Router NOS 4.0

Boas, comprei um extensor de sinal tp-link re450 mas não consigo configurá-lo na opção 5GHz...supostamente este router tem essa opção, certo? Já tentei configurar e o melhor que consigo é dar-me em azul a opção 2,4GHz.
Conseguem ajudar-me, que recomendam fazer?
A melhor solução é tentativa e erro. Tem de dar com ele porque dá com outros nomeadamente "irmãos" mais velhos que esse - RE350.
Uma das possibilidades é ires a https://aminhanet.nos.pt e separares as redes. Talvez seja mais fácil assim e depois escolhes a que queres ligar.
Julgo até que dará para ligares as duas e o extensor escolher a melhor a cada momento.
Penso que o RE350 recebeu isso posteriormente pelo que o teu deve ter de origem.

Screenshot-2019-05-02-A-minha-Net-1.png
 
Última edição:
@jarvaz

Desde já obrigado pelas dicas. Penso que não vai dar, eu acho que já posso fazer isso no método 1 do manual mas mesmo assim não deu. Já utilizei usar o método 2, que é mais simples, apertei o botão do extensor mais o do emparelhamento do router da Nos. Só dá o 2,4GHz, tento mais vezes mas desliga essa opção. Só queria mesmo que me acendessem o botão azul do 5GHz mas não há forma de dar. É quase inexplicável, porque aparentemente é uma coisa simples de configurar e até duvidei se o meu router tinha capacidade para 5GHz, mas afinal tem mesmo pelo que pesquisei e também pelo que me dizes.
Será que se tentar mais vezes pode ser que dê para acender? Recomendas-me estar muito tempo a pressionar os botões?
 
@jarvaz

Desde já obrigado pelas dicas. Penso que não vai dar, eu acho que já posso fazer isso no método 1 do manual mas mesmo assim não deu. Já utilizei usar o método 2, que é mais simples, apertei o botão do extensor mais o do emparelhamento do router da Nos. Só dá o 2,4GHz, tento mais vezes mas desliga essa opção. Só queria mesmo que me acendessem o botão azul do 5GHz mas não há forma de dar. É quase inexplicável, porque aparentemente é uma coisa simples de configurar e até duvidei se o meu router tinha capacidade para 5GHz, mas afinal tem mesmo pelo que pesquisei e também pelo que me dizes.
Será que se tentar mais vezes pode ser que dê para acender? Recomendas-me estar muito tempo a pressionar os botões?
Não me foi possível experimentar completamente a solução porque tenho aqui uma instalação com alguns compromissos para garantir estabilidade e não tinha condições para avançar mais. Mesmo assim com o tal modelo - que basicamente funciona da mesma forma - consegui fazer a ligação por WPS com o PowerRouter e depois de colocado num local adequado - não demasiado perto ou afastado - seria possível trabalhar com ele.

Pensei noutra solução que podes tentar e talvez seja mais adequada no teu caso: fazer um reset do equipamento (repetidor) e depois de o iniciar ligares um pc por cabo e fazeres por essa via a configuração. Só ligarás a banda que te interesse ou as duas devendo preencher os dados do wifi do PowerRouter. depois na banda extendida optas, se quiseres, por retransmitir a mesma informação ou só a banda que te interessa. Deves ter em atenção que como repetidores há um limite mais curto para o alcance em 5GHz e haverá sempre perda de banda se usares a mesma para os dois fins - recepção e transmissão. A melhor utilização que lhes encontro ainda é como ponto de acesso ligados por rede física ou powerline...

Quanto à intensidade/duração da pressão julgo que será irrelevante salvo o caso de poder desligar o wifi...
No local que o próprio indica como adequado ligaram-se as duas redes; já num local afastado a luz vermelha assinalava distância demasiada e só ligou em 2.4GHz
 
@jarvaz

Mais uma vez obrigado. Só queria mesmo ter a opção 5GHz a azul, depois via o resto. Irei tentar por cabo mas duvido que dê, mesmo assim vou tentar.
Tenta por cabo e define só o que pretendes mas depois garante cobertura em condições no local em que fica. Os 5GHz são muito "curtos" no espaço coberto e reagem mal aos obstáculos ao contrário dos 2.4
 
Umas perguntas para quem usa este 4.0:

- eco wifi: sempre que ligo (mesmo com o agendamento definido) desliga o wifi, isto acontece a vcs????

- firewall: bom no 3.0 era que dava para definir um nivel que bloqueava tudo out execpto alguns ports essenciais, o nivel maximo deste 4.0 simplesmente bloqueia tudo, alguem sabe criar regras na firewall 4.0??
 
Umas perguntas para quem usa este 4.0:

- eco wifi: sempre que ligo (mesmo com o agendamento definido) desliga o wifi, isto acontece a vcs????

- firewall: bom no 3.0 era que dava para definir um nivel que bloqueava tudo out execpto alguns ports essenciais, o nivel maximo deste 4.0 simplesmente bloqueia tudo, alguem sabe criar regras na firewall 4.0??
Pelo que percebo só tens as opções que te dão e acaba aí. Os engenheiros da NOS gostam de simplificar mesmo que os clientes esperem mais opções. Só não consigo perceber porque é que com tanta simplificação conseguiram tornar o desenvolvimento deste router tão complicado.

No eco-wifi não te consigo ajudar porque tenho o wifi desligado mas lembro-me que até era simples e embora tenha algumas incongruências - pelo menos teve no passado e cheguei a denunciá-las - até funcionava mais ou menos sem esse problema que referes.
Sei que temos que nos habituar aos seu modus operandi mas depois disso funciona. Uma das minhas queixas era que às vezes não desligava outras vezes não religava mas de uma forma que não conseguia encontrar lógica; funcionava vários dias seguidos e depois decidia fazer gazeta... Mas isso foi quando era beta se é que já deixou de o ser mais que em designação...
 
Depois de várias tentativas com este router em modo Bridge onde nunca consegui velocidades satisfatórias e/ou tive problemas de instabilidade, segui um conselho de um amigo.

Colocar o novo router numa zona central da casa (ofereçam uma boa prenda à vossa mulher/namorada antes de fazerem buracos na parede e/ou espalhar calha técnica)[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Ligar apenas o novo router em wan ao da NOS, desligar o Wi-Fi da NOS, atribuir outro Lan ao novo router e configurar corretamente o Wi-Fi....

Simples e funciona perfeitamente!! Com a vantagem de ainda ter um PC ligado ao NOS.
 
Depois de várias tentativas com este router em modo Bridge onde nunca consegui velocidades satisfatórias e/ou tive problemas de instabilidade, segui um conselho de um amigo.

Colocar o novo router numa zona central da casa (ofereçam uma boa prenda à vossa mulher/namorada antes de fazerem buracos na parede e/ou espalhar calha técnica)[emoji23][emoji23][emoji23][emoji23]

Ligar apenas o novo router em wan ao da NOS, desligar o Wi-Fi da NOS, atribuir outro Lan ao novo router e configurar corretamente o Wi-Fi....

Simples e funciona perfeitamente!! Com a vantagem de ainda ter um PC ligado ao NOS.
Deve haver aí uma confusão porque o wan do 4 destina-se a receber ligação dos ONTs em ligações fibra FTTH. É a possibilidade de o utilizar em ligações não HFC. Suponho que não dê sinal para outro router.

Quanto a não ter velocidades aceitáveis no modo bridge do PowerRouter, sendo cada caso um caso dependente da ligação em causa, não tenho tido problemas na minha - não tive enquanto em 120Mbs não tenho agora em 200.
8264547806.png

Ligação ao modem em bridge por wifi
8264550158.png

ligação o modem ligado ao PowerRouter (incompatibilidades internas) por wifi
8264569824.png

wifi alimentado por powerline (outro local mais centrado da casa)
Powerline pode evitar buracos e calhas embora implique custos
 
Última edição:
Talvez n me tenha explicado corretamente....tenho HFC
Liguei uma porta Lan do router NOS à porta Wan do novo router....

Antigamente tinha problemas ligado na porta 4 em bridge, sobretudo no wifi que volta e meia perdia sinal......

Neste modo atual os problemas desapareceram!!!
 
Mas existem desvantagens em usar este método? em vez do modo bridge?
Em primeiro lugar também a nota que eu podia ter lido com mais calma e percebido logo...

Não digo que haja desvantagens, só que dependendo da ligação pode não haver problemas no modo bridge. E sendo uma opção mais fora do comum entendo que nem todos a tomem. Eu faço-o para salvaguarda e para garantir ligação mesmo em caso de problemas na principal. É uma espécie de backup limitado pois está sempre dependente da ligação NOS funcionar.

Voltando à questão, a melhor solução passa mesmo por aí pois não há nada como o cabo fisico de rede em termos de custo e de garantia de melhor resultado mesmo a alguma distância. O meu powerline está a garantir os 200 mas se subisse para os 400 (por exemplo e em sonhos se for na NOS) possivelmente já não seria possível em toda a casa mas nas tomadas com menor distância (limitações da tecnologia).

No fundo o princípio é o mesmo que utilizo só com meios doferentes: rede normal do router com pontos de acesso wifi espalhados para garantir a cobertura - no seu caso um só no meu vários.

No meu caso há outra limitação dado que por via de incompatibilidades graves com equipamentos próprios limitei a ligação ao router colocado à saiída do PowerRouter que nem wifi tem ligado. Como resulta bem fica assim para não ter problemas.
 
Mas existem desvantagens em usar este método? em vez do modo bridge?
ficas com duas gamas de IPs diferentes o que pode levar a que os devices ligados em cada uma das gamas de ips não se vejam (pode ser problemático ou não). Pode também criar problemas com firewalls pois tem o modem da nos com um determinado setting e outro router com outros settings. POde não ser problemático se não necessitares de fazer grandes configurações abrindo portas para um ou outro device, mas também pode dar dores de cabeças para depois identificares onde está o problema. Pode aumentar a latência (que pode ser relevante para ti ou não) pois tens dois routers a fazerem a gestão do tráfego, em vez de apenas um.
Há uns 10 anos, quando estava no UK, tive uma configuração dessas pois o ISP de ADSL que tinha na altura não tinha a possibilidade de meter o modem em bridge. Que me lembre, nunca tive problemas numa ligação 24/8, mas não usava os serviços como uso agora.
O que podes fazer é usar um sistema similar ao que eu tenho. No meu caso tenho o router numa ponta da casa e a cobertura do outro lado não é a melhor. Em vez de andar com calhas técnicas, comprei uma powerline que liguei ao router da nos e do outro lado coloquei um router que já tinha em modo WAP ligado à powerline. Ou seja, o WAP tem o servidor dhcp desligado sendo a gestão de IPs feita pelo router da NOS. Criei duas redes e assim sempre que estou num dos lados da casa já sei que me tenho ligar àquela rede. Na realidade, não ando sempre a mudar de rede pois os devices que estão daquele lado não se mexem muito (impressora wifi e dois portáteis que estão sempre parados). A única coisa que mudava agora era o tal wap para um com rede 5ghz (ainda é apenas 2.4ghz apesar das portas serem gigabit) e ainda ontem estive mesmo para comprar um archer c7 para o susbtituir, mas como está a trabalhar, a minha ligação é de 120mbps e os 2.4ghz permitem usar essa velocidade, não quis criar mais lixo eletrónico e por isso deverá ficar até morrer ou fizer upgrade de velocidade.
 
Obrigado pela explicação e sugestão.

As ligações que necessito são relativamente simples...tenho apenas um PC ligado por rede ao router da NOS (onde a maior sobrecarga pode ser em jogos) com o outro router apenas a espalhar wifi para os tlm e algumas x um portátil....

A minha grande dúvida reside sobretudo na segurança como dizes com as firewalls....pois tenho as duas ligadas....ou seja queira ter a certeza que quando me ligo em wifi tenho a firewall do novo router ativa (e sem entrar em conflito com a firewall do router NOS).

Outra dúvida é como se porta uma tvbox ligada por wifi enquanto o PC está num jogo online?
 
Obrigado pela explicação e sugestão.

As ligações que necessito são relativamente simples...tenho apenas um PC ligado por rede ao router da NOS (onde a maior sobrecarga pode ser em jogos) com o outro router apenas a espalhar wifi para os tlm e algumas x um portátil....

A minha grande dúvida reside sobretudo na segurança como dizes com as firewalls....pois tenho as duas ligadas....ou seja queira ter a certeza que quando me ligo em wifi tenho a firewall do novo router ativa (e sem entrar em conflito com a firewall do router NOS).

Outra dúvida é como se porta uma tvbox ligada por wifi enquanto o PC está num jogo online?
As firewalls duplicadas podem realmente complicar as coisas.. mas se usas o powerRouter para outros equipamentos não será conveniente baixares o nível ou desligares a do powerRouter. No meu caso confio na do meu router e a outra fica inativa até porque preciso que ele esteja exposto.
Mesmo assim uso duas subnets diferentes para ser ele a gerir todos os pedidos - com o PowerRouter era isso que me criava os problemas - mas é uma situação específica minha e eventualemente de quem tiver equipaments iguais aos meus não totalmente comuns por enquanto.

Na referência às tvboxes suponho que refiras as miboxes não posso ajudar muito porque tendo uma não jogo online. Quando tive alguém a jogar aqui não notei interferências
 
Obrigado pela explicação e sugestão.

As ligações que necessito são relativamente simples...tenho apenas um PC ligado por rede ao router da NOS (onde a maior sobrecarga pode ser em jogos) com o outro router apenas a espalhar wifi para os tlm e algumas x um portátil....

A minha grande dúvida reside sobretudo na segurança como dizes com as firewalls....pois tenho as duas ligadas....ou seja queira ter a certeza que quando me ligo em wifi tenho a firewall do novo router ativa (e sem entrar em conflito com a firewall do router NOS).

Outra dúvida é como se porta uma tvbox ligada por wifi enquanto o PC está num jogo online?
relativamente às firewalls não me parece que haja problema em termos de segurança, sendo que no mínimo tens a segurança da firewall do router nos. O problema está mais com permissões de acesso que possas precisar e que podem obrigar a configurações independentes. Se usares upnp não deverá haver problemas, mas se quiseres reencaminhar portas já deve dar trabalho pois tens de fazer nos dois routers (por exemplo, para jogares um jogo qualquer tens de abrir a porta no router da nos e reencaminhar o tráfego para o 2º router e depois do 2º router para o PC que vai jogar, caso esse PC esteja ligado a esse 2º router).
A questão da tvbox+jogo online depende da forma como o QoS está configurado. Nos routers NOS é mauzinho e não o podes alterar (não sei como é nos outros operadores mas julgo que seja tudo a mesma coisa: não há possibilidade de configurar nada sendo definido a forma de gestão por eles) podendo no limite um device ir buscar uma boa tarde da largura de banda e o outro a ficar a xuxar no dedo. Por exemplo, há dias a fazer uns downloads via o tal WAP usei de tal forma a largura de banda da NOS que a minha esposa ficou literalmente sem net! e neste caso a "culpa" não foi do WAP pois apenas trabalha como switch e não faz gestão de tráfego (por definição, como não tem dhcp ativo não consegue fazer a gestão do QoS) mas sim da forma como o router da NOS permitiu que isso acontecesse. Mas julgo que não terás qualquer problema.
 
Mais alguém com o PowerRouter tem este panorama desde a actualização do interface de configuração?
Screenshot-2019-05-24-A-minha-Net-6.png

Já tenho tido variantes com 1,2,3 ou no máximo 4 canais de download mas nunca mais os vi todos...
Nos primeiros dias deu para ver que apareciam no antigo interface pois tinha um pc ligado em simultâneo que não fora "actualizado" e mantinha o sistema antigo mas dava a informação atualizada - coincidia o que aparecia no novo.
 
Tenho um button delay enorme no online na ps4. Estou ligado por cabo a este router. No pc igualmente ligado a este router, não tenho esse problema. Já tentei várias configerações, modo bridge e nada.

É do router e é resolvido com outro? É que apenas acontece na PS4 e deixa o jogo injogável no modo online.
 
Alguem com dificuldade em abrir portas no 4.0. Supostamente usando Aminhanet no PF deveria ser suficiente para ficarem abertas tal como acontecia no 2.0 depois de definidas as regras mas neste aparentemente não ficam abertas. Alguma sugestão ou alguem com o mesmo problema. Nunca tive problema no 2.0.
 
Back
Topo