Router NOS 4.0

Bom dia, e antes de mais, obrigado a todos pelas eventuais respostas que me possam dar.

Em minha casa, tenho o router 4.0 da NOS, com um pacote contratualizado de 200 Mbps. A instalaçãoé do tipo HFC, sendo que tenho dois cabos coaxiais, um para a box e outro para o router 4.0.

Por cabo. consigo atingir a velocidade contratualizada; por wireless, apenas e só se estiver mesmo ao lado do router.

Na divisão onde tenho o escritório, consigo apenas 10/15 Mbps, sendo que por isso estava a pensar investir num ASUS RT-AC68U. Para além disso, quero ter mais controlo sobre a gestão do router, sendo que o meu objectivo é substituir por completo o router da NOS, não fazer ligação bridge.

Vi aqui no fórum que em instalações FTTH, isso é possível; no entnato, ainda não encontrei nada relativamente a HFC. O que vai ser necessário? Modem à parte, ou basta um conversor deste tipo? https://www.amazon.com/dp/B07RSJFYGP/ref=nosim?tag=zwame-20

Ou será que tenho que investir antes num router com modem (como já é o caso do 4.0, sendo que nesse caso, a ligação bridge vai funcionar da mesma forma)?

Agradecido.
Viva,
O conversor que mencionas só deverá fazer passar video por cabo rj45 (rede) usando dois dos oito fios do mesmo...
Screenshot-2019-11-14-Amazon-com-F-f-mea-para-RJ45-macho-coaxial-coaxial-adaptador-de-acoplador-de-barril-RJ45-para-conecto.png

Seria interessante se fosse tão fácil livrar-mo-nos do modem da NOS na parte que transforma o sinal DOCSIS em sinal de rede mas não penso que seja possível pelo menos por enquanto.
Lá fora é possível usando um modem DOCSIS próprio mas cá julgo que a NOS não o permitirá - A NOS tem que lhe dar acesso ao mesmo ao CMTS senão fica sempre a pedir e nada faz. teria aqui um bom candidato mas nada feito...

Para acedermos à internet ou aos "serviços interativos" como gravações em cloud, gravações dos sete dias, apps e afins em HFC os equipamentos tem que ter um modem DOCSIS. Se verificares o teu 4 é um modem docsis 3.0 para além de um router wifi e nas boxes tens sempre um modem docsis pelo menos 2.0 integrado.
Além disso para usar o telefone fixo o dito modem DOCSIS tem de ter portas de telefone e função voip configurada para a NOS
 
Não podes comprar modem-router pois a NOS não o permite (o modem tem de estar registado na rede deles. O que queres é de fácil execução: comprar router novo; colocar o 4.0 em modo bridge e ligar um cabo da porta 4 (acho que é esta) do 4.0 à porta WAN do novo router. Depois disso, o novo router fica a fazer a gestão de toda a rede. O 4.0 fica apenas como modem Há uns tempos vi relatos de pessoas que não conseguiam com o 4 em bridge obter a velocidade contratada, mesmo por cabo. Mas a maior parte das pessoas consegue, pelo que deduzo que o problema poderia passar por problemas nos cabos ou mesmo no router. Não sei.

Sim, essa solução eu sabia que era possível, mas como referi no início, era a menos desejável, já que pretendia substituir por completo o router da NOS. Vou esperar para ver se mais alguém que já tenha tentado tem essa experiência. Obrigado pela resposta
 
Viva,
O conversor que mencionas só deverá fazer passar video por cabo rj45 (rede) usando dois dos oito fios do mesmo...
Screenshot-2019-11-14-Amazon-com-F-f-mea-para-RJ45-macho-coaxial-coaxial-adaptador-de-acoplador-de-barril-RJ45-para-conecto.png

Seria interessante se fosse tão fácil livrar-mo-nos do modem da NOS na parte que transforma o sinal DOCSIS em sinal de rede mas não penso que seja possível pelo menos por enquanto.
Lá fora é possível usando um modem DOCSIS próprio mas cá julgo que a NOS não o permitirá - A NOS tem que lhe dar acesso ao mesmo ao CMTS senão fica sempre a pedir e nada faz. teria aqui um bom candidato mas nada feito...

Para acedermos à internet ou aos "serviços interativos" como gravações em cloud, gravações dos sete dias, apps e afins em HFC os equipamentos tem que ter um modem DOCSIS. Se verificares o teu 4 é um modem docsis 3.0 para além de um router wifi e nas boxes tens sempre um modem docsis pelo menos 2.0 integrado.
Além disso para usar o telefone fixo o dito modem DOCSIS tem de ter portas de telefone e função voip configurada para a NOS

Boas, jarvaz. Obrigado pela resposta. Pois, parece-me que não será tão fácil assim, pensei também num equipamento do tipo MoCa, mas além de ficar bem mais caro, não sei se responderia ao que pretendo.
 
Como já foi dito, em HFC julgo que não consegues prescindir do router/modem da NOS. A única opção será mesmo colocares em bridge. Podes também pensar em powerlines, mas lá está, voltas ao mesmo: ou tens o router da NOS a fazer a gestão da rede; ou metes em bride e ligas outro router para fazer a gestão da rede. No meu caso tenho o 5 da NOS na sala e depois ligo ao escritório com powelines onde tenho um router já com alguns anos (3 ou 4) a servir de AP. Só assim consegui melhorar a rede no escritório. Mesmo assim o router que tenho só tem norma 2.4ghz (estou a pensar comprar outro mas o raio do tijolo não avaria e não tenho coragem de o encostar) e por isso as minhas velocidades wireless nunca usam o máximo contratado com a NOS (120mbps e costumo andar pelos 70/80/100mbps).
 
atenção que o 4 não se dá muito bem com powerlines ligados
@pedrolte, como assim? Também tinha ponderado essa hipótese (apenas em último caso, preferia o router para gestão completa da rede), com algo deste género:

https://www.*****.com/powerline-tp-link-av500-500mbps-tl-pa4010kit

Qual os problemas que apresentas? Tens alguma situação conhecida deste género?
 
@pedrolte, como assim? Também tinha ponderado essa hipótese (apenas em último caso, preferia o router para gestão completa da rede), com algo deste género:

https://www.*****.com/powerline-tp-link-av500-500mbps-tl-pa4010kit

Qual os problemas que apresentas? Tens alguma situação conhecida deste género?
Com powerlines - pelo menos alguns mais avançados - podes ter problemas com o telefone fixo e mais tarde ou mais cedo com bloqueios de atividade do router, religações e mesmo reboots. No meu caso eram diários, cheguei a pensar que era problema do 4, foi mesmo trocado porque não sabiam o que causava (ou não queriam dizer) até descobrir no dia seguinte à instalação do novo que se não era do ** seria das calças...
Retirar os suspeitos de circulação amenizou as coisas, mas não aceito ser refém de uma operadora que além de controlar a rede também determina que equipamentos válidos sejam postos de lado...
A solução que arranjei para evitar ter o bridge(*) como principal foi colocar um router próprio como filtro da rede. Desde aí não tive mais destes problemas. Entretanto nos últimos dias já terminei a preparação da minha independência dos powerlines e quem sabe da NOS...

(*) como tenho sempre um router em bridge sei que quando o 4 se passa por causa dos powerlines (e não só) se mantém a via normal de rede por bridge, pelo menos até o 4 embicar de vez e fazer reboot. Muitas vezes acabou por normalizar sem corte no bridge...
 
meu 4 com powerlines tp link provoca problemas no telefone fixo, uso bridge para resolver isso


como já usava bridge para dns, vpn e ter wifi na velocidade que pago e não aquela que a NOS bem entende, o "problema" dos powerline foi facil resolver


4 aqui só funciona como modem, NOS não tem nada que saber o que está ligado na rede
 
meu 4 com powerlines tp link provoca problemas no telefone fixo, uso bridge para resolver isso


como já usava bridge para dns, vpn e ter wifi na velocidade que pago e não aquela que a NOS bem entende, o "problema" dos powerline foi facil resolver


4 aqui só funciona como modem, NOS não tem nada que saber o que está ligado na rede
A solução atrás também funciona bem e permite usar os powerlines sem problema.
Implica na mesma um router próprio para gerir a rede: para não causar confusão o melhor é colocar o 4 sem wifi e a fornecer um só ip ao router próprio numa gama específica e diferente da que queiras usar.
Depois o router próprio gere tudo e se for suficientemente "grandinho" podes colocá-lo em DMZ no 4 para não haver confusões de firewall do dito. depois o teu router é que gere a rede e atribui ips e tudo o resto incluindo vpns
O 4 fica como modem cabo e vai cuidando do telefone fixo.(No meu caso nem disso porque para resolver colocaram-me outro para o efeito)
E ainda te sobra o bridge para umas brincadeiras...
 
cuidado que esse kit apenas tem porta a 100mbps. o melhor seria ir logo para uma powerline av1000, av1200 ou av2000
@nickie obrigado pelo reparo :)

A solução atrás também funciona bem e permite usar os powerlines sem problema.
Implica na mesma um router próprio para gerir a rede: para não causar confusão o melhor é colocar o 4 sem wifi e a fornecer um só ip ao router próprio numa gama específica e diferente da que queiras usar.
Depois o router próprio gere tudo e se for suficientemente "grandinho" podes colocá-lo em DMZ no 4 para não haver confusões de firewall do dito. depois o teu router é que gere a rede e atribui ips e tudo o resto incluindo vpns
O 4 fica como modem cabo e vai cuidando do telefone fixo.(No meu caso nem disso porque para resolver colocaram-me outro para o efeito)
E ainda te sobra o bridge para umas brincadeiras...
A solução atrás também funciona bem e permite usar os powerlines sem problema.
Implica na mesma um router próprio para gerir a rede: para não causar confusão o melhor é colocar o 4 sem wifi e a fornecer um só ip ao router próprio numa gama específica e diferente da que queiras usar.
Depois o router próprio gere tudo e se for suficientemente "grandinho" podes colocá-lo em DMZ no 4 para não haver confusões de firewall do dito. depois o teu router é que gere a rede e atribui ips e tudo o resto incluindo vpns
O 4 fica como modem cabo e vai cuidando do telefone fixo.(No meu caso nem disso porque para resolver colocaram-me outro para o efeito)
E ainda te sobra o bridge para umas brincadeiras...
@jarvaz quando referes "suficientemente "grandinho"", o RT-AC68U que mencionei parece-te adequado para o efeito? Quero colocar o Asuswrt Merlin para melhorar a performance, penso que chegue. Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
@nickie obrigado pelo reparo :)



@jarvaz quando referes "suficientemente "grandinho"", o RT-AC68U que mencionei parece-te adequado para o efeito? Quero colocar o Asuswrt Merlin para melhorar a performance, penso que chegue. Obrigado
Esse é bem adulto... o meu é um junior da gama e desenrasca-se bem (*).

O que queria dizer era ser um router em que confies a tua segurança interna porque deixas de depender do da NOS.

(*) se na altura soubesse o que sei hoje não tinha poupado nos trocos porque a memória do meu não permite essas experiências e até tenho saudades de colocar openwrt nos meus. Neste o equivalente não cabe mas mesmo assim a ASUS tem-no atualizado e não tenho queixas por enquanto.

já agora e não tendo nada a ver com isso porque não pensas mais alto e vais para um com wifi 6?
É que se não for uma boa pechincha o preço começa a aproximar-se dos outros e ficavas mais atualizado.
 
Esse é bem adulto... o meu é um junior da gama e desenrasca-se bem (*).

O que queria dizer era ser um router em que confies a tua segurança interna porque deixas de depender do da NOS.

(*) se na altura soubesse o que sei hoje não tinha poupado nos trocos porque a memória do meu não permite essas experiências e até tenho saudades de colocar openwrt nos meus. Neste o equivalente não cabe mas mesmo assim a ASUS tem-no atualizado e não tenho queixas por enquanto.

já agora e não tendo nada a ver com isso porque não pensas mais alto e vais para um com wifi 6?
É que se não for uma boa pechincha o preço começa a aproximar-se dos outros e ficavas mais atualizado.

@jarvaz agardeço a sugestão :) A questão é que o orçamento é (já a esticar a corda) até 80 euros, e ando a ver este ASUS em segunda mão (85 euros), não novo :) Assim fico com uma boa máquina e não gasto mais do que isso. Tens alguma outra sugestão até este preço?
 
@jarvaz eu ando de olho no router que o user falou... no Asus.
Wifi 6 é coisa para ser num futuro proximo? Achas que vale a pena investir já?
Isso não vai ser preciso os dispositivos serem compativeis tb?
Já agora, consegues aconselhar assim algum modelo?
 
@jarvaz eu ando de olho no router que o user falou... no Asus.
Wifi 6 é coisa para ser num futuro proximo? Achas que vale a pena investir já?
Isso não vai ser preciso os dispositivos serem compativeis tb?
Já agora, consegues aconselhar assim algum modelo?
No wifi tudo é retrocompativel. Estou a usar uma placa wifi 6 com routers wifi 5 sem probemas.
É certo que será mais caro mas lembrei aquilo porque o router que o @VitorMag mencionou não é propriamente low cost. É bom mas já vai para uma gama mais alta.
A marca tem algumas opções talvez um pouco mais caras mas se fosse pelo preço de tabela talvez compensasse. Assim em segunda mão por aquele preço já não será o caso
 
Back
Topo