1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Novo PC

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por SamK, 16 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 62; Visualizações: 3078)

1. SamK

SamK Power Member

Boas!
    Tou a pensar comprar um pc novo, andei a pesquisar um bocado e cheguei a esta configuração:

Processador - Intel Core 2 Quad Q9400
    Motherboard - Asus P5E64 WS Evolution
    Placa gráfica - Asus EAH 4870/G/HTDI 512 Mb
    Memória - Kingston 4 Gb 1333 Mhz DDR3 (2 x 2 Gb)
    Disco rígido - Seagate Barracuda 500 Gb SATA 3.0 Gbs 7200 rpm 32 Mb
    Fonte de alimentação - Coolermaster Extreme Power 650 W

O pc é essencialmente para CAD e programas do género, filmes e um ou outro jogo.
    O meu orçamento é de +/- 800 €.
    Gostava que me dessem umas opiniões sobre a configuração que apresentei, o que é que alteravam e o que é que sugerem como alternativa.
    Obrigado!

2. Ghostryder

Ghostryder I fold therefore I AM

Não precisas de caixa? Responde a um dos questionários.

De qualquer forma ve isto:

INTEL CORE 2 QUAD Q9550 E0 (2.83GHZ) SKT 775 BOX [269,60 €]
    ASUS P5Q PRO [124,90 €]
    GSKILL KIT 4GB DDR2 1000MHZ PI (CL5) [59,30 €]
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB [67,20 €]
    CORSAIR VX-550W [84,00 €]
    SAPPHIRE HD4870 512MB DDR5 PCI-E [198,60 €]

Preço 818,60 € (GlobalData)

DDR3 em socket 775 (quadCore) não compensa.

Pus um disco WD 640 porque acho que compensa a diferença em relação ao preço do WD de 500GB... mas se quiseres baixar mesmo para 800€ troca esse WD de 640 para um de 500gb.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2009
  3. HardwareHelper

HardwareHelper Power Member

Na designpc tens o Samsung F1 640GB por 56 €, acho que vale a pena pensar ;)

4. Se precisares de um PC de +/- 800€ para ver filmes e jogar mas principalmente para correr aplicações como AUTOCAD penso que esta configuração seja uma boa escolha:

INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX
    ASUS P6T
    TRANSCEND KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9)
    SAPPHIRE HD4830 512MB DDR3 PCI-E
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB
    NOX ATX URANO 600W 12CM SLI
    Total: 816.4€

INTEL CORE I7 920 (2.66GHZ) SKT 1366 BOX
    GIGABYTE GA-EX58-DS4
    TRANSCEND KIT 6GB DDR3 1333MHZ (CL9)
    SAPPHIRE HD4870 512MB DDR5 PCI-E
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB
    NOX ATX URANO 500W 12CM
    Total: 869€

Se não puderes gastar mais de 800€ não troques o disco sugerido pelo Ghostryder porque eu acho que é uma excelente escolha, troca antes a ASUS P6T(227.1€) por uma GIGABYTE GA-EX58-DS4(204.7€) por um total de 794€. Se for possível subir o orçamento para 870€ podias trocar a SAPPHIRE HD4830 512MB DDR3 PCI-E(112.6€) por uma SAPPHIRE HD4870 512MB DDR5 PCI-E(198.6€). Se 870€ for muito, mesmo que sejas um Gamer exigente essa HD4830 consegue jogar qualquer jogo a 1920x1200 sem problemas(excepto os títulos Crysis ou outro jogo que não tenha conhecimento) e porta-se muito bem no AUTOCAD.

5. HardwareHelper

HardwareHelper Power Member

A fonte da segunda config é um bocado fraca, nap ha assim muita diferença de preço para a 600W, acho que se justifica a troca ;)

6. RSC

RSC Power Member

Essas fontes é para ver se há fogo de artifício...?

PS: "mesmo que sejas um Gamer exigente essa HD4830 consegue jogar qualquer jogo a 1920x1200 sem problemas(excepto os títulos Crysis ou outro jogo que não tenha conhecimento)" -> Isto era brincadeirinha certo? ;)

7. Acerca da fonte eu posso dizer com certeza são silenciosas, estáveis e um nível de eficiência bastante aceitável, eu conheço-as porque eu testei duas máquinas com a de 600w.

Acerca da HD 4830 acho que é a minha gráfica favorita de todas as que tive e testei porque é muito barata e jogo quase qualquer jogo ao máximo. Os jogos testados recentemente foram Devil May Cry 4, The Witcher Enhanced Edition, Dead Space, Far Cry 2(Modo Directx9), Gears of War(Modo Directx9), Mass Effect, Tomb Raider Underworld, Left 4 Dead, Half Life 2, Command & Conquer Series, Call of Duty 4 e 5, Diablo 2, Grim Fandango, Prince of Persia excepto AA(4x em vez de 8x), Pure, Resident Evil 4, Sacred 2, Bioshock, Timeshift, Burnout Paradise, Pro Evolution Soccer 2009 e Assassins Creed.

A gráfica estava em 690/980 para alguns jogos e a 700/1000 para o Devil May Cry 4 para tentar tirar um S Rank mas a maioria nem precisa de overclock. Se precisares de algum benchmark não me importo de tirar alguns screenshots.;)

8. RSC

RSC Power Member

As fontes NOX, ainda para mais a Urano 500w e a Urano 600w, são muito fracas. A qualidade de construção é má e elas não são nada fiáveis, além de que com o uso e em heavy load muitas delas começam a chiar, literalmente.

Quanto à 4830 é uma gráfica mid-low end, com 512MB de memória, que custa entre os 95 e os 115 €. É uma gráfica razoável sim, mas para resoluções baixas (leia-se 1280x1024), acima disso já fica curta. A 1900x1200 fica muito, mas muito, curta.

9. SamK

SamK Power Member

Como não ligo muito ao aspecto visual a caixa é algo que deixo para pensar depois.
    Quanto ao disco, como não costumo acumular muita informação, um disco de 500 Gb parece-me ser mais do que suficiente.
    Relativamente à fonte de alimentação que sugeriste, 550 W não será pouco? Até porque a diferença de preço para a Coolermaster EP 650 W é quase nula.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2009
  10. SamK

SamK Power Member

Eu nem sequer tinha ponderado a hipótese de comprar um core i7 porque sendo relativamente recente, ainda terá uma margem de progressão até atingir a "maturidade".
    Outra questão é o facto de a oferta ainda ser muito reduzida (apenas 3 processadores), apesar do mais "fraco" estar ao nível dos processadores de topo da geração anterior. De qualquer forma acho que o ideal é deixar esta tecnologia "amadurecer" um bocado.

Relativamente às configurações que apresentaste, 6 Gb de memória não será um bocado exagerado? É certo que tem uma margem de progressão considerável, mas de qualquer forma só com um SO de 64 bits é que dará para usufruir da sua totalidade e mesmo assim, quer para jogos, quer para AutoCAD e afins, 4 Gbs é capaz de ser mais do que suficiente. Já agora, porque é que optaste pela Transcend e não pela Kingston ou Corsair? Foi só pelo preço?

Quanto à gráfica, concordo com o RSC, uma 4830 é capaz de ficar um bocado aquém para resoluções um bocado mais elevadas. E para trabalhar com algum conforto no AutoCAD o ideal é um monitor com 22" (já que vou gastar dinheiro estava a pensar num já com HDMI) se calhar o melhor é optar por uma 4870, não achas?

Ainda acerca da placa gráfica, desculpem lá se for uma questão um bocado parva, mas porquê a preferência pela Sapphire? Só pergunto isto porque sou um fã da Asus e não estou a ver grande diferença entre ambas, para além do preço, que também não é assim tão significativa.

11. Ghostryder

:n1qshok: Não percebi essa....

Cumps

12. SamK

SamK Power Member

Os processadores Intel Core i7 apenas estão disponíveis nas versões 920, 940 e 965, sendo que o 920 é o mais acessível (pelo menos na minha opinião), comparativamente com os processadores Core 2, os quais têm uma gama muito mais alargada.

13. RSC

RSC Power Member

E...? Os i7 são topo de gama, não é preciso existirem 10 versões para serem os melhores.

PS: Vai sair agora um stepping novo do 920 e um novo, o 950, também está na calha daqui a uns tempos.

14. SamK

SamK Power Member

Pronto, ok!
    Então vou pôr a coisa de outra forma:
    Com base no orçamento que apresentei e tendo em conta a utilização prevista, bem como alguma longevidade para o sistema, qual é a opção que propões? Core i7 ou Core 2 Duo(ou Quad)?

15. SamK

SamK Power Member

Antes de mais deixem-me agradecer os vossos posts!

Apesar de tudo, continuo com uma duvidazita:

A configuração que apresentei inicialmente é alguma coisa de jeito ou não?

Desculpem lá a pergunta, mas é que acabei por me dispersar do tópico inicial!

16. Ghostryder

Na minha opinião está boa... depende das condições em que compras a board... mas de resto está tudo ok!

17. SamK

SamK Power Member

Condições em que compro a board? Não percebi!

Tive algumas dúvidas na gráfica (entre a HD4870 e a GTX260), mas pelos comparativos que vi a HD4870 parece ser bastante equilibrada e com boa performance.

A minha principal dúvida está no processador. O Core 2 Quad parece-me ser uma escolha melhor relativamente ao Core 2 Duo, mas sinceramente só optei pelo Q9400 tendo em conta o preço. Ainda não sei bem se é a melhor escolha!

18. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

1--> para aquilo que queres opta pelo Quad

2--> Não precisas de uma hd4870 para trabalhar em CAD..nem perto

Cumps

19. SamK

SamK Power Member

A opção pela HD4870 é mais pelos jogos, pelo hd e para ter uma margem de alguns anitos sem ter de pensar em upgrades.

20. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Hmm..ok era so porque no teu post inicial tens :

E tal a comprar uma hd4870 para jogar um ou outro jogo poderia não ser minimamente necessário ;)

Cumps

Partilhar esta Página