Gráfica Novos drivers NVIDIA com suporte para Adaptive Sync (freesync)

Eu não alterei nada no monitor, DDU nem nada do genero, talvez com uns tweaks lá va... e existe pessoas com o mesmo monitor e dizem que nao tem flickering.

Posso estar a fazer algo errado, ou algum definiçao.. que nao estou a alterar.

Tambem vi comentario de pessoas com o mesmo problema que eu e tem o monitor igual ao teu:

Anybody with MSI OPTIX MAG241c ? Flickers when I'm at a game's menu

Um ponto interessante é que alguem da MSI indicou para desligar o FreeSync


https://imgur.com/a/6lhpESW



Podes indicar se fizeste alguma alteraçao?

@Andrezpt tenho um MSI Optix MAG241C que utiliza exactamente o mesmo painel desse AOC C24G1 e não tem flickering, Gsync perfeito!

E aqui fica patente mais uma vez o facto de eu não gostar da AOC; já debati imenso isso no fórum e espero que mais pessoas leiam a tua situação.
 
Última edição:
Pois, o problema da AOC é precisamente esse! Nunca sabemos o que "calha na rifa"! O modelo de 240hz deles tem frame skip, sample sim, sample não, e isso é grave! Tal como nesse caso provavelmente alguns apresentam flicker com o Gsync ligado e outros não. Péssimo controlo de qualidade!

Em relação a ajustes, no MSI Optix MAG241C não ajustei nada e o Gsync funciona lindamente!
 
Pois, o problema da AOC é precisamente esse! Nunca sabemos o que "calha na rifa"! O modelo de 240hz deles tem frame skip, sample sim, sample não, e isso é grave! Tal como nesse caso provavelmente alguns apresentam flicker com o Gsync ligado e outros não. Péssimo controlo de qualidade!

Em relação a ajustes, no MSI Optix MAG241C não ajustei nada e o Gsync funciona lindamente!


mas que settings tens? no osd? freesync ligado?
 
Não tenho um AOC mas tenho um LG que também sofria de flickering, DDU + drivers lançados ontem e não voltei a sofrer disso, de notar que quando sofria bastava mudar para HDMI e voltar para DVI, testa ambos.
 
Huh? Display Driver Uninstaller :D

Há relatos de que uma limpeza correta aos drivers antigos que resolvem problemas com gsync / gsync compatible, no meu caso tanto pode ser sido a limpeza via DDU como os novos drivers lançados ontem.
 
@Andrezpt Ja vi que somos dos poucos aqui wue temos esse monitor. Agora que tenho mais tempo sou capaz de começar a testar. Dou feedback mais tarde. Mas tenho de ler muita coisa que ja vi que jao é só ligar
 
Última edição:
ja instalei e ja testei. Testei no TR 2013 com settings a rodar os 100 fps e notei quase nenhuma diferença. nota-se mais fluídez mas em pequnos detalhes.

P.S só criei uma nova reply para a atualização
 
Vai depender imenso de motor de jogo para motor de jogo, esse Tomb Raider não é um bom exemplo no sentido que está a correr a valores bastante elevados e as falhas de sincronismo podem não ser muito visíveis, de notar que é importante que tenhas a sincronização vertical desligada, usar a sincronização vertical com sincronização variável só é recomendável em jogos que estejam a bater a 100% no tecto máximo, quando este está configurado manualmente, caso contrário nunca uses mais a sincronização vertical, apenas vai prejudicar.

Agora um jogo mal configurado ou que esteja a saltar de 60 para 90 frames por segundo e afins, como um jogo online, por exemplo, ai vais notar bastante bem, isto é, não vais notar nada, ai está, já deixei-me de olhar para o rendimento de um jogo, agora só me preocupo a correr acima de 80 para jogos mais rápidos e 60 para jogos mais lentos, já não tenho que me preocupar em ter o jogo a correr perto dos 144 ou ter que o bloquear a um certo valor para não andar aos saltos nem na perca de suavidade que tem com o uso de sincronização vertical em certos jogos.
 
Última edição:
@Morais obrigado pela explicação.

Usei um monitor de 144hz e nas opcoes do jogo tava uncapped. Os fps foram dos 109 para os 70. Mas sim, se calhar o motor do jogo nao é dos melhores pa testar e com isto dos melhores é porqueo motor é bom, estes jogos a 30 fps parecem fluidos tipo witcher 3. Se calhar vou testar no apex que puxa mais e tem mais variaçoes de fps. Também apenas liguei o freesync e ativei nas opçoes da nvidia. Pareceu-me ter ficado a funcionar.
 
@Morais obrigado pela explicação.

Usei um monitor de 144hz e nas opcoes do jogo tava uncapped. Os fps foram dos 109 para os 70. Mas sim, se calhar o motor do jogo nao é dos melhores pa testar e com isto dos melhores é porqueo motor é bom, estes jogos a 30 fps parecem fluidos tipo witcher 3. Se calhar vou testar no apex que puxa mais e tem mais variaçoes de fps. Também apenas liguei o freesync e ativei nas opçoes da nvidia. Pareceu-me ter ficado a funcionar.
o meu faz empre flicker.... no resident evil2... tenho bastante...
 
Vai depender imenso de motor de jogo para motor de jogo, esse Tomb Raider não é um bom exemplo no sentido que está a correr a valores bastante elevados e as falhas de sincronismo podem não ser muito visíveis, de notar que é importante que tenhas a sincronização vertical desligada, usar a sincronização vertical com sincronização variável só é recomendável em jogos que estejam a bater a 100% no tecto máximo, quando este está configurado manualmente, caso contrário nunca uses mais a sincronização vertical, apenas vai prejudicar.

Se não me engano, a Nvidia aconselha que se use o Vsync (do control panel, não do jogo) sempre. Explicam aliás que quando o Gsync está ligado, o Vsync passa a ter uma função diferente, que é a de fazer frame time compensation. Só se saíres da range é que o Vsync tal como o conhecemos entra em acção.
 
Back
Topo