Novos AMD/ATI Catalyst 9.10 (pag 17)

Bem... mas que visão tão... diferente!

Têm poucos resources? Então apenas me estão a sugerir para evitar a combinação ATI+Linux... É que ao que parece a concorrência tem mais "resources" (leia-se preocupação)...

O que aqui está em causa não são a meia-dúzia de geeks... nem que fosse só um! Se pago, e bem, por um produto o mínimo que espero é suporte em condições... Já passou o tempo em que haviam placas gráficas e placas aceleradoras 3d! Se é só para 2D então porque raios vou comprar uma gráfica nova? Para isso vou ali ao meu museu pessoal e vou buscar uma riva TNT pci ou algo assim que dá perfeitamente pro trabalho.

Até mesmo o 2D ainda nem tá em totais condições quanto mais o 3D! O que não faltam são problemas com os modos de suspensão, falta de aceleração de vídeo de jeito, etc etc

A documentação lançada também tem mais que se lhe diga pois é bastante incompleta (ainda mais incompleta se considerar-mos as novas gerações de produtos).

A AMD simplesmente não está a levar a sério o mercado *nix e se tudo funcionasse assim então era mais que certo que o mundo *nix já se tinha extinto.

[]

Eu também gostava que, nesse aspecto, fossem todas como a nvidia com drivers binárias impecáveis, mas não pode ser assim.
E sinceramente pouco podemos reclamar, porque eles conseguem manter o suporte mínimo básico para a distro mais popular, mesmo sem dizerem na caixa das gráficas ou noutro lado que suportam Linux e para além disso lançaram a documentação para puderem construir drivers alternativas.

Pessoalmente acho que depois dessa "jogada" que se devia colocar mais pressão nas drivers OS do que nas binárias. Ainda nem um suporte decente para gestão de energia temos nas drivers OS... :(
 
Catalyst 9.9 For Linux Released, Still XvBA Lacking

Posted by Michael Larabel on September 11, 2009

A day after they had some press event where they showed off a 24 monitor setup running Linux (we weren't there), AMD has today released the Catalyst 9.9 driver for Linux. This driver, which is still behind the Ubuntu-Catalyst 9.10 driver that has support for the Linux 2.6.31 kernel and other improvements, has just one new feature: support for new Linux operating systems.

The new operating system support? OpenSuSE 11.1 and SuSE Linux Enterprise Desktop (SLED) and SuSE Linux Enterprise Server (SLES) 10 SP3 early look support, although these packaging scripts have been worked on for some months. Besides the new Novell support, bug-fixes in Catalyst 9.9 for Linux include RandR 1.2 fixes and proper support for CrossFire properties within the AMD Catalyst Control Center Linux Edition (AMDCCCLE).

Missing from the Catalyst 9.9 package are any specifications or patches for media players to provide XvBA support, the X-Video Bitstream Acceleration API that should have been exposed a year ago.

Those not already running the Catalyst 9.10 driver can download Catalyst 9.9 for Linux at AMD.com.
 
Última edição:
Respondendo à questão, foi adicionado suporte ao OpenSUSE e SLED... além do habitual para RedHat LE
AMD Catalyst 9.10 Linux Driver Released

Posted by Michael Larabel on October 22, 2009


Available over at AMD.com is now the Catalyst 9.10 Linux driver update. The release notes for this driver have yet to be uploaded there, but the Catalyst 9.10 Linux driver offers support for arbitrary transformations with RandR 1.3, support for loading the fglrx kernel module when an open-source DRM kernel module is still loaded, a fix for the fglrx kernel module when using DKMS 2.1.0, an AMDCCCLE menu item issue has been resolved, support for the Radeon HD 5750/5770 Juniper graphics cards, and other bug fixes. Catalyst 9.10 also contains a major advancement too, which will be exposed in the near future. That's all for now.
Documentação





 
Pessoal, preciso de ajuda. Eu sei que o suporte técnico não é aqui.

Alguem já testou as drivers novas? É que sou bastante n00b nisto. E tenho medo de voltar a dar cabo de tudo (já não é a primeira vez que instalo drivers erradas) na tentativa de tentar "puxar" um pouco pela prestação da minha ATI X1650XT no Ubuntu.

Neste momento, penso que tenho instalado as drivers ATI, mas não sei ver qual é a versão.

Isto é o que tenho no xorg.conf

Código:
Section "Device"
        Identifier      "Radeon X1650"
        Driver          "ati"
        BusID           "PCI:1:0:0"
        Option          "XAANoOffscreenPixmaps"
Option "AccelMethod" "EXA"
Option "MigrationHeuristic" "greedy"
EndSection

Tentei instalar as RadeonHD mas não as consigo activar. Vi nuns tutoriais que bastava instalar o "pacote" xorg-radeonhd+qualquer coisa, e depois alterar onde diz ali "ati" para radeon. Mas o desempenho contigo o mesmo...

Enfim, desculpem a n00bice, mas o que me chateia mais no Linux, é a tendência para complicar (eu sempre usei windows), até hoje nenhuma instalação me correu bem à primeira. E acabo sempre por cometer um erro qualquer que fico com o sistema inoperativo lol.

Mas queria mesmo dar uma oportunidade ao Linux, nomeadamente ao Ubuntu, é que já o tou a usar há 3 dias e tou mesmo a gostar lol
 
Olá! A tua placa está com as drivers correctas... a ATI deixou de suportar a tua placa (e a minha também)... ficamos com as drivers opensource. Que eu até gosto... não jogo muito e no resto têm bom desempenho... Tinha mais problemas a ver vídeos com as proprietárias que com as opensource!

Qual o problemas que estas a ter? Se a ideia é jogar... eu por exemplo jogo Urban Terror com as opensource sem problemas!

O que acho estranho é teres xorg no novo Ubuntu Karmic! A minha placa é a X1600 e não tenho /etc/X11/xorg.conf

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1291845
 
Última edição:
pois, ainda agora segui um tutorial para instalar tudo como deve ser (e para variar fiquei sem X) mas percebi onde errei e consegui corrigir, de resto tá tudo mais ou menos.

Já não jogo no desktop (AMD 64 2800 xp 2GB ram e X1650XT) por isso é que resolvi instalar o linux. Por agora tá tudo a funcionar, já sabia que a ATI e o Linux não se davam bem, mas sempre pensei que tivesse algo mal configurado....enfim..

Agora falta-me fazer uns tweaks ao video em fullscreen que tá com paragens e as vezes não fica em ecrã total...

EDIT:

Também já tinha reparado que não era necessário o xorg.conf, mas pelo que percebi (e é muito pouco) ele usa-o se estiver disponível, senão ele auto detecta tudo. (num dos tutoriais falava se algo corresse mal para apagar o xorg.conf e reiniciar).
 
AMD Catalyst 9.11 For Linux Released
AMD has today pushed out their Catalyst 9.11 Linux driver. This release contains support for Red Hat Enterprise Linux and initial support for OpenSuSE 11.2 along with a handful of minor bug-fixes. This release does also contain proper support for the Radeon HD 5750 and Radeon HD 5770 graphics cards so that users do not encounter the "unsupported hardware" watermark any longer. Beyond that there isn't much to look at nor are there any XvBA improvements.

The AMD Catalyst 9.11 driver for Linux x86/x86_64 can be downloaded at AMD.com. This also happens to be AMD's first Catalyst Linux driver release without Matthew Tippett, their Linux core engineering manager, at the helm.
 
Back
Topo