1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Novo Q9450 para trabalho

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Speed On, 31 de Março de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 991)

1. Speed On

Speed On Power Member

Vou comprar um computador novo, mais para trabalho do que outra coisa.

* Preciso dos 8GB de memória porque os programas são muito exigentes em RAM.

* Queria uma performance muito boa (mesmo!) em termos de processador e Memórias.

* Pretendo fazer um OverClock jeitoso (3,6 ou 3,8 GHz quanto dará a ar e ... estável?)

A gráfica está um pouco "overkill" para o que preciso mas como faço/utilizo apresentações 3D e grafismo espacial, tenho receio que outra gráfica mais fraquita me deixe ficar mal. Daí esta opção.

Que acham, então, desta config? Queria que fosse um bom computador para a matemática aplicada/cálculo ...

Trocavam alguma coisa?

Aguardo pelas vossas opiniões.

Caixa: Antec P182 Super Midd Tower
    Processador: Intel Core 2 QUAD Q9450 2.66HZ 12MB
    Cooler: Tuniq Tower 120 LFB Led
    Motherboard Asus P5E - INTEL X38 ICH9R
    Fonte: Corsair 620W 620HXEU
    Memórias: 2 x Kit DC 4GB ( 2x2GB) PC8500 DDR2 Dominator (TWIN2X2048D)
    Disco (Master): Seagate 250GB SATAII 16Mb 1 Prato (st3250410as)
    Disco (slave): Seagate 7200.11 500GB SATA 32M - ST3500320AS
    Placa Gráfica BFG nvidia 9600GT OC 512MB DDR3 PCI
    Microsoft Windows Vista Home Prem 64-bit PT OEM
    LiteOn DVD+-R/RW/RAM/DL SATABULK BLACK +20X (LH-20A1S-15C)

Última edição: 31 de Março de 2008
  2. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

3D tipo cad ? tens orçamento para uma geforce quadro ?

3. Speed On

Speed On Power Member

Eu uso o 3D Studio Max 8.0 para os trabalhos 3D. Mas isso não será sumamente importante, já que até consigo fazer isso no meu ladtop.

O que eu queria mesmo é ficar com um computador muito competitivo e rápido no cálculo matemático.

Que dizem da configuração? Mudavam alguma coisa?

Aguardo as vossas opiniões abalizadas.

4. yahh

yahh I folded Myself

Eu ia antes para uma motherboard P35, poupas bastantes euros. A maior vantagem do X38 vs P35 é o crossfire a 2x 16x, o que para o teu caso não interessa. Além disso as boards P35 já estão mais maduras a nível de bios, permitindo maior estabilidade.

5. Speed On

Speed On Power Member

Pois, de facto não vou fazer "crossfire" nem nada que se pareça...

Eu estava a optar por uma x38 por ser mais moderna e como o processador é novo, queria que o material fosse todo recente e compatível.

Mas se dizes que esta P5E é "demais" para o sistema, ok, eu aceito. Mas qual (motherboard) devo colocar então? Tem que ser uma que aguente com os 8GB de RAM (memórias a 1066MHZ) e com um overclock jeitoso. Para além disso, o computador destina-se para cálculo e vai estar longas horas (dias!) ligado em processamento (em full). Portanto tem que ser uma board de confiança ...

Agradeço sugestões.

6. yahh

yahh I folded Myself

Não é a questão de ser demais, mas sim poderes poupar mais de 50 ou 70€ e teres a mesma performance.

No entanto ainda não prestei grande atenção aos novos q9450, por isso ainda não te sei dizer quais as 100% compatíveis (já a nível de bios e tudo), por isso vou tentar descobrir.

Outra coisa, quanto à fonte, essa é sem dúvida muito boa. No entanto, aconselho mudares para uma PC Power & Cooling Silencer 610w, isto se o facto de não ser modular não incomodar.
    Custa uns meros 100€ (vs os ~130€ dessa Corsair), é single-rail, garantidamente estável, e silenciosa.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

Gigabyte EP35-DS3R intelP35 SK775

8. Speed On

Speed On Power Member

Mas essa motherboard não é combo/híbrida (dá para DDR2 e DDR3)? Sempre ouvi os "experts" deste site a dizer mal desse tipo de mobo ...

Reparem, eu não estou dependente dos preços. O que eu quero é bom material! O meu orçamento vai até aos 1600/1700€ o que penso ser mais do que suficiente para ... exigir qualidade!

Um bom (rápido) computador para cálculo, assente em CPU/Mobo/RAM de qualidade, é isso que eu preciso.

9. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n
    suporta apenas ddr2 até 1200mhz com OC e 667/800/1066 nativos

a gigabyte é uma boa marca de boards. melhor julgo que só a DFI

10. Speed On

Speed On Power Member

Dada a finalidade para que o computador se destina (cálculo matemático), se essa board GA-EP35-DS3R é melhor do que a P5E da Asus, então ... vou comprar essa da Gigabyte.

E quanto ao resto da configuração? Tudo ok?

11. yahh

yahh I folded Myself

P35 seriam motherboards do tipo abit IP35-Pro ou DFI Lanparty P35 T2RS, por volta dos 130/135€.

No entanto, já estive a ver que se arranja a Asus P5E por 175€, e talvez não seja tanto dinheiro a mais.

Espero que alguém que já tenha testado esse cpu ou que esteja melhor informado se chegue À frente quanto ao melhor chipset então, e se vale a pena o X38.

12. yahh

yahh I folded Myself

Não faças isso, a sério.

A P5E é melhor. Espera só a ver se aparecem outras sugestões viáveis, ou se alguém que já tenha testado esse cpu em P35 diga alguma coisa, senão vais mesmo para essa.

Não sei se leste a minha sugestão quanto à fonte?

13. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n estou a dizer que é melhor.
    apenas que é tão fiável como a asus

14. Speed On

Speed On Power Member

Já estive a ver o site da ASUS http://support.asus.com.tw/cpusupport/cpusupport.aspx e tirei as dúvidas: a P5E é 100% compativel com o novo Q9450 (já devem ter feito as necessárias actualizões da BIOS).

Quanto à fonte, agradeço a sugestão, mas não vou abdicar de uma modular. Estava só na dúvida entre a 520 e a 620W da Corsair mas ... vai ficar a segunda. Só por uma questão de ... segurança, pois acho que os 520W eram mais do que suficientes.

Quanto ao resto?...

Tenho (ainda) dúvidas nas memórias (é que vão ser logo 8GB) ... Disseram-me que estas Corsair que tenho previstas - as PC8500 DDR2 Dominator (TWIN2X2048D) a 1066MHz - eram muito razoáveis (ainda procurei pela GSkill PC8500 mas estavam esgotadas), mas confesso não sei ...

Quanto ao cooler, embora eu o ache muito pesado, penso que vou ficar com o Tuniq , já que o Thermalright ultra 120 extreme está também esgotado na loja (era este que eu queria, mas enfim ... acho que com o Tuniq não vou mal servido...). Que acham? É que eu penso puxar um bom bocado em OC pelo processador - 3,6 / 3,8GHz - mas não quero colocar H2O Cooling.

15. pixelsurgeon

pixelsurgeon Power Member

Essa Gigabyte teve problemas, durante meses, ao nível das vdimms (voltagens da RAM) até que a Gigabyte lá decidiu lançar uma BIOS que corrigiu o problema. Entretanto, os clientes Gigabyte já tinham chegado ao desespero por não terem qualquer resposta por parte do fabricante.

A ASUS não tem um problema de instabilidade nos seus produtos há bastante tempo e tem reputação de ter os ouvidos bem alerta em relação aos problemas dos seus clientes.

Em relação à Corsair (e suas fontes) nem vale a pena dizer grande coisa... basta irem ao fórum deles e verem a forma como os clientes são tratados em caso de avaria e o nível de satisfação que existe com os seus produtos. É um dos melhores fabricantes que aí anda, se não o melhor.

16. Speed On

Speed On Power Member

Então parece que é de manter a configuração tal como está, é isso?

Se não disserem mais nada (por que valha a pena mudar) será isto então o que vou comprar ( ... e lá vão 1458€ dele ...).

Espero ficar com um bom computador:

Caixa: Antec P182 Super Midd Tower
    Processador: Intel Core 2 QUAD Q9450 2.66HZ 12MB
    Cooler: Tuniq Tower 120 LFB Led
    Motherboard Asus P5E - INTEL X38 ICH9R
    Fonte: Corsair 620W 620HXEU
    Memórias: 2 x Kit DC 4GB ( 2x2GB) PC8500 DDR2 Dominator (TWIN2X2048D)
    Disco (Master): Seagate 250GB SATAII 16Mb 1 Prato (st3250410as)
    Disco (slave): Seagate 7200.11 500GB SATA 32M - ST3500320AS
    Placa Gráfica BFG nvidia 9600GT OC 512MB DDR3 PCI
    Microsoft Windows Vista Home Prem 64-bit PT OEM
    LiteOn DVD+-R/RW/RAM/DL SATABULK BLACK +20X (LH-20A1S-15C)

17. pixelsurgeon

Se me permites, eu tenho algumas sugestões...

1) Gráfica - Durante alguns anos trabalhei com o Maya (também modelação e animação 3D) e sempre soube que as gráficas ATi tinham um desempenho superior às Nvidia (excluindo as gamas profissionais "Quadro") com essas aplicações. Tenho uma ideia quase certa de que actualmente se passa exactamente o mesmo em relação às HD3870. Portanto, talvez devas rever esse aspcto.

2) Discos - Os discos Seagate têm sido injustamente valorizados pela questão do prato único (do 1º disco que aí tens) e pela questão do buffer de 32MB (caso do "teu" 2º disco). A verdade é que desde que a Seagate adquiriu a Maxtor os seus discos decaíram bastante de qualidade e fiabilidade, existindo inclusivamente, centenas de queixas relativamente ao ruído excessivo dos mesmos. Verdade seja dita, há anos que não há discos que superem os Western Digital e essa seria a aposta que te recomendava.

3) RAM - Se vais clockar o pc, recomendo-te o kit G.SKILL DDR2 PC2 8500 4GB kit (8 Layers PCB) 1066Mhz PK, que têm voltagens mais baixas (aspecto determinante para o OC e para a durabilidade das mesmas) e são, para mim, uma melhor aposta que as memórias da Corsair.

18. Speed On

Speed On Power Member

Obrigado pelas sugestões.

Eu não tenho grandes conhecimentos técnicos. A configuração foi-me indicada pelo "perito" da loja.

Quanto aos discos, esse "perito" disse-me que os discos que incluiu na config (os Seagates) são os melhores do momento (tirando os Raptors). Já quanto às memórias, disse-me que essas Gskill PK eram dificeis de obter (até acho que ele me disse que iam ser descontinuadas...) e que teria de esperar mais de um mês para que viessem do fornecedor. Como eu quero comprar o PC esta semana, concordei em ficar com estas Corsair PC8500 DDR2 Dominator (1066MHz).

Mas se são assim tão importantes, mudo mesmo! Que acham?

Então quais são os 2 discos que me recomendam? São Western Digital mas qual é a referência?

E quanto às GSkill PK, vale mesmo a pena esperar mais um mês?

19. pixelsurgeon

Quanto aos discos, existe uma série da WD cujo número de série acaba em AAKS que são especialmente bons, mas com qualquer WD SATA de 16MB de buffer ficas bem servido.

Quanto às memórias, se assim é, opta pelas Corsair (1 mês não!), mas certifica-te que não existem mesmo. São melhores e acho que têm outra fiabilidade/durabilidade. Por outro lado, o apoio técnico da Corsair é excelente, tal como a garantia, por isso não terás problema em caso de avaria, o que é sempre um descanso...

Quanto à gráfica, se nos teus intervalos de trabalho ainda pegares em jogos exigentes, opta pela Nvidia, se não, vai mesmo para a HD3870 que ficas mais bem servido para trabalho (e se por acaso quisesses jogar também não te deixava ficar mal).

Partilhar esta Página