1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

novo pc - as dúvidas do costume :D

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mitch, 30 de Maio de 2007. (Respostas: 34; Visualizações: 1632)

1. Mitch

Mitch Banido

boas

estou a pensar substituir o meu pc por alguma coisa mais jeitosa.
    não quero um pc para jogos - o uso que dou ao computador é essencialmente trabalhar em photoshop, alguma programação, ouvir música, por isso estou a considerar arranjar uma motherboard "tudo em um", que suporte o vista (seja bom ou mau, vou ter de o usar - licensa de graça oblige).
    o que não sei é que combinação cpu/board/ram comprar.

- cpu
    temos umas quantas variantes do C2D entre os 100 e 200 euros (e diversos FSB).
    o stock cooler é silencioso ou convém trocar por outro?

- motherboard
    não quero gastar muito dinheiro (<100 euros) mas não queria nada demasiado rasca. suporte a raid 0 seria interessante, para além da gráfica dx9 integrada.

- ram
    a memória (2x1GB) depende um bocado da motherboard e cpu, para tirar o melhor partido do FSB disponível

- armazenamento
    os discos serão em princípio dois WD 160GB SATA II 8MB em raid0 - prefiro performance sobre armazenamento (até agora sobrevivi bem com 60GB :D)

- caixa e fonte
    novamente, o que interessa mais é o nível de ruído. não preciso de uma caixa xpto e de uma fonte de 1000w, só preciso que seja fiável e silenciosa...

alguma sugestão?
    ando um bocado a leste do que é a "melhor compra", daí este tópico ;)
    overclocking só será uma opção se realmente for estável e rentável com o bundle escolhido - há por aí muita gente que faz grandes overclocks aos seus C2D... sem grandes dificuldades?

2. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Aqui fica a minha opinião:

EVGA NFORCE 650I ULTRA SOCKET 775 NF66-T1 - 120€
    CORE 2 DUO E6600 2.4GHZ FSB1066 4MB CACHE BOXED - 225€
    GSkill DDR2 2x1024MB PC2-6400 (4-4-3-5) HK - 170€
    LC POWER 550W SILENT GREEN POWER PCIe - 60€
    2 x WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE 1600AAJS - 120€
    XPERTVISION 7300GT 256MB DDR3 SONIC PCIe - 70€
    SCYTHE INFINITY SCINF-1000 - 45€

Total: 810€

Na minha opinião esta é uma configuração bem equilibrada e de grande desempenho, apesar de ainda faltar caixa e drives DVD, por cerca de 900€ é o melhor que podes arranjar.
    Escolhi uma boa board para OC, mas não tem gráfica onboard, por isso é que fica um pouco mais caro, mas acho que compensa o investimento.

3. Mitch

Mitch Banido

edit: enganei-me e editei este post em vez de fazer copy para outro novo lol
    vejam mais abaixo..
    estou a ver se não passo dos 600 euros.

Última edição: 30 de Maio de 2007
  4. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Os stock cooler da intel normalmente fazem muito barulho.. quase parece um avião

5. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Sim essa também é uma boa configuração.

Se fosse eu apostaria no E6420, que por mais 20€ oferece um melhor desempenho.

6. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Apenas mudava o disco para um WESTERN DIGITAL 320 GB 16 MB DE CACHE SATA II SE - 94.95 € de dois pratos, e mudava também o cooler para um Gemin II por 40€;

Sempre dava mais uns cotos para manobra!!!

7. Mitch

Mitch Banido

estou a procurar preços mais em conta... mas como é um de cada loja, há que contar com os portes :/

- Asus - P5B-VM SE €110
    - C2D E6420 €172.90
    - TEAM ELITE 2GB 2x1GB DDR2-800 Dual Channel €87
    - 2x WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB €120

€490

vi uma referencia aos WD 160GB de 16MB de cache, que custam mais 5 euros cada.
    valerá a pena? suponho que são de 1 prato na mesma.

8. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Essa board é um bocado fraca... Por mais 10€ ia para uma Abit Fatality...

9. Romani48

Romani48 Power Member

10. Mitch

Mitch Banido

a descida de preços é para fins de julho? é que não me apetece andar a comprar peças descartáveis como esse e2140, no fundo é perder dinheiro...

11. Scarecrow

Scarecrow Power Member

22 de Julho penso eu

12. Cage57

Cage57 Power Member

O melhor msm e esperares k desçam de preço dps vez melhor, tbm nao falta muito e esse teu pc ainda da para bastante.

13. peter alien

peter alien Power Member

Peço desculpa por ter aproveitado esta Thread, mas já que o assunto é idêntico, o que me dizem desta configuração, é para um amigo meu ;) :

THERMALTAKE Swing Silver VB6000SWS => 68 €
    LC POWER 550W Silent Giant 140mm Green Power => 45 €
    INTEL Core2Duo E6600 2.4 Ghz 775 FSB1066 4MB Box => 206 €
    ASUS P5B Deluxe INTEL P965 SK775 => 166 €
    G.SKILL 2X1024MB DDR2 PC6400 NQ / 800 Mhz / CAS 5-5-5-15 => 114 €
    WESTERN DIGITAL 250GB / SATA II / 16MB Cache / 7200rpm => 69 €
    PIONEER DVR-112D DVD/RW 16x / Bulk => 34 €
    ASUS GEFORCE 8800GTS 640MB DDR3 PCI-E => 420 €
    SAMSUNG Syncmaster 940BF / 19'' / TFT / 4ms => 333 €
    CREATIVE SoundBlaster X-FI Xtreme Audio / Bulk => 47 €
    LOGITECH Media Keyboard Elite / PS2 => 25 €
    MICROSOFT Intellimouse Explorer Tilt Wheel / Bulk => 22 €

fica por mais ou menos 1550€.

O que acham da board e das mems?
    A board tem heat pipe, ele dá bom rendimento ou é melhor uma board com fan?
    E o CAS das mems não é um pouco alto?!

Em relação ao HD, 250GB chegam perfeitamente, e apesar da motherboard ter audio onboard ele prefere ter placa de audio dedicada.
    Tambem não quer Crossfire/SLI, nem está a pensar em fazer overclocks.

Já agora penso que uma UPS, tipo MUSTEK 1000VA/600W chegará para "aguentar" com esta machine!

Obrigadão.

Cumps

14. Romani48

Romani48 Power Member

1º Não digo para comprares em julho, compras para o Natal
    2º Este E2140 (caso tenhas visto o link que te deixei) é mais que um CPU descartável e consegue fazer coisas que uma pessoa nem esperava..

Porém nesse caso, e para o que tu queres usar o PC, recomendo te então um E6420 ou E6600, isto derivado da cache..

Mas se esperasses por julho já conseguias um Quad Core por menos de 300€, o Q6600..

E já agora.. quanto á board que dizes da P5N-E? A unica coisa que pode ser um senão é Bios (chip) soldada directamente na board, pelo que se matares o chip não podes comprar um novo (Atenção não digo com isto que não possa correr mal uma actualização e usares o CD para reinstalar a bios de origem :P, são coisas diferentes)

e podes sempre fazer um pequeno OC a coisa..

cumps

15. Romani48

Romani48 Power Member

Mudava as mems para umas GSkill HK..

16. Mitch

Mitch Banido

estive a ver isso e achei interessante, especialmente as melhorias em photoshop (que é praticamente a unica coisa mais pesada que vai correr no pc).

não pensaria andar com o cpu a 2.9ghz, nem sei quanto conseguiria obter com o meu hardware (a motherboard e ram teriam de ser adequados?), mas se calhar era rapaz para testar isso e, se gostasse, ficar com ele, ou então comprar outro processador mais tarde e meter o e2140 numa board mais fracota daquelas ainda com agp e ddr, para aproveitar hardware do pc mais velho, e fazer-lhe um refresh.

17. Mitch

Mitch Banido

se deixar para o natal também posso deixar para a primavera etc etc etc :D
    eu mantenho os pcs bastante tempo, desde que funcionem como quero fico satisfeito.
    essas boards (estive a ver specs) são boas para overclock mas não têm gráfica integrada, e implicam mais despesa.

dei uma espreitadela à ABIT FATAL1TY F-I90HD (sensivelmente 100 euros)
    # LGA 775
    # ATI® RX1250
    # FSB1066
    # HDMI™ 1080i
    # PCI-E X16
    # Dual DDR2-800
    # Gigabit Ethernet
    # 7.1 CH HD Audio
    # SATA 3G RAID
    # RoHS Compliancy

parece-me interessante, resta saber se é melhor em overclock do que a asus que eu tinha indicado antes (que pelos vistos não é grande coisa).

EDIT: epá esqueci-me de uma coisa importantíssima... preciso de usar dois monitores, não sei se consigo isso com somente uma gráfica integrada. olhem lá do que me estava a esquecer... lol acho que tenho de ir ao mercado de usados arranjar a pci-ex mais barata que arranjar :/

18. Romani48

Romani48 Power Member

Acho que mais vale uma P5N-E SLI ou assim e depois uma 7300GT, que para o que queres já fazes a festa :D

e podes sempre dois fazer SLI e pores 4 monitores :D

19. Mitch

Mitch Banido

ando por aqui em leituras... é complicado de perceber o mercado quando se cai assim de paraquedas :D

estive aqui a ler que a Abit Fatal1ty F-I90HD até é uma overclocker razoável para uma m-atx, mas que será conveniente arranjar um cpu tipo E4300 do que um e6420 ou semelhante, por causa dos multiplicadores...

vi noutro forum aqui em pt que dá para ter esta combinação abit+e4300 a funcionar estavelmente a 2.7GHz, vcore 1.35v , ddr2 1.8v ... com memorias 667 (no caso demonstrado, não sei bem qual é a limitação que as memórias fazem no sistema).
    que acham dessa combinação? estou curioso para aprender sobre isto...

quanto ao dual-screen... epá, posso bem aguentar uns tempos com um ecrã na placa integrada, depois pensarei em arranjar uma grafica barata (e com cooling passivo). acho que o overclock fica algo limitado quando usamos a placa integrada, mas consigo viver com isso.

€105 Abit Fatal1ty F-I90HD
    €114 E4300
    €95 TEAMGROUP ELITE PC2-6400 5-5-5-15 DC 2GB
    €140 2x WD 160GB 16MB
    = €454

por enquanto só falta a caixa (que talvez seja reaproveitada do actual pc, nem sei...) e a fonte (silenciosa). o cooler do cpu ficará para mais tarde.

Última edição: 31 de Maio de 2007
  20. setekh

setekh Power Member

para uma config budget, está interessante...mas para OC, utilizar uma grafica integrada é um grande NO-NO :p

pelo mesmo preço dessa Abit compras a Gigabyte 965P-DS3, que é uma board bastante sólida...e por mais €70 ja ficas com uma 7300GS/GT ou uma X1550PRO com dual dvi :)

Partilhar esta Página