1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo no Ubuntu com dúvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Meados, 19 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 14; Visualizações: 997)

1. Meados

Meados Power Member

Instalei o Ubuntu (x64) definitivamente, depois da experiência positiva com o live cd.

Como novato tenho algumas dúvidas (muito básicas :lol:)

1- Como posso formatar uma pen?

2- O Horizontal scrooler do meu rato (do portátil) não funciona.. O que preciso de fazer para que funcione?

3- Há alguma aplicação para apresentar no ambiente de trabalho várias estatísticas em forma de gráfico, estilo Windows Vista?

4- Como configurar uma internet Wireless com código?

5- Como por a funcionar as drivers ATI para a aceleração de software?

6- O Ubuntu parece não estar totalmente em português.. É normal? (por exemplo na barra de cima aparece applications, places e system)

7- Já traz Wine? Preciso de um cd do Windows para funcionar com ele?

8- Como instalar java e flash no firefox? Tentei com o assistente automático mas diz que não consegue encontrar o pacote.

9- A nível de segurança não é necessário instalar nenhum firewall ou algo do género? Visto que uso muito a internet..

10- Dá para converter contas, emails do Outlook 2007 para o Ubuntu? Que programa me aconselham para o email e que permita a importação?

11- Como posso ver quanto espaço resta no disco rigido do Ubuntu? E a capacidade total? E quanto foi gasto?

12- Depois de fazer uma actualização fiquei com duas versões do ubuntu no boot.. É normal? Devo ou não remover a antiga?

Por enquanto é só isto, qualquer ajuda é apreciada. :x2:

Última edição: 22 de Fevereiro de 2009
  2. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Usa o Synaptic ou o Adicionar/Remover aplicações no menu Aplicações para instalar programas.

3 - conky ou gdesklets

4 - comando iwconfig, procura na net mais info.

6 - System - Administration - Language Suport -> Escolhe PT e ele instala o resto dos pacotes da lingua PT

7 - O Wine instala-se pelo Gestor de Pacotes. Não é preciso o Windows para ele funcionar, é esse o objectivo.

8 - Gestor de Pacotes ou Adicionar/Remover Aplicações (menu Aplicações) e procurar por Flash e Java. (Também se pode instalar o pacote ubuntu-restricted-extra que instala flash, java, codecs)

9 - n é preciso preocupar com firewall

10 - sim, podes converter os mails do Outlook para o Evolution ou Thunderbird - Just google for it

Ve o GuiaUbuntuPT.org para mais infos, ou a ajuda do Ubuntu (System -> Help and Support )

Última edição: 19 de Fevereiro de 2009
  3. Meados

Meados Power Member

Obrigadão pela a ajuda.. Estou a instalar os updates do ubuntu e de seguida irei explorar essa ajuda que me deste.

Quem souber responder ao resto das questões agradecia que deixa-se uma mensagem.

Obrigado.

Edit/
    Já resolvi a maior parte dos problemas.

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  4. Underground909

Underground909 Power Member

Vou tentar responder a umas fáceis

1- O particionamento e a formatação de uma usb drive faz-se da mesma maneira que para os discos normais. Uma ferramenta bastante simpática é o GParted

11- Várias maneiras, uma simples usando a consola é o comando df
    Código:
    $ df -h

5. Chaosweaver

Chaosweaver [email protected] Member

11 - Abres o "computer" e com o botão direito do rato em cima do "file system" abres as propriedades e tem lá quanto espaço o disco (partição) tem, e deve dizer mais alguma coisa (não estou de momento a usar ubuntu, por isso não te sei dizer).

6. Meados

Meados Power Member

Já tinha tentado, o espaço livre aparece correcto, mas em conteudo aparecem imensos gigas, que nem a partição tem espaço suficiente para tanto..

Adorei as dicas, muito útil para ver as propriedades dos discos e já consegui formatar a pen. }>

Já instalei o conky, mas não sei como inicializar e configurar.. Alguem me pode explicar?

Não há nenhum assistente de ligação como no Windows?

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  7. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Para configurar Redes Wireless, o Ubuntu vem com o Network Manager , é um dos icons no SysTray ( Canto superior direito, ao lado do relogio ), o com o desenho de computadores. Podes configurar redes com ele.

8. Meados

Meados Power Member

Pois já sei, o problema é que as drivers que vem por defeito da placa atheros não funcionam bem.. Não dá para aceder a net.. Com a kanguru nao tive problemas, agora o wireless nao consigo por a funcionar.

Já tentei instalar vários drivers com várias formas que encontrei na net, e o reconhecimento da placa melhorou, mas continua sem encontrar os pontos de acesso..

É frustrante.

9. armagedalbeebop

armagedalbeebop Power Member

que placa é?

10. Meados

Meados Power Member

Atheros AR5007EG Wireless Network Adapter.

11. Dark_Webster

Dark_Webster Power Member

Respondendo à 12 - Ficaste com duas opções: o kernel que foi actualizado durante as actualizações, e o kernel anterior. No caso do novo se mostrar instável com a tua configuração, podes sempre usar o kernel antigo.

12. Meados

Meados Power Member

Ok, porreiro, foi o que fiz quando o sistema crashou a meio da actualização, reparei o novo, a partir do kernel antigo, actualizando novamente a partir do antigo.

Só uma pergunta se sair outro kernel novo fico com 3? :lol:

13. Dark_Webster

Dark_Webster Power Member

Acho que ficarás com o kernel actual como segundo e o novo como principal, sempre assim, senão chegarias a ter muitos kernels. Mas como o startupmanager pergunta-me quantos kerneis quero colocar no GRUB, talvez dê para ter mais do que dois.

14. Meados

Meados Power Member

ha ok. Fiquei esclarecido obrigado. :)

15. Meados

Meados Power Member

É só para dizer que já tenho a net a funcionar. Os forums do ubuntu deram uma grande ajuda.. Vou ver se consigo por agora o rato a funcionar..

Partilhar esta Página