Novo Site

chyzck

Portugal@Home Member
Boas..

Tipo, vou fazer um site, e não queria, sempre que quizese alterar alguma coisa, ir ao programa que uso(frontpage) e depois publicar, queria tipo uma cena, como os blogs. Faz-se tudo, desde que se tenha net. Nada de programas.

se alguem souber, é que nao estou muito dentro disso...

abraços
 
Boas.
Hmm.. ora bem, isto depende um pouco do conhecimento que tiveres de construção de páginas web. Pelo que estou a entender [como disseste que ias usar FrontPage], não vais usar linguagens por aí além, e vais-te (principalmente) cingir ao HTML.
Para fazer como queres, é um pouco complicado, mas tudo depende ao certo do que vais mesmo fazer; digo isto porque, por exemplo, se fores comprar um dominio para alojar o teu site, vais com certeza precisar de um programa FTP para poderes passar os ficheiros para os servidores, e só vais poder alterar o teu site num computador que tenha um serviço de FTP (um pequeno programa para poderes introduzir os dados da conta e ligar ao servidor). No entanto, se for uma página pessoal ou assim, pode sempre optar por alojar num site tipo sapo ou clix, e aí já vais poder alterar o que quiseres em qualquer computador com ligação à Internet... mas vais ter que perceber um pouquinho de HTML, pois a não ser que tenhas o frontpage nesse computador, terás de alterar via código.fonte [que diga-se é muito muito simples...].
Assim que tiveres criado a página tal e qual como queres no frontpage, envias os ficherios para o servidor da sapo ou clix ou seja lá o que for, depois, quando quiseres alterar (e pressuponho que basicamente vás querer alterar conteúdo e não forma, pois assim precisas de perceber ainda mais de HTML [mas não é difícil]), basta abrires o código, e procurar o sitio onde queiras alterar/acrescentar e fazer as modificações... guardar e está feita a alteração.
Não estou a ver maneira de fazer isso tão "interactivamente" como querias... assim é mesmo a única maneira que vejo. Mas vais ver que é muito simples o HTML, e ao fim de 2 vezes já estás pró no assunto.
Abraços
 
parece-me que alguem nao percebeu bem a parte em que o user referiu "nada de programas" ;)


o que queres chama-se backoffice, ou CMS.
backoffice requer conhecimentos de PHP ou ASP para fazer conexao com a base de dados para poder alterar os conteudos do site.
um CMS (Content Management System) suponho que faca a mesma coisa (nunca usei) mas nao es tu que programas o backoffice, em relacao a este ultimo nao te posso esclarecer muito mais, mas ha por ai uma thread sobre CMSs e para ficares a saber mais sobre isso podes sempre ler isto.
 
Pa, usar o Bloco de notas não me parece lá grande programa... ou é? digamos que n tem propriamente o interface gráfico de um blog ou coisa do género, mas faz exactamente o mesmo efeito. É chegar ao sitio e inserir o texto. E então com alojamento tipo sapo (até hoje só experimentei este) é super simples!
 
Não tem nada a ver com isso. Um site com backend ou CMS não vai guardar conteúdo nenhum num FTP, tudo estará armazenado numa base de dados, bastando depois abrir a página de administração através do browser para editar, acrescentar ou apagar conteúdo. Com a tua solução, tens que modificar os ficheiros e fazer o upload deles. Ou seja, são soluções completamente opostas.
A tua solução só é benéfica no caso de um site simples, ao jeito de um portfolio, que raramente é actualizado e cujas alterações são sempre mínimas. O que o Afilipecb quer não é nada disso.
 
Back
Topo