Gráfica Novos drivers NVIDIA com suporte para Adaptive Sync (freesync)

O gsync é superior ao freesync, se é superior em 200 €? Depende dos modelos em questão. Quanto à questão de GPU AMD... depois do fracasso do ultimo GPU que lançaram (a sério? O mesmo preço que uma RTX 2080?) e a GTX 1660ti ocupar o lugar do segmento de mercado que a AMD ainda conseguia vender algo...
 
Pessoal, alguem já testou ou sabe se, um GPU nvidia com saída DisplayPort, ligado um monitor LG Freesync com um cabo DisplayPort - USB-C, permite activar a funcionalidade de adaptive sync?

Sei que os GPU nvidia requerem que se utilize a saída DisplayPort para poder activar a funcionalidade, no caso do cabo não ser DP end to end, o driver stressa ou funciona na mesma?

Estou a pensar fazer upgrade à minha RX580, e se conseguir utilizar o a-Sync com o meu monitor se calhar não vou esperar para ver o que a Navi será capaz, e avanço já para uma RTX 2060.

Obrigado.
 
Novidades, pessoal:

https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/apex-legends-game-ready-driver/

In January, our Game Ready Drivers introduced support for G-SYNC Compatible displays - monitors that deliver a baseline Variable Refresh Rate (VRR) experience that makes your gaming smoother, clearer, and more enjoyable.

Today, our newest driver is adding support for three additional monitors that have passed G-SYNC Compatible validation. This means there’s no blanking, pulsing, flickering, ghosting or other artificating during VRR gaming. And that they can operate in VRR at any game framerate by supporting a VRR range of at least 2.4:1 (e.g. 60Hz-144Hz), in addition to offering a seamless experience by enabling VRR by default when the driver is installed and the monitor plugged in.

12 monitors were already rated as G-SYNC Compatible, bringing us to 15 with today’s addition of the:

  • Acer ED273 A
  • Acer XF250Q
  • BenQ XL2540-B / ZOWIE XL LCD
 
O processo de "aprovação" da Nvidia parece-me uma autentica tanga... existem por aí alguns sites que testam os monitores mais populares por G-sync "compatible" e é raro o que dá problemas... já vi um ou outro que não funciona bem, mas são muito muito raros... é só preciso ter em atenção que adaptive sync com Nvidia drivers só com Display Port.

A mim cheira-me que o Nvidia Gsync compatible passa mais por outras "coisas diferentes" €€€ do que realmente testes e limitações de qualidade dos paineis...
 
@Knight não é bem assim...
Por experiência própria, o freesync no meu xg2401 com uma gráfica AMD funciona sem espinhas. Mas com a 1080ti tem bastantes falhas, tem bastante tearing... E há sites que dizem que funciona bem... :\
Agora, que digas que a nVidia podia dar fix e não se quer dar ao trabalho, até posso concordar. Mas o facto é que o adaptive sync neste monitor (viewsonic xg2401) é fidedigno com AMD e com nVidia não o é.
 
@Knight não é bem assim...
Por experiência própria, o freesync no meu xg2401 com uma gráfica AMD funciona sem espinhas. Mas com a 1080ti tem bastantes falhas, tem bastante tearing... E há sites que dizem que funciona bem... :\
Agora, que digas que a nVidia podia dar fix e não se quer dar ao trabalho, até posso concordar. Mas o facto é que o adaptive sync neste monitor (viewsonic xg2401) é fidedigno com AMD e com nVidia não o é.

Tudo bem, mas o problema é do lado dos drivers da Nvidia e não do monitor ;) Se o monitor funciona bem com AMD Freesync... alias, até pode ser algo no teu SO que esteja a causar isso... embora possamos ser "pros" nisto da informática por vezes há coisas que desafiam a logica...

Se um monitor funciona a 100% com o Freesync, então tem que funcionar a 100% com o Gsync. A não ser que os drivers da Nvidia tenham algum problema... que até pode ser resolvido numa versão nova de drivers um mês depois... agora dizer que um monitor não é compativel com Gsync é engodo... a situação é completamente a inversa.

Agora claro, se o monitor tiver problemas de raiz com o Freesync também... aí já me calo totalmente. Apenas acho surreal haver apenas uns 20 monitores que a Nvidia diz "gsync compatible", e os outros quer dar a mensagem que o problema é da qualidade dos monitores... surreal e elitista mesmo, apenas quis recolher os louros da situação e sacudir a responsabilidade se os drivers não estiverem atempadamente em condições.
 
De notar que o problema é do monitor, sim, vou elaborar, há vários monitores que saíram para o mercado com uma falha ou outra e têm vindo a ser corrigido via actualizações aos drivers da AMD, o meu monitor é um desses, quando saiu tinha os problemas que actualmente tem com os drivers da nvidia, foi necessário a AMD corrigir isso via os drivers deles, agora se a nvidia vai dar-se ao trabalho de fazer isso? Não deverá ser o caso, infelizmente, mas o que está a acontecer é que estamos a ver muitos novos monitores freesync a tentarem sair logo certificados de fábrica, o que força-os a ter um pouco mais de juizo no QA do suporte freesync dos mesmos.
 
No que diz respeito a reduzir os rasgos na imagem são identicos, mas gsync reduz / elimina factores como ghosting, garante suavidade mesmo a 30 frames por segundo e, no geral, is paineis com essa certificação são superiores / são alvo de um QA mais rigido do que os modelos freesync.

Não que não haja modelos freesync com qualidade, apenas que os gsync garantem a mesma, eu que o diga, o meu monitor é freesync mas nem como freesync funciona direito...
 
Back
Topo