1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

novo sensor Kodac

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por helius, 16 de Junho de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 581)

1. helius

helius Power Member

Fonte

Será que esta nova tecnologia irá alterar significativamente a qualidade das fotos, em particular com câmeras dSLR?

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

a ideia é interessante, mas na minha sincera opinião, acho que se limita a proporcionar o mesmo efeito que baixar a resolução quando se aumenta a sensibilidade, num bayer RGB convencional.

temos menos resolução pelo nº de pixeis. e isso vai tornar o marketing enganador. o meu sensor de 10MP, também consegue melhores resultados a ISO1600 se eu baixar a resolução para metade.

os pixeis brancos, basicamente são sensores de luminusidade, são um novo dado para o processador de imagem, mas na verdade a principal vantagem é distanciar um pouco mais os sensores RGB, e por culpa disso se consegue baixar o ruido.
    Se os pixeis brancos do filtro, simplesmente não tivessem sensores por baixo, e o processador de imagem não recebesse os dados daí provenientes, o resultado continuava a ser mais interessante.

imho, não tem grande interesse, o futuro são sensores como os Foveon X3.

my 2 cents.

3. helius

helius Power Member

Estive a ver a galeria desses sensores Foveon e a definição das fotos é realmente fantástica...
    Pelos vistos essa tecnologia parece melhor que esta que a Kodac anunciou, pois assemelha-se ao processo de captação de cor que ocorre no filme tradicional.

Pelo que li naquela review é que o sensor Kodac será particularmente eficaz na captação com baixa luminosidade, segundo eles pode-se usar um shutter speed mais rápido, o que é sempre uma vantagem, mas não percebi se também baixa ou não a resolução efectiva da foto... As imagens que eles usam como exemplo também não são nada de especial, quer com o sensor antigo quer com este novo...

Partilhar esta Página