Router MEO FiberGateway

Na minha casa stou sempre a perder a rede 5G. Não dura 24 horas activa.
Isto é bastante incómodo pois tenho algumas coisas permanentemente ligadas a esta rede.
Reiniciar o router resolve a situação, mas até acontecer novamente.
Isto sempre aconteceu nos router Fibergateway, quer no de 1ª Geração, como o que tenho actualmente de 2ª Geração que substituiu o anterior (que é mais feio que um susto diga-se de passagem).
Alguma ideia para resolver esta situação e estabilizar a rede 5G?
Encomendei um kit de Powerlines Devolo e temo que isto vá passar de um incómodo a um pesadelo....
 
Na minha casa stou sempre a perder a rede 5G. Não dura 24 horas activa.
Isto é bastante incómodo pois tenho algumas coisas permanentemente ligadas a esta rede.
Reiniciar o router resolve a situação, mas até acontecer novamente.
Isto sempre aconteceu nos router Fibergateway, quer no de 1ª Geração, como o que tenho actualmente de 2ª Geração que substituiu o anterior (que é mais feio que um susto diga-se de passagem).
Alguma ideia para resolver esta situação e estabilizar a rede 5G?
Encomendei um kit de Powerlines Devolo e temo que isto vá passar de um incómodo a um pesadelo....

Já experimentaste algum canal no modo manual?
Eu tenho: Largura da Banda 80Mhz, Canal 100 e não tenho essas quebras na rede 5Ghz.
 
Já experimentaste algum canal no modo manual?
Eu tenho: Largura da Banda 80Mhz, Canal 100 e não tenho essas quebras na rede 5Ghz.
é possível definir um canal especifico?
Como faço isso neste router?

Edit:
Já dei com isto mas sempre que mudo de canal, esse canal passa a ter bastante ruído, comparativamente com os restantes. Por exemplo agora está no canal 64 a 80hz
Untitled-1.jpg

Untitled-2.jpg
 
Última edição:
é possível definir um canal especifico?
Como faço isso neste router?

Edit:
Já dei com isto mas sempre que mudo de canal, esse canal passa a ter bastante ruído, comparativamente com os restantes. Por exemplo agora está no canal 64 a 80hz
Untitled-1.jpg

Untitled-2.jpg

Normal, Se tens esse canal é normal que fique com ruído.. isso é um alerta para outras redes... Imagina eu, tenho router da MEO e VDF, tenho ruído nos dois...

Coloca no canal 100 e deixa estar.
 
Normal, Se tens esse canal é normal que fique com ruído.. isso é um alerta para outras redes... Imagina eu, tenho router da MEO e VDF, tenho ruído nos dois...

Coloca no canal 100 e deixa estar.
Ok obrigado.
Na rede 2.4g parece ser ao contrário e está no canal com menos ruído.
Vou deixar isto no canal 100 para ver como se comporta.
Entretanto descobri a opção "bandsteering" que no fundo une as duas ligações 2.4g e 5g.
Nunca gostei desta situação de termos 2 redes distintas e esta opção parece impecável pois passamos a ter só uma.
É seguro actuivar?
 
aparentemente esta situação de perder a rede 5G quando o canla está em AUTO é um bug destes FGW e até já está identificado à algum tempo.

https://geektuga.ddns.net/gct/index.php/2019/03/05/fiber-gateway-cheio-de-problemas/

Portanto, a solução deve mesmo ser definir um canal manualmente.
Obrigadão pela dica hildeberto

Eu em todos os routers desde sempre, a primeira coisa quando acedo ao router é meter tudo em manual :D

E pela foto que tinhas colocado viasse que o canal 100 está livre ;)

O Forúm serve mesmo para isto :)
 
vivendo e aprendedno, obrigado.
Já agora que estamos aqui com a mão na massa:
- Posso activar a função BanSteering e assim fico só com uma rede única em vez de duas (2.4G e 5G)?
- Existe algum beneficio em ter a largura de banda em 160hz em vez dos 80hz de fábrica?
- Todas as 4 portas deste router são Gigabit certo?
 
vivendo e aprendedno, obrigado.
Já agora que estamos aqui com a mão na massa:
- Posso activar a função BanSteering e assim fico só com uma rede única em vez de duas (2.4G e 5G)?
- Existe algum beneficio em ter a largura de banda em 160hz em vez dos 80hz de fábrica?
- Todas as 4 portas deste router são Gigabit certo?

1- O melhor é ter sempre separado, porque se tiver perto fica com o 5G mas se se afastar ele vai para o 2.4Ghz, mas quando voltar ao pé do router pode ficar nos 2.4Ghz.. Mas é uma questão de testar, eu pessoalmente gosto de ter separado, até porque a cobertura do router no meu caso é boa para os sitios onde uso o 5Ghz;

2- Só existe benifício se tiver placas de rede que suportem isso, de outro modo não vale a pena ter activo porque vai causar mais saturação dos canais;

3- Sim todas as 4 Portas são Gigabit e a porta 4, pode servir de Bridge para ligar outro router, principalmente para quem precisa de outras caracteristicas que os routers das operadoras não oferecem.
 
vivendo e aprendedno, obrigado.
Já agora que estamos aqui com a mão na massa:
- Posso activar a função BanSteering e assim fico só com uma rede única em vez de duas (2.4G e 5G)?
- Existe algum beneficio em ter a largura de banda em 160hz em vez dos 80hz de fábrica?
- Todas as 4 portas deste router são Gigabit certo?

Fica aqui um tutorial de como "otimizar" o Fibergateway.

Em suma, passa por alterar canais e larguras de banda na rede 2.4 e 5GHz
Há ainda por ai um tutorial de como aumentar o número de clientes no Fibergateway mas não o estou a encontrar...
Tanto este que deixei como o que não encontro seriam interessantes serem fixados no primeiro post
 
Boas,
Queria passar os Cabos do router por um buraco mais pequeno que o router, mas estou a ter problemas a disconectar a ficha ont, é possivel desligar-la?
 
Fica aqui um tutorial de como "otimizar" o Fibergateway.

Em suma, passa por alterar canais e larguras de banda na rede 2.4 e 5GHz
Há ainda por ai um tutorial de como aumentar o número de clientes no Fibergateway mas não o estou a encontrar...
Tanto este que deixei como o que não encontro seriam interessantes serem fixados no primeiro post
Mudei o 2.4G para o canal 13 e o 5G para o canal 100.
Tb activei a opção Band Steering e até ao momento tem estado a funcionar muito bem.
Obrigado pelas dicas
 
Mudei o 2.4G para o canal 13 e o 5G para o canal 100.
Tb activei a opção Band Steering e até ao momento tem estado a funcionar muito bem.
Obrigado pelas dicas
Sim o bsndsteering tambem uso e até agora sem problemas. É super pratico so um nome de rede. Os devices estao quase sempre em 5G quando me afasto muito da fibergateway é que passam para os 2,4GHz
 
Bem, deixo aqui o meu testemunho, no meu caso
Rede 2,4Ghz:
Canal 1 ou 6 com maior alcance, tudo o que vêm para a frente estraga a rede, tenho menor alcance e menor velocidade
Configurado a 20/40Mhz, o router já não força os 40Mhz e quase os ignora.
Rede 5Ghz:
Por conselhos de derivados técnicos e pessoas que trabalham com redes Canal 100 para cima e configurado a 160Mhz
tenho rede 5Ghz na casa toda e com 1 parede ainda apanho quase a velocidade máxima

Existem muitas redes aqui e caso alguém diga do espectro é para se estragar :lol:
 
5G a 160Mhz desparece...não apanho em nenhum equipamento, é preciso outro configuração?
Se não tiveres equipamentos compatíveis com os 160 MHz(e não são assim tantos compatíveis) eles não os vão conseguir apanhar a rede experimenta 80mhz canal 100 é o mais usado pela malta aqui.

Bem, deixo aqui o meu testemunho, no meu caso
Rede 2,4Ghz:
Canal 1 ou 6 com maior alcance, tudo o que vêm para a frente estraga a rede, tenho menor alcance e menor velocidade
Configurado a 20/40Mhz, o router já não força os 40Mhz e quase os ignora.
Rede 5Ghz:
Por conselhos de derivados técnicos e pessoas que trabalham com redes Canal 100 para cima e configurado a 160Mhz
tenho rede 5Ghz na casa toda e com 1 parede ainda apanho quase a velocidade máxima

Existem muitas redes aqui e caso alguém diga do espectro é para se estragar :lol:

Esse é um feitio (não lhe vou chamar bug) deste último firmware era preferível como estava anteriormente a forçar os 40mhz porque sempre que o router reinicia lá fica o aviso de erro a dizer que está nos 20mhz e está configurado nos 20/40 basta alterar o wps on para off ou vice versa que fica logo nos 40 mas o sacana sozinho não o faz e não percebo porque mas pronto bastava forçar os 40mhz como antes e isto já não acontecia (Altice labs de alguém estiver a ouvir é só colocar a opção do anterior firmware)
 
Última edição pelo moderador:
Boa Noite!
Aderi recentemente à Meo fibra (500-100), router fiber gateway (GR241AG).
Na primeira semana correu tudo bem, sem qualquer problema, mas a partir dai, tudo mudou.
Wifi 5g constantemente a ir a baixo, tanto tenho taxas de download de 300, como de 100 como de 40, muito irregular, e isto tudo na mesma divisão do equipamento.
Para além disso e o que mais me irrita, é que online tenho Ping e latência enorme, impedindo-me de jogar, para além de estar sempre a sair dos jogos devido à falha do 5g.
Alguém me pode dar luzes ou algum tipo de ajuda? ou é necessário chamar assistência?
Já agora, ligado directamente por cabo, sem qualquer problema, sempre acima dos 500.

Obrigado
Boas.
Sofro do mesmo problema. Já reclamei, já estiveram cá, trocaram box, router e está a mesma porcaria.
Além disso a própria rede fixa crasha. Ainda hoje a ATV 4K que tenho de a ter ligada por cabo de rede para conseguir ver TV perdeu a net e entrei nas configs e confirmei que não tinha IPs.
Como moro numa moradia é uma tragédia o wireless mas como dizes, mesmo ao pé do router a instabilidade é gritante.
A própria box não sincroniza por wifi.
Gastei uma pipa de massa nuns Google Nest Mesh Wifi e é igual a nada porque apesar de estar ligado à rede, ele não consegue comunicar.
Não sei que mais fazer.
Algumas ideias?
Obrigado.
 
Chama-se "Good Neighbor Policy" - https://eyenetworks.no/en/locating-good-channels-bad-neighbors-wi-fi-scanner/
Um router com bom software não deve deixar ativar os 40Mhz em zonas com forte concentração de redes.
Se a Altice dificultou o acesso aos 40MHz, só podemos aplaudir e esperar que todos façam o mesmo.
Desculpa mas quero lá saber dessa "Good Neighbor Policy", o espetro é para se encher e ponto final.
Aqui existem muitas redes, no painel do wireless é só fazer scrool e mais de metade estão em 40mhz, já confirmei, pois são routers asus e tp-link.
Os das operadoras aqui é ao monte
Não é por isso que sofro a nível de wireless, alias, aqui funciona tudo muito bem :clap:
 
Back
Topo