Novo monitor Gaming

mathai

Membro
Boas pessoal,
Mais uma vez recorro à vossa possível ajuda na aquisição “forçada” de um novo monitor.

Inicio do Questionário

=============================================


1) Qual o orçamento?

Por volta dos 250 € diria...



2) Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

90 % em gaming (atualmente o meu jogo de eleição continua a ser o battlefield 4, sou fã do franchise BF). Mas sou um ocasional gamer.



3) Gráfica actual? Gráfica Planeada?

MSI GTX 770 TwinFrozr OC 2GB

Penso que é aqui que pode estar o busílis da questão. O meu monitor atual que é um Asus IPS 23.8 VN248H berrou. O processador é um i5-4690 @ 3.5 GHz 6MB sk1150. Só estava a pensar fazer um upgrade ao meu sistema no decorrer do próximo ano talvez qd saísse o bf6.

Pelo que investiguei com o meu setup atual nem conseguirei jogar a 144 hz talvez só a 120 hz mas às tantas terei que descer a qualidade gráfica dos jogos...desculpem a ignorância pois é nesta área que tenho mais dúvidas. Podem dar umas luzes neste tema?

Futuramente planeio investir uma gráfica com boa relação preço qualidade na casa dos 250-300 €.


4) Tamanho do monitor (polegadas)?

24 idealmente, no máximo 27.


5) Resolução pretendida (1080p, 1440p, 4k, Ultrawide)?

Não sou heavy gamer, penso que 1080p seria suficiente.

Mas numa perspectiva de atualização de sistema talvez ponderasse investir em mais resolução se houvesse um bom negócio.


6) Taxa de atualização "Refresh Rate"(60Hz, 100Hz, 144Hz, 240Hz)

Estou habituado aos 60 mas queria fazer upgrade até aos 144 hz, embora ache que no setup atual nem vou conseguir usufruir disso (ver dúvidas acima na parte da gráfica).


7) Que painel preferes?

a) IPS/PLS/AHVA

b) TN

c) VA

Aqui não sei opinar :(



8) Opções de monitor pretendidas

a) Ajuste de altura

c) Tipo de Portas (HDMI, DVI, Displayport, USB-C, USB...) > atualmente uso hdmi, poderei continuar a usar, usb poderia ser um bónus mas não me parece importante

d) Colunas de Som integradas > gostaria que possuísse colunas integradas, pois o meu atual tem e já me “salvou” temporariamente várias vezes.


Assim de repente o AOC que vocês recomendam na casa dos 200 € encaixaria nas minhas pretensões? Este tem colunas?

Agradeço todo o vosso feedback. Obg
 
AOC 24G2U 144hz ips (boa gama de cores) - 200€
MSI OPTIX G241 144hz ips (sensacional gama de cores) - 250€

Como tens monitor IPS nem sequer penses em mudar isso, vais ficar profundamente arrependido em relação ás cores.

Dá uma vista de olhos pelos classificados também, por vezes até se vê bons negócios.
 
A gama de cores entre esses dois monitores é praticamente a mesma. 126vs128% de sRGB e mesmo em DCI-P3 ou Adobe RGB acaba por ser muito semelhante
 
Obrigado pelo vosso feedback, ambos têm óptimas reviews, tivesse o MSI colunas e apesar do preço provavelmente tenderia para o mesmo.
Assim sendo entre os dois estou ainda mais inclinado para o AOC.


Mas vi outras possíveis alternativas tais como:
Asus TUF Gaming VG24VQ
Viewsonic ELITE XG2405
BenQ ZOWIE XL2411P

Na minha ignorância parecem-me quase todos similares.
O AOC até pelo preço me parece melhor escolha mas...
 
O benq tem painel TN, não aconselho a ires para esse.
Entre qualquer ips deve ir dar tudo praticamente ao mesmo, por isso podes ir para o AOC sem problema
 
ok, obrigado.
E acham que a minha gráfica (GTX 770) aguenta os 144Hz?
A jogar battlefield poderei vir a ter algum problema?
Sei que são perguntas mais especificas mas pode ser que alguém tenha experiência e possa responder.
 
Tu já deves ter uma noção de quantos fps tens no battlefield.
Provavelmente não terás os 144fps com essa gráfica, e mesmo baixando os settings o cpu que tens é capaz de te limitar os fps.
Mas certamente terás acima de 60fps por isso já verás algum benefício.
 
A gama de cores entre esses dois monitores é praticamente a mesma. 126vs128% de sRGB e mesmo em DCI-P3 ou Adobe RGB acaba por ser muito semelhante

Tens razão, tinha ideia que o AOC tinha 99% de sRGB. Nesse caso o AOC, a não ser que a pessoa em questão não goste do design demasiado gamer do AOC. Aí o MSI leva vantagem, até porque o pé é metal e não plástico, além disso o AOC não tem joystick para navegação no OSD e o MSI tem.
São questões que podem fazer diferença para o @mathai .
 
Boas pessoal, descobri um aoc numa loja física relativamente perto da minha residência e por isso não hesitei. Já o usei um pouco em visualização de vídeo e jogo FPS. Senti de facto melhorias em todos os aspectos como seria de esperar.
Destaco particularmente a qualidade das cores, gostei também da qualidade de construção e facilidade de montagem. Para já é isso que posso destacar nas poucas horas de utilização que ainda tem. Em suma, para já muito satisfeito e recomendo. Mais uma vez agradeço a opinião e a ajuda de todos.
 
Tens ecras tb TN 244Hz 24" 1080P +- 220€, se fores jogador"profissional"de FPS era o que escolhia. Agora com o hardware em questão 244hz/fps tornam-se má opção.
 
Back
Topo