Router MEO FiberGateway

Nem me interessa saber, só te digo tenho tudo cheio de redes e 0 problemas

Até um dia. O GNP não é só bom para os teus vizinhos, também é boa para ti por isso reitero: se a Altice colocou medidas para prevenir os 40Mhz em zonas saturadas fez muitíssimo bem.
Quase todos os dias lemos por aqui "até agora funcionou bem e de repente começou a dar problemas" ou "a box Sofia está com paragens há uns dias"...
 
Até um dia. O GNP não é só bom para os teus vizinhos, também é boa para ti por isso reitero: se a Altice colocou medidas para prevenir os 40Mhz em zonas saturadas fez muitíssimo bem.
Quase todos os dias lemos por aqui "até agora funcionou bem e de repente começou a dar problemas" ou "a box Sofia está com paragens há uns dias"...
Isso aconteceu-me quando alteraram o firmware, se os routers têm os 40Mhz é para usar e ponto, a 20Mhz deixo de ter a velocidade máxima.
É bom é... corta a velocidade :clap:

Se te tirassem os 80Mhz ou os 160Mhz na rede 5G ficavas contente apenas a usar 40Mhz?

Adorava que viesses aqui, na rua muitas redes se apanham e dentro de casa também, isto está completamente saturado, normalmente aqui cada casa têm um router ou ponto de acesso em cada quarto e divisões de rede, rede apenas para telemóveis, outra para tablets e assim.
Tudo funciona bem exceto nos routers dos operadores
 
Chama-se "Good Neighbor Policy" - https://eyenetworks.no/en/locating-good-channels-bad-neighbors-wi-fi-scanner/
Um router com bom software não deve deixar ativar os 40Mhz em zonas com forte concentração de redes.
Se a Altice dificultou o acesso aos 40MHz, só podemos aplaudir e esperar que todos façam o mesmo.
Se numa vivenda com 3 redes(que se apanham)enchem o espectro algumas já so chega com potência pouco superior a ruído é espectro preenchido não quero imaginar um bloco de apartamentos com 5 ou 6 andares, acrescento que além de parva essa política é mal implementada porque basta ligar/desligar o wps ou a pass e fica nos 40 até ser desligado.
Para ser bem e eficientemente aplicado quando os dispositivos estão "inactivos" baixam a taxa de transmissão passava para os 20 e quando chegassem aos 75mbs novamente ativava os 40mhz isso sim era de aplaudir agora capar assim a velocidade por default e desativar a unica hipótese de a contrariar é só estúpido.
Concordo que tenha que haver contenção na utilização do espectro e para 95% dos casos os 20mhz sejam mais que suficientes mas o que o router tem que saber diferenciar é se estou no Facebook num telemóvel tablet ou se estou a fazer downloads a exigir o máximo possível da ligação Wi-Fi (ainda para mais quando parece que agora a regra é em pcs portáteis low/medium cost e virem sem portas rj45) e sabes que quem precisa frequentemente dos 90/100mbs via Wi-Fi 2.4Ghz e não se quer chatear compra um AP xpto mete o a forçar os 40mhz e ainda vai aumentar a saturação do espectro pois está com um dispositivo a fazer ruído sem necessidade porque só o router da Meo fazia o necessário. E quem se lixa? O suposto vizinho que em vez de ter ruído de 1 rede fica com ruído de 2 num bloco de apartamentos com 3 ou 4 tipos que usem a mesma solução imagina lá... A política é óptima pena é de que quem força os 40 precise mesmo deles e se não os tiver vai arranjar outra maneira de os obter acabando por saturar ainda mais o espectro
 
Última edição:
É bom é... corta a velocidade :clap:

Não há almoços grátis, ganhas velocidade mas perdes estabilidade porque há mais conflitos com outras redes. E, claro, aumentam as probabilidades dos teus vizinhos tomarem medidas para a lentidão da net deles dando cabo dos teus speedtests.

A menos que vivas numa gaiola de Faraday, o espectro não é só teu mas sim um recurso partilhado com os teus vizinhos. O que eles fazem tem impacto no desempenho da tua rede e vice-versa.
 
Isso aconteceu-me quando alteraram o firmware, se os routers têm os 40Mhz é para usar e ponto, a 20Mhz deixo de ter a velocidade máxima.
É bom é... corta a velocidade :clap:

Se te tirassem os 80Mhz ou os 160Mhz na rede 5G ficavas contente apenas a usar 40Mhz?

Adorava que viesses aqui, na rua muitas redes se apanham e dentro de casa também, isto está completamente saturado, normalmente aqui cada casa têm um router ou ponto de acesso em cada quarto e divisões de rede, rede apenas para telemóveis, outra para tablets e assim.
Tudo funciona bem exceto nos routers dos operadores

Eu com os 20Mhz tenho 100Mbps de download na rede 2.4Ghz, chega bem :P sempre dispensei os 40Mhz por darem mais chatices que beneficios...

Nos 80Mhz, como não tenho nenhum equipamento a 160Mhz não vale a pena ter activo... mesmo com os 80Mhz tenho 660Mbps com a vodafone via wifi por isso está bom..

Agora, eu estive em casas de um amigo nos arredores de Lisboa no final do ano passsado e tinha dezenas de redes.. mais de 50 redes wifi 2.4Ghz... tirei a rede 2.4Ghz dos 40Mhz para 20Mhz e ficou logo com a rede estável e com mais velocidade... No 5Ghz alterei para um canal diferente do comum e ficou a bombar também...

Acho que não há necessidade de usar 2.4Ghz a 40Mhz quando se tem o 5Ghz com velocidades muito melhores...
 
Eu com os 20Mhz tenho 100Mbps de download na rede 2.4Ghz, chega bem :P sempre dispensei os 40Mhz por darem mais chatices que beneficios...

Nos 80Mhz, como não tenho nenhum equipamento a 160Mhz não vale a pena ter activo... mesmo com os 80Mhz tenho 660Mbps com a vodafone via wifi por isso está bom..

Agora, eu estive em casas de um amigo nos arredores de Lisboa no final do ano passsado e tinha dezenas de redes.. mais de 50 redes wifi 2.4Ghz... tirei a rede 2.4Ghz dos 40Mhz para 20Mhz e ficou logo com a rede estável e com mais velocidade... No 5Ghz alterei para um canal diferente do comum e ficou a bombar também...

Acho que não há necessidade de usar 2.4Ghz a 40Mhz quando se tem o 5Ghz com velocidades muito melhores...
O grande problema é não ter equipamentos para os 5ghz e se fica a usar só os 2.4 e sem forçar os 40mhz os meus não chegam a 45 mbs quando a 40mhz vão aos 90 e tal.
 
Pessoal tenho o technicolor v3 ja a muitos anos, sei que posso comprar um router a parte e ter portas gigabit ou ter switcher com portas gigabit ligado a porta 4.

Mas a minha casa tem andares e isso não é suficiente. Quero ligar alguns pcs por cabo.

Sendo assim, existe alguma maneira de eles trocarem de router? Algum pretexto? Para onde devo ligar?
 
Pessoal tenho o technicolor v3 ja a muitos anos, sei que posso comprar um router a parte e ter portas gigabit ou ter switcher com portas gigabit ligado a porta 4.

Mas a minha casa tem andares e isso não é suficiente. Quero ligar alguns pcs por cabo.

Sendo assim, existe alguma maneira de eles trocarem de router? Algum pretexto? Para onde devo ligar?

Se mudares para a box 4k (Sofia) têm que te colocar o Fiber...
 
Boa Tarde,
A minha dúvida não tem a ver com o router mas é o seguinte:

Tenho o fibergetaway com 500 Mbps , ligado directamente por cabo e tenho mais ou menos essa velocidade. (Ligando o meu portátil por cabo)

O problema começa quando quero passar pela caixa ATI para distribuir o sinal para as divisões da casa... só me chegam perto de 100 Mbps !

A casa é nova, os cabos de rede são de tipo cat 6 , não vejo onde se pode perder a velocidade.

Fiz os testes de velocidade logo nas tomadas da caixa ATI, nem foi nos quartos por isso a velocidade perde-se logo ali do router á caixa ATI.

Outro pormenor que me está a escapar é o facto de ligando o portátil da minha mulher directo no router e a minha tv TCL7006 , com cabo, apenas me dá a mesma velocidade , mais ou menos 100 Mbps...



Alguma sugestão?
 
Última edição:
Boa Tarde,
A minha dúvida não tem a ver com o router mas é o seguinte:

Tenho o fibergetaway com 500 Mbps , ligado directamente por cabo e tenho mais ou menos essa velocidade. (Ligando o meu portátil por cabo)

O problema começa quando quero passar pela caixa ATI para distribuir o sinal para as divisões da casa... só me chegam perto de 100 Mbps !

A casa é nova, os cabos de rede são de tipo cat 6 , não vejo onde se pode perder a velocidade.

Fiz os testes de velocidade logo nas tomadas da caixa ATI, nem foi nos quartos por isso a velocidade perde-se logo ali do router á caixa ATI.

Outro pormenor que me está a escapar é o facto de ligando o portátil da minha mulher directo no router e a minha tv TCL7006 , com cabo, apenas me dá a mesma velocidade , mais ou menos 100 Mbps...



Alguma sugestão?

Não percebendo um pavio de caixas ati mas sendo o sistema baseado em basicamente em cabos Ethernet individuais na tal caixa ati que terão que ser ligados a um "switch" não será esse switch de apenas 100mbs e que para velocidades superiores a 100 tem que ser de gigabit, vê que equipamento tens a derivar as divisões na caixa ati.
 
O switch é Gigabit mas de qualquer forma eu testei antes de chegar ao switch.
Os cabos também são cat 6.
Serão as fichas um factor que possa influenciar a velocidade?
 
O switch é Gigabit mas de qualquer forma eu testei antes de chegar ao switch.
Os cabos também são cat 6.
Serão as fichas um factor que possa influenciar a velocidade?
Para ter gigabit o cabo têm que estar com todos os fios internos ligados, pode acontecer é que se existir um deles que esteja mal ligado/cravado passa a dar no max 100, verifica também se o "chicote" que estás a usar para testar tem todos os fios ligados, há alguns que apenas têm metade dos fios ligados.
 
Para ter gigabit o cabo têm que estar com todos os fios internos ligados, pode acontecer é que se existir um deles que esteja mal ligado/cravado passa a dar no max 100, verifica também se o "chicote" que estás a usar para testar tem todos os fios ligados, há alguns que apenas têm metade dos fios ligados.

Ok, vou ver as ligações. Quanto ao chicote, já usei vários para experimentar e parecem todos bem.
 
Verifica os cabos. Aconteceu-me isso. Meti fibra na semana passada e em 2 dos pontos de rede só chegava aos 100 Mbps. Nos outros pontos estava OK. Eram as fichas mal cravadas. Como anteriormente tinha internet inferior a 100Mbps nunca tinha notado...
 
A propósito desta conversa, o antigo router TG784n v3 que tenho actualmente a 200, ao passar para 500Mbps continua a funcionar sem problemas só com 4 condutores ligados nas fichas do cabo?
Obrigado.
 
A propósito desta conversa, o antigo router TG784n v3 que tenho actualmente a 200, ao passar para 500Mbps continua a funcionar sem problemas só com 4 condutores ligados nas fichas do cabo?
Obrigado.
Sim vai funcionar normalmente com a limitação de que apenas terás os 500mbs na porta 4 do router as outras não terás mais que 98mbs(a semelhança do que já tens agora).
Não seria má ideia queixares te para ver se te trocam isso por um novo Router que já tenha as 4 portas gigabit porque esse só tem 1 porta gigabit (a 4), a trocarem te o router provavelmente irão meter o que discutimos neste tópico o fibergateway, também há o technicolor branco que julgo seja o tg789vac v2, mas acho que já não andam a colocar esse.
Cumprimentos
 
Última edição:
Boas,
neste router alguém sabe como activar o protocolo 47 (GRE)?

Tenho servidor interno para VPN, já abri a porta 1723, mas depois não deixa passar o GRE...
 
Back
Topo