Novo router (orçamento de cerca de 100€)

petersaints

Power Member
Bem o meu Linksys WRT54GC pifou (liga as luzes todas a verde menos o wireless e ficam assim a piscar de forma sincronizada) e necessito de um novo router (tenho utilizado nos últimos 2 dias um adaptador USB wireless com uma rede adhoc mas não é a mesma coisa LoL).

Aqui vai o questionário:


  1. Qual é o orçamento disponível? Cerca de 100€ mas é sempre naquela de se por pouco mais há bastante melhor ou se com menos não fico mal servido :P
  2. Qual o teu ISP? ZON Netcabo
  3. Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Linksys e Asus dizem que são boas e já houvi falhar mal dos SMC e Belkin mas desde que tenha boas referências pode ser qualquer uma.
  4. Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro? Acesso à Internet de um desktop por cabo e 3 portáteis por wireless (com possibilidade de aumentar para 4 no futuro. Em termos de padrão de utilização é para browsing, IM, alguns downloads e para jogar um pouco.
  5. O aspecto do router é importante para ti? Nem por isso... mas é sempre um factor de desempate
  6. Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo? Actualmente tenho um Linksys WRT54GC "morto"!
  7. Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router? O suporte a ligações Gigabit também seria interessante (o meu desktop tem uma Marvell Yukon que o suporta e certamente um novo desktop a adquitir brevemente também). Seria também interessante a possibilidade de ligar dispositivos USB ao router e a capacidade deste fazer downloads com os PCs desligados (como o Fonera 2.0)
  8. Protocolo: B, G, N? Já que vou mudar e o meu portátil suporta norma N penso que fosse de aproveitar mas caso se torne muito dispendioso escolho norma G.
  9. Distância entre equipamentos É para cobrir um apartamento T3 com pouco mais de 100m^2 e digo desde já que o meu Linksys WRT54GC desempenhava a função sem problemas ;)

Eu sei que as minhas respostas são um pouco vagas mas sinceramente ando mesmo à nora sobre routers (não é uma coisa que se compre todos os dias) e quando vejo as opções em diversas lojas fico um pouco perdido. Há imensos modelos com características semelhantes e preços semelhantes do mesmos e de diferentes fabricantes. Apesar de compreender bem as especificações dos produtos acaba por ser muita informação para processar em pouco tempo e venho por isso pedir ajuda :P

BTW: Ainda vou accionar a garantia do meu Linksys mas não sei se será rápido...
 
Última edição:
Sim realmente parece bom para o preço que tem. O ideal seria algo como o Linksys WRT610N mas é um pouco caro e para dizer verdade não iria provavelmente tirar partido.

Já agora como anda o suporte IPv6 por routers doméstivos? Digo isto porque mais tarde ou mais cedo os nossos ISPs passarão para IPv6 e não sei até que ponto um update de firmware chegará para o suportar (os que suportam Firmware 3rd party talvez).
 
Asus wl 500 w ou belkin n+.

O asus tem a vantagem das 2as portas usb com print server, ftp server e web cam server.

No belkin tens lan gigabit, tb tem porta usb da para ligares um disco ou uma pen mas a velocidade de transferencia deixa a desejar...

Eu tenho o belkin e estou muito satisfeito. O preço desceu agora para 89€ na worten o asus o mais barato que consegues é 115€

Podes ver aqui : http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=372356

Abraço
 
Última edição:
Antes de mais nada obrigado pelos conselhos ;)

Pois... realmente a Gigabit é aliciante para transferência entre PCs. Mas visto que para já só vou utilizar um permanentemente ligado por cabo se tiver Gigabit e aceder por Wireless norma N também nunca vou chegar perto de 1Gb de transferência e por outro lado a porta Ehternet Wan de ambos apenas suporta 100Mb certo? Ou seja, se daqui a 3/5 anos tiver Net por fibra a 200Mb (estou a mandar para o ar um número que seja superior aos actuais 100Mb máximos que há por aí) fico limitado...

E já agora em termos de comunidade de firmwares alternativos como se comporta um face ao outro?
 
Já agora... é so para dizer que contra as minhas expectativas ao entregar o Router na loja onde o comprei (Zon) deram-me um novo igual por ainda estar na garantia e não me puseram à espera imenso tempo. Ou seja, para já estou desenrascado com um WRT54GC novo mas enventualmente hei-de mudar para um router mais performante xD
 
A melhor compra ke podes fazer sem duvida é o dir-655 da d-link, se procurares no *****, encontras por 89,9€, considerado o melhor router do mundo, comprei 1, só estou á espera de comprar um modem adsl ke me consiga acompanhar a qualidade deste d-link, ando á procura e não sei qual hei-de comprar.
 
Back
Topo