1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo PC!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por El_Ratito, 10 de Abril de 2007. (Respostas: 21; Visualizações: 1215)

1. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Boas!

Ora bem, precisava da vossa ajuda na configuração de uma nova máquina, a ser comprada no próximo mês/dois meses. Sou "fã" da AMD, mas pelo que tenho lido, a Intel, no momento, está à frente com os seus C2D...

A máquina será para todas as tarefas ditas "normais": Internet, Processador de Texto, Folhas de Cálculo, visualizar uns filmezitos (DVD e DivX); mas também para edição de imagem/video e até algum trabalho em CAD/3D... poder jogar uns joguitos também é bem-vindo :-D

Estou a pensar gastar, no máximo, 1000/1200 Euros.

Componentes a considerar:
    - Caixa (ao género da Baydream);
    - Fonte de Alimentação (Silênciosa);
    - Motherboad;
    - Processador + Cooler Silêncioso;
    - Memórias (mínimo 1Gb);
    - Placa Gráfica + Cooler Silêncioso;
    - Placa de Som;
    - Disco(s) Rígido(s);
    - Drive Óptica DW-DL;
    - Placa de Rede.

Agradeço, desde já, as vossas respostas.

Cumps

Última edição: 10 de Abril de 2007
  2. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

AEROCOOL MASSTIGE-25 BLACK FAN LATERAL 25CM - 69.95 €
    BE QUIET STRAIGHT POWER ES-600W - 103.50 €
    GIGABYTE GA-965P-S3 - 133.95 €
    INTEL CORE 2 DUO E6400 2.13 GHZ BOX - 219.95 €
    GSKILL PC2-6400 NQ Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) - 156.95 €
    WESTERN DIGITAL 250 GB 16 MB DE CACHE SATA II - 79.95 €
    XFX 8800 GTS 320 MB GDDR3 500M - 294.75 €
    TUNIQ TOWER 120 - 44.95 €

Total: 1103.95€

Tudo na F13 PC

Última edição: 10 de Abril de 2007
  3. John'Z

John'Z Power Member

CAIXA NZXT APOLLO GAMER SILVER - 85€
    ASUS P5N-E SLI NVIDIA 650i SOCKET 775 - 115€
    BE QUIET! 700W STRAIGHT POWER - 130€
    CORE 2 DUO E6400 2.13GHZ - 210€
    EVGA 8800GTS SUPERCLOCKED 320MB DDR3 HDTV PCIe - 340€
    TEAM ELITE 2GB 2x1GB DDR2-800 - 170€
    TUNIQ TOWER 120 - 45€
    WESTERN DIGITAL 400GB SATA II 16MB CACHE - 135€

1230€

4. toff

toff Power Member

Para 1000€

Para 1200:

As mobo actuais já trazem placa de rede, e placa de som tb, mas como pediste uma, pus uma na 2ª config, bem como um cpu e uma mobo superior. mas na minha opiniao com a primeira config ja vais mt bem servido.

5. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Boas!

Antes de mais, quero agradecer a quem respondeu ao tópico.

Infelizmente, só foi possível voltar a este assunto neste fim-de-semana.
    Andei a ver muito material; fiquei com algumas certezas quanto às escolhas, mas também com algumas (bastantes) dúvidas.

Cá vai a lista:

- Caixa: LIAN-LI PC-A16B 144,95 € *Esta caixa vem com 2 ventoinhas de 120 mm, não é? Se assim for, terei de adquirir uma terceira fan de 120 mm.

- Fonte de Alimentação: BE QUIET STRAIGHT POWER ES-600W 103,50 € ou
    BE QUIET STRAIGHT POWER ES-600W ES-650W 110,00 € ou
    LC POWER HYPERION V2.2 700W 105,00 € *Aqui a questão é saber se a fonte escolhida irá continuar a servir em futuros upgrades, nomeadamente: a colocação de mais um ou dois discos rígidos, mais 2 GB de memória RAM, uma nova drive óptica e, porque não, mais uma placa gráfica, para fazer SLI, isto caso escolha uma motherboard com suporte SLI.

- Motherboad: ASUS P5N-E SLI 119,95 € (*Nota: é preciso cooler para o NB nesta MB?) ou EVGA NFORCE 650i ULTRA SOCKET 775 NF66-T1 119,90 € (*Sem SLI)

- Processador: INTEL CORE 2 DUO E6420 2.13 GHZ BOX 187,95 € ou
    INTEL CORE 2 DUO E6600 2.4 GHZ BOX 222,50 € *Vale a pena dar mais 34,55 € pelo E6600?
    + Cooler p/ Processador: SUNBEAM TUNIQ TOWER 120 44,95 €

- Memórias: GSKILL PC2-6400 HK Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) 151,25 € ou
    GSKILL PC2-6400 NQ Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) 114,95 € ou
    GSKILL PC2-6400 PK Dual Channel 2 Gb (2 x 1024) 149,95 € ou
    TEAMGROUP ELITE PC2-6400 5-5-5-15 DC 2GB 107,75 € ou
    TEAMGROUP XTREEM DARK PC2-6400 4-4-4-12 DC 2GB 142,50 € *Tendo em conta que irei fazer OC ao sistema — moderado —, qual a melhor escolha dentro destas, tendo em conta performance, etc?

- Placa Gráfica: Asus EN8800GTS 320MB GDDR3 308,00 € ou
    BFG GeForce 8800GTS OC 320MB GDDR3 302,50 € ou
    GAINWARD BLISS 8800 GTS 320 MB GDDR3 305,00 € ou
    EVGA 8800GTS 320MB DDR3 HDTV PCIe 310,00 € ou
    EVGA 8800GTS SUPERCLOCKED 320MB DDR3 HDTV PCIe 330,00 € * Estava mais virado para a Gainward, mas estou na dúvida se a BFG, ou mesmo a EVGA, não será a melhor escolha... será que vale a pena dar mais ~25 € por uma já OC?

- Placa de Som: ONBOARD *Tem boa qualidade de som? Pode-se comparar com as antigas Creative Sound Blaster Live! 1024?

- Disco Rígido: SEAGATE BARRACUDA 320 GB 16 MB DE CACHE SATA II 84,95 € ou WESTERN DIGITAL 320 GB 16 MB DE CACHE SATA II SE 94,95 € *Qual é o mais fiável?

- Drive Óptica DW-DL: LITEON LH-20A1S (SATA) BLACK 36,30 €

- Placa de Rede: ONBOARD

Obrigado!
    Cumps

Última edição: 14 de Maio de 2007
  6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Boas.

Queres o PC para trabalhar, para jogos ou para fazer vista?

Se não for para fazer vista, poupa uns bons trocos na caixa. Compra uma caixa simples e algo grandinha para não abafar tanto o calor lá dentro. Consegues poupar à vontade pelo menos 75€ logo aí. (É que 150€ por uma caixa é algo abusado).

Com a fonte de alimentação também podes poupar alguns trocos, tens várias fontes com boa qualidade e quase a metade do preço. Toma é atenção aos valores das fontes e compara com as marcas melhores, de certeza que arranjas algo semelhante por um preço mais em conta.

Processador: Fica-te pelos AMD. São, sem sombra de dúvida, mais rápidos que os Pentiums e mais baratos, o que significa que pelo mesmo preço podes arranjar algo superior. Por exemplo o AMD X2 AM2 5600+ (190€ +-). Se encontrares a versão tray, em vez de Box, poupas uns 30€ que depois podes gastar num cooler bastante superior ao que vem na box.

Boards: Há quem goste mais das DFI, eu pessoalmente acho as Asus mais estáveis, especialmente se andares a puxar pelo computador ao máximo. O resto é ao teu gosto. O SLi para jogos acho que não compensa muito mas para CAD/3D já vale a pena. Ou então compras uma board mais barata (sem SLi) e gastas mais numa gráfica Nvidia Quadro, que apesar de caras, são bastante mais potentes que qualquer GeForce. Se achares que não vale a pena gastar tanto na Nvidia Quadro (só vale a pena para eng. e profissionais) e usar CAD/3D não compres nada com menos de 256Mb e pelo que tenho visto as gráficas ATI têm inúmeras falhas ao serem usadas com estes programas. Se queres mesmo usar SLi, compra uma board que suporte duas gráficas SLi com as duas a 16x, a maioria das boards SLi, quando com duas gráficas, só suporta 8x.

RAM: Compra pelo menos 2Gb e que funcione a uns 600 ou 800Mhz. Consegues arranjar isto entre os 100 e os 200€ (depende da marca) mas não sejas mt forreta nisto pois é fundamental para o bom funcionamento do pc.

Drives: Compra LG! lol Eu tenho a Asus, a minha namorada tem a LG e sinceramente a dela é superior e foi mais barata 10€.

Disco: Creio que de momento os WD são os mais rápidos. Tenho um Seagate que teve que ser trocado duas vezes na primeira semana porque tinha problemas, de resto nada a apontar, o que me deram em troca nunca deu um único problema. um Seagate 320Gb custa +- 80€.

Monitor: CAD? Não há nada melhor que um belo TFT de 19" ou 21"... O tempo de resposta para jogos convém ser o mais baixo possivel, para CAD é indiferente. Arranjas por menos de 200€ axo eu.

Eu recomendo:
    Caixa: Asus ATX TA210 - 36.9€
    Fonte: Nox Urano 600w Sli 12cm - 46.9€
    Board: Asus M2N4-SLi nForce4 - 76.5€
    CPU: AMD X2 5600+ Box - 189.9€
    RAM: Team Elite 2x1Gb DDR2 PC6400 - 118€
    Disco: Seagate 320Gb SATA II 16Mb - 81.9€
    Gráfica: XFX 8800GTS 320Mb DDR3 560MHz - 309.9€ (ou EVGA)
    Gráfica (Alternativa +barata): EVGA GeForce 6800GS 256MBDDR3 PCI-E - 139€
    Drive: LG DVD+/-RW H42L LightScribe Double Layer - 32.9€
    Monitor: LG TFT L1919s-SF 8MS Silver - 186.9€

Isto dá um total de 1046€ (ou 876€ com a segunda gráfica). Ainda te sobram 150€ (ou 330€) para uma boa placa de som (caso queiras algo mesmo muito bom porque a on-board é boa o suficiente para a maioria das pessoas), teclado e rato e alguns extras.

Última edição pelo moderador: 14 de Maio de 2007
  7. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Obrigado, rjem!

Caixa: realmente a minha escolha é bastante cara, mas ser unicamente para fazer vista, não posso concordar, de todo... a caixa tem umas boas dimensões, é toda em alumínio (funciona como um dissipador), tem MB remoble tray (para mim, é uma excelente feature), muita boa ventilação e vários pormenores interessantes na questão do silêncio... a meu ver, só será mau investimento se não der para futuros upgrades... há até quem ache (talvez a maioria) que esta caixa esteticamente não é nada de especial, por isso, não dá para fazer vista :-D , são opiniões :)

Fonte: será que uma Nox 600W consegue ter uma performance capaz (e ser silênciosa), tendo em conta um upgradezito, como referi no meu post acima?

Motherboard: pois, estou em dúvida aqui... eu não preciso de uma board para grandes OC... SLI, se calhar até seria uma boa possibilidade num futuro próximo... a questão do suporte de x16... bem, não sei mesmo...

Processador: neste momento, os AMD são melhores que os Intel Conroe?! Tudo o que li dizia absolutamente o contrário...

Placa gráfica: penso que a compra de uma 8800GTS 320MB será a mais indicada, mas a dúvida é saber qual a marca aconselhada... já ouvi falar bastante mal das XFX, e bem das EVGA e Gainward... qual a melhor compra?

Memória RAM: estava a pensar em 2GB e dar até ~150,00€... quais as melhores: Gskill ou Teamgroup?

Drive óptica: a escolha recaiu na Liteon por ser a mais equilibrada... gosto das Asus, mas segundo o Wizard (o grande entendido nesta matéria) e alguns reviews, a Liteon é a escolha mais equilibrada para quem quer testar a qualidade dos discos gravados...

Discos: pois, Seagate ou Western Digital? Eu tenho dois discos da Seagate IDE e não tenho nada de mal a apontar, a não ser um pouco de ruído...

Agradecia mais opiniões

Última edição: 14 de Maio de 2007
  8. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se não fores fazer overclock.. são mais ou menos ela por ela (os AMD vs Intel)

Eu neste momento iria mesmo para um conroe.. e com uma board que suporte bem quad-core..ficas mais ou menos precavido para o futuro porque os AMD vão ter socket nova em breve.. (apesar de ser retro-compatível)

Cumps

9. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Obrigado!

Quero aproveitar o OC que os Conroe possibilita :-D , mas não quero fazer OC extremo...
    Achas que vale a pena ir para o E6600 (fica por mais 35€)?

10. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Se entre o E6420 e o E6600 vale a pena.. sinceramente não sei.. acho que a única diferença é que um tem o multiplicador a 8x e o outro a 9x

Eu comprava por mais 35€.. mas isto sou eu :)

Numa nota pessoal em relação ao gravador e devido a umas frustrações recentes.. fica longe dos LG (experiência pessoal)

11. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Se calhar ainda vou para o E6600... quanto à drive óptica, a escolha está feita: Liteon! Caso não seja possivel este gravador de DVD, iria para a Asus ou Sumsung...

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Antes de mais, peço desculpa se me expliquei mal, eu não conheço a caixa, só tava a dizer aquilo para veres se a caixa vale mesmo esse dinheiro. Muitas vezes vejo malta a dar quase 200€ por caixas de plástico da marca XPTO só pk têm luzinhas... E sim, MB removable tray dá uma grande ajuda sempre que quiseres tirar a board, embora eu só o tenha feito aí uma ou duas vezes em cada pc que tive.

AMD é ela por ela com Intel, a vantagem é que por exemplo um "AMD 100" é 20 ou 30% mais barato que um "Intel 100", logo podes comprar o "AMD 150" pelo preço do "Intel 100".

Quanto a reviews é um bocado subjectivo. Eu também vejo reviews a dizerem que o Norton é o melhor antivirus (:-D), que as ATI são melhores que as Nvidia, etc.
    Não há nada como testarmos nós mesmo. Pessoalmente nunca vi um Pentium a trabalhar mais rápido que um AMD (com processadores equivalentes).

Alem disso pentiums com OC dá "molho"... A AMD já suporta OC por natureza, a Intel só está a fazer isso para entrar no mercado dos "entusiastas" dos PCs e OCs... Isto tem a ver com a arquitectura usada no processador.
    Até te digo mais, o meu AMD faz OC sozinho sempre que necessário. Consegue fazer cerca de 32 mudanças de velocidade por segundo. Tão depressa está a 2.0ghz como a 2.4Ghz, nunca deixa é o pc ficar lento... E não, não tenho nenhum programa especial para isso, é assim de fábrica.

Quanto à fonte... pah... eu tenho um PC mais potente que o que acabei de te recomendar e a minha fonte, de 660W, até hoje nunca me deu problemas, já lá vai um ano e tal, mas recomendei aquela porque não encontrei nenhuma a 700W com um preço decente. Alem disso, não sei se já estudaste electricidade mas 700W já é muita potencia mesmo.

XFX é uma boa marca. Digam o que disserem, é uma boa marca. Sempre tive XFX e cada vez que entrava no site para ir buscar drivers deparava-me com prémios atribuidos pela própria Nvidia à XFX por ser a marca que melhor partido tira dos seus chips. A Asus, tenho muita coisa dessa marca, e considero-a uma marca de referência, costuma ser boa em tudo o que faz, embora nunca tenha testado uma gráfica deles. A EVGA é outra boa marca. Pelo que tenho falado com amigos e colegas a EVGA está se a tornar uma marca de topo no que diz respeito a gráficas. A Gainward oiço falar muito mas por malta que joga uns jogos e afins, nada que outras placas não façam também.

MB é um bocado ao teu critério, escolhe um bom chip, como nForce, e uma boa marca. O resto da board são extras que podes querer ou não. Certifica-te é que dá para montar tudo o que queres ter agora e de futuro.
    O meu erro foi ter comprado com socket 939 uns meses antes de sair a AM2, por isso um conselho para todos os que vão comprar pc agora, esperem um mês ou dois e comprem boards com suporte para quadcore.

De fabricantes de RAM não percebo mesmo nada, sei que quanto mais e mais rápida melhor. Também sei que convém comprar sempre os packs de 2 (e sempre da mesma marca) por questões de compatibilidade. No meu caso pedi a um amigo que monta PCs para grandes empresas para escolher por mim, só sei que paguei entre 180 a 200€.

Nota em relação aos CPUs com OC:
    Seja qual for o CPU, nunca vale a pena pagar mais pelo OC, se o que se comprar for igual.
    OC no CPU é das coisas mais faceis de se fazer, especialmente se a diferença for só um multiplicador. Ligas o PC e em menos de 15 segundos tens isso feito, alem de poupares dinheiro. Nas gráficas e ram é a mesma coisa só que o OC não é tão básico como nos CPUs.

De resto não estou a ver que mais te diga.

Boas compras...

Última edição pelo moderador: 15 de Maio de 2007
  13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Desculpa lá os testamentos mas acho que seria mau chegar aqui, dar uma lista e não explicar.

14. El_Ratito

El_Ratito Power Member

Obrigado, mais uma vez!

Fonte: isso das potências máximas indicadas tem muito que se lhe diga... é preciso ter amperagem adequada e estável...

Quanto ao resto, sei que não se pode confiar em todas as reviews que se vê pela net fora, mas em muitos dos casos, ajuda bastante...

Estou a ponderar... queria uma ajuda na escolha da motherboard, memórias e gráfica... se alguém poder dar uma ajuda final, era muito bom!

Cumps

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Exacto, foi o que eu disse no primeiro post. É mais importante os outros valores do que propriamente a potência. Também há que ver a cablagem, coisas do chinês tendem a trazer cabos bastante finos e de má qualidade que tendem a dissipar mais energia por calor (efeito de joule) do que outra coisa qualquer...

A minha opção:
    AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 5600+ - 190€
    Asus M2N-E NVIDIA nForce570 Ultra - 100€
    G.Skill 2x1024MB DDR2 PC6400 NQ - 140€
    Asus 8800GTS 320MB DDR3 PCI-E 500MHz - 309€
    ou
    XFX 8800GTS 320MB DDR3 PCI-E 500MHz - 280€

16. blazt

blazt Banido

Saiu hoje na *****:

***** CONROE E6600 8800GTS/320 P5B DELUX 2GB SUPERCLOCK
    - Lian Li aluminio PC7B REV3
    - Fonte excelente Zalman 600HP 600Watt reais
    - Asus P5B Deluxe
    - Intel Core2 Duo E6600 4MB cache
    - Cooler Coolermaster Hyper TX
    - Gráfica Evga 8800GTS 320GB DDR3
    - 2GB Team Elite ddr2-667
    - Disco 320GB sata2 16MB cache
    - Gravador DVDRW Asus 18x Super Silent

"PC técnicamente perfeito! sem comparação. Ventilação excelente e super silenciosa. Superclocked a 3 Ghz."

1090.00 EUR.

http://www.*****.com/loja/?id=55

17. technon

technon Power Member

Ia, tambem ja tinha reparado nesta nova config..
    Parece estar fixe para 1000€.
    Para 1200€ talvez trocar a 8800gts por uma gtx ou meter mais um disco de 300 se fosse preciso.

cumps

18. ogrish

ogrish Power Member

Gráfica: XFX 8800GTS 320Mb DDR3 560MHz - 309.9€ (ou EVGA)

onde arranjas estes preços?

e btw ha alguma board Asus pa amd que se equivale a' p5n32-e Sli ?

ps: Não ha' nada como fazer uma caixa pa poupar uns trocos ;P

Última edição: 16 de Maio de 2007
  19. yosei

yosei Power Member

AEROCOOL MASSTIGE-25 BLACK FAN LATERAL 25CM - 69.95 €
    FONTE- LC POWER 560W SILENT TITAN SLI/CROSSFIRE- 72€
    ASUS STRIKER EXTREME - 335€ (plca de som incluída)
    C2D E6420 OU E6600 - 188€ ou +35€ axo
    TEAM ELITE 1GB 2x512MB DDR2-800 DUAL CHANNEL- 62.90€
    SEAGATE BARRACUDA 250GB SATA2 7200.10 16MB - 69€
    XFX 8600 GT XXX - 166€ ou podes comprar a 8600 GT da expertvision que é 125€ e fazer tu o overclock visto que a xfx e a versão overclockada....(a expert vem com 540Mhz de core se nao me engano mas ja li topicos onde a puxam ate aos 900 de core) a xfx vem com 620 de core se nao me engano...

total 962.85€ e + uns trocos o resto do orçamento gasta no cooler e na drive optica ou melhora algum dos componentes como a ram

pah dps a drive optica e barata e o cooler po cpu tb informa-te sobre o cooler.

os preços foram tirados de www.*****.com claro kse procurares noutras lojas podes encontrar esses componentes + baratos mas nao me apteceu pesquisar ( por exemplo na ***** a striker extreme ta a 335€ e ja a vi a 325€) ha se kizeres isticar um pouquinho
    compras duas xfx's dessas e metes em SLI (x16 x16) podes optar entre a xpertvisio (versao + barata se quizeres overclockar) ou xfx
    ^^
    its up to you ^^
    cumpz e espero ter ajudado nao sei se existe configuração identica nao me dei ao trabalho de ler mas se existir peço desde ja desculpa^^

PS: o cpu podes puxar bem por ele com um bom cooler se for bom podes puxar ate uns 3.4 acho...ha se fizeres a configuração de cima sem SLI podes pensar num sistema water cooling como um extra^^ assim puxas pelo cpu a vontade mas nao se se nao vais ter de esticar o orçamento um poukinho...

Última edição: 16 de Maio de 2007
  20. blazt

blazt Banido

XFX GeForce 8800GTS 320MB 560M (PCI-E):
    305.00EUR: http://www.infosom.net/catalog/product_info.php?products_id=2219
    309.82EUR: http://www.csmarket.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=34466
    309.90EUR: http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=5829

Partilhar esta Página