Router NOS 4.0

Boa tarde. Tal como várias pessoas aqui, sou cliente NOS há muito tempo (com o router 3.0 e 120mb) e, uma vez que estava próximo do final da fidelização, já estava bastante decidido a mudar para a oferta da Vodafone (em que passaria para 200 Mb sendo a mensalidade mais barata).


No entanto, o novo contacto da NOS propôs-me (pelos vistos, como a vários clientes aqui em cima e no outro tópico da negociação) os 28,99€ com Power Router a 200 Mb, e 2 mensalidades de oferta.


O que queria saber aqui é se faz sentido aceitar a proposta, tendo em conta que com o novo portátil comprado (com uma placa com a descrição “GIGABIT LAN & WIRELESS INTEL® AC-9560 M.2 (1.73Gbps, 802.11AC)”) tenho conseguido no máximo 55 Mb por wireless a 2 metros do router mas os 120 Mb contratados quando ligado por cabo. Ou seja – pergunta de quem só percebe o suficiente disto –, numa operadora com cabo coaxial a partir da rua, se a rede estivesse congestionada (impedindo as velocidades prometidas), isso não se sentiria na velocidade quando ligada por cabo?


Por outro lado, a intenção é também melhorar o alcance dos dois Chromecast que tenho noutras divisões da casa, em que tenho frequentemente dificuldades em aceder se não tiver outros repetidores. A antena de 5 GHz vai resolver algo neste caso?


Obrigado pelo feedback – fiquei de dar resposta à proposta amanhã!
O importante é que a ligação por cabo dê o contratado e de forma constante (sempre). Por wifi o zonhub 3.0 não conseguia muito mais por limitações da norma (N150) e principalmente por ter sido limitado pela NOS (chegou a haver relatos de clientes que o conseguiram colocar na norma original - N300).
Com o PowerRouter normalmente terás os 200 Mb em 5GHz com as ressalvas aplicáveis ao wifi da distância, obstáculos, interferências e outros. Haja sinal no router a 200 ele pode distribui-lo. Mesmo na concorrência o valor em wifi não é garantido.
Importante mesmo é o valor que entra na instalação ser estável o que infelizmente não tem sido ponto forte da NOS. Eu não me queixo mas basta ler neste fórum ou no da NOS.
 
O importante é que a ligação por cabo dê o contratado e de forma constante (sempre). Por wifi o zonhub 3.0 não conseguia muito mais por limitações da norma (N150) e principalmente por ter sido limitado pela NOS (chegou a haver relatos de clientes que o conseguiram colocar na norma original - N300).
Com o PowerRouter normalmente terás os 200 Mb em 5GHz com as ressalvas aplicáveis ao wifi da distância, obstáculos, interferências e outros. Haja sinal no router a 200 ele pode distribui-lo. Mesmo na concorrência o valor em wifi não é garantido.
Importante mesmo é o valor que entra na instalação ser estável o que infelizmente não tem sido ponto forte da NOS. Eu não me queixo mas basta ler neste fórum ou no da NOS.

Obrigado pela resposta! Acho que respondeste quase o que eu queria, mas acho que também me expliquei mal.

Eu vendo de barato que a velocidade contratada só seja prometida por cabo, e isso nos últimos anos sempre consegui. O que queria perceber é se isto é uma questão de matemática, ou seja, se com 120 no cabo as ditas interferências geram 60, então com 200 consigo 120 por wireless, e em teoria um alcance maior por causa da antena de 5 GHz.

Quanto à estabilidade, além da perceção empírica, onde posso arranjar algo que me dê um diagnóstico rápido, fácil e fiável?

Ah, já agora, vi também neste (ou no outro) tópico que as pessoas "exigem" pings de 1 e 2 ms. Nunca me recordo de ver isso na minha história de NOS, mas sempre na casa dos 8-9 ms. É algo que deva querer resolvido - ou por que motivos devo querer resolvido? Apenas para um gamer?
 
Obrigado pela resposta! Acho que respondeste quase o que eu queria, mas acho que também me expliquei mal.

Eu vendo de barato que a velocidade contratada só seja prometida por cabo, e isso nos últimos anos sempre consegui. O que queria perceber é se isto é uma questão de matemática, ou seja, se com 120 no cabo as ditas interferências geram 60, então com 200 consigo 120 por wireless, e em teoria um alcance maior por causa da antena de 5 GHz.

Quanto à estabilidade, além da perceção empírica, onde posso arranjar algo que me dê um diagnóstico rápido, fácil e fiável?

Ah, já agora, vi também neste (ou no outro) tópico que as pessoas "exigem" pings de 1 e 2 ms. Nunca me recordo de ver isso na minha história de NOS, mas sempre na casa dos 8-9 ms. É algo que deva querer resolvido - ou por que motivos devo querer resolvido? Apenas para um gamer?
Não sei a motivação técnica de forma aprofundada mas embora se sabendo que a ligação da NOS até ao nó local é por fibra a parte final da ligação é por cabo. Embora os dados circulem de igual modo a forma de os transmitir é diferente e julgo que em HFC os pings são sempre mais elevados. Talvez pudessem ser mais baixos se a estrutura fosse cuidada e vamos ter esperança que esta migração demorada tenha essa virtude.
Mesmo assim em FTTH também há pings "altos". Na minha instalação MEO FTTH se fizer um speedtest para a NOS Porto dá-me um ping "razoável" mas se fizer um para o servidor da própria MEO em Lisboa dá-me sempre acima de dez. E estou mais ou menos à mesma distância das duas...
Volto a lembrar que além das rotas que podem ter esta interferência no resultado de velocidade o que sai do router não vai ser nunca superior ao que entra... Se entra 120 sai algo menos (ou muito menos se for por wifi em 2.4 ou por cabo com portas 10/100). Se tiveres acima disso sairá menos do que o valor que entra mas quanto será o resultado dos equipamentos, da norma utilizada, da distância e interferências.
Não tenho ainda mais de 120 mas tenho-o em todo o lado porque coloquei pontos de acesso servidos por rede (no caso por powerline) que me dá o que entra (+/-) com alguma variação no ping provocada pelos equipamentos. Se tiver mais vou esperar que a NOS o ponha aqui com a mesma fiabilidade que até hoje e consiguir com o que tenho filtrar os obstáculos enquanto os pontos de acesso forem capazes de fornecer a velocidade toda - se falarmos acima de 400 Mbps sei que não conseguiriam apesar de alguns dos pontos de acesso por si o alcancem: a rede powerline tem limites...
Há aí quem tenha 200Mbps e não se queixe da estabilidade embora possam aparecer problemas pontuais.
Garantir velocidades é coisa a que a NOS tenta esquivar-se bastando ver a forma magistral como cumprem a obrigação de divulgação das tipologias de velocidades alcançadas. enquanto os outros são algo mais concretos eles ficaram-se pelo "politicamente correcto"
Podiam ser um pouco mais esclarecedores porque sabemos que a velocidade mínima na NOS é bem diferente da anunciada ou contratada...
 
Provedoria. Ou entao linha de retenção se quiseres que te enviem um tecnico a casa ver se faz alguma coisa (trocar o router)

Do apoio técnico disseram-me que envio do técnico sem qualquer problema detectado tem um custo de 30€. Pois o mais certo é fazer exposição à provedoria sim.

Tens algum repetidor ligado ao router da NOS ou outro router?

Não, apenas o router 4.0.
 
Eu tenho sentido problema idêntico, quebras de ligação constantes, especialmente se tiver a fazer downloads ou streaming. A NOS não quer assumir qualquer responsabilidade, diz que está a fornecer o serviço em condições e remotamente não detectam qualquer anomalia, sendo que o problema está do meu lado, nos meus equipamentos, quando em idênticas condições com o router 1.0 tal não acontecia.
Ainda estou a ponderar que acção irei tomar de seguida.

Incompatibilidade com o ONT existente na tua instalação. Se trocarem pelo mais recente resolve o problema.
 
Eu tinha o 1.0 e agora tenho o 4.0 e sou FTTH.
Certo mas será que é o mesmo caso?
Parto do princípio que não colocavam por norma o 1 em FTTH, apesar de também em HFC ser um equipamento de recurso.
E as incompatibilidades com ONT serão um caso menos comum que os problemas do 4...
 
Certo mas será que é o mesmo caso?
Parto do princípio que não colocavam por norma o 1 em FTTH, apesar de também em HFC ser um equipamento de recurso.
E as incompatibilidades com ONT serão um caso menos comum que os problemas do 4...

Isso já não sei, apenas referi o meu caso que poderá ser o dele.
Nas primeiras instalações de FTTH, já lá vão uns anos, instalavam o 1.
 
Boas, ontem vieram instalar o novo router e se por wifi notei grandes melhorias, por cabo creio estar (bem) pior.

Neste momento a unica coisa que tenho ligado por cabo é a ps4, bem sei que os testes de velocidade na consola são meio manhosos, mas com o router anterior tinha sempre velocidades mais elevadas, quer de download ou de upload.
Nos diversos testes que fiz entre ontem e hoje, raramente chegou aos 20mb de down e 1 de upload...miserável!
É verdade que a jogar, propriamente dito, não noto nada demais, mas acho estranho estas medições.

Haverá alguma configuração que possa não estar devidamente ativada? Não acho muito normal...
 
Certo mas será que é o mesmo caso?
Parto do princípio que não colocavam por norma o 1 em FTTH, apesar de também em HFC ser um equipamento de recurso.
E as incompatibilidades com ONT serão um caso menos comum que os problemas do 4...

Quando me instalaram FttH ha 3 anos era o 1.0 (e preferia ao 3.0 que tenho agora)
 
Após negociar o novo contrato com a Nos, que foi , do router 3.0 para novo router 4.0 , a box Uma , etc .fiquei pior do que estava .

1- deixei de ter a Spor tv 4k , problema que esta para ser resolvido a mais de uma semana , nao sabem porquê ,a box nao descodifica ....
2- velocidades muito lentas com este router ando perto dos 9 a 10 mbps de Download e Upload 11 e 12 uma vergonha.
foi colocado o router novo no sabado , notei logo a playstation que travava muito , com o antigo jogava bem e como tenho varios computadores a trabalhar nao tinha esse problema as velocidades eram 60Mbps ou mais.
falei com eles e tentaram fazer uns ajustes, ficou na mesma.
terça feira veio um tecnico a minha casa , pensavam que era da casa , mas após varias medições estava tudo bem , trocaram o Router por outro , ficou na mesma ou ainda pior e nem consigo aceder ao meu router.. O tecnico de pois de varias tentativas , disse que era da zona e foi embora.

Entao telefonei para a Nos super chateado , e expliquei tudo o que se tinha passado e que queria sair da Nos e que o serviço era incompetente , disseram -me que iam resolver o problema , e ate a data de 3-agosto nao tive qualquer resposta .

voltei a falar com eles novamente e mais uma vez dei-lhes uma descompostura ,e deram-me um novo numero , de outra assistencia para falar com eles ( 21.....), esta nova assistência apos varios teste feitos nao me resolveu o problema , e passaram o assunto para MAIS UM OUTRO departamento dando uma estimativa de 3 dias uteis .
considero isto uma vergonha para o serviço que estamos a ter , nunca tive problemas de internet em casa com o outro Router trabalhando com varios computadores em casa e ainda a playstation


Segunda parte :


Mais uma vez venho por este meio contar o sucedido depois de ser contactado na terça feira , porque eu avisei se nao fosse contactado ate quarta feira ia cancelar o contrato e nao pagava a ultima factura .

entao na terça feira fui contactado por um técnico que me disse que estavam a tratar do problema de nao conseguirem aceder ao belíssimo Power Router e que voltariam a entrar em contacto comigo ate ao fim da semana.
na sexta feira um tecnico esteve comigo ao telefone umas 3 hora para verificar o problema , a lentidao e o acesso ao Router.

1- o acesso ao Router ficou resolvido
2- agora quanto as velocidades ficou ainda pior, nem um filme consigo ver na neflix , tambem nao consigo jogar na PS
3- Alterou a Red em 2 canais 2,4 g e a 5 g . A 5 G nao apanho em casa , ate ja me falou em amplificador de sinal
Estou sempre a dizer a mesma coisa O OUTRO ROUTER TRABALHAVA MUITO BEM com velocidades de 60mbps , este agora anda nos 9 MBPS

Segunda feira vou telefonar novamente para retroceder o contrato , CHEGOU AO LIMITE
So me faltam dizerem que tenho que mudar de Casa

Vou querer novamente o Router 3.0
 
Boas, ontem vieram instalar o novo router e se por wifi notei grandes melhorias, por cabo creio estar (bem) pior.

Neste momento a unica coisa que tenho ligado por cabo é a ps4, bem sei que os testes de velocidade na consola são meio manhosos, mas com o router anterior tinha sempre velocidades mais elevadas, quer de download ou de upload.
Nos diversos testes que fiz entre ontem e hoje, raramente chegou aos 20mb de down e 1 de upload...miserável!
É verdade que a jogar, propriamente dito, não noto nada demais, mas acho estranho estas medições.

Haverá alguma configuração que possa não estar devidamente ativada? Não acho muito normal...
Alguém?
 
Back
Topo