1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo Projecto: Asterisk+Voipbuster+PAP2

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por xupetas, 2 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 0; Visualizações: 1141)

  1. xupetas

    xupetas Banido

    Olá meninas,

    Agora que o HSHR está em produção resolvi pegar mais uma vez num projecto antigo de voip.
    Como alguns se devem recordar, comprei á pouco tempo um pap2 da linksys que converte um telefone normal para um telefone voip, e escrevi um how-to que se encontra na secção de tutoriais sobre o modo de o configurar para utilização com o Voipbuster.

    As vantagens? Não necessitar de PC ligado para fazer chamadas de voip, poder efectuar chamadas a preços absurdamente baixos e finalmente duas linhas telefónicas simultâneas.

    Isto poderia ser o fim da coisa, visto que a configuração em si chega a considerar-se cómica e algo confuso (devido a bugs na firmware do pap2).

    Mas eis que resolvi complicar um pouco mais a coisa.


    E porque não um voip inteligente? Um voip que escolha que voip provider utilizar utilizando para tal uma comparação dos preços oferecidos?
    P.ex: O sistema automaticamente escolher entre o voipbuster (chamada fixa) e netcall (telefone móvel), devido aos preços serem mais competitivos?

    Para tal foram necessárias as seguintes coisas:

    a) VM em Linux (neste caso 256 Mb com 20 GB de disco chegam). (Uso Vmware GSX mas outra plataforma de virtualização que utilize contenção de recursos e memória poderá ser utilizado), e claro caso desejem poupar em recursos físicos e energia eléctrica ;-).
    b) Web Server (Apache - Instalado em Cluster).
    c) Database Server (MySQL 4.0 – Instalado em Cluster).
    d) PHP 4.3 ou stable.
    e) Acesso a servidor de SMTP (Postfix – Instalado em Cluster).
    f) Asterisk 1.2.0 (Sistema de PBX).
    g) PlayVOIP (Controle, Tarificação e Gestão de Linhas).


    ps: Nota que isto é efectuado dentro de um ambiente virtualizado sendo as menções de cluster, referidas a um cluster a correr linux e serviceguard.

    Estou neste momento a ultimar as configurações do Asterisk.
    Assim que tiver mais detalhes irei colocando para que se veja a evolução do projecto, mas informo que já se consegue efectuar chamadas sem problemas sendo o routeamento de voz já semi-automatico.



    :joker:
     

Partilhar esta Página