1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Novos AMD/ATI Catalyst 9.10 (pag 17)

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 26 de Junho de 2007. (Respostas: 333; Visualizações: 41425)

1. Platanos

Platanos I quit My Job for Folding

Ou seja suporte para as Mobility HD4570 ainda nada? :(

2. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Ubuntu 9.10 Gets Unreleased Catalyst 9.10 Driver

fonte

Nem me vou dar ao trabalho de comentar isto... é por estas e por outras que dificilmente irei voltar para a ATI/AMD :o

3. s00n

s00n Power Member

Nojo. Não que use muito 3D em Linux (principalmente é programação) mas é uma falta de respeito para os users (como eu) que pagam 250€ por uma placa gráfica e só têm drivers para Windows. E se eu não tiver ou não puder ter Windows como é?

4. davchaintech

davchaintech Power Member

Deixei de comprar placas da ATI foi o melhor que fiz tb não recomendo isto para quem vai usar GNU/LINUX.

Abraços.

5. s00n

s00n Power Member

Fora o problema com o Linux, a ATI tem a melhor relação qualidade/preço nas gráficas.

6. Impersonator

Impersonator Power Member

Por estas e por outras é que ATI nunca mais.

7. max enzo

max enzo What is folding?

Acho que mais vale usar o guia da ati,muito mais facil,basta abrir a consola,entrar como root
    $sudo su
    #sh driver ati (arrasta-se a driver para ca,para ficar o caminho completo) e enter,é só seguir os passos,depois é só reiniciar o X ao terminar a sessão e volta-se a entrar,está feito,e a desinstalar é igual,no directorio da ati tem lá o uninstall.sh,faz-se exactamente o mesmo.Neste aspecto a instalação da driver da ati mete a da nvidia a um canto.Isto no ubuntu e derivados.

8. muddymind

?

para nVIDIA é só fazer ctrl+alt+F2, fazer

sudo /etc/init.d/gdm stop

e depois

sudo "pacote do driver"

e voilá :D Mais fácil que isto é complicado :lol:

9. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

raios... ainda nao se puseram para as 9200se ... :facepalm:
    se a AMD/ATI se dessem ao trabalho de fazer mais compatiblidade com as graficas, isso sim...

10. InforMed

InforMed Power Member

Olha que essa placa é suportada pelas drivers opensource.... as closed source da ATI nunca vão suportar essa placa... foi abandonado o suporte para tudo abaixo de HD......

11. speicherspule

pois.. os opensource.. que nao são la muito bonns... mesmo assim, a AMD nao funciona la muito bem em Ubuntu.. consigo melhor desempenho no rwindows...

12. max enzo

max enzo What is folding?

Então e não é mais complicado? (eu nem sabia esses passos)Ela é facil,mas em comparação com a da ati é um pouco mais dificil.Era excelente se todo o software que se instala e desinstala no linux fosse igual á driver da ati.

13. rodrigox

rodrigox Banido

Essa gráfica junto com a minha, nem deveriam de existir pa...Para que estar a gastar tempo em porras de placas que não valem um chuto...né??

14. speicherspule

15. rodrigox

rodrigox Banido

Ou sim...A gráfica é mesmo mazinha...

16. VuDu

VuDu Power Member

Estão-se a queixar de quê?
    É que assim de repente até parecem boas noticias... isto digo eu, que li a noticia... mas não sei, posso estar errado e o lançamento de uma nova driver (em comparação com as poucas alterações dos lançamentos anteriores) a antecipar a release final do 9.10 com suporte para o ultimo kernel e uns quantos bug-fix importantes podem ser más noticias.

Última edição: 8 de Setembro de 2009
  17. muddymind

Isto não te parece a história a repetir-se? Ou já te esqueceste o que aconteceu na altura do lançamento do 9.04?

O que aconteceu foi um lançamento de drivers estranho apenas disponível para ubuntu (com as outras a chuchar no dedo e algumas mesmo a cortar o suporte dos drivers binários devido a problemas consecutivos) em que o suporte para os novos kernel's apenas surgiu bem depois!!!

A AMD continua a não mostrar uma atitude séria com os drivers linux e continua a atrasar-se imenso com o suporte para os novos kernel's e mostrar pouco empenho em mudar a situação em que se encontra...

Basta ver o caso do XvBA que já mais parece uma anedota. Já anda nos drivers há mais de 1 ano e está como está...

Se consegues ver isto como boa notícia então óptimo mas eu não!

18. VuDu

VuDu Power Member

Isso está explicado na thread da amd no fórum phoronix.

É simples: a AMD têm poucos "resources" e os que têm são focados principalmente para os clientes "enterprise". Para eles não tem lógica usar os poucos recursos que têm para meia dúzia de "geeks" que querem jogar ou usar o cubo com o último kernel. É triste mas é o que há...
    A documentação já está aberta há muito tempo e de X em X tempo aparece documentação nova. Se não temos drivers open source super poderosos neste momento é porque não é assim tão importante e a ajuda da comunidade não é muita, não é culpa da AMD.

19. muddymind

Bem... mas que visão tão... diferente!

Têm poucos resources? Então apenas me estão a sugerir para evitar a combinação ATI+Linux... É que ao que parece a concorrência tem mais "resources" (leia-se preocupação)...

O que aqui está em causa não são a meia-dúzia de geeks... nem que fosse só um! Se pago, e bem, por um produto o mínimo que espero é suporte em condições... Já passou o tempo em que haviam placas gráficas e placas aceleradoras 3d! Se é só para 2D então porque raios vou comprar uma gráfica nova? Para isso vou ali ao meu museu pessoal e vou buscar uma riva TNT pci ou algo assim que dá perfeitamente pro trabalho.

Até mesmo o 2D ainda nem tá em totais condições quanto mais o 3D! O que não faltam são problemas com os modos de suspensão, falta de aceleração de vídeo de jeito, etc etc

A documentação lançada também tem mais que se lhe diga pois é bastante incompleta (ainda mais incompleta se considerar-mos as novas gerações de produtos).

A AMD simplesmente não está a levar a sério o mercado *nix e se tudo funcionasse assim então era mais que certo que o mundo *nix já se tinha extinto.

[]

20. cheires

cheires Power Member

Tens mesmo a certeza do que estás a dizer?!
    Se tens, tenta instalar um driver ATI num kernel recente. Depois conversamos mais um pouco.