aranjei um guia para instalar o último driver : http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=ATI_fglrx_8.42.3 Espero que ajude
Boas, Segui o guiaubuntuPT, instalou tudo OK, etc etc. O compiz corre, mas ... sem fluidez alguma!! Fix's? Cheers!
Olá pessoal. Instalei os drivers como diz no link dado pelo iGama mas no entanto o Compiz não funciona. Na parte Aparência (Sistema > Preferências > Aparência), diz que não consegue activar os efeitos quando tento escolher Normal ou Extra. Onde está o problema? :/
Eis o resultado: Código: [email protected]:~$ compiz /etc/xdg/compiz/compiz-manager: 7: intel: not found Checking for Xgl: not present. Blacklisted PCIID '1002:4153' found aborting and using fallback: /usr/bin/metacity A minha placa é uma Radeon 9550 EDIT: devo dizer que aventurei-me no mundo do Linux há 3 dias, portanto há coisas que são incompreensíveis para mim e é preciso ir com calma.
Dude, essa placa já não é suportada pela ATI à uns 500 anos ... Estes drivers, e todos os drivers proprietários da ATI só vão funcionar em placas acima da sério 9700. Estes contudo estão só, para já, verificados para funcionarem na sério HD2xxx da ATI.
Claro que é suportada... aparece na lista das placas disponíveis para os drivers, lá no site. (últimos drivers Linux publicados em Agosto 07, Windows Vista Outubro 07)
Para estes drivers? Para esta versão? A minha ATi 9000 também lá aparece, o que não quer dizer que seja suportada actualmente pelos drivers actuais. Aquilo leva-te para outros drivers mais antigos,que basicamente não servem para grande coisa ...
Pronto, a única coisa que eu quero saber é: com estes drivers ou com outros quais queres, há possibilidade de ter o Compiz activo ou não. Só isso.
Este é o sitio errado para isso. Há outras discussões, e já foi debatido vezes sem conta. Para compiz activo, precisas de aiglx ou xgl. O Ubuntu vem com o aiglx, e como só estes drivers recentes da ATI suportam aiglx o pessoal que tem ATI ou usa os drivers open source (que deveria ser os que tu tinhas, ou devias ter) ou aventura-se a instalar o xgl ... Penso que sim, que suportam. Eles só dizem que só foram testados na sério HD2xxx, não quer dizer que so suporte essas placas ...
leiam as release notes: https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.41.7.html Por isso eu recomendava a quem não tiver uma HD2x00 para voltar à versão anterior.
isso são os 41.7 que foram lançandos para as HD2xxxx O novo lançamento já é para as placas todas. Não esperem maravilhas do suporte AIGLX, é a 1ª versão ainda
eu segui o guia e se fizer fglrxinfo tenho drivers mesa.... e se tentar activar os efeitos diz que não é possivel! alguem conseguiu instalar direito com uma x700m?
Segui este guia e já resolvi Compiz at last http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=588605&highlight=fglrx+8.42 Só tive que editar o xorg.conf manualmente e adicionar fgrlx em vez de vesa que era o que estava. (Ignorei também a remoção do XGL e dos drivers antigos porque tenho um clean install).
Malta para uma ati radeon mobility x1600 esse driver é essencial ? mas o ubuntu penso q ja traz... petersaints, q é isso de clean ?
Eu instalei de origem não tinha drivers antigos instalados. isto porque isto é um portátil novo e ainda não tinha posto ubuntu
acabei de testar essa que seguiste e para mim nao funcionou =/ EDIT: bem ja consgui por a dar foi so substituir ati por fglrx nos drivers no xorg mas os efeitos estao bastante lentos mas parece que é geral segundo li no ubuntuforums
Sim os efeitos alguns ficam um pouco lentos Também para primeiros drivers com suporte AIGLX não se pode pedir muito Mas é um começo