Novo portatil: macbook, engenharia e windows

Godas

Membro
Bom dia a todos!

Pois é, em principio vou ter que comprar outro portatil para substituir o meu velhinho toshiba. E então com tanta oferta não sei para me onde hei de virar.

Então é assim:
- Preciso de um pc pequeno (ate 13,3... qt mt 14... mas nao era desejado), fiavel e robusto, leve, com boa autonomia de bateria;
- Não necessito de gráfica dedicada;
- O portatil será para uso de office, net, um ou outro cad, ou ou outro shop e ficamos por ai...
- Tenho um orcamento ate 1200€ (mais coisa menos coisa)
- Convinha que fosse "estéticamente atraente", se assim se pode dizer.

Andei a ver aqui no forum e parece que muitas vezes sugerem o macbook... toda a forma sobre isso fiquei com algumas duvidas:

- O mac corre autocad? O office é totalmente compativel? Os programas generalistas mais usados sao compativeis?
- No caso de querer instalar windows no mac este fica tal e qual como se por exemplo tivesse um portatil toshiba equivalente? Existem vantagens ou desvatagens de colocar um mac com windows perante um pc normal ou seja há alguma coisa/ funcionalidade que se perca?


Obrigado a todos pela a ajuda! Se puderem indiquem me tb sitios porreiros onde comprar os equipamentos| Muito obrigado ;)

Cumps,
Godas
 
Que grande confusão vai nessa cabeça...

Não há compatibilidade entre programas para MacOs e Windows, ponto final!
Há versões diferentes dos mesmos programas para cada um dos sistemas operativos, como o MS Office ou o Photoshop, portanto não há problemas com compatibilidades porque os programas são nativos.

Não há AutoCAD, mas há outros programas de CAD que correm em Mac. Podes ver no site Architosh algumas destas alternativas.

E quanto a não precisares de uma gráfica dedicada... Se vais trabalhar em CAD sem uma placa dedicada, tens um parafuso a menos. :rcarton:
Se não há memória gráfica para o computador usar, onde é que julgas que ele a vai buscar? Ao Disco! O mesmo disco onde ao mesmo tempo estás a escrever o que estás a criar, ou seja, fica tudo LLLLLLLLEEEEEEEEENNNNNNNTTTTTTOOOOOOOOOOOOO...

Por fim, correr um sistema operativo em hardware que não foi bem feito para ele, nunca me pareceu boa ideia. Se queres correr Windows, compra um PC. É uma maneira simples de não complicar sem haver necessidade disso.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta!

O uso de cad ira ser mt pouco frequente, dai dizer que nao necessitava de grafica dedicada... mas fiquei com mais duvidas! :D Pq nao recomendas o uso do mac como pc windows? Deixa a desejar em algum aspecto perante um pc normal?

E pensei tb... oico mta gente a dizer bem do osx... para o meu uso acham que é apropriado?

E... portateis... nao me deram sugestoes!! Fico a espera!

Obrigado!
 
Acho que procuras o mesmo que eu, ou quase, vê este aqui. Tem lá exemplos do que procuras.

Eu não percebo muito bem porque é que falam do autocad como um software tão pesado, ele fala de autocad em termos de engenharia, ele não irá ter um bairro desenhado em autocad com todos os detalhes e renderização 3d, isso é coisa de arquitectos. Eu estou farto de trabalhar em autocad em pcs sem grandes gráficas, com 512 de ram, até com processadores de 500 Mhz (não me lembro do resto das specs mas neste caso já arranhava um bocado).

Posso relatar a experiencia de um amigo meu (e não é um amigo, de um amigo, de um amigo, é um dos meus melhores amigos que conheço bem e já mexi várias vezes no pc dele) que tem o macbook de 512 mb de ram, corre autocad, windows, robot millenium, photoshop e diz que arranha um pouco por vezes, mas nada de especial/grave. Se fores para um macbook de 1gb de ram e com mais processador acho que mesmo esses casos pontuais em que o pc pede um pouco mais de recursos irão desaparecer por completo.

O windows não irá correr com tanta fluidez como o SO da mac, mas sempre que falam nisso até parece que o pc fica com metade dos recursos e não é nada que se pareça com isso. Não estou a defender um mac em detrimento de um pc eu próprio ando indeciso, só acho que falam sempre de sacrilégio quando se diz que se vai meter windows num mac e acho que isso é um grande exagero, especialmente porque conheço bem quem tem um macbook dos mais fraquinhos da linha actual e faz isso.

Queria alertar para o facto do macbook não ter uma série de extras que umpc usualmente tem, como leitores de cartões, teres teres de comprar adaptadores para ligar cabos s-video, monitores (em principio), etc...
 
Back
Topo