Artigo/Análise Novo Mesh Router Netgear Orbi (RBK50-100PES)

O RBK50 ta a 286 na Amazon.DE acham bom preço?

Segundo o posto do @Metro acho que deverá estar a bom preço. Na tab de evolução de preços da amazon.es o mais baixo que esteve foi a 250€.

Ja esta a caminho!

Já cheguei tarde. Mas sim podes ver aqui a evolução dos preços: https://comparador.zwame.pt/produto...k50-dual-band-24-ghz-5-ghz-gigabit-ethernet-b

Se lerem os meus posts eu tenho defendido que não vejo outra razão para a Netgear andar com estes preços sem ser o sucesso que têm tido.

@whitelines depois deixa feedback sff da tua experiência. Com a facilidade do setup, a aplicação no telemóvel, e a velocidade.
 
Venho cá dar o meu feedback, comprei o pack de 1 router e 2 satélites.

Ora, o router e o satelite até têm um design minimalista, é facil de poder colocar em algum sitio e não fica feio.
Em relação ao produto em si, foi relativamente fácil de configurar, mas para quem não percebe nadinha de redes pode ter alguma dificuldade.
A minha configuração é : Meo - Router Orbi - Cabo de rede - Satélite 1. O satélite 2 está a funcionar por wireless com o Router da Orbi.
Desliguei o SSID da meo e só tenho 1 do da Orbi. Os devices escolhem automáticamente se se devem ligar à 2,4ghz ou 5ghz, o que é bom para o meu caso.
Desde que tenho o produto não tive nenhuma falha de internet, whatsoever.
O único downside do produto é o facto de não expandir assim tanto a rede. Espande bastante, mas para o preço estava a espera de ter mais cobertura, embora não precise.
As velocidades têm estado constantes, no meu caso tenho meo 200/100 e por wireless bate sempre isso. Até agora impecável.
Acredito que com o sistema mesh da linskys ou TP link teria os mesmo resultados, embora menos cobertura.
 
@RadioMusic

Algum motivo para teres o satélite 1 ligado por cabo de rede ao router Orbi? É que ele pode estar por wireless e estar posicionado mais longe (não sei se o tens mais perto por teres precisamente um cabo de rede.
Quando referes que não permite expandir assim tanto a rede queres dizer exatamente o quê?
Se afastas mais o satélite ele deixa de sincronizar? Podes confirmar que independentemente de onde estás tens os 200/100 na mesma?

Experimentaste a aplicação no telemóvel?
 
@RadioMusic

Algum motivo para teres o satélite 1 ligado por cabo de rede ao router Orbi? É que ele pode estar por wireless e estar posicionado mais longe (não sei se o tens mais perto por teres precisamente um cabo de rede.
Quando referes que não permite expandir assim tanto a rede queres dizer exatamente o quê?
Se afastas mais o satélite ele deixa de sincronizar? Podes confirmar que independentemente de onde estás tens os 200/100 na mesma?

Experimentaste a aplicação no telemóvel?

Liguei o Router ao satelite 1 por cabo porque está bastante longe. Talvez a uns 25 metros. No entanto, por wireless também dava embora a conexão fosse mediana ( Cor ambar por cima do satélite ).
Quero dizer que pensei que teivesse mais alcance, embora seja muito bom e suficiente para o meu caso.
Em relação á velocidade, consigo velocidades constantes de 200/100 se estiver na área do satelite. Se estiver noutra divisão,mais longe dos satelites, provavelmente irá descer para 150 mbps por exemplo.
Experimentei e é super intuitiva, fácil de configurar.
 
25 metros é uma área mesmo grande. Com uma parede ou mais pelo meio é complicado. Pelo que percebo necessitas de ter esse a 25 metros e ainda o outro satélite mais distante.
Se assim é acabas por necessitar de mais equipamentos. A vantagem das soluções Mesh é que dá para aumentar. Em espaços muito grandes não há magia. Mas vê com a app do telemóvel (desde que o telemóvel não tenha limite no WiFi claro, porque na própria App ele consegue fazer o teste a ver se tens perda.
Nesta solução o que me impressiona é não estando ligado por cabo no meu caso e a uma distância de alguns metros tenho a mesma velocidade de internet junto ao satélite do que tenho junto ao router. Ou seja, não ter qualquer perda no segundo.
 
Já cheguei tarde. Mas sim podes ver aqui a evolução dos preços: https://comparador.zwame.pt/produto...k50-dual-band-24-ghz-5-ghz-gigabit-ethernet-b

Se lerem os meus posts eu tenho defendido que não vejo outra razão para a Netgear andar com estes preços sem ser o sucesso que têm tido.

@whitelines depois deixa feedback sff da tua experiência. Com a facilidade do setup, a aplicação no telemóvel, e a velocidade.


Para uma moradia de 3 pisos com +/- 80m2 por piso, a ideia é por o router a fazer bridge e ligar por cabo à unidade principal e o satélite por ligação wireless.

Na amazon.fr está a versão RBK20 170€, alguém têm esta versão?, a principal diferença é 2,2 Gb/s para 3 Gb/s fico bem servido?

Obrigado
 
Se bem percebo tens 3 pisos. Não sei como vai ser com duas unidades. A vantagem das soluções mesh é que se não for suficiente podes adicionar equipamentos. A netgear fala de uma cobertura de 250 metros quadrados mas sabemos bem que uma coisa é área e outro caso completamente diferente é quando temos paredes e nesse caso placas entre andares a dificultar a passagem do sinal.
Dito isto, não sei se será suficiente. Só mesmo experimentando. É daqueles casos em que podes encomendar e se não der podes devolver.

O RBK50: https://tropicalprice.com/product/B01KJ59JBG também está a um preço mais baixo do que o habitual apesar de já ter estado mais baixo mas é um bom negócio.
 
O meu feedback disto so far.

-Resolveu-me todos os problemas de cobertura e velocidade.
Com o meu router anterior nao tinha cobertura no quarto, e nao chegava à velocidade Maxima do serviço ISP.
-Setup super facil como esperado.
- Resolveu-me tambem alguns issues com devices IOT que so suportavam 2.4Ghz, e quando eu as vezes tava na minha rede 5Ghz nao conseguia aceder aos mesmos.

Contras so far.
- Tenho um servidor com algumas aplicaçoes WEB num mac-mini e ainda nao consegui que o port forward funcionasse para conseguir lá aceder pela Internet. Mas tambem nao perdi ainda grande tempo com isso
- Tinha ideia que os Ring Leds no topo deviam ter a cor conforme a "potencia" do sinal, mas o meu nem por isso? isto é expected ou é defeito?
 
De cabeça estão desligados depois de fazer setup. Fica ambar ? acho se não consegue conectividade.
Perfeito que funcionou :)
 
Back
Topo