Novo site - ajuda para o básico

Bem, estou a preparar-me para lançar um site. Mas antes disso, quero saber algumas coisas, desculpem se são mesmo muito básicas.

Como posso registar o domínio? Sabem os preços mais ou menos? Como posso registar a marca? Onde me devo dirigir? Quanto custa? Tem validade?

Tenho toda uma ideia formada do que quero fazer, mas estas partes mais burocráticas não percebo nada, nunca fiz nada disto.
 
1. Domínio

Podes registar um domínio recorrendo a um de inúmeros sites, nacionais ou internacionais, pesquisando por tal. Um .COM ou .PT que esteja disponível, dependendo do fornecedor, deverá custar cerca de 15e/20e por ano. É possível que encontres uma promoção para a aquisição, que só deverá ser válida no 1º ano, como incentivo.

De referir que, juntamente com o domínio, para teres um site online, terás que adquirir um serviço de alojamento também. Os preços aqui são mais variáveis, consoante as tuas necessidades de espaço, contas de email, número de base de dados e outros serviços. Podes pagar por mês, anualmente, ou até prazos mais prolongados (quanto maior o compromisso, maior o desconto, habitualmente).

Para um site básico feito em WordPress (Linux/PHP/MySQL) num alojamento barato, aponta para os 50-60 euros/ano.

2. Marca

Informa-te no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Registei uma marca há mais de 10 anos atrás, e na altura penso que custou cerca de 300 euros, com a validade de 10 anos. Depois, se optares por renovar, terás nova despesa (mas um valor mais reduzido). Poderá já não ser nestes moldes.

Na altura, este registo dava também direito ao registo de um domínio .PT. Mas como entretanto isto foi liberalizado, qualquer pessoa pode ter um site .PT (ou .COM). Se vais registar uma marca unicamente para o efeito de ter um site, não vejo grande necessidade.

Espero que ajude!
 
Em relação ao domínio, eu uso há mais de um ano o https://www.namecheap.com/ e nunca tive problemas, podes ver ai os domínios disponíveis e os seus preços, normalmente custam à volta de 10 euros por ano. Em relação a alojares o website, depende se for dinamico ou estático, se for dinamico aconselho usares um droplet do https://www.digitalocean.com/, se for estático podes usar um CDN (content delivery network) que fica muito mais barato, eu custumo usar o CDN do AWS que é o CloudFront.

Se quiseres ajuda ou sugestões mais detalhadas está à vontade para perguntares no post ou por mensagem pessoal.
 
Em relação ao domínio, eu uso há mais de um ano o https://www.namecheap.com/ e nunca tive problemas, podes ver ai os domínios disponíveis e os seus preços, normalmente custam à volta de 10 euros por ano. Em relação a alojares o website, depende se for dinamico ou estático, se for dinamico aconselho usares um droplet do https://www.digitalocean.com/, se for estático podes usar um CDN (content delivery network) que fica muito mais barato, eu custumo usar o CDN do AWS que é o CloudFront.

Se quiseres ajuda ou sugestões mais detalhadas está à vontade para perguntares no post ou por mensagem pessoal.
Já agora, deixa-me aproveitar este tópico, que ao visitá-lo me fez pesquisar mais sobre este assunto. Até hoje pensava que o melhor para hospedar sites seriam os hostings normais, e que as VPS serviam essencialmente para empresas ou sites mais pesados.

Comecei pela AWS, e andei um pouco perdido, até que lá percebi as diferenças. O EC2 está completamente posto de parte.
Mas entretanto encontrei o LightSail que tem um preço a começar nos 3.5 por mês. Para sites dinâmicos seria uma boa solução (multiplos sites wordpress).

Depois, ainda dentro da AWS, encontrei o serviço S3. Que seria uma hipótese MUITO mais barata, mas tinha o inconveniente de ter os sites wordpress guardados no computador, e usar um plugin para fazer a exportação. - Imagino que isto em termos de SEO teria o seu quê de prejudicial. (Aqui fiquei sem perceber se o Cloudfront é um requisito, ou se apenas seria aconselhável para aumentar a velocidade do site).

Entretanto para finalizar fui pesquisar sobre o DO e pelo que percebi é em tudo similar ao LightSail, com excepção de ter o dobro da memória e ter um custo de 5€.

Podes dizer o porquê de o DO ser melhor que o LightSail, na tua opinião, por favor?

Obrigado,
 
Já agora, deixa-me aproveitar este tópico, que ao visitá-lo me fez pesquisar mais sobre este assunto. Até hoje pensava que o melhor para hospedar sites seriam os hostings normais, e que as VPS serviam essencialmente para empresas ou sites mais pesados.

Comecei pela AWS, e andei um pouco perdido, até que lá percebi as diferenças. O EC2 está completamente posto de parte.
Mas entretanto encontrei o LightSail que tem um preço a começar nos 3.5 por mês. Para sites dinâmicos seria uma boa solução (multiplos sites wordpress).

Depois, ainda dentro da AWS, encontrei o serviço S3. Que seria uma hipótese MUITO mais barata, mas tinha o inconveniente de ter os sites wordpress guardados no computador, e usar um plugin para fazer a exportação. - Imagino que isto em termos de SEO teria o seu quê de prejudicial. (Aqui fiquei sem perceber se o Cloudfront é um requisito, ou se apenas seria aconselhável para aumentar a velocidade do site).

Entretanto para finalizar fui pesquisar sobre o DO e pelo que percebi é em tudo similar ao LightSail, com excepção de ter o dobro da memória e ter um custo de 5€.

Podes dizer o porquê de o DO ser melhor que o LightSail, na tua opinião, por favor?

Obrigado,

Em relação ao S3, só dá mesmo para websites estáticos, podes fazer uma manhas para meter algumas partes dinamicas mas não está feito para isso. Na verdade podes apenas usar o bucket S3 para fazer host do website, mas um bucket não foi feito com esse objectivo. Se usares apenas o bucket S3 vais estar a pagar por cada acesso que fazem a um ficheiro do website alojado, o custo é baixo mas vai acumulando, aqui é que entra o CloudFront, para alem de te permitir meter https no website, foi feito com o objetivo de servir conteudo estático, basicamente acede uma vez ao ficheiros do bucket S3 e faz cache destes em vários pontos do globo o que permite servir o website muito mais rápido. Normalmente quando tens qql coisa estática usas um CDN, o CDN do AWS é o CloudFront, mas tb tens outros, outro tb muito conhecido é o Cloudflare.

Em relação a VPS, não são apenas para empresas ou sites pesados, na verdade são as soluçoes mais flexiveis que tens, basicamente sao computadores linux onde é permitido fazeres o que quiseres, desde instalar servidores nginx, instalar PHP, base de dados etc, e normalmente se queres algo flexivel e que permite alojar multiplas aplicaçoes esta é a melhor soluçao para sistemas que não vão ter muito trafego. Agora em relaçao a digital ocean vs AWS, a AWS vai ser sempre um bocado mais cara porque a AWS é o standard de cloud da industria e tens possibilidade de integrar os vários serviços da AWS, mas para projetos onde não precisas serviços da AWS eu recomendo usar digital ocean.
 
Em relação ao S3, só dá mesmo para websites estáticos, podes fazer uma manhas para meter algumas partes dinamicas mas não está feito para isso. Na verdade podes apenas usar o bucket S3 para fazer host do website, mas um bucket não foi feito com esse objectivo. Se usares apenas o bucket S3 vais estar a pagar por cada acesso que fazem a um ficheiro do website alojado, o custo é baixo mas vai acumulando, aqui é que entra o CloudFront, para alem de te permitir meter https no website, foi feito com o objetivo de servir conteudo estático, basicamente acede uma vez ao ficheiros do bucket S3 e faz cache destes em vários pontos do globo o que permite servir o website muito mais rápido. Normalmente quando tens qql coisa estática usas um CDN, o CDN do AWS é o CloudFront, mas tb tens outros, outro tb muito conhecido é o Cloudflare.

Em relação a VPS, não são apenas para empresas ou sites pesados, na verdade são as soluçoes mais flexiveis que tens, basicamente sao computadores linux onde é permitido fazeres o que quiseres, desde instalar servidores nginx, instalar PHP, base de dados etc, e normalmente se queres algo flexivel e que permite alojar multiplas aplicaçoes esta é a melhor soluçao para sistemas que não vão ter muito trafego. Agora em relaçao a digital ocean vs AWS, a AWS vai ser sempre um bocado mais cara porque a AWS é o standard de cloud da industria e tens possibilidade de integrar os vários serviços da AWS, mas para projetos onde não precisas serviços da AWS eu recomendo usar digital ocean.
Obrigado desde já pela resposta.

Para alguém que tem conhecimentos básicos de ubuntu, e teve apenas uma experiência com um site em Cpanel, é complicado gerir uma VPS? Pergunto isto porque pelo que vi parece-me fácil instalar os packages. Mas o problema principal seria com a segurança, gerir firewall, evitar DDOS, etc (ao contrário de um alojamento partilhado).

O principal problema dos alojamentos partilhados, é que limitam bastante o uso de BDs. Permitem ter 5/10 dominios, mas apenas 1/2 BDs. Sinceramente não percebo para que as pessoas querem ter essa quantidade de dominios, se não podem colocar "lá nada"...
 
Obrigado desde já pela resposta.

Para alguém que tem conhecimentos básicos de ubuntu, e teve apenas uma experiência com um site em Cpanel, é complicado gerir uma VPS? Pergunto isto porque pelo que vi parece-me fácil instalar os packages. Mas o problema principal seria com a segurança, gerir firewall, evitar DDOS, etc (ao contrário de um alojamento partilhado).

O principal problema dos alojamentos partilhados, é que limitam bastante o uso de BDs. Permitem ter 5/10 dominios, mas apenas 1/2 BDs. Sinceramente não percebo para que as pessoas querem ter essa quantidade de dominios, se não podem colocar "lá nada"...

Não é complicado gerir uma VPS, eu nunca usei Cpanel mas dos pequenos vislumbres que já tive disso até diria que a interface é mais complicada do que a simplicidade de um terminal. Se já usas ubuntu ótimo, todas as VPS que uso têm Ubuntu como sistema operativo e é bom para alojar aplicaçoes web, portanto se quiseres podes começar usando os conhecimentos que já tens.

Em relação a segurança e firewall, por default as VPS têm todos os portos fechados, mas tanto a AWS como a Digital Ocean fornecem uma interface web simples para abrires portos. Por norma vais querer abrir os seguintes portos:
  • porto 22 para ligações ssh
  • porto 80 para ligações http se fores alojar websites
  • porto 443 se por acaso quiseres usar ligaçoes https
Em relação a ataques DDOS, isso acontece em todo o lado... Mas vou te dar um conselho para um erro que o pessoal de software costuma cometer, nunca faças otimizações prematuras ou tomes decisões a pensar em problemas que possivelmente nunca vais ter principalmente nas fases iniciais de qql projeto.

Em relação ao limite de dominios e base de dados, penso que isso seja uma coisa do Cpanel, nas VPS tens possibilidade de meter tudo o que quiseres, estando apenas limitado pela capacidade da máquina.

Eu aconselhava te a fazeres uma conta no AWS, no primeiro ano da conta tens acesso ao free tier que permite teres acesso a uma data de coisas sem pagar nos primeiro 12 meses https://aws.amazon.com/free. Nesta free tier tens 750 horas por mes gratis de uma instancia t2.micro (1 processador e 1 GB ram), de notar que um mês tem no máximo 744 horas portanto podes basicamente ter a instancia ligado o mes todo sem pagar durante um ano e assim praticares e experimentares à vontade.

Portanto se já tens uns toques de Ubuntu estes são os passos iniciais para alojar qql aplicação web:
  • instalar nginx
    Código:
    sudo apt install nginx
  • ver se tens nginx a correr
    Código:
    sudo systemctl status nginx
  • abrir porto 80, nesta fase já deves ter a pagina default do Nginx disponivel se acederes ao ip da instancia
  • se mudares alguma configuraçao do nginx tens que ver se tens erros
    Código:
    sudo nginx -t
    e fazeres reload
    Código:
    sudo systemctl reload nginx
 
Já agora, partilho também um pouco da minha experiência, face ao que foi referido aqui ☺️

Domínios: Namecheap é uma ótima opção, backoffice simples e anuidades baratas. Recentemente também migrei alguns para o Cloudflare, que também já gere domínios a preço de custo (cerca de $8 por ano para um .COM). Este último ainda não suporta todos os TLDs, como o .PT, mas para .COM ou .NET, parece-me uma boa escolha.

S3/Cloudfront: Excelente opção para sites estáticos, mas tenho migrado tudo o que lá tinha para o Netlify - que tem um plano gratuito super generoso e atualiza o site automaticamente a cada atualização no git, permite fazer rollback para a versão anterior com facilidade, etc.

Para armazenamento de ficheiros pesados, o Backblaze B2 é consideravelmente mais barato que o S3 (mas não permite, lamentavelmente, que se associe um domínio a um bucket, não permitindo assim servir um site de lá como o S3). Tenho um site no Netlify que registou perto de 6 milhões de pageviews em 2020, com muitas imagens, e nunca excedi o plano gratuito por ter as imagens no B2 (pagando 1-2 dólares por mês).

DigitalOcean: adoro este serviço e tenho lá cerca de 15 sites WordPress num só droplet de $5. É uma boa escolha para sites pequenos, que têm pouco tráfego e não contam com plugins exigentes (como por exemplo, WooCommerce). Acredito que conseguia encaixar mais 15 neste droplet.

Tenho algum domínio do terminal, mas sugiro o uso de aplicações como o ServerPilot.io (que era gratuito, mas passou a pago) ou uma recente alternativa que conheci, moss.sh , que permitem criar vários sites WordPress no mesmo droplet, configuram HTTPS, Nginx, permitem escolher a versão do PHP a utilizar para cada site, SFTP, Firewalls...
 
Muito obrigado!

Tenho ideia que posso ter o aws por 12 meses e cancelar no final sem pagar nada certo? Se calhar é mesmo o melhor a fazer...
Compro um dominio baratinho no namecheap e testo na AWS.

O que mais me assusta é depois a exportação caso queira continuar com o projecto...
 
Muito obrigado!

Tenho ideia que posso ter o aws por 12 meses e cancelar no final sem pagar nada certo? Se calhar é mesmo o melhor a fazer...
Compro um dominio baratinho no namecheap e testo na AWS.

O que mais me assusta é depois a exportação caso queira continuar com o projecto...

Sim, assumindo que não excedes o que o Free Tier te dá, podes ter lá o teu site durante 1 ano sem problemas.

A exportação não é complicada. Só vais precisar de encontrar um novo sítio para alojar, meter lá os ficheiros (que será fácil porque deverão ser só HTML/CSS/JS + as imagens/vídeos/pdfs/etc, basta descarregares tudo para o teu disco e fazer upload no outro serviço) e atualizar depois os nameservers. Aponta o domínio do namecheap para o Cloudflare e do Cloudflare para o S3, e depois quando tiveres que atualizar os nameservers não terás o site em baixo.

Este guia que eu escrevi sobre ter um site na Amazon S3 já tem uns aninhos, mas fora as alterações estéticas, deverá ser tudo igual e parece-me ser exatamente o que procuras: https://brunobrito.pt/como-alojar-um-site-estatico-na-amazon-s3/
 
Para quem está a zeros em java uma boa opção para começar a criar sites estáticos poderia ser:

Netlify (host) + GitHub (repo) + 11ty + Forestry?


(Não me apetecia gastar já os 12 meses do serviço AWS)


Obrigado desde já,
 
Para quem está a zeros em java uma boa opção para começar a criar sites estáticos poderia ser:

Netlify (host) + GitHub (repo) + 11ty + Forestry?


(Não me apetecia gastar já os 12 meses do serviço AWS)


Obrigado desde já,

Na verdade se queres apenas experimentar meter um website estático online o github serve bem para isso. Mas pela pergunta que fizeste dá-me a entender que deves começar pelo básico, é que saber java e website estáticos não tem nada a ver. Começa por aprender bem html, css e javascript, só depois deves então começar a preocupar em saber como alojar um web site estático.
 
Concordo com o @Filipe Lucas , começa por colocar um site simples em HTML/CSS/JS no Github Pages, até para te familiarizares com Git, se ainda não for o caso. Java não se aplica aqui :)

De qualquer forma, respondendo diretamente à tua questão, o Netlify vai estar atento ao teu repositório Github/Bitbucket e sempre que houver uma alteração lá, irá atualizar o teu site. Tanto podes colocar logo os ficheiros HTML/CSS/JS finais, como podes utilizar um static site generator (como o 11ty, Gatsby, Next.js...) e ele correrá lá o comando "build" por ti para apresentar a versão mais recente.
 
@bammer e @Filipe Lucas

Eu queria dizer javascript! Ups! :rolleyes: Até porque tive uma cadeira de java na universidade e não tem nada a ver... Felizmente!

Inicialmente queria só colocar um site online e produzir conteúdo, agora o meu desejo é aprender mais sobre este tema e criar um do zero.

Sendo assim, o melhor é aprender tudo do zero, ou seja HTML, CSS, JS... Parece-me que https://brunobrito.pt/os-primeiros-passos-aprenderes-programar/ é um bom ponto de partida.

Depois de aprender o que está acima, qual o seria o melhor GSS?
Li que o 11ty e o jekyll são bastante parecidos, só que o 11ty, permite incluir mais "recursos" no site e que poderá ser mais fácil para começar. Concordam com esta opinião?

Muito obrigado desde já!
 
@bammer e @Filipe Lucas

Eu queria dizer javascript! Ups! :rolleyes: Até porque tive uma cadeira de java na universidade e não tem nada a ver... Felizmente!

Inicialmente queria só colocar um site online e produzir conteúdo, agora o meu desejo é aprender mais sobre este tema e criar um do zero.

Sendo assim, o melhor é aprender tudo do zero, ou seja HTML, CSS, JS... Parece-me que https://brunobrito.pt/os-primeiros-passos-aprenderes-programar/ é um bom ponto de partida.

Depois de aprender o que está acima, qual o seria o melhor GSS?
Li que o 11ty e o jekyll são bastante parecidos, só que o 11ty, permite incluir mais "recursos" no site e que poderá ser mais fácil para começar. Concordam com esta opinião?

Muito obrigado desde já!

Espero que esse artigo te ajude :) foi como comecei na altura, mas provavelmente em 2021 trocaria Ruby por JavaScript e passaria mais tempo de volta de Node ou React. HTML, CSS e vanilla JS vai sempre dar jeito e é por onde deves começar, isso não mudou :)

Um SSG vai-te dar jeito quando tiveres muitas páginas com conteúdo diferente, produzido por exemplo em Markdown, mas que partilham o mesmo tipo de componentes (cabeçalho, rodapé, barra lateral...), para que não tenhas que atualizar 10 páginas sempre que mudas um link no rodapé, por exemplo.

Já ouvi falar muito bem do 11ty, mas nunca experimentei. Gosto muito de Gatsby e Next.JS, mas não recomendaria a quem está a começar (até porque é preciso domínio de React, GraphQL...).

Hugo ou Jekyll talvez sejam os melhores pontos de partida. Por muito fáceis que prometam ser, vai sempre ser mais complexo do que simplesmente criares umas páginas de raiz, portanto eu começaria por aí. Só quando o site começar a ficar mais complexo é que recorrer a isso faria sentido, eu diria
 
@bammer e @Filipe Lucas

Eu queria dizer javascript! Ups! :rolleyes: Até porque tive uma cadeira de java na universidade e não tem nada a ver... Felizmente!

Inicialmente queria só colocar um site online e produzir conteúdo, agora o meu desejo é aprender mais sobre este tema e criar um do zero.

Sendo assim, o melhor é aprender tudo do zero, ou seja HTML, CSS, JS... Parece-me que https://brunobrito.pt/os-primeiros-passos-aprenderes-programar/ é um bom ponto de partida.

Depois de aprender o que está acima, qual o seria o melhor GSS?
Li que o 11ty e o jekyll são bastante parecidos, só que o 11ty, permite incluir mais "recursos" no site e que poderá ser mais fácil para começar. Concordam com esta opinião?

Muito obrigado desde já!

Se já tens conhecimento de React então Gatsby como o @bammer referiu é uma boa opção. Eu pessoalmente já usei várias vezes Hugo https://github.com/gohugoio/hugo e recomendo, é simples e feito com uma das minhas linguagens preferidas, Go :D.
 
@Filipe Lucas e @bammer

Deixem-me "abusar" de vocês e do vosso conhecimento por favor.

Tenho um tema que queria usar http://jekyllthemes.org/themes/dark-poole/

Mas estou no GitHub e não o estou a conseguir hospedar no Git... Fico sem formatação na página inicial e os links para as outras páginas vão directo para o 404!

Já consegui ter formatação para a primeira página, mas os links continuam quebrados...

O mais estúpido é que se eu correr este tema no Forestry, o site fica impecável! Com ligações, formatações, tudo!

Acredito que tenha a ver com a forma como estou a copiar o repositório https://github.com/andrewhwanpark/dark-poole ou a importá-lo...

Agradecia que me ajudassem por favor, muito obrigado desde já!
 
@Filipe Lucas e @bammer

Deixem-me "abusar" de vocês e do vosso conhecimento por favor.

Tenho um tema que queria usar http://jekyllthemes.org/themes/dark-poole/

Mas estou no GitHub e não o estou a conseguir hospedar no Git... Fico sem formatação na página inicial e os links para as outras páginas vão directo para o 404!

Já consegui ter formatação para a primeira página, mas os links continuam quebrados...

O mais estúpido é que se eu correr este tema no Forestry, o site fica impecável! Com ligações, formatações, tudo!

Acredito que tenha a ver com a forma como estou a copiar o repositório https://github.com/andrewhwanpark/dark-poole ou a importá-lo...

Agradecia que me ajudassem por favor, muito obrigado desde já!

Nunca trabalhei com o Jekyll, o unico gerador de websites estático com que já trabalhei foi o Hugo.
Era mais fácil se mostrasses o teu repo, mas apostava que esse problema tem alguma coisa a ver com as configurações do _config.yml. Chegaste a mudar o parametro "url" no _config.yml?
 
Nunca trabalhei com o Jekyll, o unico gerador de websites estático com que já trabalhei foi o Hugo.
Era mais fácil se mostrasses o teu repo, mas apostava que esse problema tem alguma coisa a ver com as configurações do _config.yml. Chegaste a mudar o parametro "url" no _config.yml?

Na mouche!
Já alterei e já está a funcionar.

# Setup
title: Dark Poole
url: https://getpoole.com
paginate: 1
baseurl: ""
permalink: pretty
 
Back
Topo