Power-WiFi Plume

É o que eu faço...em switches e routers próprios distribuídos pela casa....modo bridge e todos os meus routers a funcionarem...caso contrario esqueçam lá os equipamentos deles que não servem para nada!

E o barramento que a NOS faz na largura de banda da rede 2.4 GHz (20 MHz) é péssimo! Tudo barrado enfim!

Eu tenho uma rede própria de routers em minha casa...

Os plumes melhoram um pouco o alcance...ms não servem para nada em velocidade!

Os Plumes pouco na nada tem de interesse! O ideal é como faço...uma rede própria...equipamentos próprios...investimento já de 400 euritos..
Caro Meotuga
Dava para fazer um resumo dos equipamentos que tens na rede, por aqui ou mensagem privada.
Tenho a minha rede com algumas coisas minhas (nomeadamente os switches) outras coisas da NOS.
Gostava de saber se compensa esse investimento.
Obrigado desde já.
 
Os Plumes ficam todos na mesma rede, mas penso que se tiveres o router com wifi, mesmo que ponha nome comum eles vão funcionar em separado

No meu caso, tenho casa grande com 4 pisos, a maneira de ter a cobertura por toda a casa foi ter um Plume por piso mas todos ligados ao router por cabo (com um switch pelo meio). Eles próprios fazem a gestão e assim tenho bom sinal em qualquer piso, coisa que não acontecia se estivessem apenas ligados por wireless!!!!

Vou ter tentar organiza-los melhor para ver se fica tudo só com plume.

Obrigado
 
Caro Meotuga
Dava para fazer um resumo dos equipamentos que tens na rede, por aqui ou mensagem privada.
Tenho a minha rede com algumas coisas minhas (nomeadamente os switches) outras coisas da NOS.
Gostava de saber se compensa esse investimento.
Obrigado desde já.

Oi

Resumido:

Do router do operador saem cabos de rede cat5e (LAN 1, 2, 3 e 4)...LAN 1 e 3 vão ter a um switch cada ( LAN 1 - Switch TP - SG 105 E ) e (LAN 3 - Switch TP - SG 105 E) em que os mesmos com IGMP snooping v3 para IPTV ligam boxes e computadores.

LAN 2 - liga (piso superior) a um router ASUS RT-AC1200GU que também está com ativação de IGM Snooping V3 e liga mais computadores e boxes e difunde Wi-Fi (2.4 GHz e 5 GHz) e por sua vez desse router sai um cabo de rede para o lado oposto do piso (sem sinal) que liga outro router EDIMAX Broadband router em 2.4 GHz ( largura de 40 MHz com 100 down/100 up) e çpor sua vez tem mais 4 portas para se ligar o que se pretender por cabo ao router.

LAN 4 - está ligado a um piso 3 (ainda mais superior) a outro ASUS RT - AC1200GU que também está com ativação IGMP Snooping e liga mais computadores e boxes (se for preciso) e difunde Wi-Fi (2.4 GHz e 5 GHz) com sinal a 100%.

Assim resumido...

Esquece os aparelhos das operadoras...para mais na NOS ! que está tudo barrado.

Esquece lá os plumes...não presta para nada isso. Falo por experiencia própria !

Alguma coisa diz
 
Última edição:
Oi

Resumido:

Do router do operador saem cabos de rede cat5e (LAN 1, 2, 3 e 4)...LAN 1 e 3 vão ter a um switch cada ( LAN 1 - Switch TP - SG 105 E ) e (LAN 3 - Switch TP - SG 105 E) em que os mesmos com IGMP snooping v3 para IPTV ligam boxes e computadores.

LAN 2 - liga (piso superior) a um router ASUS RT-AC1200GU que também está com ativação de IGM Snooping V3 e liga mais computadores e boxes e difunde Wi-Fi (2.4 GHz e 5 GHz) e por sua vez desse router sai um cabo de rede para o lado oposto do piso (sem sinal) que liga outro router EDIMAX Broadband router em 2.4 GHz ( largura de 40 MHz com 100 down/100 up) e çpor sua vez tem mais 4 portas para se ligar o que se pretender por cabo ao router.

LAN 4 - está ligado a um piso 3 (ainda mais superior) a outro ASUS RT - AC1200GU que também está com ativação IGMP Snooping e liga mais computadores e boxes (se for preciso) e difunde Wi-Fi (2.4 GHz e 5 GHz) com sinal a 100%.

Assim resumido...

Esquece os aparelhos das operadoras...para mais na NOS ! que está tudo barrado.

Esquece lá os plumes...não presta para nada isso. Falo por experiencia própria !

Alguma coisa diz


E esses switches tens localizados nalguma caixa interna? ou os cabos estão todos a vista? A minha casa é de 2005 e eu penso que tem uma caixa central onde dali vai dar a todas as tomadas de tv cabo. sera que consigo fazer (nao eu mas mandando vir um eletricista) tipo isso mas em LAN? ou seja sem furar nada de paredes, tudo a passar pelas calhas internas. nao percebo muito do assunto.

de resto concordo em absoluto, ter equipamentos proprios é bem melhor
 
E esses switches tens localizados nalguma caixa interna? ou os cabos estão todos a vista? A minha casa é de 2005 e eu penso que tem uma caixa central onde dali vai dar a todas as tomadas de tv cabo. sera que consigo fazer (nao eu mas mandando vir um eletricista) tipo isso mas em LAN? ou seja sem furar nada de paredes, tudo a passar pelas calhas internas. nao percebo muito do assunto.

de resto concordo em absoluto, ter equipamentos proprios é bem melhor

Sim eu uso na minha casa as tubagens do serviço coaxial...que têm um bom diâmetro... passa cabo coaxial e cabos de rede (um ou dois ..depende para onde se dirigem).

Podem sair das tubagens para entrarem em switches e tornam a entrar em tubagens com o objetivo de ligar boxes...computadores...outros routers...ou direções !

Os Switches não optei por fazer uma caixa para eles...eles estão colocados em sítios escondidos atras de moveis mas apoiados na parede. Ninguém vê nada !

Não tenho problemas de ligações por cabo de rede ou Wi-Fi em toda a casa.
 
pois... aquelas funções "extra" que tenho desactivadas por questões de privacidade? :nie2:

A ideia é boa, oferecem proteção IoT, malware, bloqueador de anúncios, etc.. mas cloud-based com registo de websites visitados, entre muitas outras coisas... porreiro... mas não obrigado....

Lá está, se fossem mais claros sobre que informação é retida, quando os dados são apagados, etc.. o pessoal até poderia aderir, agora assim sem sabermos o que fazem com os dados não faz muito sentido.

Todos os serviços estão ao abrigo da legislação nacional de Proteção de Dados e sob a alçada da CNPD que é bem clara sobre isso. O que fazem com o s dados tambem está no contrato e nos consentimentos, ou não , dados pelo cliente. A qualquer altura o cliente pode questionar que dados Tem sobre ele bem como , caso deixe de ser cliente, solicitar o apagamento dos seus dados, desde que não exista qualquer relação contratual pendente, por exemplo uma divida.
Se detetar uma utilização indevida dos seus dados, pode contactar/reclamar para a operadora ou apresentar uma reclamação juntos da CNPD.
 
Todos os serviços estão ao abrigo da legislação nacional de Proteção de Dados e sob a alçada da CNPD que é bem clara sobre isso. O que fazem com o s dados tambem está no contrato e nos consentimentos, ou não , dados pelo cliente. A qualquer altura o cliente pode questionar que dados Tem sobre ele bem como , caso deixe de ser cliente, solicitar o apagamento dos seus dados, desde que não exista qualquer relação contratual pendente, por exemplo uma divida.
Se detetar uma utilização indevida dos seus dados, pode contactar/reclamar para a operadora ou apresentar uma reclamação juntos da CNPD.

Isso é tudo muito bonito agora que estes Plume fornecem muito mais informação do que é necessário ao operador é uma realidade. Agora questiono-me para que querem eles estas informações, sabem perfeitamente quais os equipamentos que tens em casa e quando digo que sabem não me refiro a MAC Address da placa, além de muitas outras informações relacionadas com hábitos na internet e afins.
Claro que oficialmente "não podem" utilizar esta informação, mas oficiosamente não tenho quaisquer dúvidas que esta informação é utilizada para criar um perfil de utilizador com que fins gostava eu de saber, embora tenha as minhas suspeitas.
 
Isso é tudo muito bonito agora que estes Plume fornecem muito mais informação do que é necessário ao operador é uma realidade. Agora questiono-me para que querem eles estas informações, sabem perfeitamente quais os equipamentos que tens em casa e quando digo que sabem não me refiro a MAC Address da placa, além de muitas outras informações relacionadas com hábitos na internet e afins.
Claro que oficialmente "não podem" utilizar esta informação, mas oficiosamente não tenho quaisquer dúvidas que esta informação é utilizada para criar um perfil de utilizador com que fins gostava eu de saber, embora tenha as minhas suspeitas.

Qualquer uso de informação de cliente tem de ser do conhecimento do mesmo e le tem de dar consentimento prévio
 
Qualquer uso de informação de cliente tem de ser do conhecimento do mesmo e le tem de dar consentimento prévio

Tens noção que nem todos os usos são fáceis de provar por parte do cliente certo?
Que oficialmente não podem usar essa informação é uma realidade senão exponham-se a problemas graves mesmo ao nível europeu, agora como disse oficiosamente duvido e muito que a informação recolhida não seja usada, caso contrário não vejo a motivação para a recolher e manter se não existe uma finalidade para a mesma pois recursos custam dinheiro.
 
Concordo e sei que assim deveria ser, mas bem sabemos que a pratica é outra,....

"bem sabemos" ? O que sabes ?

Eu não sei , quando muito posso "achar que" , mas não sei. Quando afirmo algo , tenho de ter a certeza .

O Trump tambem tem a certeza que ganhou as eleições e que foi roubado . provas e factos ? nicles.

As operadores podem utilziar os dados dos clientes e ainda bem que o fazem . Não podem é isolar os dados de um cliente em particular , sem o seu conhecimento.

Exemplo .

Dou o meu conhecimento para que possam ver que tipo de filmes e séries vejo para me fazerem sugestões do que poderei gostar. Mas tenho de aceitar isso.
 
Tens noção que nem todos os usos são fáceis de provar por parte do cliente certo?
Que oficialmente não podem usar essa informação é uma realidade senão exponham-se a problemas graves mesmo ao nível europeu, agora como disse oficiosamente duvido e muito que a informação recolhida não seja usada, caso contrário não vejo a motivação para a recolher e manter se não existe uma finalidade para a mesma pois recursos custam dinheiro.

Concordo , mas tambem sei que uma empresa apanhada a fazer o que não deve tem multas muito pesadas e fica queimada na praça. Não estou a ver um operador a fazer isso . O risco é demasiado grande para o retorno possivel.

Qualquer proposta e trabalho sobre esses dados pessoais tem de ser validada pelo depart legal de uma empresa e não creio que eles permitam.
 
Concordo , mas tambem sei que uma empresa apanhada a fazer o que não deve tem multas muito pesadas e fica queimada na praça. Não estou a ver um operador a fazer isso . O risco é demasiado grande para o retorno possivel.

Qualquer proposta e trabalho sobre esses dados pessoais tem de ser validada pelo depart legal de uma empresa e não creio que eles permitam.

Agora que possa existir essa vontade ...

Exatamente o risco é enorme mas como te disse provar o que a operadora sabe não é fácil porque precisas de ter acesso aos dados que são recolhidos e isso só com uma ordem judicial o consegues e depois para a conseguir só com provas concretas que só consegues com o acesso e pronto tens aqui um belo círculo quase impossível de quebrar.

Se digo que recolhem dados é porque algumas das respostas que tive da parte da operadora me indicam claramente que têm acesso a muito mais informação do que "deviam" e que existem logs mais ou menos detalhados dos equipamentos que estão ligados aos Plume, bem como da sua actividade e atenção que tenho o modo "privacidade" activado nos meus, portanto nada disto deveria estar a ser verificado quanto mais registado e mantido em logs.

Como os equipamentos onde tenho os dados mais sensíveis não passam por wifi, já por questões da própria segurança deste tipo de comunicações, isto acaba por não me deixar muito chateado mas tenho a noção que é algo que não deveria estar a ser feito mas está.
 
existem logs mais ou menos detalhados dos equipamentos que estão ligados aos Plume, bem como da sua actividade e atenção que tenho o modo "privacidade" activado nos meus, portanto nada disto deveria estar a ser verificado quanto mais registado e mantido em logs.
Há que fazer uma distinção . Uma coisa são os equipamentos que tens na tua rede. Outras são os dados que lá estão.

Exemplo : tens um pc ligado ao router. pela a informação que passa na rede na rede deve saber que está lá um quipamento do tipo PC. mas não devem, mesmo que possam, ver o trafego da rede.

Mas acredito que possam, mas é por isso que existem os mandatos judiciais, exatamente para aceder a esse e e calhar outro tipo de informação. E aqui a palavra chave é "mandato judicial".
 
Há que fazer uma distinção . Uma coisa são os equipamentos que tens na tua rede. Outras são os dados que lá estão.

Saberem os equipamentos que estão ligados é algo banal, aliás todos os equipamentos são identificados pelo seu MAC e isso é normal, agora existirem registos de atividade e o que isso implica é que me deixa de pé atrás. Mas lá está provar não consigo mas que acho estranho acho.
 
Sinceramente não sei bem que dados é que recolhem, mas o que me foi dito pelo programa piloto é que o software em Portugal era diferente/adaptado porque a CNPD assim o exigia. Mais do que isso não sei.
 
Caros

Qual a vossa experiência com a utilização dos Plume a dar sinal de net á box UMA V2 ?
Aguentam-se bem ?

Obrigado
Sim, a net que a UMAv2 precisa é muito pouca largura de banda - só mesmo para o canal de retorno (os teus cliques no comando e pouco mais). Na NOS todos os conteudos vêm pelo sinal RF
 
Back
Topo