Router MEO FiberGateway

Em relação ao upload, não seria suposto ter mais que 70Mbps? Velocidade contratada 100/100 Mbps. E é essa velocidade que tenho, se ligar por cabo.
Sim deverias ter 100 100 por cabo até mais um pouco wifi mais que 100 so por 5ghz e mesmo assim depende do equipamento há pessoas que conseguem 900 e tal outras como eu mal passa dos 200
 
Última edição:
Verifiquei a seguinte situação no FiberGateway GR241AG
o portátil ligado por wi-fi em testes de velocidade não ultrapassava os 20Mbps de download, decidi nas configurações do router alterar a largura de banda para 20/40 MHz. Após esta alteração os testes de velocidade são 90/70Mbps.
No entanto agora é apresentado o seguinte:
meo.jpg


Será que algo está errado?

Isso é normal, basta haver interferências nos 2.4GHz e o router salta para os 20MHz, não é bug, é mesmo boas práticas implementadas. O contrário é que é bug que estava para ser resolvido e foi resolvido nesta última versão.
 
Isso é normal, basta haver interferências nos 2.4GHz e o router salta para os 20MHz, não é bug, é mesmo boas práticas implementadas. O contrário é que é bug que estava para ser resolvido e foi resolvido nesta última versão.
Boa prática essa exclusiva da Meo(e deste router em particular) mas é assunto já discutido por aqui.
É normal na Meo, a Nos Vodafone tp link, Asus e um repetidor do Lidl(so equipamentos que use/tenha usado nos últimos 12 meses) nenhum faz isso mas OK, vamos continuar a chamar boa prática, ou excesso de sensibilidade isso ou o fibergateway começou a fazer isto para acabar com uns certos barulhos em chamada porque a qualidade de construção não é grande espingarda e fazia interferência com o voip mas fico com esta leve suspeita até porque não tenho o código entre firmwares para comparar .
 
Última edição:
Mas o bug do telefone foi resolvido no anterior firmware, não foi neste último, não me parece que esteja relacionado uma coisa com a outra...
 
Mas o bug do telefone foi resolvido no anterior firmware, não foi neste último, não me parece que esteja relacionado uma coisa com a outra...
No anterior começou a não arrancar nos 40mhz (é o que tenho actualmente) a cada reinicio tem que ser mudado para os 20 e depois para os 40 depois não muda mais, desta vez suspeito que puseram um "lembrete" de X em X tempo para não ser contornado mas é só a minha suspeita sem código não é possível comparar até poderá ser só alteração de voltagens entre microcontrollers para "estabilizar" a placa mãe que possa originar isto mas a verdade é que antes (2018)o Wi-Fi funcionava bem e mal o voip com o desaparecimento do problema do voip apareceu o do Wi-Fi não me parece apenas coincidência nem o problema original do voip ter sido resolvido apenas via software ou codec, era mesmo cortes na chamada agora se faltava corrente para o Voip já não sei, mas era mesmo "poços" nem era distorção ou simples ruído eram "cortes" na chamada mas isto já estou a divagar em suposições que infelizmente não vou conseguir provar mas a historial ajuda a minha teoria primeiro foram os transformadores que eram "fracos" e foram sendo mudados para os de 3A alguém substimou os consumos de energia do router transformadores toda a gente os muda microcontroladores já não é assim.
 
Última edição:
Por alguma razão firmwares como o OpenWRT tem uma tickbox para desativar as regras de regulamento wifi... que automaticamente reverte os 40mhz para 20mhz se houver interferência. Não é coisa "da Meo" nem "do Fibergateway".
 
Por alguma razão firmwares como o OpenWRT tem uma tickbox para desativar as regras de regulamento wifi... que automaticamente reverte os 40mhz para 20mhz se houver interferência. Não é coisa "da Meo" nem "do Fibergateway".
Openwrt/LEDE não é usado nem no fiber nem na Asus nem na tp link nem em router nenhum, openwrt é um firmware open-source quem lá colocou essa opção não é obrigado até porque não é regulamentado em lado nenhum é feito por uma comunidade não por nenhum fabricante não carece sequer de nenhuma aprovação , existe países em que até a potência do sinal deve ser limitada a X db e não podem ser usados determinados canais daí ter lá a opção do país em que vai ser usado.
Volto a repetir nos routers que eu usei/uso apenas a Meo e só no fibergateway (o technicolor não faz isto) limita a banda nos 20 tanto os da VDF como da Nos como os meus da tp-link e da Asus nenhum faz isso, se vamos por firmware tenho aqui um TP-LINK C5 que dê origem só dá 750 mbs na rede 5ghz e está convertido num C7 com 1300 via 5ghz mesmo hardware so foi instalado o firmware do c7 poupei uns bons 60 euros na altura .
Resumindo e factualmente a política existe mas a data de hoje a Meo e apenas no fiber é a única que a implementa em Portugal, porque já experimentei neste último ano os 2 últimos routers da vdf e os da nos por onde passei (não consigo distinguir entre o anterior e o último da Nos) e tanto os da Asus como da tp-link que me passaram pelas mãos nenhum faz isto, passam sempre os 60 ou 70mbs.
Dito por outras palavras a Meo é a única operadora em Portugal que limita a velocidade do Wi-Fi nos 2.4ghz (bem ou mal isso já é outro assunto) pelo que o faz por opção e nunca por imposição de quem quer que seja ou anda tudo a violar a lei à excepção da Meo.
 
Última edição:
Verifiquei a seguinte situação no FiberGateway GR241AG
o portátil ligado por wi-fi em testes de velocidade não ultrapassava os 20Mbps de download, decidi nas configurações do router alterar a largura de banda para 20/40 MHz. Após esta alteração os testes de velocidade são 90/70Mbps.
No entanto agora é apresentado o seguinte:
meo.jpg


Será que algo está errado?
Esquece ... nem na MEO nem em outra operadora funciona os 40mhz... entretanto devias esquecer essas configurações de canais automáticos :D ...
Na banda 2.4ghz
Canal - 1
Modo de encriptação apenas WPA2/AES
WPS - Desativado
Na banda 5ghz
Canal - 108
Modo de encriptação apenas WPA2/AES
WPS - Desativado
Alterar password de acesso ao Router.
E já ficas com boas velocidades...
 
Esquece. é coisa do fibergateway. Tudo o que digas é errado.
Se não for do fibergateway diz me mais um modelo que faça a mesma coisa não tenho conhecimento de mais nenhum, portanto sim até prova em contrário e tendo eu usado 5 ou 6 modelos diferentes (altice, Huawei, Asus, tp-link e os da nos não faço ideia da marca) nos últimos 12 meses e só o fibergateway tem este comportamento, se for a implementação da tal política que eu tenha conhecimento é a única operadora/fabricante que o faz (bem ou mal é outra discussão) pelo menos em PT.
Tem esse problema assim como já teve no voip antes disso dos transformadores que eram fracos demais e não aguentava 6 horas sem reiniciar e continua com a limitação de mais de 100 portos abertos literalmente "borrar se todo" e ficar com velocidades ridículas ou reiniciar até e mais recentemente aqui alguém se queixou de ter a hora dos telefones adiantada (não sei se já resolveram presumo que não porque estou na versão anterior com a hora certa portanto não mudaram a hora do servidor ntp).
Se o uso? uso tenho os meus 2 routers próprios já parados a algum tempo serve perfeitamente agora não é "grande espingarda" mas com esta situação dos 40mhz do Wi-Fi resolvida no meu caso serve perfeitamente se jogasse via PC só não estava na caixa porque tem que fazer de ONT como so uso a xbox agora é me indiferente.
 
Última edição:
Esquece ... nem na MEO nem em outra operadora funciona os 40mhz... entretanto devias esquecer essas configurações de canais automáticos :D ...
Na banda 2.4ghz
Canal - 1
Modo de encriptação apenas WPA2/AES
WPS - Desativado
Na banda 5ghz
Canal - 108
Modo de encriptação apenas WPA2/AES
WPS - Desativado
Alterar password de acesso ao Router.
E já ficas com boas velocidades...
É esta a configuração que o pessoal está a efetuar neste router?
 
É esta a configuração que o pessoal está a efetuar neste router?
Eu tenho 2.4ghz canal 11 40mhz wps desligado
Na rede 5ghz canal 100 ou 112 (não me lembro qual está julgo que 100 agora) largura de banda 80mhz wps desligado
Encriptação está wpa2 AES em ambas.
Smart WiFi ignoro porque tenho 10 12 dispositivos ligados em permanência a rede é só em meia dúzia é que necessito de rede 5ghz e da velocidade, desta forma controlo os equipamentos ligados a cada rede para dividir melhor entre as redes consoante a necessidade (não "satura" tanto o espectro das redes)
Cumprimentos
 
Última edição:
É esta a configuração que o pessoal está a efetuar neste router?
Eu é Smart wifi ativo e canal auto. Está um mimo. Nunca mais me chateiei com escolhas de bandas e canais. Conecto-me à minha rede e tenho sempre o wi-fi a bombar como deve ser. Atenção que eu uso o wi-fi para fazer coisas úteis, não passo o dia a fazer speed testes.
Fixar canais nem sempre é a melhor opção, cada caso é um caso.
 
Eu é Smart wifi ativo e canal auto. Está um mimo. Nunca mais me chateiei com escolhas de bandas e canais. Conecto-me à minha rede e tenho sempre o wi-fi a bombar como deve ser. Atenção que eu uso o wi-fi para fazer coisas úteis, não passo o dia a fazer speed testes.
Fixar canais nem sempre é a melhor opção, cada caso é um caso.
Assino e subscrevo!!!!
 
Sem dúvida que é um bug do FiberGateway, o próprio router não deteta redes vizinhas e mete-me a 20MHz???!!!
Apanha interferências do microondas (já que não há redes vizinhas) não digas que é bug que a malta vai cair te em cima.
Adiante mais asserio eu resolvi pedindo para passar para o firmware anterior já está a 2 meses a funcionar minimamente bem, como duvido que alguém te faça isso ou vais ficar passado ao telefone porque ainda te vão dizer que o router nunca suportou essa funcionalidade(como me disseram a mim), o meu concelho é que uses um router em bridge ou como ap para a a rede 2.4 e configuras no modo 40mhz desligando o Wi-Fi 2.4 do fibergateway
 
Última edição:
De ontem para hoje o meu ativou o Smart WiFi do nada, perdi a separação do 2.4GHz e 5GHz...
Nunca instalei a app sequer.

A própria app permite ativar mas não desativar? Qual a lógica?
Por melhor que funcione preferia continuar a tê-las separadas.

Se entretanto descobrirem algum método que não envolva reset de fábrica agradecia.
Não me apetecia ter que fazer um novo pedido de desativação da rede hotspot MEO-WiFi.
 
De ontem para hoje o meu ativou o Smart WiFi do nada, perdi a separação do 2.4GHz e 5GHz...
Nunca instalei a app sequer.

A própria app permite ativar mas não desativar? Qual a lógica?
Por melhor que funcione preferia continuar a tê-las separadas.

Se entretanto descobrirem algum método que não envolva reset de fábrica agradecia.
Não me apetecia ter que fazer um novo pedido de desativação da rede hotspot MEO-WiFi.
Aparentemente so mesmo com factory reset é que podes fazer novamente a separação, podes sempre ligar para o suporte técnico e ver se te fazem isso mas o "protocolo" deles costuma passar por um reset também.
Nao entendo a lógica de não poder ser desativada essa função mas a verdade é que está lá escrito que depois de activada não pode ser desativada agora qual a lógica disso não sei (nem estou a ver sinceramente).
Quanto ao Meo Wi-Fi a rede não te consome da tua Internet é largura de banda específica da Meo para isso não ganhas nem perdes nada em desativar
Cumprimentos
 
Back
Topo