• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Novo SSD

Lu1s

Power Member
Pessoal estou com dúvidas em relação à compra de um novo disco para armazenamento.

Tenho apenas um SSD samsung pm 961 (NVMe) de 256gb que deverá estar ligado à única porta PCIe que o portátil tem.
Preciso de mais algum espaço mas queria manter-me nos SSD pela questão de maior rapidez em relação aos mecânicos, pois iria servir como uma espécie de extensão a aplicações que irei usar com muita/alguma frequência. Um de 500gb chegava-me em termos de espaço pois também não quero estar a investir demasiado para já.

Como as portas que tenho disponíveis são 1x sata III e 1 x 2,5'' para SSD/HDD deverei colocar na primeira, certo?
Tendo em conta que a sata não tão rápida como PCIe, que tipo de SSD devo comprar que não seja overkill para a porta que vai ser usada e que tipo de performance posso esperar em relação ao SSD que tenho? (a PCIe do portátil é x4 e vi um vídeo que dizia que permitia velocidades de 10gb/s salvo erro, sendo que a sata III ia a 6gb/s no máximo, mas queria confirmar aqui com quem soubesse).

Ainda vi apenas uma opção para SSD, um crucial MX500 m.2 2280 500gb a 89,86€ mas não faço ideia se será boa opção (performance pretendida e preço).
Se houver algo porreiro com 1Tb a menos de 100€ podem sugerir também (caso os HDD 7200RPM sejam uma hipótese a considerar face à limitação da porta e respectivos SSD a usar)


Obrigado
 
Última edição:
Pessoal estou com dúvidas em relação à compra de um novo disco para armazenamento.

Tenho apenas um SSD samsung pm 961 (NVMe) de 256gb que deverá estar ligado à única porta PCIe que o portátil tem.
Preciso de mais algum espaço mas queria manter-me nos SSD pela questão de maior rapidez em relação aos mecânicos, pois iria servir como uma espécie de extensão a aplicações que irei usar com muita/alguma frequência. Um de 500gb chegava-me em termos de espaço pois também não quero estar a investir demasiado para já.

Como as portas que tenho disponíveis são 1x sata III e 1 x 2,5'' para SSD/HDD deverei colocar na primeira, certo?
Tendo em conta que a sata não tão rápida como PCIe, que tipo de SSD devo comprar que não seja overkill para a porta que vai ser usada e que tipo de performance posso esperar em relação ao SSD que tenho? (a PCIe do portátil é x4 e vi um vídeo que dizia que permitia velocidades de 10gb/s salvo erro, sendo que a sata III ia a 6gb/s no máximo, mas queria confirmar aqui com quem soubesse).

Ainda vi apenas uma opção para SSD, um crucial MX500 m.2 2280 500gb a 89,86€ mas não faço ideia se será boa opção (performance pretendida e preço).
Se houver algo porreiro com 1Tb a menos de 100€ podem sugerir também (caso os HDD 7200RPM sejam uma hipótese a considerar face à limitação da porta e respectivos SSD a usar)


Obrigado
Esse MX500 é uma óptima opção, como tu já tens um PCIe, poderás investir num SATA que tenha mais aramazenamento.
Depois tens de selecionar que programas e ficheiros vão para qual ;)
 
Compra o melhor quantidade/preço Sata que encontrares basicamente. Para armazenamento qualquer SSD SATA serve, continua a ser exponencialmente mais rapido que um HDD e não se nota muita diferença para um NVMe (Pci-e).
 
Compra o melhor quantidade/preço Sata que encontrares basicamente. Para armazenamento qualquer SSD SATA serve, continua a ser exponencialmente mais rapido que um HDD e não se nota muita diferença para um NVMe (Pci-e).

Mas há algo que não percebi, as portas que tenho na board para sata III e discos de 2,5'' permitem as mesmas velocidades ou são tipos de sata diferentes?

É que vejo discos 2,5'' com sata e que dizem nas especificações que vão até 6gb/s mas também permitem velocidades menores que deve ter a ver com o tipo de sata que a board tem e onde se vai ligar.
 
Se o portatil já tem NVMe provavelmente são ambas SATA III. Mas a diferença que mencionas é entre Sata II e Sata III. Sata II já não se usa há uns belos anos, embora sirva e também se possa usar um SSD.
 
Mas há algo que não percebi, as portas que tenho na board para sata III e discos de 2,5'' permitem as mesmas velocidades ou são tipos de sata diferentes?

É que vejo discos 2,5'' com sata e que dizem nas especificações que vão até 6gb/s mas também permitem velocidades menores que deve ter a ver com o tipo de sata que a board tem e onde se vai ligar.

Boas

Se tens uma m.2 livre usa-a ocupa menos espaço e pesa menos , o inconveniente é que normalmente é mais cara que a versão 2,5" .
As velocidades são iguais entre os 2.
Compra antes 1 TB ,vai acompanhando o mercado porque os preço estão com tendência a baixar.
 
Boas

Se tens uma m.2 livre usa-a ocupa menos espaço e pesa menos , o inconveniente é que normalmente é mais cara que a versão 2,5" .
As velocidades são iguais entre os 2.
Compra antes 1 TB ,vai acompanhando o mercado porque os preço estão com tendência a baixar.

Eu fiz uma pesquisa para 1Tb também mas ainda andam à volta quase dos 200€ o que é um investimento que não quero fazer no momento. Só se for discos de 2,5'' que conseguirei mais perto dos 100€ mas eu tenho um HDD externo de 1Tb para ficheiros e tralha que não precise de ter instalada.
Ficando com perto de 700gb em SSD (já contando com o meu samsung actual mais o SSD a comprar de 500gb pelo menos) acabo por ter espaço suficiente para já, pese embora por exemplo os jogos já estejam com tamanhos muito consideráveis. Comprei há uns tempos o FF 15 e aquilo precisa de 100gb no disco, é um abuso...mas pronto, cada vez mais vai ser assim pois gráficos muito bons pesam muito no espaço.

O crucial de 500gb que falei estava a pouco menos de 90€ o que acaba por ser 18 cêntimos por gb, o que é bastante competitivo. O disco da mesma marca (crucial mx 500 de 1Tb) na mesma loja custa cerca de 188€ e foi o sítio mais barato que encontrei, com um custo de 18,8 cêntimos por gb que é até ligeiramente mais caro (1 cêntimo praticamente) que o de 500gb, mas ambos são ótimas opções para value for money. Outros discos da mesma gama ou ligeiramente superiores, já custam um bom bocado mais, pelo que vi. Falo especialmente dos M.2 pois dos 2,5'' não procurei muito, confesso.

Até estava a pensar meter mais 8gb de ram mas o armazenamento é mais urgente porque nem sou um utilizador que tenha muitas aplicações em segundo plano. E tendo em conta que a ram ainda está imensamente sobrevalorizada devo esperar mais uns bons meses para esse upgrade, caso mantenha as mesmas necessidades. Só mesmo se apanhar uma crucial das que quero por bom valor (consigo a 75€ que é em conta para o actual contexto).

Com isto tudo entusiasmei-me, desculpa o spam xD

Se tiveres alguma boa sugestão coloca aqui :-)
 
Back
Topo