Router MEO FiberGateway

Boas, alguem me pode confirmar se é possivel utilizar este router com outro serviço de DNS dinâmico ou estamos apenas limitados aos 3 de origem TZO, DynDNS.org, e no-ip.com?

Tipo quem tem uma NAS já com fornecedor de DNS dinâmico tem de mudar pra um destes?
 
A quem possui o FGW, acontece-vos aparecerem dispositivos na vossa rede Windows, identificados como dispositivos móveis, normalmente telemóveis de operador (Star, MobiWire)?
Vou ao router e não vejo lá dispositivos nenhuns, mas na rede Windows aparecem por lá. Já modifiquei a config de segurança do Wi-fi, mas acontece na mesma.
O que tenho feito é bloquear as mac address, mas não estou nada descansado com isto.
 
A quem possui o FGW, acontece-vos aparecerem dispositivos na vossa rede Windows, identificados como dispositivos móveis, normalmente telemóveis de operador (Star, MobiWire)?
Vou ao router e não vejo lá dispositivos nenhuns, mas na rede Windows aparecem por lá. Já modifiquei a config de segurança do Wi-fi, mas acontece na mesma.
O que tenho feito é bloquear as mac address, mas não estou nada descansado com isto.
Chegou-me a acontecer, mas notei a partir do update do W7 para W10. Já experimentaste desativar o WPS no router?
Aqui está explicado porque surgem e 2 métodos para deixarem de aparecer:
https://appuals.com/fix-unknown-strange-devices-showing-network/
 
Boas @endon, a mim também me aconteceu exatamente o mesmo nas primeiras versões do FiberGateway, contudo uma das minhas principais preocupações, na altura de configurar qualquer dispositivo de gestão na rede é desativar a opção WPS.

Na altura não tinha pesquisado sobre o assunto pois quando desativei deixou de aparecer esses dispositivos, contudo não tinha associado com essa opção que tinha desativo.

Como o @pedrovsk referiu começa por desativar o botão WPS do router e verifica se esse "problema" persiste.
 
Boa Tarde,

A Meo instalou-me o FiberGateway a semana passada. Até então tinha o meu ASUS RT-AC68U ligado diretamente à ONT a gerir a net e a Box de IPTV, sem fazer qualquer uso do Technicolor da MEO. Com o Fibergateway isso, deixa de ser possível, mas ao ler este tópico dizem que é possível manter o ASUS a fazer a gestão da rede utilizando o modo bridge. Ativei então o Modo Bridge no FiberGateway e configurei o ASUS como recomendado pelo red-machine95, mas o ASUS continua sem "ver" o FiberGateway. Alguém me pode ajudar? Falta-me alguma configuração? Abaixo os captures:

Ligação Ethernet do lado do ASUS:

Whats_App_Image_2018_05_19_at_16_20_28_1.jpg


Ligação Ethernet do lado do FiberGateway:
Whats_App_Image_2018_05_19_at_16_20_28.jpg


Ativação do modo Bridge no Fiber Gateway:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_05_31.png


Configuração da WAN do lado do ASUS:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_06_41.png


Configuração do LAN do lado do ASUS:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_07_09.png


Status da Rede no ASUS:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_08_36.png


Cumprimentos,
João
 
Última edição:
Viva @jeira, a nível de ligações e configurações no FiberGateway está tudo bem, apenas sugiro que faças um reboot ao FiberGateway para aplicar corretamente a configuração.

Em relação ao router asus recomendo atualizares o firmware pois está numa versão beta e já com alguns anos, depois de atualizado realiza um restauro de fábrica.
Altera também a gama de IP's para 192.168.3.XXX ou outro como bem entenderes, mas não utilizes a gama 192.168.1.XXX ou 192.168.2.XXX pois são utilizados pelo FiberGateway e pelo MEO-WiFi respetivamente.

Penso que com estas alterações seja suficiente para o router asus assumir IP Público.
 
Última edição:
Muito obrigado red-machine95! Depois do novo firmware e factory reset, já bomba!

Viva @jeira, a nível de ligações e configurações no FiberGateway está tudo bem, apenas sugiro que faças um reboot ao FiberGateway para aplicar corretamente a configuração.

Em relação ao router asus recomendo atualizares o firmware pois está numa versão beta e já com alguns anos, depois de atualizado realiza um restauro de fábrica.
Altera também a gama de IP's para 192.168.3.XXX ou outro como bem entenderes, mas não utilizes a gama 192.168.1.XXX ou 192.168.2.XXX pois são utilizados pelo FiberGateway e pelo MEO-WiFi respetivamente.

Penso que com estas alterações seja suficiente para o router asus assumir IP Público.
 
Boa Tarde,

A Meo instalou-me o FiberGateway a semana passada. Até então tinha o meu ASUS RT-AC68U ligado diretamente à ONT a gerir a net e a Box de IPTV, sem fazer qualquer uso do Technicolor da MEO. Com o Fibergateway isso, deixa de ser possível, mas ao ler este tópico dizem que é possível manter o ASUS a fazer a gestão da rede utilizando o modo bridge. Ativei então o Modo Bridge no FiberGateway e configurei o ASUS como recomendado pelo red-machine95, mas o ASUS continua sem "ver" o FiberGateway. Alguém me pode ajudar? Falta-me alguma configuração? Abaixo os captures:

Ligação Ethernet do lado do ASUS:

Whats_App_Image_2018_05_19_at_16_20_28_1.jpg


Ligação Ethernet do lado do FiberGateway:
Whats_App_Image_2018_05_19_at_16_20_28.jpg


Ativação do modo Bridge no Fiber Gateway:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_05_31.png


Configuração da WAN do lado do ASUS:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_06_41.png


Configuração do LAN do lado do ASUS:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_07_09.png


Status da Rede no ASUS:
Screen_Shot_2018_05_19_at_16_08_36.png


Cumprimentos,
João


Experimenta os DNS da Cloudflare:

IP version 4
  • 1.1.1.1
  • 1.0.0.1
IP version 6
  • 2606:4700:4700::1111
  • 2606:4700:4700::1001
No meu caso são mais rápidos que os da google. (5ms para estes e 60ms para a google)
 
Experimenta os DNS da Cloudflare:

IP version 4
  • 1.1.1.1
  • 1.0.0.1
IP version 6
  • 2606:4700:4700::1111
  • 2606:4700:4700::1001
No meu caso são mais rápidos que os da google. (5ms para estes e 60ms para a google)

Excelente @jeira, ainda bem que já está a funcar!
Aconselho também a mudares os dns para a o serviço da Cloudflare como o @bluedreamyourdream referiu!
Também podes ativar o funcionamento do IPv6 se bem entenderes!

Sou só eu achar que é tudo igual? Usei os da Cloudflare por uns dias e não notei nada de especial, voltei novamente aos do Google.
 
Boas pessoal, desde dezembro que tenho o fibergateway da meo, e reparei que o alcance da rede wifi é muito má, como poderei resolver o problema? Tinha antes deste o technicolor e conseguia ter wifi fora de casa a uns bons 25mts sem problemas, e com este impossivel.
 
Back
Topo