Novos AMD/ATI Catalyst 9.10 (pag 17)

Ubuntu 9.10 Gets Unreleased Catalyst 9.10 Driver

Besides the ATI Catalyst Linux driver still lacking public XvBA support (the library is in the driver, but there's no documentation or public implementations of it) even though we exclusively detailed the X-Video Bitstream Acceleration architecture nearly a year ago for enhancing HD video playback on Linux, the other leading problem we usually end up facing with AMD's proprietary Linux driver is their slow response time with supporting new X Server and kernel releases. AMD's policy has been not to focus on providing support for unreleased kernels/X servers, and then to provide the support once out, but while they do provide new releases on a consistent monthly basis, things usually don't end up working out as planned.

In some cases it has taken AMD months to support new Linux components within their proprietary driver stack to the point that most recently support for the Linux 2.6.29 kernel wasn't even added until after the Linux 2.6.30 kernel had been out. Last year Canonical resorted to publishing an unreleased Catalyst driver within Ubuntu 8.10 so that there would be a ATI driver available to provide proper 3D support to its users, since the public driver at the time had not contained the necessary X.Org server support. This happened again with Ubuntu 9.04 where AMD allowed Canonical to run with an unreleased, beta driver. Well, now we have it a third time.

Catalyst 9.9 is not even out the door yet for Windows or Linux, but a beta release of Catalyst 9.10 can now be found in the Ubuntu 9.10 repository. Most notably, this ATI driver update carries support for the Linux 2.6.31 kernel. A thread talking about AMD Catalyst 9.10 dropped in Ubuntu 9.10 can be found in our forums. Besides the new kernel support, it's also reported that this driver update has some bug fixes, improved suspend-and-resume support, and improved Composite support, but the X-Video support does appear problematic.

The Catalyst 9.10 driver found in the Ubuntu Karmic Koala repository also likely has support for AMD's next-generation "Evergreen" GPU, which is expected to be launched this month under the name of ATI Radeon HD 5800 series.

While one could extract the Catalyst 9.10 driver files from the Debian package found in Karmic, for users of other Linux distributions they will find Catalyst 9.10 in October.

fonte

Nem me vou dar ao trabalho de comentar isto... é por estas e por outras que dificilmente irei voltar para a ATI/AMD :o
 
Nojo. Não que use muito 3D em Linux (principalmente é programação) mas é uma falta de respeito para os users (como eu) que pagam 250€ por uma placa gráfica e só têm drivers para Windows. E se eu não tiver ou não puder ter Windows como é?
 
Não aranjas em .deb tens de instalar tu.

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente

aqui explica como instalar os mais recentes.
Acho que mais vale usar o guia da ati,muito mais facil,basta abrir a consola,entrar como root
$sudo su
#sh driver ati (arrasta-se a driver para ca,para ficar o caminho completo) e enter,é só seguir os passos,depois é só reiniciar o X ao terminar a sessão e volta-se a entrar,está feito,e a desinstalar é igual,no directorio da ati tem lá o uninstall.sh,faz-se exactamente o mesmo.Neste aspecto a instalação da driver da ati mete a da nvidia a um canto.Isto no ubuntu e derivados.
 
pois.. os opensource.. que nao são la muito bonns... mesmo assim, a AMD nao funciona la muito bem em Ubuntu.. consigo melhor desempenho no rwindows...
 
?

para nVIDIA é só fazer ctrl+alt+F2, fazer

sudo /etc/init.d/gdm stop

e depois

sudo "pacote do driver"

e voilá :D Mais fácil que isto é complicado :lol:
Então e não é mais complicado? (eu nem sabia esses passos)Ela é facil,mas em comparação com a da ati é um pouco mais dificil.Era excelente se todo o software que se instala e desinstala no linux fosse igual á driver da ati.
 
Nem me vou dar ao trabalho de comentar isto... é por estas e por outras que dificilmente irei voltar para a ATI/AMD :o
Nojo. Não que use muito 3D em Linux (principalmente é programação) mas é uma falta de respeito para os users (como eu) que pagam 250€ por uma placa gráfica e só têm drivers para Windows. E se eu não tiver ou não puder ter Windows como é?

Estão-se a queixar de quê?
É que assim de repente até parecem boas noticias... isto digo eu, que li a noticia... mas não sei, posso estar errado e o lançamento de uma nova driver (em comparação com as poucas alterações dos lançamentos anteriores) a antecipar a release final do 9.10 com suporte para o ultimo kernel e uns quantos bug-fix importantes podem ser más noticias.
 
Última edição:
Estão-se a queixar de quê?
É que assim de repente até parecem boas noticias... isto digo eu, que li a noticia... mas não sei, posso estar errado e o lançamento de uma nova driver (em comparação com as poucas alterações dos lançamentos anteriores) a antecipar a release final do 9.10 com suporte para o ultimo kernel e uns quantos bug-fix importantes podem ser más noticias.

Isto não te parece a história a repetir-se? Ou já te esqueceste o que aconteceu na altura do lançamento do 9.04?

O que aconteceu foi um lançamento de drivers estranho apenas disponível para ubuntu (com as outras a chuchar no dedo e algumas mesmo a cortar o suporte dos drivers binários devido a problemas consecutivos) em que o suporte para os novos kernel's apenas surgiu bem depois!!!

A AMD continua a não mostrar uma atitude séria com os drivers linux e continua a atrasar-se imenso com o suporte para os novos kernel's e mostrar pouco empenho em mudar a situação em que se encontra...

Basta ver o caso do XvBA que já mais parece uma anedota. Já anda nos drivers há mais de 1 ano e está como está...

Se consegues ver isto como boa notícia então óptimo mas eu não!
 
Isso está explicado na thread da amd no fórum phoronix.

É simples: a AMD têm poucos "resources" e os que têm são focados principalmente para os clientes "enterprise". Para eles não tem lógica usar os poucos recursos que têm para meia dúzia de "geeks" que querem jogar ou usar o cubo com o último kernel. É triste mas é o que há...
A documentação já está aberta há muito tempo e de X em X tempo aparece documentação nova. Se não temos drivers open source super poderosos neste momento é porque não é assim tão importante e a ajuda da comunidade não é muita, não é culpa da AMD.
 
Isso está explicado na thread da amd no fórum phoronix.

É simples: a AMD têm poucos "resources" e os que têm são focados principalmente para os clientes "enterprise". Para eles não tem lógica usar os poucos recursos que têm para meia dúzia de "geeks" que querem jogar ou usar o cubo com o último kernel. É triste mas é o que há...
A documentação já está aberta há muito tempo e de X em X tempo aparece documentação nova. Se não temos drivers open source super poderosos neste momento é porque não é assim tão importante e a ajuda da comunidade não é muita, não é culpa da AMD.

Bem... mas que visão tão... diferente!

Têm poucos resources? Então apenas me estão a sugerir para evitar a combinação ATI+Linux... É que ao que parece a concorrência tem mais "resources" (leia-se preocupação)...

O que aqui está em causa não são a meia-dúzia de geeks... nem que fosse só um! Se pago, e bem, por um produto o mínimo que espero é suporte em condições... Já passou o tempo em que haviam placas gráficas e placas aceleradoras 3d! Se é só para 2D então porque raios vou comprar uma gráfica nova? Para isso vou ali ao meu museu pessoal e vou buscar uma riva TNT pci ou algo assim que dá perfeitamente pro trabalho.

Até mesmo o 2D ainda nem tá em totais condições quanto mais o 3D! O que não faltam são problemas com os modos de suspensão, falta de aceleração de vídeo de jeito, etc etc

A documentação lançada também tem mais que se lhe diga pois é bastante incompleta (ainda mais incompleta se considerar-mos as novas gerações de produtos).

A AMD simplesmente não está a levar a sério o mercado *nix e se tudo funcionasse assim então era mais que certo que o mundo *nix já se tinha extinto.

[]
 
Acho que mais vale usar o guia da ati,muito mais facil,basta abrir a consola,entrar como root
$sudo su
#sh driver ati (arrasta-se a driver para ca,para ficar o caminho completo) e enter,é só seguir os passos,depois é só reiniciar o X ao terminar a sessão e volta-se a entrar,está feito,e a desinstalar é igual,no directorio da ati tem lá o uninstall.sh,faz-se exactamente o mesmo.Neste aspecto a instalação da driver da ati mete a da nvidia a um canto.Isto no ubuntu e derivados.

Tens mesmo a certeza do que estás a dizer?!
Se tens, tenta instalar um driver ATI num kernel recente. Depois conversamos mais um pouco.
 
Back
Topo