• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes NOVO PC MINI ITX

igorcoelho

Power Member
Ora viva pessoal gostaria de umas opiniões se faz favor :) Para um pc mini itx que estou pensando montar cá para casa, na verdade é um pc secundário, mas tenho varias questões e duvidas em especial devido especial a estes preços malucos que ando ver em GPU's

Preciso que seja mesmo mini ITX para aproveitar esta caixa que já tenho e ADORO -> Cooler Master NR200P https://www.coolermaster.com/catalog/cases/mini-itx/masterbox-nr200p/

Bem vou por partes!

- Gostaria de comprar até dezembro ou acham que devo esperar até fevereiro? já que esta maquina preciso a partir de Março... mas preciso ter ideia já.

- Esta maquina será para edição de fotografias em RAWs com Adobe Lightroom Classic, sendo que o resto não é mais pesado que este programa. NÃO JOGO! Trabalho com Video e com Autodesk como Inventor etc, mas para isso tenho um PC principal, bem preparado, e preciso de um capaz para edição de fotografia para a mulher poder trabalhar, pois no principal eu passo muito tempo! MAC não quero! E prefiro não ser discutido esse assunto:lol: EDITADO (FOTOS SÃO MUITO PESADAS, 45 megapixels de resolução em RAW)



O HARDWARE QUE ESTOU PENSANDO MAS TENHO ALGUMAS DUVIDAS: A VERDE É QUE JÁ TENHO

CASE
Cooler Master NR200P
MB​
Gigabyte B550I Aorus Pro AX
CPU​
AMD Ryzen 7 5700X 8-Core AM4 OU recomendam outro?
RAM​
DDR4 2x16GB Que modelos recomendam para este processador? não necessita RGB
COOLOR​
Não queria um arranhaceus de metal :P preferia mesmo um AIO Watercooler para este processador, de 240 ou 280mm bom mas não não precisa de ter rgb ou ecrans etc
PSU​
Fonte tem de ser SFX para esta caixa, que recomendam
M2​
MSI SPATIUM M390 500GB M.2 NVMe (Para sistema)
SSD
2 SSD Samsung 870 EVO 1TB SATA III (Para os trabalhos de imagens em edição)
GPU​
Com este harware que GPU recomendariam, não queria gastar muito pois os preços ainda estão muitos loucos para o meu entender e muito mesmo para um pc segundário. Então que GPU recomendam para o uso principal que será dado!

VALOR A GASTAR SEM CONTRAR COM PREÇO DA GPU, MENOS DE: 850€

Monitores, já agora monitor para este PC será um 4k... e outros periféricos tenho todos já.

Agradecido desde já a todas opiniões menos de MAC FAN! :lol:
 
Do que eu sei não precisas GPU para editar fotos... Precisas essencialmente de Ram. 32Gb de ram ou 64, embora ainda não devas precisar de tanto. A escolha da fonte estará ligada com a questão da gráfica. Se não precisas de gráfica, se vais ter uma integrada ou fraquinha, até uma fonte de 300W deve chegar...

Motherboard, seria essa ou a Asus B550i.

Eu nesta altura já não compraria SSDs de 500GB, no minimo de 1TB...

Acredito que também não precises de 8 cores para editar fotos. É preferivel teres um clock base mais elevado.
 
Boas amigo!
Antes mais agradecido pela resposta ;)

Do que eu sei não precisas GPU para editar fotos...
Do que eu sei não precisas GPU para editar fotos...

A GPU sim já a muito tempo tem aceleramento por GPU e tira sim proveito dela! já testei um pc APU e o mesmo com uma 1080 e sim faz diferença! mas digo por experiência própria o CPU faz mais diferença :D

Própria adobe fala nisso...
https://helpx.adobe.com/br/lightroom-classic/kb/lightroom-gpu-faq.html

Em especial em monitores de 4k

A GPU sim já a muito tempo tem aceleramento por GPU e tira sim proveito dela! já testei um pc APU e o mesmo com uma 1080 e sim faz diferença! mas digo por experiência própria o CPU faz mais diferença :D

Própria adobe fala nisso...
https://helpx.adobe.com/br/lightroom-classic/kb/lightroom-gpu-faq.html

Em especial em monitores de 4k, e no meu post meti isso mesmo, é para usar em monitor 4k de 32"

Ainda assim não pede poderosas GPUs :D mas uma dedicada de média gama pouco menos talvez será sempre melhor que uma

Precisas essencialmente de Ram. 32Gb de ram ou 64, embora ainda não devas precisar de tanto.

Pela experiência que tenho para Lightroom RAM é necessário para imagens grandes em e em especialmente em raw e imagens de 45Mpix da canon R5, e nada menos de 32GB recomendo ou uso


Eu nesta altura já não compraria SSDs de 500GB, no minimo de 1TB...

Mas no meu post meti um M2 de 500GB para sistema e programa é suficiente, na lista meti até que tenho já duas unidades de ssd de 1TB para ficheiros em edição já que depois são salvos nas NAS ou/e NUVEM


Acredito que também não precises de 8 cores para editar fotos. É preferível teres um clock base mais elevado.

Amigo já trabalhou com Lightroom ??? Cores ajuda neste programas! em especial na exportação! e em especial quanto maior os ficheiros e quanto mais parâmetros usar na edição ;)




Resumido, o que quero é o melhor preço possível, não procuro o best, nem perto, não olhando a preços, pior que para apenas trabalhar em Lightroom seria deitar dinheiro fora, pois até tenho pc principal que é poderoso, mas preciso de um novo apenas para este trabalho e mulher poder trabalhar mais rápido pois o atual dela é um APU e cá em casa ninguém gosta de MAC que sei para ela até seria melhor.
 
Back
Topo