Novo pacote Digital na rede Cabo

E como saber se é compativel as boxes mais antigas teem dvb-c?
Não consigo confirmar se Thomson modelo DCI 7211 é compativel ou não..no antigo manual Zon não refere.
Esse modelo que indicas é quase de certeza para satélite, mas se quiseres que eu confirme, coloca uma foto da parte de trás da box para eu digo te se é cabo (dvb-c) ou satélite
 
Pelo que vejo eles moveram as frequências de forma a só deixar uma fora do filtro (a 714 MHz)

Confirma-me se nesta última é que se encontra os canais básicos tipo RTP1?

Sim, Tem os 4 canais nacionais SD e o canal BTV SD, este codificado. Estranhamente, nesta frequencia não estão nem a RTP N nem a ARTV de forma a poderem entregar os canais que são distribuidos em sinal aberto pela obrigação que tem em entregar o serviço universal nos condomínios com contrato de cablagem, como o meu
 
Aqui vai a lista de frequências que tirei da minha box para Lisboa:

- 296 mhz SR6000 QAM256
- 306 mhz SR6875 QAM256
- 314 mhz SR6875 QAM256
- 322 mhz SR6875 QAM256
- 330 mhz SR6875 QAM256
- 338 mhz SR6875 QAM256
- 346 mhz SR6875 QAM256
- 354 mhz SR6875 QAM256
- 362 mhz SR6875 QAM256
- 378 mhz SR6875 QAM256
- 386 mhz SR6875 QAM256
- 394 mhz SR6875 QAM256
- 402 mhz SR6875 QAM256
- 410 mhz SR6875 QAM256
- 418 mhz SR6875 QAM256
- 426 mhz SR6875 QAM256
- 434 mhz SR6875 QAM256
- 442 mhz SR6875 QAM256
- 450 mhz SR6875 QAM256
- 458 mhz SR6875 QAM256
- 466 mhz SR6875 QAM256
- 714 mhz SR6875 QAM64

Para quem tiver problemas é só inserir as frequências :001:

Falta-te esta frequencia:

- 370 mhz SR6875 QAM256

A corrige esta frequencia:

- 296,5 mhz SR6000 QAM256
 
Sim, Tem os 4 canais nacionais SD e o canal BTV SD, este codificado. Estranhamente, nesta frequencia não estão nem a RTP N nem a ARTV de forma a poderem entregar os canais que são distribuidos em sinal aberto pela obrigação que tem em entregar o serviço universal nos condomínios com contrato de cablagem, como o meu

Porque os têm no analógico, não?
 
Caros

Na sequência das alterações desta semana na região de Lisboa, hoje fui resintonizar a televisão (Samsung) da minha mãe, e fiquei surpreendido, pois para além de menos canais analógicos, como seria de esperar, apenas apanhei 6 canais digitais, quando anteriormente tinha quase todos,... Que se terá passado,...O pacote lá de casa era apenas o dos 4 Canais TV e telefone fixo, mas desde que os digitais foram abertos que eles estavam presentes, agora foram quase todos á vida,...

Alguma explicação lógica ? Não acredito que tenham andado a colocar filtros á pressa!!!!

Obrigado
 
Caros

Na sequência das alterações desta semana na região de Lisboa, hoje fui resintonizar a televisão (Samsung) da minha mãe, e fiquei surpreendido, pois para além de menos canais analógicos, como seria de esperar, apenas apanhei 6 canais digitais, quando anteriormente tinha quase todos,... Que se terá passado,...O pacote lá de casa era apenas o dos 4 Canais TV e telefone fixo, mas desde que os digitais foram abertos que eles estavam presentes, agora foram quase todos á vida,...

Alguma explicação lógica ? Não acredito que tenham andado a colocar filtros á pressa!!!!

Obrigado

O que se deve ter passado é que as novas frequencias podem estar fora gama de frequencias permitidas pelos filtro e dai já não apanhares...
 
Caros

Até acredito que seja efeitos de algum filtro, mas de qualquer nodo acho bastante estranho que antes das alterações recebi cerca de 120 canais e agora só 6!!!! Digamos que é um superfiltro a trabalhar,.... Aliás se fosse essa a intenção então por que raio receberia 20 canais analógicos,....um pouco absurdo, mas vou ver com calma,...

Obrigado pelas dicas.
 
Caros

Até acredito que seja efeitos de algum filtro, mas de qualquer nodo acho bastante estranho que antes das alterações recebi cerca de 120 canais e agora só 6!!!! Digamos que é um superfiltro a trabalhar,.... Aliás se fosse essa a intenção então por que raio receberia 20 canais analógicos,....um pouco absurdo, mas vou ver com calma,...

Obrigado pelas dicas.
Muito simples, quando o filtro foi fabricado os canais digitais na nos ainda estavam todos codificados, so foram abertos, descodificsdos em maio. Agora as frequencias foram ajustadas a essa realidade,
 
Efetivamente apenas são apanhados os primeiros 6 canais, todos eles na frequência 714Mhz, sendo tudo bloqueado abaixo disso!!! Inclusive alguns dos canais do TDT, como o Memória e o ARTV,...Mas antes também muitos canais eram já abaixo daquele valor, mas recebidos,...
Certo que houve alterações em quase todos os canais, e para alguma coisa foi,...

Já percebi,... Só entram os canais com QAM de 64, sendo os restantes QAM 256,... este é um filtro não físico, mas virtual, feito por programação!!!!

Obrigado
 
Última edição:
Efetivamente apenas são apanhados os primeiros 6 canais, todos eles na frequência 714Mhz, sendo tudo bloqueado abaixo disso!!! Inclusive alguns dos canais do TDT, como o Memória e o ARTV,...Mas antes também muitos canais eram já abaixo daquele valor, mas recebidos,...
Certo que houve alterações em quase todos os canais, e para alguma coisa foi,...

Já percebi,... Só entram os canais com QAM de 64, sendo os restantes QAM 256,... este é um filtro não físico, mas virtual, feito por programação!!!!

Obrigado

Mas o sinal RF não é injectado indiscriminadamente no ramal da rede coaxial?
 
Como é feito, sinceramente não sei,... estive a fazer uma listagem dos dados da box de todos os canais (ainda a terminar) e penso não ser apenas coincidência de que no caso referido apenas aparecem os canais com 714 MHz e QAM 64!!!!

Vou continuar a pesquisar, nem que seja só para saber!!!!
 
Como é feito, sinceramente não sei,... estive a fazer uma listagem dos dados da box de todos os canais (ainda a terminar) e penso não ser apenas coincidência de que no caso referido apenas aparecem os canais com 714 MHz e QAM 64!!!!

Vou continuar a pesquisar, nem que seja só para saber!!!!

Claro que não é coincidência, se o filtro impossibilitar de sintonizar abaixo desta frequência, foi algo deliberado. Mas eu estava a ler que a NOS mudava a modelação dos canais conforme os clientes tivessem ou não direito ao RF por inteiro remotamente. Tal é inviável porque a rede coaxial é compartilhada, alguém que se ligue ilegalmente à rede da NOS consegue ter o RF da mesma forma que um cliente.
 
Acredito que assim seja, mas o que é certo é que todos os canais mudaram de frequência, mas antes da alteração de dia 14, mesmo os canais que estavam abaixo dos tais 714 entravam e agora não,....

Enfim, vou continuar a tentar perceber, mas como esta não é a minha área, sinto me bastante perdido.
Pode ser que apareçam mais opiniões/sugestões,....

Obrigado
 
Antes de mais devo esclarecer que desconheço de todo que filtros sao instalados pelo operador.
Mas, porque sei o que sao filtros e como funcionam, permitam-me esta ajudinha...
Existem basicamente 3 tipos de filtros:
- Low-pass Filter
- Band-pass Filter
- High-pass Filter
Para saber mais pormenores googlem...
As frequencias limites de cada filtro sao determinadas pelos componentes instalados no seu interior, sendo possivel construir filtros com as características de que os utilizadores (operadores) necessitem.
O objetivo deste tipo de filtros é atenuar os sinais das frequencias em causa em cerca de 40-60 dB sendo as restantes (aquelas que querem deixar passar na instalaçao) pouco afetadas (+/- 1 dB de atenuaçao).
Exemplo: Neste momento, se nas instalaçoes da rede NOS Lisboa, for instalado um - Low-pass Filter para 280 MHz, os clientes ficam com acesso apenas aos canais analogicos. Todos os serviços em portadoras acima dessa frequencia (TV Digital, Internet) sao assim barrados...
 
macroblocos é problema instalação coaxial, sinal mau

Pois a mim também acontece isto. Volta e meia, tipo de 10 em 10 minutos, lá aparecem os macroblocos. É coisa de 1 segundo ou assim, mas dá para notar. E é em todos os canais. Sempre tive grande qualidade de imagem (e continuo a ter, tirando esta questão a imagem é impecável) e não acontece com a Iris.
 
IMG_20171116_032343_292.jpg
IMG_20171116_032258_345.jpg
Esse modelo que indicas é quase de certeza para satélite, mas se quiseres que eu confirme, coloca uma foto da parte de trás da box para eu digo te se é cabo (dvb-c) ou
a>
satélite
Agradeço a disponibilidade, sendo que é uma box antiga, será necessário o cartão estar activo para captar os canais digitais?:arrow: Deixo foto em anexo.
 
IMG_20171116_032343_292.jpg
IMG_20171116_032258_345.jpg

Agradeço a disponibilidade, sendo que é uma box antiga, será necessário o cartão estar activo para captar os canais digitais?:arrow: Deixo foto em anexo.
Parece que esta com sorte, esse tem ficha de entrada de sinal tipo de enfiar, as box para cabo dvbc sao assim, se fosse para satelite tinha um ficha de rosca para o cabo coaxial, igual aos routers. E não, não precisa do cartão , fica como um simples sintonizador.
 
Última edição:
Back
Topo