Router MEO FiberGateway

Boas!

Andei à procura mas não encontrei exatamente o que pretendo, por isso estou a abrir novo tópico. Se já existir um tópico mais apropriado ao meu problema por favor indiquem.

Ora bem, mudei-me para uma casa que tem uma instalação da Meo e cujos inquilinos anteriores, como ainda estão fidelizados ao serviço, não pediram à meo para desligar. Eles levaram a box e router com eles. A casa
é antiga e a única coisa que está à vista é o repartidor de sinal (coaxial entra nele e tem 3 saídas tipo antena com rosca). Uma dessas saídas estava ligada ao router da meo.

Eu já liguei a TV aí e apanha os 100 e tal canais digitais e rádios. Agora queria ligar um router para conseguir usar a internet mas o problema é que não tenho nenhum router com entrada coaxial para experimentar e não queria estar a comprar um para depois não funcionar!

Vi que a TP-Link tem uns routers já específicos para substituir os da Meo mas só falam em entradas de rede e eu não tenho essa ligação. Vi no ***** conversores coaxial-rj45 mas não faço ideia se esse conversor serve para isto e além disso demora semanas a chegar e não queria esperar tanto.

Nunca usei routers sem ser os que o ISP dá por isso não sei bem como proceder agora...

MEO nao tem net por cabo coaxial. Ou é ADSL ou fibra, que chega dentro de casa, e entra no ONT/AiO. Do ONT/AiO sai o cabo coaxial que da canais às TVs. Se tem acesso a 100 e tal canais nas TVs ou ainda tens o ONT ligado por ai, e so precisas do router, ou os canais estão no circuito do predio(?)

Ou entao tens é NOS/NOWO e nao MEO e ai ja podes ter net por coaxial
 
Estou sem internet. Preciso da vossa ajuda.
Vieram colocar-me este router. Tinha o VAC v2 ligado em modo bridge ao meu ASUS RT-AC68U. Com o perfil MEO
Liguei o modo bridge do fiberworks, Cabo RJ 45 da porta 4 (do fiberworks) à porta wan do ASUS e nada de internet.
No ASUS diz que "your isp DHCP does not function properly".
Eu tenho o ASUS configurado com o perfil MEO que vem na firmware. Está, portanto, a funcionar como Wireless Router.


É suposto alterar alguma coisa de diferente no bridge do ASUS com o fiberworks na nova equação?
É que se eu for (no ASUS) a LAN - IPTV aparece que a bridge port ė a 4. Mas não tenho nada lá ligado porque já não tenho ONT como e óbvio. Tera isto algo a haver?

Não uses o perfil da meo, nem nenhum perfil, como está em bridge não precisas de ter vlan nenhuma configurada etc para teres o router a funcionar com a meo.
 
@djhifi, depois de ativares o modo bridge sugiro que faças um reboot ao FiberGateway para aplicar corretamente a configuração!

Em relação ao router asus recomendo atualizares o firmware, depois de atualizado realiza um restauro de fábrica.

Altera também a gama de IP's para 192.168.3.XXX ou outro como bem entenderes, mas não utilizes a gama 192.168.1.XXX ou 192.168.2.XXX pois são utilizados pelo FiberGateway e pelo MEO-WiFi respetivamente.

A box meo podes ligar nas portas 1/2/3 do FiberGateway como bem desejares, o resto dos equipamentos ligas no router asus.

Penso que com estas alterações seja suficiente para o router asus assumir IP Público.
 
@prendos, não sei qual é o teu equipamento!

No meu tive de fazer esta configuração:

fS4tkDW.jpg
 
No meu funciona normalmente, desde que não tenhas bridge na porta 4 deve ser na boa.

Eu uso o enable router advertisement off num asus ou no pfsense uso uma opção parecida para não ter ipv6 leaks com as vpn's, depois nos equipamentos onde quero usar ipv6 configuro manualmente a gateway para a do router.
 
Sim, ou é NOS ou NOWO. PT não é.

PT (Meo) só disponibiliza ADSL (via cabo telefónico) ou Fibra.
Faz muito tempo que esta é a realidade desde a subdivisão da empresa entre TV cabo (hoje NOS) e a PT como a conhecemos hoje.

Quanto ao facto do serviço estar activo é estranho, porque se os inquilinos levaram o hardware não podem fazer nada sem uma nova conta activa (isso acontecendo a empresa fornece outro hardware) e portanto não percebo a vantagem.
Além de que não me parece que seja apenas ligar router e boxes e fica tudo a funcionar automáticamente, terá de haver configurações a fazer. Mas como de NOS e NOWO sei pouco não levem isto que disse como verdade absoluta.
 
Eles levaram o hardware mas não o ligaram na nova casa (até porque já têm outro ISP lá).

sxaQTPN.jpg


É só isto que lá está. Nessa parede (mais ao lado) está uma tampa que diz PT, não sei o que está lá dentro, mas fora da parede só tenho isso. O que me disseram era que daí saia um cabo para a box ou router (não se lembram ao certo como estava). Não pode ser mesmo meo??
 
@djhifi

tenho exactamente o mm equipamento que tu, e sem problemas. Retirei foi o perfil da meo.

Em contrapartida, nao consigo obter os 400 de download (fica pelos 250/300) em 5g (wifi) coisa que consigo no router da meo..
 
Se a conta continua activa, se tens interesse em manter o serviço e se eles não usam os aparelhos, a melhor solução seria facultá-los...

Até pode dizer PT, mas isso é coaxial, portanto NOS, muito provávelmente.
A casa deve ser antiga.
 
Eles levaram o hardware mas não o ligaram na nova casa (até porque já têm outro ISP lá).

sxaQTPN.jpg


É só isto que lá está. Nessa parede (mais ao lado) está uma tampa que diz PT, não sei o que está lá dentro, mas fora da parede só tenho isso. O que me disseram era que daí saia um cabo para a box ou router (não se lembram ao certo como estava). Não pode ser mesmo meo??
Sai um cabo para o router ou do router é que sai um cabo para aí?

A mim parece-me um derivado para as Tvs. Na minha instalação (Vodafone) é numa ligação parecida que entra o cabo coaxial do router para injectar o sinal de TV pela casa.

A ligação do router à box é feita por cabo de rede e a ligação da rua para o router é por um fio (fibra ou ADSL).
 
É um repartidor de sinal de TV. Só existe isso. Daí saía um cabo para o router (ou box mas quase de certeza que ia ao router primeiro). Sim, o apartamento é antigo.

Eles garantem que era meo o serviço que tinham lol Mas se todos dizem que é impossível ser meo, então talvez eles estejam enganados e seja NOS.
 
Porque não gosto de afirmar coisas que não esteja 100% convencido, um conhecido da velha guarda da PT assegurou-me que, do conhecimento dele, nada da PT usa Coaxial actualmente.
Confirmou inclusivé que com a separação do serviço TVCabo essa tecnologia ficou do lado da empresa que é hoje NOS.
 
Eles levaram o hardware mas não o ligaram na nova casa (até porque já têm outro ISP lá).

sxaQTPN.jpg


É só isto que lá está. Nessa parede (mais ao lado) está uma tampa que diz PT, não sei o que está lá dentro, mas fora da parede só tenho isso. O que me disseram era que daí saia um cabo para a box ou router (não se lembram ao certo como estava). Não pode ser mesmo meo??


Isso é um spliter de cabo coaxial. O cabo que está ligado a ele deve ir ligar ao ONT, por isso é que se ligares aí as tvs vais apanhar os canais RF que a MEO emite através da fibra. Verifica isso..

Caso tenhas o ONT e ainda tenhas o serviço activo, apenas tens de comprar um router e configura-lo (isto se o serviço for de internet, tv e telefone, pois há serviços em que é só tv e telefone).
 
Ontem vieram-me instalar este router e o tecnico que ca veio instalar falou-me para instalar a app meo smart wifi como um complemento na gestão do router.
o problema é que da primeira vez funcionou tudo bem mas hoje ao tentar aceder de novo a app não consigo dando o erro "sem ligação a fibergateway. verifique a sua ligação".
Mas tenho net tanto a nivel de cabo como wifi sem qualquer problema....muito estranho.

Acontece-me o mesmo muitas vezes.
Tens de "matar" a app na memória e depois reiniciá-la outra vez
 
Back
Topo