Novo transistor de baixo consumo

RavenMaster

Power Member
"A Intel criou, em parceria com a companhia européia Qinetiq, um novo tipo de transistor que consome muito menos energia do que os usados nos chips atuais. Para tanto, as empresas obtiveram "poços quânticos" de uma substância chamada antimônio índio, um composto de uma classe já usada em alguns dispositivos de telecomunicações.

A diferença é que, nos transistores baseados em poços quânticos, os dados são determinados pelo estado dos elétrons, enquanto nos transistores tradicionais esta função é exercida pela transmissão dos elétrons. Na prática, segundo a Intel e a Qinetiq, o transistor experimental consome um décimo da energia dos modelos atuais, sem perda de desempenho."

link
 
kidloco disse:
Nao..quer dizer que tem a mesma performance que os actuais, mas gasta 1/10 da energia.

ou isso. Quando se compara consumos é suposto que estejam a fazer a mesma coisa. O que eu quero dizer é que não se sabe até que freq. trabalham, apenas isso. Quando a alteração de estado é feita com pouca troca de energia é possível que escalem bem em freq. (desempenho) mas não é líquido. É isso que falta dizer na notícia.
 
greven disse:
E quais são os transistores mais usados hoje em dia? Ainda são os velhinhos MOSFET? CMOS? :|


CMOS axo k não é um tipo de transistor, mas sim uma arquitectura utilizando transistores ( mas posso estar enganado, corrijam-me nesse caso.).

Transistores, axo k se usam os MOsfet's e o BJT's ( estes axo k estao em extinção).


Em relação aos poços quanticos... os transistores que se usam actualmente não fazem a deslocação de electrões através de poços ???
 
MOSFET - Metal oxide semiconductor field effect transistor

CMOS - complementary metal oxide semiconductor

Noutras aplicações muito diferentes de informática utilizam-se outros transistores diferentes como por exemplo os IGBT's que são um misto de transistor bipolar com transistor de efeito de campo. Tem a facilidade de comando dos TEC e as perdas em condução/corte do TB.
 
timber disse:
MOSFET - Metal oxide semiconductor field effect transistor

CMOS - complementary metal oxide semiconductor

Noutras aplicações muito diferentes de informática utilizam-se outros transistores diferentes como por exemplo os IGBT's que são um misto de transistor bipolar com transistor de efeito de campo. Tem a facilidade de comando dos TEC e as perdas em condução/corte do TB.

a quantidade de energia gasta é interessante... mas eu estaria é interessado nas temperaturas, e claro, cpu's da AMD com esta tecnologia, k intel... :/ neste momento n tá muito competitiva
pentium 4 com esta tecnologia não me excita
 
lembro-me de à um tempo atrás ler qualquer coisa, em que a IBM tinha desenvolvido um transístor com 1/10 (acho eu) do tamanho dos actuais.

quando digo actuais refere-se à altura que li isso, e que já foi à um ano e tal..

será que há alguma coisa de comum entre estes dois transístores?
 
fdz...

O que estão a espera de por 1xx milhões destes num CPU CORE :D :D :D

1/10 da energia com o mesmo power é brutal mesmo :wow: assim acaba-se logo com as ventoinhas ruidosas :D

prescott dos mais poderosos: 130 / 10 = 13 watts :wow: nem sequer precisa de fan
 
Back
Topo