, mkv's and so on).

Obrigado johncool, de facto era essa a ideia que tinha também. Por exemplo, no meu actual PC que tem uma Audigy, quando a fonte não é 5.1 o que acontece é que o som é clonado nas restantes colunas, o que é porreiro porque apesar de não ser um som surround, faz com que, de qualquer forma, estejas envolvido pelo som. Uma vez que queria aproveitar o sistema de colunas 5.1. que já tenho montado e fixo nas paredes (com cabo devidamente em calhe, etc), gostaria de tirar o mesmo partido do mesmo que tiro agora. Daí que, e por essa "limitação", venha a ter de adquirir a tal placa de som externa.

Cumps
 
Um quad core e 8GB de RAM é um excelente upgrade e mais do que isso barato.
Há vários reports de problemas com drivers com o Vista tanto mais tendo tu a versão 64 bits pode ser disso. Depois de veres a questão das temperaturas obviamente.
O OS X também crasha não te deixes enganar. Nunca usei o Vista durante mais de 10 minutos por isso não sei como está.
 
Pois. É a tal coisa. Talvez, e atendendo a que eu com ~200€ (Dando o meu actual CPU à troca) fico bem servido com um quad e 8GB de Ram talvez opte mesmo por não comprar o MacPRO. Talvez seja de facto mais inteligente da minha parte manter este PC e não gastar uma fortuna num Mac Pro que afinal não tem assim tantas vantagens.

De qualquer forma obrigado pelos conselhos Metro. Vou tê-los em conta. Vou ter de decididamente pensar melhor no assunto:-D É que ao ler alguns testemunhos dos users aqui do fórum Apple dá mesmo vontade de switchar! Mas estou a chegar à conclusão que vocês são suspeitos:D

Cumps a todos
 
Se há alguém isento eu pelo menos tento ser.
A questão era diferente se tu não tivesses um PC muito bom.
Ai diria para mudares não para Mac mas acima de tudo de sistema operativo. Nem tudo são rosas com o OS X mas é de facto muito bom.
Com um maquinão usar o VMware para uma necessidade com o windows é mais do que perfeito.

Com o Mac tb tens uma coisa que não vais ter no PC. Poderes instalar os 3 SO. No PC instalas apenas Linux e o Windows.

A minha recomendação mudava se a apple lança-se umdesktop com um quad core. Mas o actual mac Pro é um abuso.
 
Tenho um Macbook Pro e também pensei comprar um Mac Pro com um TFT de 24" mas só pelo facto de a placa para RAID custar o balúrdio que custa mudei logo de ideias, vou-me arranjando com este por enquanto.
 
Tenho um Macbook Pro e também pensei comprar um Mac Pro com um TFT de 24" mas só pelo facto de a placa para RAID custar o balúrdio que custa mudei logo de ideias, vou-me arranjando com este por enquanto.

Em relação à placa, as placas para RAID a sério custam dinheiro. Não sei as características daquela em particular mas as placas boas mesmo custam aqueles preços.

Já não tenho presente mas a placa do servidor da TZ não sendo extraordinária já custou bastante.
 
GateKeeper..

com o teu pc eu sinceramente não mudava para o MacPro..
primeiro, o obvio é caro.. com o preço que gastavas num mac pro compravas um PC com mais performance..

e seguindo aquelas reviews postas em cima só mostra como a diferença não é tão abismal quanto isso

olha por exemplo, num pc com uns "troquinhos" compras um Q6600 e mais 2Gb de RAM, clockas o Q6600 a 3.4Ghz que faz na boa nessa board e já ficas com um CPU que tem mais performance que um “Woodcrest” a 3Ghz que por exemplo é o usado naquela review..

quanto ao SO, pah num PC também podes instalar qualquer SO, legalmente só 2..

mas falando do Vista que é o que sem dúvida posso mais defender, está super estável e um SO bastante avançado.. para tirares mais duvidas visita ali a zona windows vista.. ou lê estes links:

O que é que fazes com o Vista que não consegues fazer com o XP?
[Ler antes de postar] FAQs - perguntas mais frequentes // GUIAS e DISCUSSÕES
Satisfeito com o seu Windows Vista?
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=251236
http://www.techzonept.com/showthread...ighlight=vista
http://www.techzonept.com/showthread...ighlight=vista
http://www.techzonept.com/showthread...ighlight=vista
http://www.techzonept.com/showthread...ighlight=vista
http://www.techzonept.com/showthread...ighlight=vista

agora, a escolha é tua..
realmente um macpro parece uma máquina apetecível..

mas basta ver a primeira página desta thread para me assustar com os valores.. pelo preço de um "mid" Mac Pro compras um HYPER High end em termos de "PC" normal..


the choice is yours :)

PS: não entendem o meu post como algo depreciativo!
é apenas mais uma opção para este user..

claro que quem quer usufruir a 100% da qualidade do OSX, um mac é a obviamente a melhor escolha.. porém para mim a escolha em macs passa pelos macbook(pro), imac, macmini.. fora disso, ou seja, o mac pro, julgo não ser a melhor opção, caso não se vá realmente tirar completo partido deste, e fazer com que este se "pague" com a sua utilização
 
Última edição:
Bem, já que ninguem parece disposto a ajudar, vou eu mesmo responder às questões que coloquei para que eventualmente outros users com as mesmas dúvidas possam ficar esclarecidos. Após algum goolge descobri o seguinte:

1. Não há qualquer problema em instalar discos comprados cá fora. Basicamente é plug-in play. para funcionarem deverão apenas ser SATA2.

2. Sim, o MAC PRO tem Raid nativamente, basta configurar isso quando se instala o SO.

3. o MAC PRO traz uma placa de som com saída optica digital. Para se ter um som surround 5.1. o ideal será adquirir uma placa de som externa como a Griffin Firewave. Custa entre 30 a 40€.


Caso eu esteja a dizer asnerias em alguma das respostas peço que me corrigam.

Cumps

1. Dúvidas é no Dúvidas e Suporte Técnico. Esta é uma thread geral sobre o MacPro, não uma thread de dúvidas, pelo que é preferível não a transformar nisso.

2. Se ninguém ajuda é porque ninguém sabe.

3. Fizeste bem em procurar as respostas e responder às tuas próprias perguntas, é bastante mais útil para o fórum do que simplesmente deixar preguiçosamente aqui as dúvidas à espera que alguém faça o trabalho que o querente deveria fazer, facto que acontece 99% das vezes.
 
Se há alguém isento eu pelo menos tento ser.
A questão era diferente se tu não tivesses um PC muito bom.
Ai diria para mudares não para Mac mas acima de tudo de sistema operativo. Nem tudo são rosas com o OS X mas é de facto muito bom.
Com um maquinão usar o VMware para uma necessidade com o windows é mais do que perfeito.

Com o Mac tb tens uma coisa que não vais ter no PC. Poderes instalar os 3 SO. No PC instalas apenas Linux e o Windows.

A minha recomendação mudava se a apple lança-se umdesktop com um quad core. Mas o actual mac Pro é um abuso.

Concordo com tudo o que disseste Metro. E daí que basicamente decidi, para agora, fazer apenas o tal upgrade para Q6600 e 8GB de RAM. Julgo que ficarei bem servido para uns tempos. Não tenho acesso ao OS X mas paciência. Acho que realmente entre gastar 200€ ou 2000€ ainda vai uma grande diferença. Eu sei que à partida o OS X é melhor para as aplicações que eu uso, mas paciência. No final do ano, como preciso tambem de um portátil, talvez compre um Macbook Pro, e junto o util ao agradável. Sinceramente acho que se a apple quisesse fazer uns milhões de dolares bastava fazer uma versão livre do OS X. É claro que aí deixava de ser um SO fechado e, eventualmente, iriam existir problemas de compatibilidades como existem com todos os SO. Enfim...

Obrigado pela tua opinião isenta. De facto isenção é algo que, e não me levem a mal o que vou dizer, falta nesta secção do fórum. Podemos ser apaixonados e gostar muito de qualquer coisa, mas devemos sempre manter o nível de racionalidade acima das nossas paixões. Pelo menos são estes valores que me orientam diariamente. Para ser sincero, quando coloquei esta questão da troca do PC pelo Mac Pro estava à espera de ser bombardeado pelos users daqui para fazer o switch:D Talvez isto seja sinal de que algo tenha mudado desde que eu pedi recomendações na "Apple Zone" aqui do fórum. É bom saber.


GateKeeper..

com o teu pc eu sinceramente não mudava para o MacPro..........sua utilização

Obrigado pelos links Romani48. Eu sei que existem formas de ter os 3 SO instalados num PC. Mas não quero, nem nunca poderia ir por aí pelo simples facto de trabalhar profissionalmente e por conta própria na área multimédia e consequentemente ter que ter tudo obrigatoriamente legalizado.

Uso Windows Vista Ultimate 64 e só posso dizer bem do SO. Não tem nada a ver mesmo com o XP. A meu ver existiu de facto uma evolução enorme no que à estabilidade do SO diz respeito. Considero o Vista um excelente SO e vindo eu ainda do tempo do MS-DOS, este é, sem qualquer dúvida, o melhor SO Microsoft que já usei. É fantástico de facto, considero que a MS fez um excelente trabalho.

A questão é mesmo, e eu sei porque já tive oportunidade de trabalhar em MAC, os programas que eu uso (Toda a Suite Master Collection da Adobe), funcionam de forma mais estável em OS X. Não me perguntem porquê, mas raramente crasham. No PC usando o Vista Ultimate 64, tanto funcionam estavelmente durante dias ou mesmo semanas, como crasham 5 vezes por dia. E isto é que eu não consigo perceber porque mesmo com a minha actual configuração não deveria acontecer. Daí a minha vontade de me mudar para MAC, não pela máquina em si, mas sim pelo OS X que sei, por exepriência própria, ser mais estável.

Quanto à questão do overclock não o posso fazer. As minhas memórias funcionam a 667Mhz o que me limita imenso em termos de overclock. Não poderia colocar um processador que vem a 2.4Ghz a trabalhar a 3.4Ghz por muito que quisesse. Mas nesse ponto eu não sou muito exigente, contento-me com os 2.4Ghz.:)

Obrigado mais uma vez pelos links e recomendações.

Cumps
 
1. Dúvidas é no Dúvidas e Suporte Técnico. Esta é uma thread geral sobre o MacPro, não uma thread de dúvidas, pelo que é preferível não a transformar nisso.

2. Se ninguém ajuda é porque ninguém sabe.

3. Fizeste bem em procurar as respostas e responder às tuas próprias perguntas, é bastante mais útil para o fórum do que simplesmente deixar preguiçosamente aqui as dúvidas à espera que alguém faça o trabalho que o querente deveria fazer, facto que acontece 99% das vezes.

Eu sei que as dúvidas são no "Duvidas e Suporte Técnico", já frequento o fórum há tempo suficiente para o saber. Contudo, considerei pertinente colocar aqui já que esta thread já existia e as dúvidas estavam directamente relacionadas com o Mac Pro. Não será melhor pegar em algo que já existe do que estar a abrir um nova thread para colocar 3 dúvidas? Acho que a discussão que se gerou enriqueceu a thread e está directamente relacionado com o assunto do tópico. Não será isso importante também para o fórum? Se de alguma forma acharem que não enriqueceu estejam à vontade para apagar...

Procuro sempre responder às minhas questões antes de perguntar, quer por pesquisas aqui, quer pelo google. Na altura em que coloquei as questões já tinha feito pesquisas quer aqui, quer no google. Simplesmente ainda não tinha encontrado resposta e decidi perguntar.

Honestamente, e não leves isto a mal, mas não fica bem a um moderador responder com essa arrogância e chamar perguiçoso indirectamente a um user. Enquanto utilizador sou um cliente que tu, enquanto moderador, deves fazer os possiveis para manter. Não é com respostas dessas que, por exemplo, vais cativar utilizadores recem-chegados. Com esse tipo de respostas vais simplesmente inibir a participação deles, o que não é positivo para uma comunidade que se quer activa...

Cumps
 
Baixando o multiplicador podes aumentar o CPU. O overclock que estás a pensar é se estiver 1:1 o que na tua board permite alterar.
Se te meteres em OC arranja um disco à partepara brincar primeiro não vás estoirar com o Windows com alguma tentativa de OC mal parada.

O que tenho visto em relação ao Vista e os seus problemas parece ser a maior parte das vezes uma questão de drivers.
Mas eu não saberia por onde começar.
 
Eu sei que as dúvidas são no "Duvidas e Suporte Técnico", já frequento o fórum há tempo suficiente para o saber. Contudo, considerei pertinente colocar aqui já que esta thread já existia e as dúvidas estavam directamente relacionadas com o Mac Pro. Não será melhor pegar em algo que já existe do que estar a abrir um nova thread para colocar 3 dúvidas? Acho que a discussão que se gerou enriqueceu a thread e está directamente relacionado com o assunto do tópico. Não será isso importante também para o fórum? Se de alguma forma acharem que não enriqueceu estejam à vontade para apagar...

A existência de um subfórum de dúvidas permite duas coisas: primeiro, "arrumar" essas questões na zona própria e libertar as threads do AppleWorld para discussões de carácter geral. Segundo, e mais importante, ao ser a área por excelência onde as dúvidas devem ser colocadas, tendencialmente os users que tenham dúvidas irão fazer o search aí. O search feito nesse subfórum apresenta apenas as threads/posts nele colocados.

Assim, se alguém tiver as mesmas dúvida que tú e fizer a pesquisa no subfórum de dúvidas, não vai encontrar a tua resposta. Encontrará se fizer a dita no AppleWorld e depois, naturalmente, que se tiver de discutir o assunto o irá fazê-lo *novamente* no AppleWorld e não no Dúvidas.

Ciclo vicioso de dúvidas no AppleWorld, portanto.

Honestamente, e não leves isto a mal, mas não fica bem a um moderador responder com essa arrogância e chamar perguiçoso indirectamente a um user. Enquanto utilizador sou um cliente que tu, enquanto moderador, deves fazer os possiveis para manter. Não é com respostas dessas que, por exemplo, vais cativar utilizadores recem-chegados. Com esse tipo de respostas vais simplesmente inibir a participação deles, o que não é positivo para uma comunidade que se quer activa...

Cumps

Não houve qualquer arrogância na minha resposta nem eu te chamei preguiçoso. Mais, referi sem ironia que era um plus teres respondido às tuas próprias questões e colocado aqui essa informação, facto que a grande maioria das pessoas não faz.

Tu, ao contrário, no post que citei, referes "Bem, já que ninguem parece disposto a ajudar, vou eu mesmo responder às questões que coloquei(...)". Aqui sim está uma crítica directa aos frequentadores habituais do fórum. Não tanto os que têm dúvidas mas todos os que leram o teu post e não te responderam.

Quanto às considerações sobre a moderação, o lugar correcto (e único) é o Contacte o Staff, pelo que se quiseres continuar a discutir o assunto, te recomendo que abras aí a thread correspondente e terei todo o gosto em explicar o que fôr necessário.
 
Baixando o multiplicador podes aumentar o CPU. O overclock que estás a pensar é se estiver 1:1 o que na tua board permite alterar.
Se te meteres em OC arranja um disco à partepara brincar primeiro não vás estoirar com o Windows com alguma tentativa de OC mal parada.

O que tenho visto em relação ao Vista e os seus problemas parece ser a maior parte das vezes uma questão de drivers.
Mas eu não saberia por onde começar.

Obrigado Metro. Quando decidir fazer overclock, se o decidir fazer, vou definitivamente consultar a secção de "Overclock" aqui do fórum. Realmente essa forma 1:1 é a única que conheço. É, sem dúvida, muito bom saber que existem outras.;)

Obrigado por todos os esclarecimentos que deste.

A existência de um subfórum de dúvidas permite duas coisas: primeiro, "arrumar" essas questões na zona própria e libertar as threads do AppleWorld para discussões de carácter geral. Segundo, e mais importante, ao ser a área por excelência onde as dúvidas devem ser colocadas, tendencialmente os users que tenham dúvidas irão fazer o search aí. O search feito nesse subfórum apresenta apenas as threads/posts nele colocados.

Assim, se alguém tiver as mesmas dúvida que tú e fizer a pesquisa no subfórum de dúvidas, não vai encontrar a tua resposta. Encontrará se fizer a dita no AppleWorld e depois, naturalmente, que se tiver de discutir o assunto o irá fazê-lo *novamente* no AppleWorld e não no Dúvidas.

Ciclo vicioso de dúvidas no AppleWorld, portanto.

Reconheço que possas ter razão no que dizes. Apenas me pareceu mais útil colocar a questão aqui uma vez que a thread já existia evitando assim o "spam" do fórum dúvidas com a abertura de uma thread que à partida seria de simples resposta. De futuro terei esse factor da "arrumação" em consideração porque de facto me parece pertinente. Daí que, se assim o entenderes, fica à vontade para mover toda a parte onde coloquei dúvidas nesta thread para essa secção numa thread própria. Apoio tudo o que possa ser uma mais valia para o fórum. Alias, a fim de salvaguardar a "limpeza" do tópico fica também á vontade para apagares este post e o anterior da discussão sobre a colocação das duvidas e apreciação à moderação.


Não houve qualquer arrogância na minha resposta nem eu te chamei preguiçoso. Mais, referi sem ironia que era um plus teres respondido às tuas próprias questões e colocado aqui essa informação, facto que a grande maioria das pessoas não faz.

Tu, ao contrário, no post que citei, referes "Bem, já que ninguem parece disposto a ajudar, vou eu mesmo responder às questões que coloquei(...)". Aqui sim está uma crítica directa aos frequentadores habituais do fórum. Não tanto os que têm dúvidas mas todos os que leram o teu post e não te responderam.

Se não tiveste intenção de fazer ironia no post anterior que colocaste, ficam as minhas desculpas. Mas após a leitura a ideia que me ficou é que de facto estavas a insinuar que eu só fazia um esforço, no que concerne à pesquisa, depois de colocar a dúvida e não obter resposta. Algo que, posso-te garantir, não é verdade.

Não tive qualquer intenção de criticar os utilizadores habituais deste forum com essa frase, e muito menos de ser arrogante. Alias, se o quisesse ser e não ter uma participação positiva para a comunidade, não teria depois postado a resposta que encontrei para as minhas próprias questões, facto que considero ser enriquecedor para a comunidade e, em especial, para alguem que possa ter as mesmas questões que eu tive, algum dia.

Quanto às considerações sobre a moderação, o lugar correcto (e único) é o Contacte o Staff, pelo que se quiseres continuar a discutir o assunto, te recomendo que abras aí a thread correspondente e terei todo o gosto em explicar o que fôr necessário.

Não tenho qualquer interesse em alimentar discussões sobre a moderação dado que a mesma, salvo raras excepções, me parece correcta e ajustada.

Cumps:)
 
Última edição:
Obrigado Metro. Quando decidir fazer overclock, se o decidir fazer, vou definitivamente consultar a secção de "Overclock" aqui do fórum. Realmente essa forma 1:1 é a única que conheço. É, sem dúvida, muito bom saber que existem outras.;)

Obrigado por todos os esclarecimentos que deste.

Não é preciso agradecer.
Há muitos anos que existem divisores precisamente porque senão um dos componentes (habitualmente as memórias) não acompanhariam o que se pode retirar do CPU.
Mas eu estou enferrujado nisso.
Mas o meu desktop que é a 2.4 está a 3.0 sempre a 100% a foldar claro :D
 
Não é preciso agradecer.
Há muitos anos que existem divisores precisamente porque senão um dos componentes (habitualmente as memórias) não acompanhariam o que se pode retirar do CPU.
Mas eu estou enferrujado nisso.
Mas o meu desktop que é a 2.4 está a 3.0 sempre a 100% a foldar claro :D

Assim realmente vale a pena fazer overclock. Assim até eu punha o meu com um "OCzito":D Eu nunca fui muito adepto de OC porque, com muita pena minha, a primeira vez que fiz OC mandou-me as definições da board para o galheiro e o RAID que tinha nos discos ficou desconfigurado, isto foi uma aflição porque tinha dados importantes no disco de que ainda não tinha backup! E depois, sempre tive a ideia de que o OC deixa o sistema instável e, como já deu para perceber certamente, eu prefiro estabilidade a velocidade.

Enfim, pelos visto tenho de me informar melhor e tentar outra vez. Assim é porreiro porque de facto os CPUs de hoje têm muito por onde puxar.

Cumps
 
Depois de encontrar o ponto certo fica estável.
O melhor exemplo que se pode dar tem a haver com temperaturas. Eu com OC tenho seguramente temperaturas inferiores a quem compra o mesmo cpu e lhe coloca o cooler da Intel para poupar uns trocos.

Mas isto já é muito off-topic.
 
Back
Topo