Router NOS 4.0

Perdoa-me a ignorância @pedrolte , mas qual é a grande vantagem que tens em usar o "dd-wrt". Ainda estou a tentar perceber em concreto o que é e como funciona...

Já agora, como se porta o teu Archer?

Obrigado!

dd-wrt ou outro qualquer firmware personalizado, por exemplo asus merlin tens muitas vantagens :

- acesso continuo a updates, novas funcionalidades. Por exemplo a Tp link para o meu ultimo update foi em 2016, com dd-wrt tenho updates ou correcção de problemas segurança semanais.

- Acesso a todas as potencialidades do equipamento, as marcas não tem interesse nisso para levar cliente ir trocando para os novos. Por exemplo com dd-wrt controlo velocidade cpu, potencias sinais, qos personalizado, VPN client com scripts proprietários.

- Meu está se comportar lindamente , tem uns 12 equipamentos pendurados, + rede powerline, VPN correr, e ainda faz de VPN server, uso a mesma para quando estou fora casa ter uma ligação wifi segura ou estrangeiro aceder NOSTV
 
dd-wrt ou outro qualquer firmware personalizado, por exemplo asus merlin tens muitas vantagens :

- acesso continuo a updates, novas funcionalidades. Por exemplo a Tp link para o meu ultimo update foi em 2016, com dd-wrt tenho updates ou correcção de problemas segurança semanais.

- Acesso a todas as potencialidades do equipamento, as marcas não tem interesse nisso para levar cliente ir trocando para os novos. Por exemplo com dd-wrt controlo velocidade cpu, potencias sinais, qos personalizado, VPN client com scripts proprietários.

- Meu está se comportar lindamente , tem uns 12 equipamentos pendurados, + rede powerline, VPN correr, e ainda faz de VPN server, uso a mesma para quando estou fora casa ter uma ligação wifi segura ou estrangeiro aceder NOSTV
Muito obrigado! Não tinha de todo a noção da importância do firmware para um router e do que este podia fazer. Pensei que a performance dos routers e novas funcionalidades, por exemplo, estivesse mais dependente do hardware do que do firm... Muito obrigado!
 
Tenho andado a ler pela net que um dos principais problemas para a ocorrência do Bufferbloat é (quase sempre) o router que utilizamos.
Eu tenho o 4.0 e nos testes que faço no DSL Reports o melhor que consigo neste parâmetro é C (mas é sobretudo D e F). Nos outros browsers consigo B ou A.

Acham que se comprar um router próprio ligado em modo Bridge à porta 4 e desligando quase o 4.0 (usando-o só como interface entre o ONT e o meu router) se resolve o bufferbloat ou, por ter de passar à mesma tudo pelo PowerRouter, não adianta nada?

Cmpts
 
resolve sim, ligas o Qos.

Por exemplo na NOS passo de C para A+
Obrigado @pedrolte!
Nunca pensei que fizesse tanta diferença. Sempre julguei que o bufferbloat tivesse mais a ver com rede externa da operadora do que e com o router e pensei tb que mesmo com um router próprio, pelo mesmo tráfego ter de passar na mesma pelo da NOS, o problema persistia... Estranho.

E com o QoS desligado? O bufferbloat mantém-se em A?
Pergunto pq no outro tópico um user com o 5.0, em modo Bridge tb consegue A, mas com QoS ligado tb
 
o buffer pode variar de zona para zona. Eu tive muitos anos A, A+, desde que surgiram pacotes 200 e posteriores o buffer com router deles foi para C e vezes D

caso dele pode estar numa zona que não é preciso equipamento que faça gestao QoS
 
Bem o meu Power Router já está arrumado num canto comprei um router D-Link na Cybermonday e já substitui o router da Nos tenho a funcionar net e a UMA sem problemas nenhum. Foi só ligar o D-Link ao ONT e introduzir as VLANS e ficou logo a funcionar.
Telefone não uso por isso não sei se me vou debruçar sobre o assunto de o pôr a funcionar.
 
Bem o meu Power Router já está arrumado num canto comprei um router D-Link na Cybermonday e já substitui o router da Nos tenho a funcionar net e a UMA sem problemas nenhum. Foi só ligar o D-Link ao ONT e introduzir as VLANS e ficou logo a funcionar.
Telefone não uso por isso não sei se me vou debruçar sobre o assunto de o pôr a funcionar.


Mas é possível por o telefone a funcionar ?? se for possível estou capaz de comprar um bom router e tirar o hub 1.0 que ainda tenho na minha instalação .
 
Mas é possível por o telefone a funcionar ?? se for possível estou capaz de comprar um bom router e tirar o hub 1.0 que ainda tenho na minha instalação .
Para por o telefone a funcionar só com o próprio router da NOS ou algum que faça a função de recepção voip da NOS e transforme em sinal analógico para os telefones tradicionais mesmo DECT. Ou então usar os dados da App NOS Phone e improvisar.
 
Nem sabia que era possível trocar o router original da NOS por um próprio.
Acho que vou fazer isso, sinceramente.
Em FTTH deve ser mais fácil salvo a questão do telefone fixo.

Noutras bandas mesmo em HFC isso é facilitado completamente dando opção ao cliente de usar os seus equipamentos - nos states por exemplo quem o fizer evita uma mensalidade pesada. Na Europa alguns operadores oferecem um equipamento gratuito e outras opções com acréscimo mas muito mais completas como por exemplo FritzBOX que incorporam características que os routers NOS nem sonham como central DECT integrada, para além de funções avançadas de segurança, NAS e outras.
Screenshot-2019-12-15-Unsere-Router-zu-Ihrem-Glasfaser-Tarif-Deutsche-Glasfaser.png

Vendo fabricantes como a AVM atualizar routers em comercialização há cinco anos com wifi AC mesh (já há bastante tempo e em fase estável) e agora com incorporação de codificação wpa3, SMB3 e mais uns pozinhos num projeto piloto da marca para implementação futura fico surpreendido com a "vacuidade" do projeto piloto da NOS...
Acredito que tenha retorno para a marca mas vejo mais promoção com algum custo que crença no projeto...
O da AVM é igualmente voluntário mas não tem benefícios para além do acesso ao software "avançado".
 
Bom dia a todos e peço desculpa se as minhas questões forem repetidas mas procurei esclarecer-me primeiro nos vários posts mas não fiquei esclarecida. Instalaram-nos um Router NOS 4.0 e a ligação wifi está sempre a cair. Porque o router teve que ficar instalado longe da sala usámos um repetidor TP-LINK e por vezes tenho que o desligar e voltar a ligar para voltar a ter net. O Router da NOS está configurado com duas redes, 5 e 2.4 e o repetidor só trabalha com a 2.4. Podem aconselhar-me alguma solução que possa resolver estes problemas? Um repetidor mais recente e que não dê estes problemas? Powerlines? E se sim que modelo aconselham? Tenho visto muitos posts a dizer que colocam um router ligado ao da NOS e que assim resolvem os problemas. Que router me aconselhariam e é muito difícil fazer essa ligação e configurações? Obrigado a todos.
 
Bom dia a todos e peço desculpa se as minhas questões forem repetidas mas procurei esclarecer-me primeiro nos vários posts mas não fiquei esclarecida. Instalaram-nos um Router NOS 4.0 e a ligação wifi está sempre a cair. Porque o router teve que ficar instalado longe da sala usámos um repetidor TP-LINK e por vezes tenho que o desligar e voltar a ligar para voltar a ter net. O Router da NOS está configurado com duas redes, 5 e 2.4 e o repetidor só trabalha com a 2.4. Podem aconselhar-me alguma solução que possa resolver estes problemas? Um repetidor mais recente e que não dê estes problemas? Powerlines? E se sim que modelo aconselham? Tenho visto muitos posts a dizer que colocam um router ligado ao da NOS e que assim resolvem os problemas. Que router me aconselhariam e é muito difícil fazer essa ligação e configurações? Obrigado a todos.
eu tenho esse problema e resolvi com powerline + router a servir de ponto de acesso. Tem a desvantagem de ter mais equipamentos ligados, mas no meu caso como tenho o router com firmware alternativo tenho outras possibilidades de controlo que me interessam. Quanto a powerlines, deves escolher Av1000 para cima garantindo que tem portas gigabit e não ethernet (pois até podem sincronizar a mais velocidade, como por exemplo 500/600 mbps mas como a porta apenas dá os 100mbps só consegues transferir a essa velocidade). Depois podes escolher com ou sem wifi numa das pontas, e isso só depende das tuas necessidades. Eu uso TPlink e não tenho tido problemas. tem atenção que há users que dizem que com o router 4.0 da NOS têm problemas de compatibilidade com powerlines, mas já li outros sem problemas. Eu tenho o router 5.0 e não tenho problemas.
 
Boa Tarde

De há cerca de 1 mês para cá comecei a notar interrupções de net e telefone fixo que duram entre 2 a 10 minutos. Tenho tentado resolver deligando da corrente por alguns instantes. Umas vezes resolve outras nem por isso. Fiz reclamação e deram me indicação de que iriam fazer um reset ao router, e que caso não resultasse me viriam entre dois a três dias trocar o router.

Questão - Vale a pena estar a tentar o router 5.0 ? Tenho 200/20 mb, já me ligaram em tempos a propor passar para os 500mb, mas na altura as minhas prioridades eram outras, nomeadamente a resolução de outros conflitos.
Tenho ainda 4 meses de fidelização.
 
Boa Tarde

De há cerca de 1 mês para cá comecei a notar interrupções de net e telefone fixo que duram entre 2 a 10 minutos. Tenho tentado resolver deligando da corrente por alguns instantes. Umas vezes resolve outras nem por isso. Fiz reclamação e deram me indicação de que iriam fazer um reset ao router, e que caso não resultasse me viriam entre dois a três dias trocar o router.

Questão - Vale a pena estar a tentar o router 5.0 ? Tenho 200/20 mb, já me ligaram em tempos a propor passar para os 500mb, mas na altura as minhas prioridades eram outras, nomeadamente a resolução de outros conflitos.
Tenho ainda 4 meses de fidelização.
Penso que o problema poderá ser mais da infraestrutura do que do router embora ele tenha os seus "quês". Se o novo resolve a questão só tentando embora haja quem aponte questões várias ao 5. De qualquer forma subindo de velocidade mudas de norma e pode ser que isso ajude a melhorar alguma coisa.

Supostamente eles deveriam saber responder a essas questões que nós, assim estivessem para aí virados. Pode ser que o técnico visitante seja competente e empenhado...
 
Back
Topo