Discussão Novos canais na TDT Portuguesa

Status
Fechado a novas mensagens.

dercio24

Power Member
Boas noites,

Vi esta semana, mas já não me lembro aonde, que iria-mos ter novos canais na TDT.
Alguém sabe quando estarão disponíveis?

Obrigado
 
se nem os jornalistas sabem, nós sabemos? ainda não se sabe, mas vão ser 2 do mundo RTP ( em principio ja este verão e é a rtp3 e a memória ), e mais 2 de privados da qual vai haver concurso para eles
 
Tens aqui no fórum um tópico para a TDT: TDT - [Tópico Oficial] - TDT.Telecom.pt
Foi aprovado por Resolução do Conselho de Ministros n.º 37-C/2016, de 8 de Julho, a introdução de 4 novos canais na TDT. Dois serão da RTP - RTP3 e RTP Memória - que não precisam de mais formalidades dado que são canais do serviço público. Para estes está previsto entrar "até ao fim do verão", segundo o Ministro.

Os outros dois serão abertos a privados através de concurso público.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 37-C/2016

Assim, após realizados estudos e testes sobre a capacidade da rede [...], verificou-se que a capacidade no Multiplexer A permite atualmente nove serviços de programas em Standard Definition Television (SDTV), respeitando as normas técnicas definidas no concurso público [...], bem como o contratualizado sobre requisitos técnicos entre o operador da rede e os operadores de televisão que já emitem na televisão digital terrestre. Perante a reduzida oferta de conteúdos que hoje se verifica, abre-se agora a possibilidade de atribuir quatro novos serviços de programas, sendo a opção do Governo que esses quatro novos serviços de programas sejam repartidos entre o operador de serviço público e operadores privados, de modo a assegurar não só uma maior quantidade de conteúdos, mas também uma maior diversidade de programação. Ouvida a RTP, são incluídos os serviços de programas RTP3 e RTP Memória, sem publicidade televisiva.

[...]

3 — Determinar a reserva de capacidade no Multiplexer A necessária a dois serviços de programas televisivos em definição SDTV, de modo a permitir que a RTP desencadeie de imediato as diligências necessárias para que os serviços de programas do serviço público de âmbito nacional RTP3 e RTP Memória sejam disponibilizados no serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre destinado à transmissão de serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre, tendo em conta que o «serviço público observa os princípios da universalidade e da coesão nacional», tal como determinado na Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua redação atual.

4 — Substituir os tempos reservados à publicidade por espaços de promoção e divulgação cultural, na medida em que o alargamento desta oferta não deve pôr em causa a sustentabilidade da oferta assegurada pelos operadores privados de televisão, na emissão da RTP 3 e RTP Memória na rede de televisão digital terrestre.

5 — Determinar a reserva de capacidade no Multiplexer A necessária a dois serviços de programas televisivos em definição SDTV, de modo a possibilitar a abertura de concurso público para a atribuição de licença, nos termos da Lei n.º 27/2007, de 30 de julho, na sua redação atual, de mais dois serviços de programas televisivos de acesso não condicionado livre.
 
Mas os outros dois privados através de concurso público terão necessariamente de ser temáticos não informativos? Por exemplo, como vai estar a RTP 3, a SIC Notícias e a TVI 24 ficarão de fora. Já li algures que se pretende uma maior diversidade de conteúdos, com 1 canal juvenil e outro ligado à cultura. Alguém pode confirmar se é verdade ou apenas boato?
 
Neste momento apenas está dado como certo a entrada da RTP3 e da RTP Memória na TDT.
Quais os outros dois canais, a temática e as condicionantes dos mesmos, serão definidas em concurso público que ainda não foi iniciado.

Os canais da RTP não precisaram de tantos formalismos e ainda assim só lá para o fim do Verão é que hão-de ir para a TDT.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo