novo pc - as dúvidas do costume :D

de momento o dual dvi é que é um no-no porque nenhum dos monitores tem dvi :P
daí a minha dúvida na gráfica, porque a escolha de uma gráfica dessas normalmente implica saidas dvi digitais não adaptáveis aos monitores mais antigos, o que me obriga a mudar de monitores... e gastar uma boa pipa de massa.
 
de momento o dual dvi é que é um no-no porque nenhum dos monitores tem dvi :P
daí a minha dúvida na gráfica, porque a escolha de uma gráfica dessas normalmente implica saidas dvi digitais não adaptáveis aos monitores mais antigos, o que me obriga a mudar de monitores... e gastar uma boa pipa de massa.
mmm...creio que a maior parte das placas (se não todas!) vem com os adaptadores DVI --> VGA :)
 
Mudava as mems para umas GSkill HK..



Sim... tens razão Romani48, as G.Skill HK tem um CAS menor... 4-4-3-5 :)


E quanto à Motherboard... o que acham da Asus P5B Deluxe com heat pipe?
Estou indeciso entre a P5B Deluxe, a P5B-E Plus e a Asus P5W DH Deluxe !!!

O audio integrado da P5W DH Deluxe é melhor do que ter uma Creative SB X-FI Extreme Audio?
 
Última edição:
Sim... tens razão Romani48, as G.Skill HK tem um CAS menor... 4-4-3-5 :)


E quanto à Motherboard... o que acham da Asus P5B Deluxe com heat pipe?
Estou indeciso entre a P5B Deluxe, a P5B-E Plus e a Asus P5W DH Deluxe !!!

O audio integrado da P5W DH Deluxe é melhor do que ter uma Creative SB X-FI Extreme Audio?

E não seria melhor neste momento investir numa board já com o chipset P35? (como a P5K??)

Só uma opinião :)

Cumps
 
ando por aqui em leituras... é complicado de perceber o mercado quando se cai assim de paraquedas :D

estive aqui a ler que a Abit Fatal1ty F-I90HD até é uma overclocker razoável para uma m-atx, mas que será conveniente arranjar um cpu tipo E4300 do que um e6420 ou semelhante, por causa dos multiplicadores...

vi noutro forum aqui em pt que dá para ter esta combinação abit+e4300 a funcionar estavelmente a 2.7GHz, vcore 1.35v , ddr2 1.8v ... com memorias 667 (no caso demonstrado, não sei bem qual é a limitação que as memórias fazem no sistema).
que acham dessa combinação? estou curioso para aprender sobre isto...

Amigo com um E4300 a ar fazes na boa 4000Mhz, isto se a board não tiver um Wall baixo claro..

basta ver que 444*9=4000.. e neste caso terias um Q(FSB) de 1777, e com umas memorias a 800Mhz nem precisas de divisores.. Este é simplesmente o melhor budget OCer que há no mercado..

Já o E4400 precisa de muito mais voltagem para velocidades maiores, por exemplo referiste no teu post que ia a 2.7 com vcore a 1.35, que é o stock vcore. Por exemplo um dos users deste forum tem o CPU a 3300 com esse mesmo vcore..

E para o que tu precisas o E4300 + P5K ou P5B Deluxe ou então se quiseres ir budget a P5N-E e ficas com um sistema bom para multimédia, e acompanhado com um Ninja ou um Tuniq então maravilha.. :D

cumps
 
ora bem, revitalizando este tópico, pois recebi agora uns dinheirinhos e as férias são uma altura interessante para perder tempo à procura de componentes.
estive para comprar um pc a um membro aqui da techzone, era quase o que eu tinha idealizado, mas não sei porque motivo, ele desistiu de mo vender inteiro e acabou por vender algumas peças separadamente... não percebi. acho que perdeu dinheiro.

enfim, continuando, eis o que tenho mais ou menos alinhavado:

fonte €43.50 - LC POWER SILENT GIANT V2.0 550w GREEN POWER

cpu €90.00 - INTEL CORE 2 DUO E2160 1.80 GHZ BOX 800MHz

motherboard €145.00 - GIGABYTE GA-P35C-DS3R (suporta DDR2 e DDR3)

ram
€132.50 - GSKILL PC2-6400 HZ Dual Channel 2 Gb (2 x 1024 - 800MHz 4-4-4-12)
vs
€125.00 - GSKILL PC2-6400 HK Dual Channel 2 Gb (2 x 1024 - 800Mhz a 4-4-3-5)

disco €70.00 - SEAGATE 7200.10 ST3250410AS 250 GB 16MB SATA II SP (1 prato - excelente performance)

gráfica €55.00 - SAPPHIRE HD 2400 PRO 256 MB (passiva)

monitor €330 - HP w2207

cooler ?? - tenho de ver o espaço que vou ter na board /caixa

config equilibrada? que acham?
não estou muito a par das memórias, por isso não sei bem comparar a qualidade/performance daqueles 2 conjuntos. alguma ajuda?
 
Última edição:
ora bem, revitalizando este tópico, pois recebi agora uns dinheirinhos e as férias são uma altura interessante para perder tempo à procura de componentes.
estive para comprar um pc a um membro aqui da techzone, era quase o que eu tinha idealizado, mas não sei porque motivo, ele desistiu de mo vender inteiro e acabou por vender algumas peças separadamente... não percebi. acho que perdeu dinheiro.

enfim, continuando, eis o que tenho mais ou menos alinhavado:

fonte €43.50 - LC POWER SILENT GIANT V2.0 550w GREEN POWER
cpu €90.00 - INTEL CORE 2 DUO E2160 1.80 GHZ BOX 800MHz
motherboard €145.00 - GIGABYTE GA-P35C-DS3R (suporta DDR2 e DDR3)
ram €132.50 - GSKILL PC2-6400 HZ Dual Channel 2 Gb (2 x 1024 - 800MHz 4-4-4-12)
disco €70.00 - SEAGATE 7200.10 ST3250410AS 250 GB 16MB SATA II SP (1 prato - excelente performance)
gráfica €55.00 - SAPPHIRE HD 2400 PRO 256 MB (passiva)
monitor €330 - HP w2207
cooler ?? - tenho de ver o espaço que vou ter na board /caixa

config equilibrada? que acham?
a config está equilibrada :) no entanto, eu fazia um par de alterações

cpu optava por um E4300 ou E4400 em vez do E2160 - de 2MB para 4MB de cache, as diferenças não são muito significativas...mas de 1 para 2 já o são

motherboard optava pela versão sem suporte para DDR3...encarece a motherboard e não me parece que quando DDR3 for mainstream não estejas já a pensar fazer um upgrade..

de resto parece-me tudo bem ;)
 
fiz só uma ressalva às memórias (ver post editado)... é um bocado dificil perceber quais as melhores, quando o preço é quase o mesmo. alguma ideia?

quanto à motherboard, a versão sem DDR3 só custa menos 8 euros...
e eu mantenho os pcs muitos anos, por isso suporte a tecnologias de "futuro" é bem vindo.
 
Última edição:
fiz só uma ressalva às memórias (ver post editado)... é um bocado dificil perceber quais as melhores, quando o preço é quase o mesmo. alguma ideia?

quanto à motherboard, a versão sem DDR3 só custa menos 8 euros...
e eu mantenho os pcs muitos anos, por isso suporte a tecnologias de "futuro" é bem vindo.
bem, se a latência é inferior e o preço também...é 1 no-brainer :P

se estás a pensar manter a board por muito tempo..é uma hipotese a considerar o suporte DDR3 então ;)

it's time to bite the bullet :D
 
a encomenda está feita :D

1x LC POWER SILENT GIANT V2.0 550w GREEN POWER 43.50 €
1x GIGABYTE GA-P35C-DS3R 144.95 €
1x INTEL CORE 2 DUO E2160 1.80 GHZ BOX 89.95 €
1x GSKILL PC2-6400 HK Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) 124.95 €
2x SEAGATE BARRACUDA 250 GB 16MB SATA II SP 139.90 €
1x SAPPHIRE HD 2400 PRO 256 MB 54.95 €


a aposta no processador e na gráfica são reduzidas, mas não conto jogar muito (raramente o faço) e o processador dá para ir fazendo update... talvez daqui a um ano troque por um quad-core bastante baratinho ehehe no entanto, se vir que este chega bem para as encomendas, cá ficará o máximo de tempo possível.

pus dois discos para explorar o raid... supostamente a performance deles é muito boa, e achei que era uma melhor compra.

relativamente a caixas, não vou encomendar online, prefiro ver nas lojas, e um eventual cooler para o cpu fica para depois de montar tudo... tenho de ver se o cooler de origem me satisfaz :)

obrigado pela ajuda
espero ter pc para pelo menos mais 4/5 anos :D
 
Última edição:
já agora, comprei esta caixa (coolermaster centurion 534 lite) em preto.
a imagem não é do modelo exacto, pois a minha não tem porta firewire à frente.

coolermaster-centurion534.JPG


é bastante discreta, e combina com o restante equipamento (colunas, monitor, teclado) que também é preto.
o material chega amanhã de manhã, estou em pulgas :007: já não tenho um desktop novo desde fins de 2002 :-D
só falta comprar o monitor, porque ainda estou à espera de saber um eventual preço especial...
 
Última edição:
já tenho a máquina a bombar...
estou MUITO satisfeito em termos de ruído, quase não se ouve, por isso o stock cooler da intel parece estar aqui para durar uns tempos.
o RAID0 dois discos também é interessante, o HDtach dá uma leitura média de 160MB/s :)
ainda estou a explorar a BIOS para configurar tudo correctamente (timings ram etc), a seguir virá algum overclock, para saber do que isto é capaz :)
 
Back
Topo