1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novo Site

Discussão em 'Web Development' iniciada por chyzck, 22 de Maio de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 612)

1. chyzck

chyzck [email protected] Member

Boas..

Tipo, vou fazer um site, e não queria, sempre que quizese alterar alguma coisa, ir ao programa que uso(frontpage) e depois publicar, queria tipo uma cena, como os blogs. Faz-se tudo, desde que se tenha net. Nada de programas.

se alguem souber, é que nao estou muito dentro disso...

abraços

2. Loni

Loni Power Member

Boas.
    Hmm.. ora bem, isto depende um pouco do conhecimento que tiveres de construção de páginas web. Pelo que estou a entender [como disseste que ias usar FrontPage], não vais usar linguagens por aí além, e vais-te (principalmente) cingir ao HTML.
    Para fazer como queres, é um pouco complicado, mas tudo depende ao certo do que vais mesmo fazer; digo isto porque, por exemplo, se fores comprar um dominio para alojar o teu site, vais com certeza precisar de um programa FTP para poderes passar os ficheiros para os servidores, e só vais poder alterar o teu site num computador que tenha um serviço de FTP (um pequeno programa para poderes introduzir os dados da conta e ligar ao servidor). No entanto, se for uma página pessoal ou assim, pode sempre optar por alojar num site tipo sapo ou clix, e aí já vais poder alterar o que quiseres em qualquer computador com ligação à Internet... mas vais ter que perceber um pouquinho de HTML, pois a não ser que tenhas o frontpage nesse computador, terás de alterar via código.fonte [que diga-se é muito muito simples...].
    Assim que tiveres criado a página tal e qual como queres no frontpage, envias os ficherios para o servidor da sapo ou clix ou seja lá o que for, depois, quando quiseres alterar (e pressuponho que basicamente vás querer alterar conteúdo e não forma, pois assim precisas de perceber ainda mais de HTML [mas não é difícil]), basta abrires o código, e procurar o sitio onde queiras alterar/acrescentar e fazer as modificações... guardar e está feita a alteração.
    Não estou a ver maneira de fazer isso tão "interactivamente" como querias... assim é mesmo a única maneira que vejo. Mas vais ver que é muito simples o HTML, e ao fim de 2 vezes já estás pró no assunto.
    Abraços

3. OldMan

OldMan Power Member

parece-me que alguem nao percebeu bem a parte em que o user referiu "nada de programas" ;)

o que queres chama-se backoffice, ou CMS.
    backoffice requer conhecimentos de PHP ou ASP para fazer conexao com a base de dados para poder alterar os conteudos do site.
    um CMS (Content Management System) suponho que faca a mesma coisa (nunca usei) mas nao es tu que programas o backoffice, em relacao a este ultimo nao te posso esclarecer muito mais, mas ha por ai uma thread sobre CMSs e para ficares a saber mais sobre isso podes sempre ler isto.

4. Loni

Loni Power Member

Pa, usar o Bloco de notas não me parece lá grande programa... ou é? digamos que n tem propriamente o interface gráfico de um blog ou coisa do género, mas faz exactamente o mesmo efeito. É chegar ao sitio e inserir o texto. E então com alojamento tipo sapo (até hoje só experimentei este) é super simples!

5. Squillace

Squillace Power Member

Não tem nada a ver com isso. Um site com backend ou CMS não vai guardar conteúdo nenhum num FTP, tudo estará armazenado numa base de dados, bastando depois abrir a página de administração através do browser para editar, acrescentar ou apagar conteúdo. Com a tua solução, tens que modificar os ficheiros e fazer o upload deles. Ou seja, são soluções completamente opostas.
    A tua solução só é benéfica no caso de um site simples, ao jeito de um portfolio, que raramente é actualizado e cujas alterações são sempre mínimas. O que o Afilipecb quer não é nada disso.

Partilhar esta Página