Router MEO FiberGateway

Isso já não fazem os equipamentos como telemóveis e pc’s automaticamente se tiveres ambas as redes com a pass guardada? Ou é preciso isso do bandsteering?

os PCs e phones cada um faz de forma diferente e nao fazem bem porque nao implementam alguns dos protocolos 802.1r; 802.1v e 802.1q
esta funçao de band steering está disponivel em alguns routers mais avançados que suportam smart-wifi features baseados nestes protocolos
 
Era isso que queria fazer, no entanto estou num dilema, porque se conseguir que me mudem o router para a sala onde tinha o router antes (lado oposto da sala onde tenho o desktop), tenho medo de mesmo assim não conseguir ficar ficar perto dos 400Mb e depois ainda ser mais complicado ligar o desktop por cabo.
Ou seja, neste momento o router tá dentro da ATI, e caso seja necessário depois ligar o desktop por cabo por lá deve ser mais fácil, mas mesmo assim não sei se será possível, pois a única tomada ethernet que tenho na sala está mais perto do sitio onde antes tinha o router do que do desktop e é mesmo impossível. Perto do desktop o que tenho é esta caixa que não tenho a certeza se tem ligação com a ATI para passar cabo:
IMG-0886.jpg

se ligares o desktop por wifi com placa 802.11ac e duas antenas 2*2, consegues 400Mbps de velocidade (e debito fisico maximo 867Mbps) na sala;
mas se usares o desktop para jogos exigentes no delay, deves ligar o desktop por cabo ao router.

E o RADIUS, é alguma coisa de importante, ou posso deixar off?

deixa off.
radius é para empresas que têm radius server para gestao de accounts wifi dos seus varios routers distribuidos pelo espaço da empresa
 
Última edição pelo moderador:
os que têm ruido no telefone têm um switch ethernet ligado ao router ?
no meu acesso nao tenho nenhum ethernet switch
Basta ligar uma box que fica com ruido, no meu caso não é bem ruido é falhas do tipo:
"Hoj ui à praia com os meus amigos e diver muit , levei o meu e ele adora água. Bebi um refres de lim . "
Desculpa o texto parvo é só para se entender
 
Vai a 192.168.1.254 e se tiveres a versão mais recente (termina em r014), clica em "Wi-Fi", depois à direita em "editar" e depois é só ativar o "Band steering". O router automaticamente coloca as mesmas definições nas redes 2.4G e 5G.
 
se ligares o desktop por wifi com placa 802.11ac e duas antenas 2*2, consegues 400Mbps de velocidade (e debito fisico maximo 867Mbps) na sala;
mas se usares o desktop para jogos exigentes no delay, deves ligar o desktop por cabo ao router.

Ainda que na rede 2.4Ghz (pois ainda não comprei a placa de rede para o desktop) isto são os resultados que tenho com o router na ATI com uma net de 400/100:

 
Vai a 192.168.1.254 e se tiveres a versão mais recente (termina em r014), clica em "Wi-Fi", depois à direita em "editar" e depois é só ativar o "Band steering". O router automaticamente coloca as mesmas definições nas redes 2.4G e 5G.
O router atualiza sozinho? A minha acaba em r015 bah
 
Tens que pedir para te tirarem o fibergateway do ATI ,pois com wifi 5G ainda vai ser pior tem mais atenuação

A minha questão é se é possível passar a fibra para onde tinha o router antes, não sei se o apartamento tem as ligações para isso. E além disso depois como é que se liga o sinal RF do router na ATI?
 
A minha questão é se é possível passar a fibra para onde tinha o router antes, não sei se o apartamento tem as ligações para isso. E além disso depois como é que se liga o sinal RF do router na ATI?

Se colocarem por exemplo o router na sala ou em outro local central da casa, basta que exista uma tomada coaxial nessa divisão
 
Bom dia,

Desculpem as minhas perguntas, mas sou novo na MEO.
Sempre tive NOS.

A instalação está marcada para o dia 19.
Uma das coisas que eu "pedi" foi que fosse instalado este novo router.
Disseram que sim, mas isso dependia da instalação. O técnico é que ia ver se dava para instalar o novo Router.

Alguém me podia explicar pq razão ela me disse que dependia da instalação, ter ou não o novo router.
Este é o único router que "garante", velocidades de 200 via Wifi?

Eles vão retirar todos os cabos da NOS e instalar fibra para todos os quartos e salas?
Vou instalar o router numa sala, onde tenho o meu PC e depois ele "espalha" a rede WIFI para o resto da casa.
Mas depois se quiser mudar o router para outro local, posso fazer sem ter problemas??? Onde devo instalar este router?
O que é o ATI que tanto falam?


CONCLUSÃO: Que "cuidados" devo ter na altura da instalação, para que no futuro não tenha problemas???
 
Última edição:
Procura no google por ATI, Armário Telecomunicações Individual e ve se a tua casa tem ou não.

A fibra fica num local e apenas um, o Router (ou ONT) não sai de lá sem nova instalação de fibra. (Na casa da minha mãe a configuração que estava feita não fazia sentido e na renegociação do novo contrato pediu-se nova instalação para trocar o ponto de fibra de sitio)

O que fazem é depois meter os cabos de rede para onde tu quiseres e no caso de ter condições para isso, como tu quiseres! Já estive mais de uma tarde para ter uma instalação como pretendia. Pensa como queres os cabos passado e se as sugestões deles não fizerem sentidos faz como queres, eles querem é despachar e rápido e bem não costuma dar certo.
 
Procura no google por ATI, Armário Telecomunicações Individual e ve se a tua casa tem ou não.

A fibra fica num local e apenas um, o Router (ou ONT) não sai de lá sem nova instalação de fibra. (Na casa da minha mãe a configuração que estava feita não fazia sentido e na renegociação do novo contrato pediu-se nova instalação para trocar o ponto de fibra de sitio)

O que fazem é depois meter os cabos de rede para onde tu quiseres e no caso de ter condições para isso, como tu quiseres! Já estive mais de uma tarde para ter uma instalação como pretendia. Pensa como queres os cabos passado e se as sugestões deles não fizerem sentidos faz como queres, eles querem é despachar e rápido e bem não costuma dar certo.
Não tenho ATI......

Quando dizes meter os cabos de rede para onde quiseres.... é para as televisões? No meu caso são 5 TV´s ou é para ter pontos de Net nas ouras divisões??

Quando metem os cabos de rede tiram os cabos já instalados da NOS??

E por fim.... porque razão a menina disse que a instalação do novo router depende do técnico e da instalação?
 
Cabos de rede é para teres Internet, se fores meter TVBox elas ligam por cabo de rede para ir buscar o sinal IPTV à Internet.
Para ligares com o normal cabo de antena o router tem uma saida, que irá ser ligada à instalação de TV da tua casa e fica disponível em todas as tomadas de TV.

Eles por norma devem tentar usar a instalação existente, podes aceitar ou não. Eu na minha casa mesmo tendo cabo de rede a ir para todas as divisões foi trocado pq o deles era mais recente e mais rápido do que o que existia.
 
Cabos de rede é para teres Internet, se fores meter TVBox elas ligam por cabo de rede para ir buscar o sinal IPTV à Internet.
Para ligares com o normal cabo de antena o router tem uma saida, que irá ser ligada à instalação de TV da tua casa e fica disponível em todas as tomadas de TV.

Eles por norma devem tentar usar a instalação existente, podes aceitar ou não. Eu na minha casa mesmo tendo cabo de rede a ir para todas as divisões foi trocado pq o deles era mais recente e mais rápido do que o que existia.
Então a TVBox também só pode ficar num sitio.
Não a posso levar para outro compartimento caso queira??
Se a colocar na sala não posso depois levar para o quarto???
 
Então a TVBox também só pode ficar num sitio.
Não a posso levar para outro compartimento caso queira??
Se a colocar na sala não posso depois levar para o quarto???
Se tiveres ficha de internet para ligar sim (cabo de rede \ porta ethernet)

O melhor é teres a casa arranjada com entradas de tv em todo lado e cabo de rede em todo o lado
 
Se tiveres ficha de internet para ligar sim (cabo de rede \ porta ethernet)

O melhor é teres a casa arranjada com entradas de tv em todo lado e cabo de rede em todo o lado
Não tenho cabo de rede na casa toda.
Apartamento com mais de 20 anos....

Mas penso que vou ter uma vantagem.... pedia a Box Sofia.
Com essa box já não preciso de cabo de rede, dá para a ligar por Wifi???
Será que a qualidade de imagem vai ser a mesma se for pela "Sofia" em Wifi em vez de cabo????
 
Back
Topo