Gráfica Novos drivers NVIDIA com suporte para Adaptive Sync (freesync)

Mas o judder que noto é exactamente o mesmo que se usar o fix do Low Input Lag off sem fazer o power cycle. Dá a ideia que fora da Range o Gsync não funciona, da mesma maneira que não funciona sem o power cycle.

Mas com a range em 60-144hz, faz este teste. Mete a 58fps no pattern test e depois altera para 62fps. Se notares judder a 58 e não notares a 62, o LFC não está a funcionar. 58fps não pode causar judder se o Gsync estiver a funcionar.

PS: Acabei de fazer isso. Noto judder a 58fps e não noto judder a 62fps. Pelo menos no meu caso, o LFC não está a funcionar de certeza. Back to 38-144hz.
Exactamente como a mim, o mesmo monitor, no entanto o meu range só consigo 55/144, abaixo disso fico com blackscreen e artifactos.
 
Exactamente como a mim, o mesmo monitor, no entanto o meu range só consigo 55/144, abaixo disso fico com blackscreen e artifactos.
Isso depende de monitor para monitor. É como o overclocking, duas gráficas iguais vão ter valores diferentes.

Bem, pelo menos já não estou sozinho [emoji14]
 
Exactamente como a mim, o mesmo monitor, no entanto o meu range só consigo 55/144, abaixo disso fico com blackscreen e artifactos.


Eu consigo até 38-144 sem artefactos ou blackscreen, no entanto, no loading no black ops 4 (20-24fps) apareceu uma mensagem no ecrã monitor a dizer "not recomended settings" ou algo do genéro (não acontece no teste do pêndulo). De modo a essa mensagem nunca aparecer necessito de 48-144.
O problema abaixo dos 60hz neste monitor é o overdrive, dai usar 60-144.

Btw, a driver que estou a usar é a 417.71, instalação limpa, sem a porcaria toda extra da nvidia.
 
Última edição:
Qual é o problema do overdrive? Pelo menos não tenho notado nada de especial abaixo dos 60fps, mesmo que vá aos 40fps. Já o Gsync desativar por sair fora da range, isso já noto logo o judder, por isso prefiro deixar ficar os 38-144.

Quer dizer, há uns tempos atrás sem o freesync jogava sempre com o judder e não me importava, mas agora que se joga sem judder, já faz comichão [emoji14]
 
Qual é o problema do overdrive? Pelo menos não tenho notado nada de especial abaixo dos 60fps, mesmo que vá aos 40fps. Já o Gsync desativar por sair fora da range, isso já noto logo o judder, por isso prefiro deixar ficar os 38-144.

Quer dizer, há uns tempos atrás sem o freesync jogava sempre com o judder e não me importava, mas agora que se joga sem judder, já faz comichão [emoji14]

Alguns artefactos/inverse ghosting se olhares com atenção.

De qualquer maneira, não remendo nada abaixo dos 48-144, a mensagem de erro, parece ser imposta por firmware. Ou seja acontece EM TODOS os cfg73 nas mesmas condições.

Talvez a ti não te aparece porque o LFC não está a funcionar, já que a mim só me aconteceu no black ops 4 loading com 20-24fps.
 
Alguns artefactos/inverse ghosting se olhares com atenção.
É possível, mas prefiro nem olhar com atenção para não reparar nos mesmos.
O judder é muito fácil de notar e é preferível jogar sem judder.

Ainda estou a pensar é como no teu caso o LFC funciona. Como andamos a trocar de perfis, será que o standard desliga o LFC? É que acho que estava com esse.
 
Estive a testar de novo e agora o LFC já me parece estar a funcionar. Tenho de deixar de fazer estes testes lol

Mas vou deixar em 38-144hz, porque estive a reparar muito bem e não consigo reparar em qualquer artefacto ou ghosting comparado com 60-144hz.
 
Alguns artefactos/inverse ghosting se olhares com atenção.

De qualquer maneira, não remendo nada abaixo dos 48-144, a mensagem de erro, parece ser imposta por firmware. Ou seja acontece EM TODOS os cfg73 nas mesmas condições.

Talvez a ti não te aparece porque o LFC não está a funcionar, já que a mim só me aconteceu no black ops 4 loading com 20-24fps.

Entretanto fiz mais testes ontem e hoje de novo, e o LFC está a funcionar. Deve ter sido algum problema no meu sistema quando testei no outro dia e até acho que provavelmente foi devido ao Restart64 do CRU, pois tinha feito isso.

Agora até fiz como tu e meti 60-144hz e se meter depois os fps a 40 ou 50, não noto judder nenhum. Vou manter assim então.
 
Esses problemas que identificam, existem no freesync com placas AMD?

A maioria dos problemas que existe em nvidia, existe também em amd.

Este caso em especifico que temos neste monitor da Samsung, parece só acontecer com placas Nvidia. Basicamente, sempre que o monitor regressa de suspensão, perde o sync entre o gsync e o monitor. Tens de fazer um power cycle, mudar de perfil, alterar o input, etc etc, algo que force o sync novamente e fica a funcionar. A maneira mais rápida é carregar no botão de alterar o perfil e já está.

Não acontece noutros monitores, logo é algo especifico deste. Provavelmente até é algo do monitor e como a AMD suporta estes monitores há muito mais tempo, provavelmente forçou nos drivers o sync sempre que o mesmo regressa de suspensão ou algo do género.
 
@askan7 Novos drivers com fix's para Gsync:

  • [G-SYNC]: Flickering may occurs in games if G-SYNC is enabled. [2399845]

  • [G-SYNC]: With G-SYNC enabled, after hot-pugging a G-SYNC display and then a GSYNC Compatible display, the right half of the G-SYNC Compatible display may go blank. [200484819]
 
Não é referente a gsync compatible :(

Devo confessar que correr os jogos num monitor freesync / gsync compatible tem sido um mimo, estive a jogar o Vermintide 2, completamente suave "ah, isto deve estar a correr bem proximo dos 134 (está bloqueado pelo RTSS)" e vou a ver a andava entre 80 e 100 :D
 
Última edição:
, completamente suave "ah, isto deve estar a correr bem proximo dos 134 (está bloqueado pelo RTSS)" e vou a ver a andava entre 80 e 100

Mesmo. Ando a jogar o AC Origins normalmente entre os 70 e os 90fps, e é tão fluido e sem qualquer judder com o Gsync que dá mesmo a sensação que estou a jogar ao máximo do monitor que é os 144hz.

Ainda bem que a Nvidia lá se lembrou de fazer isto em vez da casmurrice até aqui.

Pelos testes que fiz, o Gsync começa a não fazer milagres abaixo dos 45fps. Ai já se nota o ghosting característico da imagem em framerates baixos, como por exemplo 30fps. Mas 45fps que para mim não eram suaves até aqui, passam a ser suaves com Gsync. Embora continue a ser melhor 30fps com Gsync a 30fps sem Gsync.
 
Última edição:
Mesmo. Ando a jogar o AC Origins normalmente entre os 70 e os 90fps, e é tão fluido e sem qualquer judder com o Gsync que dá mesmo a sensação que estou a jogar ao máximo do monitor que é os 144hz.

Ainda bem que a Nvidia lá se lembrou de fazer isto em vez da casmurrice até aqui.

Pelos testes que fiz, o Gsync começa a não fazer milagres abaixo dos 45fps. Ai já se nota o ghosting característico da imagem em framerates baixos, como por exemplo 30fps. Mas 45fps que para mim não eram suaves até aqui, passam a ser suaves com Gsync. Embora continue a ser melhor 30fps com Gsync a 30fps sem Gsync.

Eu não gosto de jogar a menos de 100fps, mesmo com gsync... Jogos AAA bem optimizados 60fps no mínimo dos minimos.
 
Eu pessoalmente também continuo a notar bem as quedas de framerate mesmo com Gsync/Fresync! Mas os meus olhos e cérebro estão habituados a uma realidade completamente distinta que são os 240hz, logo tudo o que não seja essa experiência já faz alguma confusão, o que é normal!

Mas a experiência com VRR é completamente distinta, e esta medida da Nvidia foi espetacular!

Não tenho sequer usado Gsync no meu Asus porque é mesmo dispensável a 240hz. No MSI (144hz) já uso mais :)
 
Última edição:
Tem que se encontrar um equilíbrio. Para mim 60fps é perfeitamente jogável com Gsync (mesmo sem Gsync já o era).

Com a 1070 Ti posso jogar tudo acima de 100fps, se comprometer os settings gráficos, mas tento sempre chegar a um equilibro. O meu mínimo é 60fps e puxo os gráficos ao máximo. Se der mais de 60fps, perfeito, se der menos de 60fps, começo a baixar settings gráficos.

O AC Origins entre 70 e 90fps para mim é perfeito. Não vai há muito tempo andava a jogar consola a 30fps sem nenhum Gsync e não me queixava :biglaugh:
 
Ah nesse género de jogos não tem problema, até porque se jogam de comando! Até costumo jogar esses títulos em TV grande e com o Motion Plus da mesma, para suavizar a imagem (interpolação). Foi como joguei o GoW e o SpiderMan da PS4 também. O Game Motion Plus da Samsung é das melhores features dos últimos tempos!
 
@Andrezpt tenho um MSI Optix MAG241C que utiliza exactamente o mesmo painel desse AOC C24G1 e não tem flickering, Gsync perfeito!

E aqui fica patente mais uma vez o facto de eu não gostar da AOC; já debati imenso isso no fórum e espero que mais pessoas leiam a tua situação.
 
Back
Topo