Router MEO FiberGateway

tambem que belo exemplo que deste, punhas um router diferente para todos os clientes, quem tinha 4mb era um router de 4 e quem tivesse 24 levava com um de 24, obvio que essa nao é a minha perspectiva, os 100mbit são o padrão, a MEO só colocou routers com porta gigabit porque comecou a dar servico acima de 100mbit senão nao precisava, se quizesses gigabit, comprasses tu um switch.

eu acho graca, o minimo 2,5gb de net, ha milhares de pessoas que nem 10mbit têm quanto mais, eu utilizo a internet ha 20 anos, dou uma utilizacao massiva e digo-te, 100mbit que tenho chegam-me bem, e chega a mim e chega a todos do mercado residencial, agora quem trabalha em casa, nao é mercado residencial, se quer mais, tem que pagar mais.

tu podes ter tudo ligado á internet,tvs,maquinas,tudo inteligente em casa,podes comprar outra casa ao lado e ligar igual á que tens, eu garanto-te que com gigabit isso funciona tudo ás mil maravilhas, nao precisa cá de 10giga.

mas tu nao te esquecas do que estamos aqui a discutir, eu tou a discutir um servico geral de internet, é obvio que alguns clientes como o teu caso poderão ter necessidade de algo mais, mas gigabit nao chegar, e' daquelas coisas..
 
Última edição:
Para quem precisa de velocidades +Gbps na sua rede interna, virem-se queixar que o router do operador não lhes permite mais que isso...

Se precisas mesmo dessas velocidades internamente, há que alargar os cordões à bolsa. Os 10Gbps estão aì à montes de tempo. Se não quiseres largar muito, existem Switchs com agregação de links a muito bom preço. Portanto, soluções não faltam.
 
É o que eu digo, cada caso é um caso, eu trabalho a partir de caso e não posso meter pacote empresarial, porque não trabalho por conta própria e a empresa é Americana.
no meu caso faço 20/30TB num mês calmo. A semana passada fiz 2.5TB todos os dias praticamente. Fora o que depois faço a nível pessoal

Se me dava jeito ter 10Gbps no router do operador? Não.
Mas 2.5Gbps sim sem dúvida, porque quando tenho de preparara reuniões e tenho files de 300/400Gb para avaliar agilizava bem o trabalho..
Há muitas coisas que faço remotamente no PC da empresa onde aí tenho uma ligação 10Gbps para o exterior...

Agora não me queixo de ter 1Gbps, aliás em casa tenho 2x1Gbps.. 1000/400 da Meo e 1000/200 da Vdf.. Mais velocidade apenas agilizava as coisas nos picos de trabalho.

Só me queixo mesmo de não ter no residencial Gigabit Simétrico... isso sim... É onde reside o meu problema... é no Upload...
 
Última edição:
É o que eu digo, cada caso é um caso, eu trabalho a partir de caso e não posso meter pacote empresarial, porque não trabalho por conta própria e a empresa é America.
no meu caso faço 20/30TB num mês calmo. A semana passada fiz 2.5TB todos os dias praticamente. Fora o que depois faço a nível pessoal

Se me dava jeito ter 10Gbps no router do operador? Não.
Mas 2.5Gbps sim sem dúvida, porque quando tenho de preparara reuniões e tenho files de 300/400Gb para avaliar agilizava bem o trabalho..
Há muitas coisas que faço remotamente no PC da empresa onde aí tenho uma ligação 10Gbps para o exterior...

Agora não me queixo de ter 1Gbps, aliás em casa tenho 2x1Gbps.. 1000/400 da Meo e 1000/200 da Vdf.. Mais velocidade apenas agilizava as coisas nos picos de trabalho.

Só me queixo mesmo de não ter no residencial Gigabit Simétrico... isso sim... É onde reside o meu problema... é no Upload...

AMEN :)
 
Andei às aranhas desde o primeiro dia da instalação do router, isto é, o router reiniciava aleatoriamente imensas vezes por dia. Para despiste veio cá um técnico, viu se era problema da instalação, e estando tudo ok trocou por outro fgw.

O problema persistiu, liguei para o apoio técnico de novo e eles disseram que dificilmente seria do equipamento. Sugeriu que desligasse os dispositivos 1 a 1 a ver se solucionava.

O que acontece é que penso ter descoberto a causa, o switch que tenho dentro da caixa ATI a fazer partilha :

https://www.tp-link.com/us/home-networking/5-port-switch/tl-sg1005d/

Alguém com problema semelhante? Visto não ter esse problema com o router anterior da vdf... E agora fico sem saber se é avaria no switch, ou incompatibilidade com o fgw..
 
Assim a titulo de curiosidade, ontem tive um restart sem razão e não tenho nada a não ser o Fibergateway e o PC diretamente ligado ele. Não foi upgrade de firmware, portanto...
 
Era porreiro era se tivesse pelo menos uma porta 2,5 ou 10 Gb para preparar para futuras velocidades. Tenho a rede da minha casa nova preparada para 10Gb.
Não vai ter

review rápida

no que tenho agora:
4 portas de rede 1gb (versão final poderá vir com 2 portas)
2 telefone (versão final poderá vir com 1 porta)
1 porta fibra
Wifi6

Deixa fazer bridge em 2 portas, desta vez já se tem de meter vlan como antigamente
Faz preferência ao ipv6
só tenho ipv4 derivado a um túnel ipv6 6to4 ????? tenho ip publico diferente nos 3 routers

Digo 3 routers a: fibergateway gen 2, asus gaming, tp-link que tinha ali no canto

Pontos positivos:
alcance wifi aumentou para o dobro, na rua a uma grande distancia ainda apanho o meu wifi normal
o alcance do 5G manteve-se

Não vejo diferenças significativas para mudar para este router quando o que queremos é que seja possível ligar a nossa fibra ao nosso equipamento.
O wifi continua limitado nos 950mbps no máximo e não bate os 1000 e tal Mbps da Vodafone
Tem uma porta usb tipo c que dá para partilhar disco com adaptador, impressora não suporta
Deixei de ter telnet e dá para controlar o router remotamente parecido com a NOS/Vodafone mas é algo básico

Box:

A box é que vale a pena, igual a da SFR francesa, tem controlo de voz, lembra-me a da Cabovisão / apple tv
Efetivamente em baixo onde tem o modelo diz box 8k e na caixa da mesma está os 8k
Na versão desta box deixei de ter os canais SD, ainda não consigo ter gravações automáticas nem videoclube


Deixaram-me cá os equipamentos antigos, se alguma coisa acontecer basta ligar os mesmos




Curiosidades que continuam:
A rede Wifi é Altice-XXXXX ou Altice-XXXXX-5G
Já apareceu Altice-WiFi (Substitui o MEO-WiFi)
Caixa da box diz compatível com 8k (box também) datada de 2023
Caixa do router dizia preparado para a ultima geração wifi 6 sem data



Devido a sigilo não posso publicar qualquer foto nem dar mais informação.
De qualquer maneira as fotos podem ser encontradas na internet, são iguais
 
Não vai ter

review rápida

no que tenho agora:
4 portas de rede 1gb (versão final poderá vir com 2 portas)
2 telefone (versão final poderá vir com 1 porta)
1 porta fibra
Wifi6

Deixa fazer bridge em 2 portas, desta vez já se tem de meter vlan como antigamente
Faz preferência ao ipv6
só tenho ipv4 derivado a um túnel ipv6 6to4 ????? tenho ip publico diferente nos 3 routers

Digo 3 routers a: fibergateway gen 2, asus gaming, tp-link que tinha ali no canto

Pontos positivos:
alcance wifi aumentou para o dobro, na rua a uma grande distancia ainda apanho o meu wifi normal
o alcance do 5G manteve-se

Não vejo diferenças significativas para mudar para este router quando o que queremos é que seja possível ligar a nossa fibra ao nosso equipamento.
O wifi continua limitado nos 950mbps no máximo e não bate os 1000 e tal Mbps da Vodafone
Tem uma porta usb tipo c que dá para partilhar disco com adaptador, impressora não suporta
Deixei de ter telnet e dá para controlar o router remotamente parecido com a NOS/Vodafone mas é algo básico

Box:

A box é que vale a pena, igual a da SFR francesa, tem controlo de voz, lembra-me a da Cabovisão / apple tv
Efetivamente em baixo onde tem o modelo diz box 8k e na caixa da mesma está os 8k
Na versão desta box deixei de ter os canais SD, ainda não consigo ter gravações automáticas nem videoclube


Deixaram-me cá os equipamentos antigos, se alguma coisa acontecer basta ligar os mesmos




Curiosidades que continuam:
A rede Wifi é Altice-XXXXX ou Altice-XXXXX-5G
Já apareceu Altice-WiFi (Substitui o MEO-WiFi)
Caixa da box diz compatível com 8k (box também) datada de 2023
Caixa do router dizia preparado para a ultima geração wifi 6 sem data



Devido a sigilo não posso publicar qualquer foto nem dar mais informação.
De qualquer maneira as fotos podem ser encontradas na internet, são iguais
Se for igual à BOX 8 da SFR, a coisa promete mesmo. Parece ser muito boa! A interface da box é igual à francesa? Isto se puderes responder claro.
Sugere-lhes que incluam, com a nova box, a mesma funcionalidade que a NOS tem, já agora: a possibilidade de gravar um programa que já passou e está nas gravações automáticas :D
 
Assim a titulo de curiosidade, ontem tive um restart sem razão e não tenho nada a não ser o Fibergateway e o PC diretamente ligado ele. Não foi upgrade de firmware, portanto...
O meu já anda assim a meses já desisti de andar a ligar para a linha a conversa do costume no fim mandam os técnicos trocam o router levo uma trabalheira a redefinir ips e configurar as impressoras e fica na mesma é feitio não é por um reboot de vez em quando que me vou estar a chatear a quebra é mais chata na box(demora mais a voltar) nas TV sem box e muito rápido.
Cumprimentos
 
Tenho o router avariado na meo
tenho a solução ONT + Router 5G
a MEO nao tem equipamentos destes so os novos

questiono se o novo router é melhor e se funciona com a solução dos routers Asus??
 
Se for igual à BOX 8 da SFR, a coisa promete mesmo. Parece ser muito boa! A interface da box é igual à francesa? Isto se puderes responder claro.
Sugere-lhes que incluam, com a nova box, a mesma funcionalidade que a NOS tem, já agora: a possibilidade de gravar um programa que já passou e está nas gravações automáticas :D
Não posso dar esse feedback, posso é dizer que a box apenas dá para ver tv, tudo está inativo e claro pesquisa por voz em português

Não posso fazer sugestões, para isso existem outro tipo de equipas, eu só digo que se o produto está bom ou não

Fazem mal não passar para routers da huawei e continuarem a fabricar os mesmos com a cisco, para quem não sabe o produto é inteiramente da cisco mascarado para "Made in Portugal"

A box já tem outro fabricante
 
Não posso dar esse feedback, posso é dizer que a box apenas dá para ver tv, tudo está inativo e claro pesquisa por voz em português

Não posso fazer sugestões, para isso existem outro tipo de equipas, eu só digo que se o produto está bom ou não

Fazem mal não passar para routers da huawei e continuarem a fabricar os mesmos com a cisco, para quem não sabe o produto é inteiramente da cisco mascarado para "Made in Portugal"

A box já tem outro fabricante
Obrigado... ui com toda esta polémica com a Huawei, acho que são poucas as marcas que se querem associar a eles...
 
Alguém sabe se neste router é possível configurar a PureVPN? Acho que não aparece na lista dos routers suportados por eles...

Ou outra VPN barata que se possa configurar neste router?
 
Há alguma solução para poder usar outro servidor de DHCP com este router? Quando desligo o serviço no router, sempre que entro na página de configuração esta deixa de responder e o router faz reboot ao fim de uns minutos. Só consigo configurá-lo por telnet, que não tem todas as opções :/
 
Back
Topo