Novos Chipsets nVidia para Opteron

Eu disse menos de 100€. Onde é que as minhas contas estão erradas? Quanto muito estão exageradas. :D

Eu estimo o preço de uma PS3 em 300€ pq é um valor razoável para se dar por uma consola. 500€ acho exagerado e condenado ao fracasso. E daí.... Se a PS3 for uma consola e um media center talvez 500€ até nem seja muito. Enfim.

No slide está lá. A temperatura máxima do bicho é de 85ºC com dissipador. Resta saber se é passivo ou activo. Acho muito mas vamos lá ver. Estão a esquecer-se que o CELL não tem as monstrusiodades de Caches que os CPU's tem. Os 1MB e 2MB de cache papam metade (ou mais ) do die. Sabem quanto gasta uma cache? Os Cell's vão ser pequenos e idealmente vão ser a 65 (a IBM terá uma fábrica dentro de meses).

O processador usado no supercomputador mais rápido do mundo, o IBM bluegen é a mesma trampa. É um dual core baseado no ***** 440 com umas FPU's (ou APU's?) a mais e o resto é I/O. O grande segredo do CELL é o I/O, para além das 8 APU's, tal como é nos Opterons/AMD64. Controladores de memória integrados (e não só) foi a grande arma da AMD e não é por acaso que o novo Cray X3T baseado em Opterons e resultante do projecto Red Storm nasceu!

http://www.cray.com/products/xt3/index.html

Reparem o que dizem sobre o Opteron.

AMD Opteron Processor

The industry leading Opteron microprocessor offers a number of advantages for superior performance and scalability.

The Opteron processor's on-chip, highly associative 1 MB cache supports aggressive out-of-order execution and can issue up to nine instructions simultaneously. The integrated memory controller eliminates the need for a separate Northbridge memory controller chip, providing an extremely low latency path to local memory—less than 60 nanoseconds. This is a significant performance advantage, particularly for algorithms that require irregular memory access. The 128-bit wide memory controller provides 6.4 GB/s local memory bandwidth per processor, or more than one byte per FLOP. This balance brings a performance advantage to algorithms that stress local memory bandwidth.

HyperTransport technology enables a 6.4 GB/s direct connection between the processor and the Cray XT3 interconnect, removing the PCI bottleneck inherent in most interconnects.


Basicamente dizem controlador de memória é muita bom, Hypertransport é muita bom, controlador de memória é muita bom, Hypertransport é muita bom, controlador de memória é muita bom, Hypertransport é muita bom, controlador de memória é muita bom, Hypertransport é muita bom, controlador de memória é muita bom, Hypertransport é muita bom,
 
Última edição:
A M$ ou a Xbox não ganham dinheiro com a venda das consolas. Ganham é nos jogos. Na consola provavelmente perdem mesmo dinheiro.
 
A PS3 quando sair vai custar mais de 300€...write my words ;) dps com o tempo é que vem por ai abaixo

Mas continuas a ignorar o facto que uma consola é muito mais que apenas o processador e suporte para o mesmo...(custos de assemblação, ram, caixa, drive,etc..etc..)
 
Metro disse:
A M$ ou a Xbox não ganham dinheiro com a venda das consolas. Ganham é nos jogos. Na consola provavelmente perdem mesmo dinheiro.

Devido ao contracto maravilha com a nvidia e restante hw a MS perde dinheiro por cada Xbox (mesmo quando as vendia a +200€ já perdia)

Istp assemelha-se ao negocio das impressoras em que o que dá dinheiro são os tinteiros ;)
 
Rudzer disse:
A PS3 quando sair vai custar mais de 300€...write my words ;) dps com o tempo é que vem por ai abaixo

Mas continuas a ignorar o facto que uma consola é muito mais que apenas o processador e suporte para o mesmo...(custos de assemblação, ram, caixa, drive,etc..etc..)

Eu não continuo a ignorar nada disso. Tu é que ainda não percebeste o raciocínio. Se admitirmos que a PS3 vai custar 300€ e que a Sony não irá perder muito dinheiro com ela então se ela vier com 4 CELL's então estes custarão menos de 100€. Eu disse MENOS de 100€ pq fazer um cálculo rigoroso quando pouco se sabe é idiota. Concluir que custarão menos de 100€ foi suficiente para justificar que os CELL's não vão ser caros. Já o preço de custo e tendo em conta que a Sony costuma vender muitas PS3 um CELL deverá custar uns $25 a $50 se tanto.

Se quiseres fazer um cálculo rigoroso com tão pouca informação está à vontade. Estamos aqui para ler as tuas conclusões. Agora andar a dizer que os outros ignoram coisas tão basicas como o custo do resto da consola é mesmo de quem anda um pouco à nora em toda a discussão.
 
Última edição:
Xpirit disse:
Concluir que custarão menos de 100€ foi suficiente para justificar que os CELL's não vão ser caros. Já o preço de custo e tendo em conta que a Sony costuma vender muitas PS3 um CELL deverá custar uns $25 a $50 se tanto.


[hipotese]
Cada Chip tem 2 Cells.
Cada Cell tem 8 APUs.
Cada APU tem 128KBytes de cache_que_não_é_cache.
Cada Cell tem então 1MB de cache_que_não_é_cache.
Cada Chip tem então 2MB de cache_que_não_é_cache.

Menos de 100€ !?!??! Só em sonhos...
 
oppsss. Certissimo. Onde é que eu estava com a cabeça quando não fiz a conta à cache_que_não_é_cache total. 2MB por chip, so very true. Realmente parece incrível como é que vão meter uma coisa destas a bulir a 4.6Ghz. Quanto a custos... tudo é relativo. Depende da quantidade que vão conseguir vender de forma a diluir os custos fixos de desenvolvimento.
 
300 euros pela PS3!!!
Vai sonhando.......

Aposto nos 450/490 euros, ou perto........

Esse preço dos cells vai depender quase totalmente da eficiencia do processo de fabrico dos 90nm que por si só já nao é nada facil e muito menos a altos valores de Ghz (sao necessarios investimentos enormes para mover para os 90nm, mas aqui a IBM deve ter a cosia controlada). O preço tb vai variar muito devido á capacidade de pôr ca fora grande stock desses chips (sim, pq ou os poem ca fora a tempo ou entao ficam parados e a ver a companhia ao lado a vender!).
Inicialmente estes 2 pontos vao ser extremamente dificeis de ultrapassar e tb temos que contar com a parte da Nvidia, que como a ATI tem tido dificuldades para por ca fora grandes quantidades de placas graficas (nao sei qual vai ser o processo de fabrico da grafica da Nvidia para a PS3, mas deve ser 0.11 microns nao? Aqui a ATI/Xbox têm vantagem, pq a ATI ja ta nos 0.11 microns e a coisa torna-se + facil.......)
 
Ok então dps destas teorias e comentários todos... afinal qd é q sai um desses cá pra fora? :P
Eu tb partilho a opinião q a Sony/IBM tão a fazer bluff, mas se for realmente como dizem sou capaz de engolir a minha própria lingua (os dedos talvez fosse mais apropriado, neste caso...) :D

Se programar para 1 processador + 1 chip gráfico já é o q é, nem kero imaginar ter de programar para um bixo desses =/
 
Aposto nos 450/490 euros, ou perto........

tss tss.... tem que ser x99€!! lol ou 399€ ou 499€ :D é o arredondamento magico para gastar muito dinheiro sem ter noção que é muito dinheiro!

4.6ghz deve ser a velocidade maxima possivel dos chips...


ijXpirit... disseste na tua teoria que os HDTV precisam de potentes media center e a Apple podia jogar com os cells para entrar nesse negocio. Mas, a PS3 está para ter 2 versões, uma só para jogar e outra precisamente MEdia center+jogos... nao faz sentido a sony ajudar a apple se ela (a sony) vai entrar nesse negocio dos MC


cumps
 
300€???
sim sim... e isso e sopas...
caso nao tenhas reparado nos ultimos anos, nenhuma consola nova, dsd o tempo em que saiu as sega saturn e as psx saiu a menos de 500€.
Esta nao vai ser excepçao a regra... vaum ver... 499€ vai ser o preço.
 
Neste momento é sobre a PS3 :D lolol
Que é uns topicos ao lado, mas prontos........

Quanto a este chipset, gostei da parte dos 15 satas :D sweat.........
 
Xpirit disse:
Eu não continuo a ignorar nada disso. Tu é que ainda não percebeste o raciocínio. Se admitirmos que a PS3 vai custar 300€ e que a Sony não irá perder muito dinheiro com ela então se ela vier com 4 CELL's então estes custarão menos de 100€. Eu disse MENOS de 100€ pq fazer um cálculo rigoroso quando pouco se sabe é idiota. Concluir que custarão menos de 100€ foi suficiente para justificar que os CELL's não vão ser caros. Já o preço de custo e tendo em conta que a Sony costuma vender muitas PS3 um CELL deverá custar uns $25 a $50 se tanto.

Se quiseres fazer um cálculo rigoroso com tão pouca informação está à vontade. Estamos aqui para ler as tuas conclusões. Agora andar a dizer que os outros ignoram coisas tão basicas como o custo do resto da consola é mesmo de quem anda um pouco à nora em toda a discussão.

Claro mas tipo algo que ignoras ou se calhar não sabes é que maior parte das consolas tem lucros praticamente invisiveis ou mesmo inexistentes em alguns casos (Xbox por exemplo)

E o facto que baseias as tuas contas por alto apenas no CELL...é a mesma coisa que fazeres um orçamento para um pc com apenas mobo+cpu :)
 
kaigai003.jpg


Qual será o "common OS" do lado da IBM?
Isto é uma pic sobre as tais "Workstations", que para a Sony deve ser os Dev Kits para a PS3.

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai001.jpg
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai002.jpg
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai003.jpg
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai004.jpg
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai005.jpg
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai006.jpg
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/0514/kaigai007.jpg

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2004/1203/kaigai138.htm
 
Última edição:
Andam por aí workstations com CELL's e eu sem nenhuma? Dasse. :D Vamos lá vasculhar a internet há procura de pistas. Também quero desenvolver coisas para estes bichos celulares carago!
 
Back
Topo