Novo Servidor

Platonic

Power Member
Hey, comunidade ZWAME

Tenho aqui um computador montado com as seguintes configurações:
-»Intel Pentium 4 - 2.80GHz
-»MotherBoard Aasus (não me perguntem qual :S )
-»Memória RAM - 2GB
-»Disco Rigido 160 GB (Tenho possibilidade de, meter mais: 1 160 GB, 2 80 GB, 2 40 gb, 1 de 20GB)

E tenho mais um pc igual, excepto o processador que é um INTEL CELERON 2.80GHz.


Como não quero ter isto a apodrecer, posso alojar alguma coisa com isto? Se sim como? Qual o software e etc.
A ligação que tenho á internet é MEO. Aqui fica as informações (download/upload):
 
Acho que é perfeitamente possível, mas só se não for grandes quantidades de dados para não teres problemas com o tráfego da tua conta MEO. De resto, esse servidor tem uma configuração perfeitamente apta, sobretudo tem uma boa memória RAM. Ou seja, para alojares um site ou um fórum chega perfeitamente. Software? Eu diria uma distribuição Linux. Não sei como funciona o Apache e coisas do género para instalar, mas sei que em Linux ficas com um servidor bastante seguro e sobretudo apto para utilizar o PHP5 e MySQL, que são atributos importantes para qualquer bulletin board ou site que utilize uma base de dados.
 
Hey, comunidade ZWAME

Tenho aqui um computador montado com as seguintes configurações:
-»Intel Pentium 4 - 2.80GHz
-»MotherBoard Aasus (não me perguntem qual :S )
-»Memória RAM - 2GB
-»Disco Rigido 160 GB (Tenho possibilidade de, meter mais: 1 160 GB, 2 80 GB, 2 40 gb, 1 de 20GB)

E tenho mais um pc igual, excepto o processador que é um INTEL CELERON 2.80GHz.


Como não quero ter isto a apodrecer, posso alojar alguma coisa com isto? Se sim como? Qual o software e etc.
A ligação que tenho á internet é MEO. Aqui fica as informações (download/upload):


Viva,
Sim essa máquina chega bem para um servidor web "caseiro".

Aconselho, sem sombra de dúvida, uma distribuição linux para o efeito.
Uma das minhas preferidas é CentOS e encaixa que nem uma luva para servidor web.
Caso não tenhas prática com linux talvez seja melhor começares com o ubuntu por ser tão user frendly.

http://www.centos.org/
http://www.ubuntu.com/

Um típico servidor web terá, geralmente, o seguinte:

Apache ( o proprio server web )
Mysql ( base de dados )
PHP ( Um interpretador PHP )



Cumprimentos.
 
Última edição:
Viva,
Sim essa máquina chega bem para um servidor web "caseiro".

Aconselho, sem sombra de dúvida, uma distribuição linux para o efeito.
Uma das minhas preferidas é CentOS e encaixa que nem uma luva para servidor web.
Caso não tenhas prática com linux talvez seja melhor começares com o ubuntu por ser tão user frendly.

http://www.centos.org/
http://www.ubuntu.com/

Um típico servidor web terá, geralmente, o seguinte:

Apache ( o proprio server web )
Mysql ( base de dados )
PHP ( Um interpretador PHP )



Cumprimentos.

Esqueci-me de referir que, estou familiarizado a mexer um pouco no ubuntu mas, nunca instalei nada com ele.

E... o computador neste momento tem-no lá instalado o ubuntu ;)
 
Não te quero desanimar, mas acho que podes dar uma utilização muito melhor a um computador do que transforma-lo em servidor web caseiro, e passo a explicar o meu ponto de vista.

Se queres ter uma página web caseira (simples) tens alojamentos grátis às centenas pela internet, com as vantagens:

- eles pagam a conta de electricidade (se fizeres bem as contas a 24h/dia/ano vais te assustar!)
- eles fazem a manutenção
- eles pagam o tráfego
- tu não pões a tua rede em risco (ja vi que nem fales em segurança :) )
- tu não perdes umas noites de sono a configurar a rede e o servidor (DDNS, IPtables, Apache, MySQL, PHP, etc)
- Não vês o teu acesso à internet lento, por alguém estar a usar o teu servidor

É só vantagens em usar um serviço de alojamento grátis na internet, quanto ao pc... não o faças desvalorizar, se não te é útil pode ser a alguém. Vende-o por exemplo no miau.

Caso não te tenha feito mudar de ideias, tens de seguir alguns passos importantes:
Rede:
- Ver se te é permitido alojar um serviço web no teu acesso ADSL com a meo.
- Criar uma conta DDNS (dinamyc dns, para poderes aceder pela internet ao teu servidor, pois a tua ligação adsl tem ip dinâmico)
- Configurar o router com o DDNS e fazeres NAT para o ip interno, fazendo corresponder a porta publica ( se for webserver a portas 80) à porta privada (se for uma congig simples será tb a porta 80)
Servidor:
- Instalar um OS, o CentOS (por ex) c/ ip fixo (que vais ter de estar no router)
- Configurar IPtables para dar acesso ao ip e à porta onde corre o servidor web
- Configurar restantes serviços (durante a instalação podes escolher o que instalar)


Boa sorte :)
 
Viva,

Lbsimoes ta tudo certo excepto aqui duas coisitas que não acho tão certas:

- Instalar um OS, o CentOS (por ex) c/ ip fixo (que vais ter de estar no router)
- Configurar IPtables para dar acesso ao ip e à porta onde corre o servidor web

-Não é de todo obrigado a ter ipfixo para o server , basta-lhe, como disseste e bem, o dyndns (incluindo as desvantagens que anunciaste :P ) .
-Também não precisa do iptables se tiver uma NAT e uma firewall bem configuradinha. :)




De qq forma se ele está nisto para aprender mais este é um óptimo exercício.

:)
 
Última edição:
Sinceramente concordo com o lbsimoes, só o dinheiro que vais gastar em electricidade e internet é mais que o triplo do dinheiro que se pagares a uma empresa um simples alojamento web.
 
Sinceramente concordo com o lbsimoes, só o dinheiro que vais gastar em electricidade e internet é mais que o triplo do dinheiro que se pagares a uma empresa um simples alojamento web.

dependo do alojamento e do consumo do pc... para além disso um simples alojamento dificilmente se compara com o liberdade de teres o teu próprio servidor...

principalmente se o objectivo é ires explorando e aprendendo sobre o assunto
 
dependo do alojamento e do consumo do pc... para além disso um simples alojamento dificilmente se compara com o liberdade de teres o teu próprio servidor...

principalmente se o objectivo é ires explorando e aprendendo sobre o assunto

Usar um servidor web caseiro a titulo experimental, para "sentir" na prática as necessidades e dificuldades de instalar um servidor acho muito bem.
Nesse caso, com o fundamento de aprender, acho que deves começar hoje mesmo :)

Vai colocando aqui as duvidas que fores tendo!
Boa sorte
 
Usar um servidor web caseiro a titulo experimental, para "sentir" na prática as necessidades e dificuldades de instalar um servidor acho muito bem.
Nesse caso, com o fundamento de aprender, acho que deves começar hoje mesmo :)

Vai colocando aqui as duvidas que fores tendo!
Boa sorte
Sim a minha ideia é exactamente essa! Mas como já tive a ideia do media center nao sei o que vou fazer...
 
Back
Topo