Novo site - ajuda para o básico

Na mouche!
Já alterei e já está a funcionar.

# Setup
title: Dark Poole
url: https://getpoole.com
paginate: 1
baseurl: ""
permalink: pretty

:facepalm: isso é daqueles problemas que um gajo pode estar horas à volta e não percebe o que está a falhar, depois no outro dia senta-se na cadeira e em 5 minutos vê o que estava mal, é mesmo daquelas situações que um gajo deixa sair toda a giria portuguesa existente no dicionário :D.

Quando tiveres muito tempo à volta de um problema que não estás a conseguir resolver o melhor mesmo é às vezes um gajo ir fazer outra coisa qualquer ou deixar para o outro dia :).
 
:facepalm: isso é daqueles problemas que um gajo pode estar horas à volta e não percebe o que está a falhar, depois no outro dia senta-se na cadeira e em 5 minutos vê o que estava mal, é mesmo daquelas situações que um gajo deixa sair toda a giria portuguesa existente no dicionário :D.

Quando tiveres muito tempo à volta de um problema que não estás a conseguir resolver o melhor mesmo é às vezes um gajo ir fazer outra coisa qualquer ou deixar para o outro dia :).
Aqui posso dizer que não foi o caso, era mesmo ignorância da minha parte.

Mas posso dizer que esta semana foi uma avalanche de informação em Jekyll e GitHub do caneco! (Deixei de parte a ideia do 11ty, prefiro a informação e a forma como o jekyll trabalha)

@bammer
Já que costumas hospedar no netlify, todos os tutoriais que vi sobre colocar dominio, nenhum mostrava o "path" incluido... :/ É possível colocar no url?

Por ex. tenho a seguinte pág:

user.github.io/projecto/post-abc


Compro o site: projecto.com

e ter no url ao aceder ao mesmo post: "projecto.com/post-abc"


Obrigado,
 
Aqui posso dizer que não foi o caso, era mesmo ignorância da minha parte.

Mas posso dizer que esta semana foi uma avalanche de informação em Jekyll e GitHub do caneco! (Deixei de parte a ideia do 11ty, prefiro a informação e a forma como o jekyll trabalha)

@bammer
Já que costumas hospedar no netlify, todos os tutoriais que vi sobre colocar dominio, nenhum mostrava o "path" incluido... :/ É possível colocar no url?

Por ex. tenho a seguinte pág:

user.github.io/projecto/post-abc


Compro o site: projecto.com

e ter no url ao aceder ao mesmo post: "projecto.com/post-abc"


Obrigado,

Quando colocas algo no Netlify, sincronizado com um repositório que tenhas no Github, tens 2 opções:

1) Se for só HTML/CSS/JS, sempre que houver um novo commit, a cada "git push" o Netlify atualiza;
2) Colocas o repositório todo e depois indicas qual é o comando de build que ele deve correr e a pasta que deve ter em conta com o output gerado. Com a maior parte das frameworks (next, Gatsby), ele detecta automaticamente estes campos. A cada "git push", o Netlify vai correr esse build e servir a última versão.

Feito isto, o Netlify vai criar um endereço tipo projeto.netlify.app . Testa primeiro esse endereço, vê se o site está disponível e a funcionar corretamente, para confirmar que até aqui está tudo OK.

Agora para o passo do domínio: atualizas os nameservers no sítio onde compraste o domínio, apontando diretamente ou para o Netlify ou para um intermediário como o Cloudflare.

No caso do Netlify, devem ser:
dns1.p07.nsone.net
dns2.p07.nsone.net
dns3.p07.nsone.net
dns4.p07.nsone.net

No caso do Cloudflare, não sei se são sempre estes:
lola.ns.cloudflare.com
matt.ns.cloudflare.com

Depois, voltando ao backoffice do Netlify, deverás ter um campo em "Site Settings" chamado "Custom Domain". Clicas em "Add domain alias" e indicas o domínio que queres ter (projeto.com).

Se apontaste os Nameservers para o Netlify, ele deve tratar de tudo sozinho. Se usaste o Cloudflare, deves criar dois CNAMEs
1) CNAME | projeto.com | projeto.netlify.app
2) CNAME | www | projeto.netlify.app

No "Proxy Status", é recomendo que tires a opção "Proxied" e que fique só "DNS only".

Em ambos os casos, vais ter que aguardar a propagação, que leva 24h-48h (na minha experiência, sempre menos). Ah, e o HTTPS é tratado por ti nos 2 casos também.

Vê lá se isto ajuda... qualquer dúvida, chuta ;)
 
Obrigado pela explicação detalhada @bammer Vai-me servir para quando comprar o dominio :)


Mas fiquei com a dúvida que coloquei por esclarecer :P (acho que não me expliquei como deve ser)

Que é, no url na barra de endereço, vai mostrar o "path" do que está a ser mostrado no site? Ou seja, projecto.com/categoriaxpto/primeiropost

Ou vai estar sempre no url apenas o projecto.com, independente da página do site onde se está?

edit: o cloudflare é recomendável para este tipo de sites (feito github)? É que li que o netlify já tem esta função incorporada
 
Obrigado pela explicação detalhada @bammer Vai-me servir para quando comprar o dominio :)


Mas fiquei com a dúvida que coloquei por esclarecer :P (acho que não me expliquei como deve ser)

Que é, no url na barra de endereço, vai mostrar o "path" do que está a ser mostrado no site? Ou seja, projecto.com/categoriaxpto/primeiropost

Ou vai estar sempre no url apenas o projecto.com, independente da página do site onde se está?

edit: o cloudflare é recomendável para este tipo de sites (feito github)? É que li que o netlify já tem esta função incorporada

O Cloudflare é completamente opcional. Eu gosto de o utilizar, mas é mais por ter vários sites em várias plataformas e é uma forma de centralizar tudo (e gosto bastante do interface).

Quanto á tua dúvida, vai mostrar o path completo, sim. Só verás projeto.com se estiveres na homepage. Não se verá é projeto.netlify.app, que habitualmente é o que se quer ocultar ;)
 
O Cloudflare é completamente opcional. Eu gosto de o utilizar, mas é mais por ter vários sites em várias plataformas e é uma forma de centralizar tudo (e gosto bastante do interface).

Quanto á tua dúvida, vai mostrar o path completo, sim. Só verás projeto.com se estiveres na homepage. Não se verá é projeto.netlify.app, que habitualmente é o que se quer ocultar ;)
Ah pronto, sendo assim, não será necessário cloudflare.

Obrigado pela ajuda, ainda esta semana compro o dominio atão :)
 
@bammer

Não estou a conseguir fazer o deploy no netlify...

Primeiro deu erro que não encontrou o REPO NW, bla bbla,

fiz um netlify.toml, a indicar o repo e o projecto e com a informação de jekyll build, e aí já criou, mas, mete só a página inicial, mas sem formatação, e todos todos os links vão parar ao 404... sem formatação...

Já percebi onde está o erro...

este é o meu netlify.toml

[build]
command = "jekyll build"
publish = "_site"

[build.environment]
JEKYLL_ENV = "production"
PAGES_REPO_NWO = "USER/REPO"


E no site que o netlify me atribui, todos os links estão com um caminho a mais.

Mete "xpto.netlify.app/pages/USER/REPO/about/"

Quando devia meter apenas "xpto.netlify.app/about/"

O problema é que isto deve aparecer devido ao ficheiro .toml, mas sem ele o site não é criado. dá uma falha...


edit: resolvido foi necessário retirar o :jekyll_plugins group do Gemfile https://stackoverflow.com/questions/54973341/git-bash-jekyll-site-could-not-be-built
 
Última edição:
@bammer

Não entendo porque razão o sitemap.xml no GitHub está todo perfeito e assim que altero para netlify, o dominio desaparece e fica impossível de indexar ao google! :/

Podes ajudar por favor?
 
@bammer

Não entendo porque razão o sitemap.xml no GitHub está todo perfeito e assim que altero para netlify, o dominio desaparece e fica impossível de indexar ao google! :/

Podes ajudar por favor?

Quanto à tua dúvida, o ficheiro sitemap.xml não surge na root após o deploy, ou existe mas está incorreto?

Eu nunca fiz deploy de um site do Jekyll para o Netlify em específico (e já não uso o Jekyll há um bom tempo), portanto vou mandar para o ar: não existe uma pasta para "static assets"? Diria que deves colocar lá o sitemap.xml , se já o tens.

Se recorres a um plugin que gera o sitemap automaticamente, provavelmente será alguma configuração extra que deves lá colocar.

Espero que ajude!
 
Back
Topo