Sim deverias ter 100 100 por cabo até mais um pouco wifi mais que 100 so por 5ghz e mesmo assim depende do equipamento há pessoas que conseguem 900 e tal outras como eu mal passa dos 200Em relação ao upload, não seria suposto ter mais que 70Mbps? Velocidade contratada 100/100 Mbps. E é essa velocidade que tenho, se ligar por cabo.
Verifiquei a seguinte situação no FiberGateway GR241AG
o portátil ligado por wi-fi em testes de velocidade não ultrapassava os 20Mbps de download, decidi nas configurações do router alterar a largura de banda para 20/40 MHz. Após esta alteração os testes de velocidade são 90/70Mbps.
No entanto agora é apresentado o seguinte:
Será que algo está errado?
Boa prática essa exclusiva da Meo(e deste router em particular) mas é assunto já discutido por aqui.Isso é normal, basta haver interferências nos 2.4GHz e o router salta para os 20MHz, não é bug, é mesmo boas práticas implementadas. O contrário é que é bug que estava para ser resolvido e foi resolvido nesta última versão.
No anterior começou a não arrancar nos 40mhz (é o que tenho actualmente) a cada reinicio tem que ser mudado para os 20 e depois para os 40 depois não muda mais, desta vez suspeito que puseram um "lembrete" de X em X tempo para não ser contornado mas é só a minha suspeita sem código não é possível comparar até poderá ser só alteração de voltagens entre microcontrollers para "estabilizar" a placa mãe que possa originar isto mas a verdade é que antes (2018)o Wi-Fi funcionava bem e mal o voip com o desaparecimento do problema do voip apareceu o do Wi-Fi não me parece apenas coincidência nem o problema original do voip ter sido resolvido apenas via software ou codec, era mesmo cortes na chamada agora se faltava corrente para o Voip já não sei, mas era mesmo "poços" nem era distorção ou simples ruído eram "cortes" na chamada mas isto já estou a divagar em suposições que infelizmente não vou conseguir provar mas a historial ajuda a minha teoria primeiro foram os transformadores que eram "fracos" e foram sendo mudados para os de 3A alguém substimou os consumos de energia do router transformadores toda a gente os muda microcontroladores já não é assim.Mas o bug do telefone foi resolvido no anterior firmware, não foi neste último, não me parece que esteja relacionado uma coisa com a outra...
Openwrt/LEDE não é usado nem no fiber nem na Asus nem na tp link nem em router nenhum, openwrt é um firmware open-source quem lá colocou essa opção não é obrigado até porque não é regulamentado em lado nenhum é feito por uma comunidade não por nenhum fabricante não carece sequer de nenhuma aprovação , existe países em que até a potência do sinal deve ser limitada a X db e não podem ser usados determinados canais daí ter lá a opção do país em que vai ser usado.Por alguma razão firmwares como o OpenWRT tem uma tickbox para desativar as regras de regulamento wifi... que automaticamente reverte os 40mhz para 20mhz se houver interferência. Não é coisa "da Meo" nem "do Fibergateway".
Esquece. é coisa do fibergateway. Tudo o que digas é errado.Por alguma razão firmwares como o OpenWRT tem uma tickbox para desativar as regras de regulamento wifi... que automaticamente reverte os 40mhz para 20mhz se houver interferência. Não é coisa "da Meo" nem "do Fibergateway".
Esquece ... nem na MEO nem em outra operadora funciona os 40mhz... entretanto devias esquecer essas configurações de canais automáticos ...Verifiquei a seguinte situação no FiberGateway GR241AG
o portátil ligado por wi-fi em testes de velocidade não ultrapassava os 20Mbps de download, decidi nas configurações do router alterar a largura de banda para 20/40 MHz. Após esta alteração os testes de velocidade são 90/70Mbps.
No entanto agora é apresentado o seguinte:
Será que algo está errado?
Se não for do fibergateway diz me mais um modelo que faça a mesma coisa não tenho conhecimento de mais nenhum, portanto sim até prova em contrário e tendo eu usado 5 ou 6 modelos diferentes (altice, Huawei, Asus, tp-link e os da nos não faço ideia da marca) nos últimos 12 meses e só o fibergateway tem este comportamento, se for a implementação da tal política que eu tenha conhecimento é a única operadora/fabricante que o faz (bem ou mal é outra discussão) pelo menos em PT.Esquece. é coisa do fibergateway. Tudo o que digas é errado.
É esta a configuração que o pessoal está a efetuar neste router?Esquece ... nem na MEO nem em outra operadora funciona os 40mhz... entretanto devias esquecer essas configurações de canais automáticos ...
Na banda 2.4ghz
Canal - 1
Modo de encriptação apenas WPA2/AES
WPS - Desativado
Na banda 5ghz
Canal - 108
Modo de encriptação apenas WPA2/AES
WPS - Desativado
Alterar password de acesso ao Router.
E já ficas com boas velocidades...
Eu tenho 2.4ghz canal 11 40mhz wps desligadoÉ esta a configuração que o pessoal está a efetuar neste router?
Eu é Smart wifi ativo e canal auto. Está um mimo. Nunca mais me chateiei com escolhas de bandas e canais. Conecto-me à minha rede e tenho sempre o wi-fi a bombar como deve ser. Atenção que eu uso o wi-fi para fazer coisas úteis, não passo o dia a fazer speed testes.É esta a configuração que o pessoal está a efetuar neste router?
Assino e subscrevo!!!!Eu é Smart wifi ativo e canal auto. Está um mimo. Nunca mais me chateiei com escolhas de bandas e canais. Conecto-me à minha rede e tenho sempre o wi-fi a bombar como deve ser. Atenção que eu uso o wi-fi para fazer coisas úteis, não passo o dia a fazer speed testes.
Fixar canais nem sempre é a melhor opção, cada caso é um caso.
Apanha interferências do microondas (já que não há redes vizinhas) não digas que é bug que a malta vai cair te em cima.Sem dúvida que é um bug do FiberGateway, o próprio router não deteta redes vizinhas e mete-me a 20MHz???!!!
Aparentemente so mesmo com factory reset é que podes fazer novamente a separação, podes sempre ligar para o suporte técnico e ver se te fazem isso mas o "protocolo" deles costuma passar por um reset também.De ontem para hoje o meu ativou o Smart WiFi do nada, perdi a separação do 2.4GHz e 5GHz...
Nunca instalei a app sequer.
A própria app permite ativar mas não desativar? Qual a lógica?
Por melhor que funcione preferia continuar a tê-las separadas.
Se entretanto descobrirem algum método que não envolva reset de fábrica agradecia.
Não me apetecia ter que fazer um novo pedido de desativação da rede hotspot MEO-WiFi.