Novos iMac entre 1/2 Julho e 1/2 Agosto ...

Não ligues, o blastarr pode perceber muito de informática (leia-se x86, lol), mas arte não é com ele! :-D

Pelo contrário, devo perceber mais de Design e Arte do que muita gente aqui, talvez até do que tu. :P
Para que achas que serve o programa mencionado na minha assinatura ?
 
Pelo contrário, devo perceber mais de Design e Arte do que muita gente aqui, talvez até do que tu. :P
Para que achas que serve o programa mencionado na minha assinatura ?

Design talvez, mas Arte duvido (Escola Superior Artística do Porto... here!) :p

Btw, se assim for, e espero que sim (pelo menos história de arte devia ser obrigatória em todos os cursos do ensino secundário), devias conseguir ver naquelas fotos do "suposto" novo iMac um objecto de design superb, onde claramente se consegue ver que esse mesmo objecto é sem dúvida (!!) uma obra de arte. ;)
 
Design talvez, mas Arte duvido (Escola Superior Artística do Porto... here!) :p

Btw, se assim for, e espero que sim (pelo menos história de arte devia ser obrigatória em todos os cursos do ensino secundário), devias conseguir ver naquelas fotos do "suposto" novo iMac um objecto de design superb, onde claramente se consegue ver que esse mesmo objecto é sem dúvida (!!) uma obra de arte. ;)
ESAP? Sério? Também eu...
 
Hey, eu também sou licenciado em Design Visual :p

7 anos de História da Arte e média de 16... estou cá para o que der e vier :D
 
ESAP? Sério? Também eu...

[offtopic]

Viste o número da ML do Pedro Aniceto onde logo no inicio tinha um comment do Prof. Calvet a pedir ao pessoal da ESAP para lhe enviar um mail para ele fazer uma "base de dados" com o intuito de divulgar as actividades sobre Mac que a ESAP realiza/realizará?

Continuemos por P.M. a conversa :p

Sorry o Offtopic!

[/offtopic]

Btw, e entrando de novo ontopic, é fácil encontrar malta da área das artes/design a utilizar Macs (neste caso, iMacs), pois são computadores estáveis com todo o software necessário.

Fará então todo o sentido motivar esses mesmos profissionais com designs cada mais arrojados e sexys (não arranjo uma palavra melhor para os descrever. Ao olhar as aquelas fotos dos "novos" iMacs fico... arrepiado!:drooling:).
 
Última edição:
Outra coisa de que ainda ninguém falou aqui: que lugar para o tão badalado "Microsoft Surface", depois de sair um iMac com touchscreen? Se bem que o primeiro terá outras funcionalidades, cheira-me que as pessoas continuarão a preferir o iMac, já que poderão juntar as funcionalidades mais apelativas do Surface ao computador que usam diariamente...
 
Design talvez, mas Arte duvido (Escola Superior Artística do Porto... here!) :p

Btw, se assim for, e espero que sim (pelo menos história de arte devia ser obrigatória em todos os cursos do ensino secundário), devias conseguir ver naquelas fotos do "suposto" novo iMac um objecto de design superb, onde claramente se consegue ver que esse mesmo objecto é sem dúvida (!!) uma obra de arte. ;)

"Um objecto de design não deve ser agradável, deve ser pensado."

Se um objecto é bem pensado, até pode ou não ser bonito, mas não deixa de ser um objecto de design.
Aliás, por exemplo, um dos parâmetros centrais do design industrial nada tem a ver com a estética. Chama-se Ergonomia.


Outra coisa de que ainda ninguém falou aqui: que lugar para o tão badalado "Microsoft Surface", depois de sair um iMac com touchscreen? Se bem que o primeiro terá outras funcionalidades, cheira-me que as pessoas continuarão a preferir o iMac, já que poderão juntar as funcionalidades mais apelativas do Surface ao computador que usam diariamente...
O "Surface" corre sobre uma instalação normal do Windows Vista.
 
Última edição:
"Um objecto de design não deve ser agradável, deve ser pensado."

Se um objecto é bem pensado, até pode ou não ser bonito, mas não deixa de ser um objecto de design.
Aliás, por exemplo, um dos parâmetros centrais do design industrial nada tem a ver com a estética. Chama-se Ergonomia.

Com esse post finalmente percebi o motivo de tu não compreenderes a Apple.

É óbvio que a ergonomia num objecto que pretende ser funcional/usável é fundamental. Mas agora pergunto, porque não juntar a essa característica a parte "estética"? Qual o mal de se conseguir juntar o melhor dos dois "mundos" (com isto refiro-me a "funcionalidade vcs estética")?

A estética é para o Homem um factor de motivação. Seja nos carros, nas casas, no mobiliário, nas mulheres, nos telemóveis e até mesmo no computador. Porque não admitir isso?

Cada vez mais vamos tendo gostos mais exigentes. Para além dessa exigência estética, é sabido que certo tipo de motivações aumentam a produtividade.

Quando estamos num ambiente agradável sentimos-nos melhor. Cada vez mais as grandes empresas pensam assim e mostram cuidado na decoração dos escritórios, nas cores das paredes, etc! Ora, num escritório/casa um computador é uma peça fundamental na própria relação do Homem com o espaço. Porque não ser exigente?

Com um software simples/acessível e com um design inigualável, a Apple preocupa-se com o que mais ninguém se preocupa.

É assim que a Apple consegue marcar a diferença.
 
Com esse post finalmente percebi o motivo de tu não compreenderes a Apple.

É óbvio que a ergonomia num objecto que pretende ser funcional/usável é fundamental. Mas agora pergunto, porque não juntar a essa característica a parte "estética"? Qual o mal de se conseguir juntar o melhor dos dois "mundos" (com isto refiro-me a "funcionalidade vcs estética")?

A estética é para o Homem um factor de motivação. Seja nos carros, nas casas, no mobiliário, nas mulheres, nos telemóveis e até mesmo no computador. Porque não admitir isso?

Cada vez mais vamos tendo gostos mais exigentes. Para além dessa exigência estética, é sabido que certo tipo de motivações aumentam a produtividade.

Quando estamos num ambiente agradável sentimos-nos melhor. Cada vez mais as grandes empresas pensam assim e mostram cuidado na decoração dos escritórios, nas cores das paredes, etc! Ora, num escritório/casa um computador é uma peça fundamental na própria relação do Homem com o espaço. Porque não ser exigente?

Com um software simples/acessível e com um design inigualável, a Apple preocupa-se com o que mais ninguém se preocupa.

É assim que a Apple consegue marcar a diferença.

O problema é que a Apple descurou por completo a ergonomia e tenta fazer esquecer aos consumidores (irracionalmente, digo eu) que aquilo que vende são acima de tudo computadores e eléctrónica de consumo através de desenhos ultra-simplificados do exterior, senão vejamos:


- Hockey Puck mouse (do iMac original)
Quem é que alguma vez consideraria este mouse como ergonómico ? A forma é absolutamente ridícula e só quem gosta de ficar com os dedos num oito é que poderia gostar dele.

- iBook G3
Óptimo do ponto de vista de um desenhador de tampas de sanita, péssimo em termos de organização de componentes eléctrónicos (que privilegiam as formas rectangulares) e também, por causa disso, do tamanho reduzido do seu ecrã quando comparado com o volume global do computador (supostamente portátil, mas a pega só está ali para tirar espaço a outros componentes vitais)

- Apple Hi-Fi
Quem é que no seu perfeito juízo ía desenhar aquilo com duas pegas laterais tão mal solucionadas ? E porque é que a dock para o iPod tem de ficar em cima e não ao centro/frente ? O ecrã do iPod não vai ficar virado demasiado para cima quando a Boombox estiver a ser usada em outro sítio que não seja o tampo de uma mesa de café ou no chão ? Isso facilita a leitura ?

- Teclado Apple (iMac, Mac Pro, etc)
Um teclado que se diz de "design" sem qualquer apoio de pulsos, e com uma disposição de teclas à moda dos anos 80...

- iMac G5/Core Duo/Core 2 Duo/Mac Mini G4/Mac Mini Core Duo
Qual é a racionalidade de ter um objecto (computador) que se diz de uso fácil e depois para fazer upgrades é o "cabo dos trabalhos" ? Simples, para a maior parte das coisas mundanas, vai ser preciso pagar à Apple um balúrdio no suporte técnico após-venda.
Porque é que fazer upgrades num iMac ou num Mac Mini é mais difícil do que num laptop tipo "barebone", que até usa o mesmo tipo de componentes, mas onde estes estão aínda mais apertados e partilham o espaço com uma bateria ? Aqui está o exemplo acabado de "design" ao serviço, não da ergonomia e interesse dos utilizadores, mas sim dos interesses económicos da própria Apple.

- iPod Shuffle 1G e 2G
Um leitor de música que apregoa a liberdade de escolha e o tamanho, para depois não deixar que os utilizadores escolham a música que preferem ouvir.
Exemplos de leitores desse tamanho com um ecrã -normalmente OLED porque são mais legíveis e gastam menos bateria- não faltam (MobiBlu, Samsung, etc).

- iPhone
Há uma razão pela qual se deixou de usar canetas e se passou a usar teclados aqui há umas boas décadas para escrever.
Um teclado é mais rápido, preciso e eficaz a transmitir a sensação táctil que o nosso cérebro interpreta como uma letra ou comando inserido no sistema. Uma caneta faz sentido num TabletPC porque é o suporte natural para desenhar ou ilustrar. O alfabeto num ecrã de computador não se escreve com a mão porque o conjunto de caracteres estandartizado num teclado nunca altera o seu formato, logo, é facilmente compreendido pelo interlocutor.
Não esperem ver recordes de escrita de SMS sem erros gramaticais num ecrã touchscreen nos tempos mais próximos...
Por outro lado, um iPhone de 600 dólares + contrato de 2 anos que não deixa trocar a bateria... :rolleyes:


Uma boa analogia da Apple é um CD dos Patinhos ou um filme blockbuster. Só porque é popular não significa que seja bom, ou sequer agradável para a maioria das pessoas.
Uma sugestão de leitura: http://www.designobserver.com/archives/024593.html
 
Última edição:
Design talvez, mas Arte duvido (Escola Superior Artística do Porto... here!) :p

Btw, se assim for, e espero que sim (pelo menos história de arte devia ser obrigatória em todos os cursos do ensino secundário), devias conseguir ver naquelas fotos do "suposto" novo iMac um objecto de design superb, onde claramente se consegue ver que esse mesmo objecto é sem dúvida (!!) uma obra de arte. ;)
mmm...concordo com o facto de o design nos mockups dos novos iMacs ser excelente...até dá vontade de comprar um só para olhar para ele :P

agora dizer que é sem dúvida uma obra de arte...discordo. mas isso já advém do conceito de arte (e não sei o que vos transmitiram na ESAP sequer...). o objecto tem como objectivo expressar o sentimento do artista - ie, é de si para si? no no...tem como objectivo agradar ao publico em geral (sempre com um olho atento à ergonomia, claro está!), e isto para mim encaixa na categoria de design :)

por curiosidade - há alguma especulação em relação aos preços já? (por curiosidade, porque não estou a pensar trocar o meu x86 tão cedo :P...a filosofia que leva a criação do famoso exercito de minions não me agrada muito :p)
 
O problema é que a Apple descurou por completo a ergonomia e tenta fazer esquecer aos consumidores (irracionalmente, digo eu) que aquilo que vende são acima de tudo computadores e eléctrónica de consumo através de desenhos ultra-simplificados do exterior, senão vejamos:
? descurou a ergonomia ? se há coisa que os produtos apple têm é ergonomia...
- Hockey Puck mouse (do iMac original)
Quem é que alguma vez consideraria este mouse como ergonómico ? A forma é absolutamente ridícula e só quem gosta de ficar com os dedos num oito é que poderia gostar dele.
dedos? tendinites?
nada como usar o peso da palma da mão!
- iBook G3
Óptimo do ponto de vista de um desenhador de tampas de sanita, péssimo em termos de organização de componentes eléctrónicos (que privilegiam as formas rectangulares) e também, por causa disso, do tamanho reduzido do seu ecrã quando comparado com o volume global do computador (supostamente portátil, mas a pega só está ali para tirar espaço a outros componentes vitais)
A pega não tira espaço nenhum e é extremamente ergonomica, nunca vi portatil mais facil de transportar! tivessem todos os portateis uma pega.
- Teclado Apple (iMac, Mac Pro, etc)
Um teclado que se diz de "design" sem qualquer apoio de pulsos, e com uma disposição de teclas à moda dos anos 80...
? sinceramente é um dos teclados com mais ergonomia que já teclei, a inclinação das teclas facilita muito a escrita, quanto ao apoio de pulsos penso que não seja assim tão importante visto que o teclado é baixo na parte inferior.
- iMac G5/Core Duo/Core 2 Duo/Mac Mini G4/Mac Mini Core Duo
Qual é a racionalidade de ter um objecto (computador) que se diz de uso fácil e depois para fazer upgrades é o "cabo dos trabalhos" ? Simples, para a maior parte das coisas mundanas, vai ser preciso pagar à Apple um balúrdio no suporte técnico após-venda.
Porque é que fazer upgrades num iMac ou num Mac Mini é mais difícil do que num laptop tipo "barebone", que até usa o mesmo tipo de componentes, mas onde estes estão aínda mais apertados e partilham o espaço com uma bateria ? Aqui está o exemplo acabado de "design" ao serviço, não da ergonomia e interesse dos utilizadores, mas sim dos interesses económicos da própria Apple.
O interesse dos utilizadores da apple normalmente não é andar a abrir o computador a torto e a direito como se ve nos custom pc's.
A fiabilidade dos macs leva-me a usar o mac como se fosse um electrodomestico, it just works.
isto para dizer que não necessito de andar preocupado em mudar a, b ou c dentro do computador tal como não o faço com o meu frigorifico por exemplo.
- iPod Shuffle 1G e 2G
Um leitor de música que apregoa a liberdade de escolha e o tamanho, para depois não deixar que os utilizadores escolham a música que preferem ouvir.
Exemplos de leitores desse tamanho com um ecrã -normalmente OLED porque são mais legíveis e gastam menos bateria- não faltam (MobiBlu, Samsung, etc).
por isso é que fizeram o ipod nano... o shuffle é para ires correr ou whatever sem te preocupares com o riscar do vidro ou algo que aconteça, é pequeno, compacto, com boa qualidade de som e uma enorme duração de bateria.
- iPhone
Há uma razão pela qual se deixou de usar canetas e se passou a usar teclados aqui há umas boas décadas para escrever.
Um teclado é mais rápido, preciso e eficaz a transmitir a sensação táctil que o nosso cérebro interpreta como uma letra ou comando inserido no sistema. Uma caneta faz sentido num TabletPC porque é o suporte natural para desenhar ou ilustrar. O alfabeto num ecrã de computador não se escreve com a mão porque o conjunto de caracteres estandartizado num teclado nunca altera o seu formato, logo, é facilmente compreendido pelo interlocutor.
Não esperem ver recordes de escrita de SMS sem erros gramaticais num ecrã touchscreen nos tempos mais próximos...
Por outro lado, um iPhone de 600 dólares + contrato de 2 anos que não deixa trocar a bateria... :rolleyes:
aqui concordo :P
Uma boa analogia da Apple é um CD dos Patinhos ou um filme blockbuster. Só porque é popular não significa que seja bom, ou sequer agradável para a maioria das pessoas.
Uma sugestão de leitura: http://www.designobserver.com/archives/024593.html
podes aplicar isso a qualquer marca... hp, sony, you name it

uff ganda post :P lol
 
Não :P

Eu estou a formar-me em Engenharia Electrotécnica. Mas no próximo semestre se tudo correr bem vou estar em Informática :D

Nah... eu sou de Ciências :). Mas que é certo que a percentagem de Macs por metro quadrado é muito superior em Artes, isso é, não tenham dúvidas! :D
 
Mas isso tem a ver com as ferramentas disponíveis. Eu NUNCA teria comprado um Mac se já não tivesse um PC. Há inúmeras ferramentas na Engenharia que não existem para Mac, ou existindo versões para mac ou programas paralelos são difíceis de "arranjar" isto sem falar na inexistência de porta paralela e porta série por exemplo que são fulcrais para cadeiras introdutórias à aquisição de dados entre outras limitações.

Agora com Intel, o problema do software está resolvido e o problema do hardware resolve-se com adaptadores mas antes disso era meio daring comprar um Mac estando em engenharia.
 
agora dizer que é sem dúvida uma obra de arte...discordo. mas isso já advém do conceito de arte (e não sei o que vos transmitiram na ESAP sequer...). o objecto tem como objectivo expressar o sentimento do artista - ie, é de si para si? no no...tem como objectivo agradar ao publico em geral (sempre com um olho atento à ergonomia, claro está!), e isto para mim encaixa na categoria de design :)

Na ESAP, como em qualquer outra faculdade, ninguém anda a ensinar o que é Arte! Isso é um conceito muito pessoal, o importante é aprender bases/conhecimentos que permitam discutir sobre um assunto com determinado grau de argumentos!

Um dos argumentos válidos quanto a mim para a Apple é a "diferença". É uma empresa com um conceito único.
 
Na ESAP, como em qualquer outra faculdade, ninguém anda a ensinar o que é Arte! Isso é um conceito muito pessoal, o importante é aprender bases/conhecimentos que permitam discutir sobre um assunto com determinado grau de argumentos!

Um dos argumentos válidos quanto a mim para a Apple é a "diferença". É uma empresa com um conceito único.
mmm...não era isso que queria dizer. parece que me exprimi mal...passo a explicar. durante a formação, há mentores. e cada um deles tem uma visão especifica sobre estes temas. assim, e considerando que este tipo de definição não é exactamente racional, mas mais emotiva, o modo e a cadência como nos são apresentados os argumentos deixam uma marca na nossa impressão de arte. bem, podiamos andar aqui a discutir isto (o que é sempre interessante :)), mas não é esse o objectivo da thread.

para ser sincero, acho que a "diferença" é levada demasiado a sério. é isso e só isso que tenho a criticar. tenho vários colegas que são PC haters, e a convicção com que dizem as vantagens dos mac, que provam por A+B que os PCs e quem os produz são um desperdício de material/oxigenio, respectivamente, fá-los cair, a meu ver, no ridiculo. está criado (como disse no outro post) um exército de minions. será que o pessoal não tem noção de que actualmente, tudo aquilo que se faz num mac se faz num PC (e vice versa)?

fiquei especialmente KO quando li numa outra thread

"Eu também gosto de ficar junto aos Mac da ***** só para ouvir os comentários. É com cada asneirada. E normalmente sai das bocas de "pessoal do Windows" que não percebe a ponta de um corno de Mac e mesmo assim manda postas de pescada. Eu, normalmente, deixo-os dizer as asneiradas todas e depois digo simplesmente que o que acabaram de dizer é mentira e provo por A+B porque o é. É tãããããão simples fazê-los "descer do pedestal". Normalmente "fogem" para os expositores de PC, onde podem "cantar de galo" ;)"

WTF?? isto aproxima-se perigosamente do limiar da obsessão...
 
Provavelmente não leste o resto da thread ou não percebeste bem.
Ah, e tens razão quando dizes que o que podes fazer num Mac também podes fazer num PC a correr Windows. Mas também podes usar uma chave de fendas para aparafusar um parafuso ou usar uma faca para fazer o mesmo. Talvez com uma ferramenta melhor faças um serviço melhor, não é?
E quando "defendo" o Mac, defendo principalmente o OS (mas também a íntima relação entre hardware e software). E o OS do Mac é realmente melhor para fazer certas coisas. Principalmente para utilizadores com uma mentalidade mais "artística", que não se querem preocupar com DLL's, com vírus, com instalações/desinstalações, etc. O Mac OS é muito melhor para quem quer simplesmente ligar o computador e fazer coisas.
Se ainda não entenderam isso, não sei o que é preciso para tal.

Rui Batista
 
dividindo isto por partes

Provavelmente não leste o resto da thread ou não percebeste bem.
lol...por acaso li a thread várias vezes...para confirmar se não seria sarcasmo. aparentemente não captei a ideia por detrás desse comentário...podes explicitar pf?

Ah, e tens razão quando dizes que o que podes fazer num Mac também podes fazer num PC a correr Windows. Mas também podes usar uma chave de fendas para aparafusar um parafuso ou usar uma faca para fazer o mesmo. Talvez com uma ferramenta melhor faças um serviço melhor, não é?
há um conjunto limitado de situações em que isso é verdade, tanto para mac como para pc. no entanto, na maioria das situações, não há diferença. period. os programas até são exactamente os mesmos! lol


E quando "defendo" o Mac, defendo principalmente o OS (mas também a íntima relação entre hardware e software). E o OS do Mac é realmente melhor para fazer certas coisas. Principalmente para utilizadores com uma mentalidade mais "artística", que não se querem preocupar com DLL's, com vírus, com instalações/desinstalações, etc. O Mac OS é muito melhor para quem quer simplesmente ligar o computador e fazer coisas.
Se ainda não entenderam isso, não sei o que é preciso para tal.

Rui Batista
os OS do mac é melhor para fazer certas coisas...disso não posso falar...não sei a que coisas te referes...mas a verdade é que o XP e o Vista não são SO com um UI complicado...a maior parte dos users nem faz ideia do que é um dll (nem necessita de saber), e para instalar e desinstalar apps mete o CD e corre...:P perde-se um pouco essa vantagem...

para ser sincero, em termos de UI prefiro mac os ao xp e ao vista, mas toda a filosofia da empresa/users impede-me seguramente de optar por essa via. creio que é impossível distinguir os 3 OS como melhor ou pior, na medida em que todos são boas ferramentas, sendo que essa decisão é feita individualmente, e por motivos nada objectivos.

mas voltando ao assunto inicial - tu andas mesmo na ***** a corrigir os empregados? :-D eu sei que eles não percebem grande coisa do assunto (bem...e de qualquer outro também não =X), mas acho extremamente caricato...ou isso foi só um exemplo mais pitoresco?
 
Última edição:
Back
Topo