• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Novos Disco e Gráfica pra Board tipo PCI Express

Gabi2016

Membro
Necessito comprar um novo Disco Rígido Interno (para armazenamento) e uma Nova Gráfica, para o meu PC Desktop (com Board tipo PCI Express).

Apesar de ser assíduo leitor deste espaço, (pois sendo leigo na matéria, gosto de aprender convosco com o que vou lendo) não tenho conhecimentos para ser muito interventivo e, agora vim aqui até vós solicitar a vossa ajuda possível. A conselho de outros users, aqui vai o questionário (que já fiquei a conhecer e está muito bem pensado):


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

A compra é para "ontem", ou seja, logo que tenha de vós algo que me possa basear para avançar.
O orçamento (de ambos os componentes, nem tenho ainda bem ideia de quanto estou disponivel a gastar, será talvez dentro da fórmula clássica "relação qualidade/preço". Porque se eu tiver à volta de 100€ para cada um dos componentes, admito poder esticar, caso me digam que, "aumentando mais um X, podes chagar aquele modelo XPTO"... portanto neste momento desconheço tanto que nem consigo aqui estabelecer uma quantia.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Dois componentes: Um disco interno de cerca de 2Tb para armazenamento (tenho o SO do PC com um SSD, só preciso do de armazenamento) e uma Gráfica que me permita ligar o PC ao monitor por HDMI com boa resolução para muitos filmes Full HD e alguns joguitos esporádicos.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming - 25% (Alta Resolução se possível 1080p na PS3 ou PS4);
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados: Fora algumas coisas dentro da fotografia, nada aqui neste item é para mim muito relevante.
c) Office / Navegação web / Filmes - 75% (Muitos e em Full HD).
d) Virtualização - ? (Não sei o que é)
e) Outra? Qual? Não me recordo de mais agora.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Não sendo muito de andar "ano-sim-ano-não" a fazer upgrades e a mexer no PC, queria que desse para alguns anos.


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Processador Intel Core 2 Quad Q9450, 2.66GHz, RAM 4GB DDR2 (em alteração para mais duas slots de 2GB cada, vindo a somar no total 8GB), Board PCI Express ASUS P5E (já com uns bons aninhos - mais de cinco) windows 10de 64bits, Gráfica nVidea EVGA e-GeForce 8800GT 512MB (cujo cooler dela está ja danificado e, segundo o meu informático, não dá para se conseguir substituir. Somado a ser velhinha veio a decisão da troca).


6) Vais fazer Overclock?

Não.


7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)

Indiferente.


8) Vais pedir para montar o PC na loja?

À partida será o informático que referi, mas serei eu a arranjar as peças. Mas todas as hipóteses são para mim viáveis.

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não percebo o suficiente, portanto não sei.

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Cerca de 2TB e HDD (para armazenamento, pois para SO já tenho um SSD)

10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
a. Wireless
b. eSATA
c. FireWire
d. USB 3.0
e. Outra

NÃO.

11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
NÃO.

12) Contexto, comentários adicionais.

Tive necessidade de mandar formatar o PC, pois o disco que estava no SO deu as últimas. Reparámos que a gráfica e respectivo cooler estavam também nas últimas.

Quais os parâmetros que eu me devo reger na escolha de uma gráfica, tendo essa circunstância de ser para mother Boards do tipo "PCI Express"? O que devo privilegiar? Marcas, velocidade, futura compatibilidade, funcionalidades, construção, etc.? Não sou muito entendido nesta área, por isso gostava da vossa preciosa ajuda, se possível, na pretensão de não vir a ter de mudar por mais uns anos.

Obrigado a todos aqueles que puderem dar aqui uma ajuda.



=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
Preenche o formulário, precisamos de saber orçamento, quais os componentes que já tens, que jogos vais jogar e em que definição, quanto tempo pretendes que dure, etc. Quanto mais informação nos deres, mais podemos ajudar.
 
Disco: https://www.*****.pt/shop/western-digital/disco-western-digital-2tb-sata-iii-64mb-blue.html

Gráfica : Rx 460 https://www.*****.pt/shop/sapphire/grafica-sapphire-radeon-rx460-oc-2gb-gd5.html
Edit: o link que o SideWalker postou tem a gráfica mais barata, logo é melhor pois não importa as versões
 
Última edição:
Obrigado a ambos, terei em conta essas sugestões. Essas gráficas já correm jogos razoavelmente?

Ainda estive tentado em vender board, processador e memória e, adquirir novas board, processador e memória recentes. Mas acho que será para mais tarde. Devo-me ficar pelos dois componentes aqui referidos.

Ainda sobre essas gráficas, elas terão compatibilidade para mais tarde, quando adquirir esses novos componentes (Board/processador/memória) recentes? Ou nessa altura terei de trocar também a gráfica por incompatibilidade?
 
João, e sobre a compatibilidade que terá na altura que adquirir board actual? Isso não interferirá com nada? Ou terei de eventualmente a trocar depois?

Obrigado.
 
As Gráficas desde há uns anos para cá são todas PCI EX 3.0, não irás ter problemas ao mudar de board no futuro. já agora não te aconselho meteres 8gb de Ram nesse sistema, não irás beneficiar em nada. 4Gb chega bem, a menos que queiras jogar jogos recentes e AAA mas para isso tens a PS4
 
Então, o que referes é que, mediante o material que tenho neste momento, o eventual acréscimo de duas slots de 2GB cada (4GB no total) não se iria reproduzir na performance do PC, certo? Devido talvez à board ser antiga?

Isso é bom saber porque hoje estou para ir ter com o informático à tarde e, terei de levar algo já definido. E assim, então vai só o disco e a gráfica. A memória sendo assim fica para depois já de outro quilate.

Obrigado amigo.
 
Não tem nada haver com a board, apenas para o que fazes chega bem 4Gb, e Ram a mais não dá performance nenhuma. Simplesmente vais desperdiçar dinheiro
 
@Gabi2016 abre o gestor de tarefas e vê qual é o consumo de RAM nos momentos em que tens mais coisas abertas no PC. Se andar acima dos 80% é provável que beneficies de RAM extra. Caso contrário, é desperdício de dinheiro, como já disseram.
 
SideWalker, realmente está em 82%... se calhar até dará algum reforço a aquisição de uma slot ou duas. Pelo menos daria até aguentar o tal upgrade maior (que assim, esperava que fosse somente daqui a mais uns tempos) com a futura troca de board, processador e memórias actualizadas.
 
Uma outra questão sobre o disco, reparei que o WD que vocês aconselharam tem 5400rpm. Dentro desses valores achei alguns também com essas caracteristicas, mas com 7200rpm, mas de marca seagate ou toshiba. Sei que a WD é uma referencia, mas acham que aqui valerá a pena apostar mais no nome da marca, ou poderei ir para um desses de 7200rpm (seagate ou toshiba) dentro dos 70 e tal euros?
Obrigado
 
Tendo em conta que o HDD é para armazenamento (tens um SSD para o sistema, certo?), a velocidade de rotação não tem grande importância.
Com um de 5400rpm ainda poupas algum calor e vibrações.

Quanto à RAM, pessoalmente metia mais, no teu caso. Encontra-se ddr2 extremamente barata no ebay.
 
obrigado Walker.

Eu ja realmente estive no ebay justamente a ver das memorias mas estava na duvida se, usadas seriam boas ou se seria demasiado arriscado. Elas duram muito nao é?
 
A memória RAM deve ser dos componentes mais duráveis, o risco de comprar usado é relativamente baixo. Por algum motivo tens muitos fabricantes a dar garantia vitalícia para a sua memória. ;)
Cada caso é um caso, mas já comprei muita memória no ebay para sistemas mais antigos e nunca tive problemas. Ainda para mais, com 2x2GB a rondarem lá os ~15€, é fácil "arriscar".
 
Última edição:
Isso da ram no eBay... os resultados da pesquisa que fiz, por curiosidade, apontam imensas vezes é para ram apenas para AMD, serão compatíveis?
 
Sim. Não fiz nenhuma pesquisa mas penso que seja bastante difícil encontra-las novas não ?

ainda não vi novas, somente falei com o informatico amigo e ele viu numa loja qualquer, mas novas sao bem mais caras.

A memória RAM deve ser dos componentes mais duráveis, o risco de comprar usado é relativamente baixo. Por algum motivo tens muitos fabricantes a dar garantia vitalícia para a sua memória. ;)
Cada caso é um caso, mas já comprei muita memória no ebay para sistemas mais antigos e nunca tive problemas. Ainda para mais, com 2x2GB a rondarem lá os ~15€, é fácil "arriscar".

sim, o risco é diminuto realmente. Vou ver se acho no ebay. Como sou leigo tenho só um pouco de receio de comprar alguma incompativel mas falo com esse amigo primeiro.

Isso da ram no eBay... os resultados da pesquisa que fiz, por curiosidade, apontam imensas vezes é para ram apenas para AMD, serão compatíveis?

Desconhecia que havia para amd e para intel de forma incompativel entre si. Terei de ter isso em conta entao.
 
Back
Topo