Novo modelo de PS3 com 512MB XDRAM?

Qimonda started to ship first samples of the 512Mb XDR DRAM in January 2008. Sony PlayStation 3 uses 256MB of 3.20GHz XDR memory.


A palavra chave é samples. Quando se participa num concurso para o fornecimento de uma grande quantidade de componentes é costume serem enviadas amostras, para ser testada a qualidade e a compatibilidade.

A tua resposta espantou-me ... tu não estás com febre ?!!!.. lol

Deste-me razão .

Quanato muito pode ser difícil de entender como é que 512 são mais baratos que 256, mas isso já é outra história.
 
Última edição pelo moderador:
Não sei o que é que a PSP vem à baila, é um daqueles argumentos de quem não sabe argumentar...

Não tem nada a ver, o exemplo apenas mostra que, apesar da duplicação de memória na PSP, esta característica nunca influenciou o desenvolvimento de jogos futuros, limitando assim a performance no modelo de 32Mb.

Sinceramente, não vejo como é que há pessoas que se importam com o aumento de memória da PS3, alegando que deram 600€ por ela. em primeiro, os jogos não podem ser desenvolvidos de forma a prejudicar a performance nas PS3 de 256MB XDRAM, e em segundo, como alguém disse, deviam era de dar graças à Sony por já terem PS3 :P
 
Não tem nada a ver, o exemplo apenas mostra que, apesar da duplicação de memória na PSP, esta característica nunca influenciou o desenvolvimento de jogos futuros, limitando assim a performance no modelo de 32Mb.

Sinceramente, não vejo como é que há pessoas que se importam com o aumento de memória da PS3, alegando que deram 600€ por ela. em primeiro, os jogos não podem ser desenvolvidos de forma a prejudicar a performance nas PS3 de 256MB XDRAM, e em segundo, como alguém disse, deviam era de dar graças à Sony por já terem PS3 :P


A razão das coisas tem que existir e não tem que ser à base do exemplo. As coisas tem uma razão de existir e não é porque sim, ou porque aquilo tb foi assim. É um bocado como nos fundos de investimento, rentabilidades passadas não garantem rentabilidade futura.
 
rentabilidades passadas não garantem rentabilidade futura.

Precisamente. Se antigamente era mais rentável 256MB de ram XDR, actualmente é mais rentável 512MB, ou achas que uma empresa como a Qimonda iria "parar" a evolução dos seus processos de fabrico, apenas porque é preciso saírem memórias de 256MB XDRAM para a PS3? Fabricar material obsoleto sai mais caro que fabricar material recente, daí a forte possibilidade de haverem novas PS3 com 512MB XDR.

1+1=2
 
Precisamente. Se antigamente era mais rentável 256MB de ram XDR, actualmente é mais rentável 512MB, ou achas que uma empresa como a Qimonda iria "parar" a evolução dos seus processos de fabrico, apenas porque é preciso saírem memórias de 256MB XDRAM para a PS3? Fabricar material obsoleto sai mais caro que fabricar material recente, daí a forte possibilidade de haverem novas PS3 com 512MB XDR.

1+1=2

Estas a deturpar as minhas palavras. O que eu disse foi que a argumentação baseada em exemplos não é uma boa argumentação.

exemplo:

Bons argumentos:
-Os chips de 512 são mais baratos que os chips de 256
-A utilização de chips de 512 não se traduz de performance relativamente aos de 256

Maus argumentos:
-No Playstation Portátil fez-se não sei o que e por isso não sei o que.
 
Mas porque é que o exemplo da PSP é um mau argumento? As explicações podem ser reforçadas com "n" factos ou argumentos que apoiem ou ajudem a perceber a génese da explicação.

Ninguém está a evocar o exemplo da PSP como explicação para o aumento da ram da PS3. A razão para o aumento da ram é fácilmente esclarecida como meio de racionalização de custos.

Mas houve outra questão aqui levantada, que foi a questão destas PS3 equipadas com 512mb de Ram virem a influenciar e portanto a diferenciar a qualidade dos jogos, equiparando por exemplo ao que se passa nos PC's. Sobre esta questão, têm sido tecidas explicações no sentido de desacreditar nessa possibilidade, tendo em conta as particularidades que distinguem as consolas dos pc's. Como tal foi evocado o exemplo da PSP como termo de comparação, em que o aumento de ram não influênciou nem diferenciou a qualidade dos jogos, como de resto era esperado e se espera também na PS3.
 
Mas porque é que o exemplo da PSP é um mau argumento? As explicações podem ser reforçadas com "n" factos ou argumentos que apoiem ou ajudem a perceber a génese da explicação.

Ninguém está a evocar o exemplo da PSP como explicação para o aumento da ram da PS3. A razão para o aumento da ram é fácilmente esclarecida como meio de racionalização de custos.

Mas houve outra questão aqui levantada, que foi a questão destas PS3 equipadas com 512mb de Ram virem a influenciar e portanto a diferenciar a qualidade dos jogos, equiparando por exemplo ao que se passa nos PC's. Sobre esta questão, têm sido tecidas explicações no sentido de desacreditar nessa possibilidade, tendo em conta as particularidades que distinguem as consolas dos pc's. Como tal foi evocado o exemplo da PSP como termo de comparação, em que o aumento de ram não influênciou nem diferenciou a qualidade dos jogos, como de resto era esperado e se espera também na PS3.

Porque qualquer argumento ou explicação baseada em exemplos é um argumento/explicação de qualidade duvidosa, reveladores de falta de domínio da a área sobre a qual está a opinar.

Isto para não dizer que os argumentos baseados em exemplos são são falaciosos e são facilmente desmontáveis e demonstrados inválidos.

vamos lá demonstrar que o argumento do PSP não é valido:


Logo aqui neste reply
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3470289&postcount=5

foi adiantado que os 256Mb que o Playstation 3 eram um defeito apresentado relativamente a x360... Ora pois bem, esta mudança pode portanto ser provocada para o Playstation 3 não ficar atrás do xbox 360 e ser a maquina com maior "cavalagem".
O Playstation Portátil, nunca teve o problema de rivalidades de consolas, o que aconteceu da versão PHAT para a Slim foram uma serie de mudanças incluindo o TV out, ou seja a consola passou a consumir mais recursos dai necessitar de mais RAM.

------------------------------------------------------

Usar exemplos é mau, pois a argumentação por exemplos pode ser facilmente desmontada, manipula ou ser pura coincidência.

------------------------------------------------------

Tal como eu disse anteriormente esta mudança é feita porque os chips de 512 são mais baratos e não trazem inferior performance que os de 256.

Os jogos não vão ser melhores, pois isso seria reduzir a userbase do Playstation 3 em 15 milhões, quanto muito esta memoria adicional será aproveita por quem usa Linux e por quem usa a maquina para foldar.
 
Porque qualquer argumento ou explicação baseada em exemplos é um argumento/explicação de qualidade duvidosa, reveladores de falta de domínio da a área sobre a qual está a opinar.

Isto para não dizer que os argumentos baseados em exemplos são são falaciosos e são facilmente desmontáveis e demonstrados inválidos.

...

------------------------------------------------------

Usar exemplos é mau, pois a argumentação por exemplos pode ser facilmente desmontada, manipula ou ser pura coincidência.

------------------------------------------------------
O que eu disse foi que a argumentação baseada em exemplos não é uma boa argumentação.

exemplo:

Citação:
Bons argumentos:
-Os chips de 512 são mais baratos que os chips de 256
-A utilização de chips de 512 não se traduz de performance relativamente aos de 256

Maus argumentos:
-No Playstation Portátil fez-se não sei o que e por isso não sei o que.


:confused::confused::confused::confused:

Acho que um exemplo serve exactamente para sustentar o que se está a tentar demonstrar, quer seja uma opinião ou um facto, por algum motivo é esse o método usado pelos livros educacionais que acompanharam todo o nosso processo de aprendizagem.

Quanto ao exemplo que foi dado da psp, na minha opinião , serviu exactamente para demonstrar o facto de a revisão de hardware que levou ao aumento da ram , em nada afectou a capacidade das consolas anteriores ou posteriores à revisão no que toca a suportar e correr os jogos, apesar de ter influenciado questões de loadings e outras funcionalidades extra jogos. Penso que era isso que se pretendia com o exemplo , (o de fazer um paralelo com o possível aumento de ram da PS3 , que a acontecer deverá ser feito nos mesmos moldes ) .
 
Última edição:
Se os devs se queixam das memorias 256 ja nada podem fazer, e mesmo que agora "novas" PS3 com "novas" ram saiam para o mercado os devs tem sempre que se basear nas de 256 a nao ser que os que compraram primeiro fiquem a arder que acho que nao seja isso o caso, se o problema for o custo de produçao e os 512 for uma maneira de baixar os custos ai sim ja acho uma boa soluçao.
 
Precisamente. Se antigamente era mais rentável 256MB de ram XDR, actualmente é mais rentável 512MB, ou achas que uma empresa como a Qimonda iria "parar" a evolução dos seus processos de fabrico, apenas porque é preciso saírem memórias de 256MB XDRAM para a PS3? Fabricar material obsoleto sai mais caro que fabricar material recente, daí a forte possibilidade de haverem novas PS3 com 512MB XDR.

1+1=2

Faz todo o sentido!
 
E que tal deixarem de falar como se argumenta ou se compravar factos é ou não ajuda a um argumento, e falar do que realmente interessa? [o assunto do tópico..]




Uma coisa que acho que ninguem ainda disse:
o aumento de ram é provavel que afecte [para melhor] o desempenho do linux.. Quem sabe a Ps3 já corra razoavelmente o windows 98 [penso que através do Wine, sobre o linux]. Porque 256mb já não era muito para linux, e depois ainda estar a correr em cima o wine e o windows, 256 era obviamente pouco para tudo. Agora com 512 o linux já fica mais folgado e tendo em conta que o windows 98 corria optimamente com 128 de ram, é provavel que já corra de forma mais aceitável.


E imaginar que daqui a 3 anos, numa eventual Ps3 slim, os chips de 512 de ram da Ps3 sejam substuidos por chips de 1 gb por estes estarem mais baratos, e já dar para correr windows xp... looolllll
 
Mesmo sem funcionalidades extra, penso que se isto se se confirmar não seria dificil para os devs incluírem rotinas para que quando um jogo utilize mais do que 256MB de RAM, utilizar:

O resto da XDR se disponível (novas PS3);
senão:
Ir como de costume à GDDR3 do RSX (antigas PS3).

Desta maneira os jogos continuarão a utilizar 512MB no máximo e quando a totalidade desta for XDR, não será de admirar uma ligeira melhor performance pontualmente, já que é uma memória mais rápida.
 
Back
Topo