1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo portal de videos em portugues - belacena.com

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por changelog, 14 de Maio de 2007. (Respostas: 0; Visualizações: 1480)

  1. “Bela cena!” é uma expressão que a maior parte das pessoas já disse, ou ouviu durante uma conversa informal. Naquele preciso momento, ficou bem claro que alguma coisa era mesmo muito boa… era uma “bela cena”!
    Bela cena é agora também sinónimo de um novo sítio na Web, dedicado à visualização e partilha de vídeos: WWW.BELACENA.COM
    Assim à primeira vista pode parecer que o BELACENA.COM é apenas mais um sítio de vídeos na Internet, mas quando tentamos perceber o objectivo real do projecto, é fácil encontrar as diferenças: a aposta na qualidade dos vídeos, por oposição à quantidade, e um design forte e colorido, que contrasta com o aspecto branco e estéril dos outros sítios do género.
    Outra grande diferença é a sua origem: 100% “made in azores”.
    O BELACENA.COM é o resultado de 10 meses de trabalho intenso de uma equipa de 4 pessoas, lideradas por Rui Almeida, designer de profissão e mentor do projecto, que deram as suas horas livres a um sonho que promete tornar-se rapidamente num sucesso a nível nacional.
    A nível tecnológico, o BELACENA.COM está assente numa plataforma LAMP típica, recorrendo às versões mais recentes do PHP e do MySQL, bem como à framework CakePHP, tirando assim partido da experiência que os programadores tinham na linguagem, mas aproveitando os padrões de desenho e de desenvolvimento mais avançados. A componente administrativa do sítio está programada em.NET e suportada por Web Services que executam num runtime Mono. Existem também alguns scripts de manutenção escritos em PERL e ainda muito Javascript à mistura.
    Passando por várias interacções, quer no que diz respeito ao aspecto gráfico, quer nas tecnologias envolvidas, o projecto atingiu finalmente a maturidade necessária para que o público em geral possa tirar partido do vasto conteúdo que o BELACENA.COM tem para oferecer. Apesar de já estar completamente funcional, a equipa considera que ainda existem alguns detalhes que terão de ser revistos a curto prazo e promete que, no futuro, aparecerão novas funcionalidades, nomeadamente a versão 2.0.
    Apesar de não ter sido o primeiro sítio Web exclusivamente dedicado à visualização e partilha de vídeos a ser lançado em Portugal, o BELACENA.COM é o segundo a aparecer e apenas algumas semanas depois do lançamento do Sapo Vídeos. As comparações irão ser inevitáveis, mas a aposta é na qualidade dos vídeos submetidos, havendo uma forte intervenção editorial.


     

Partilhar esta Página