Novos iMac entre 1/2 Julho e 1/2 Agosto ...

Eu não vou à ***** de propósito para isso, como creio que deve ser óbvio. Mal tenho tempo para me coçar, quanto mais para "patrulhar" as lojas.
Mas quando lá vou, gosto de ficar uns minutos pelo canto dos Mac. Normalmente bastam 5 minutos para que aconteçam as coisas que apontei. Digamos que é um momento em que posso "divertir-me" a ouvir baboseiras. Como também disse, infelizmente, algumas dessas baboseiras provêm dos próprios empregados.
Quanto às facilidades de uso de um OS face a outro, não me irei repetir. Relembro, pela enésima vez os casos factuais de pessoas que, vindos do mundo Windows e tendo experimentado Mac (não é experimentar uns minutos... é passar a trabalhar com Mac), nunca mais quiseram voltar. Já o contrário, conta-se pelos dedos de uma mão, se é que há casos desses (quem trabalhe com Mac, passe a trabalhar em Windows e prefira).
Portanto, os factos falam por si. Não vou entrar nos pormenores de porque é que preferem o ambiente Mac ao Windows porque já os apontei vezes sem conta.

Rui Batista
 
para ser sincero, em termos de UI prefiro mac os ao xp e ao vista, mas toda a filosofia da empresa/users impede-me seguramente de optar por essa via. creio que é impossível distinguir os 3 OS como melhor ou pior, na medida em que todos são boas ferramentas, sendo que essa decisão é feita individualmente, e por motivos nada objectivos.

Deixando de lado a Arte (que até era um assunto mais ontopic, já que falavamos dos "novos" iMacs), deixa-me que te faça um comentário.

Para quem está a criticar um certo fanatismo, com um assinatura dessas não ganhas muita credibilidade.

Ando aqui pelo suboforum Apple e nunca reparei em ninguém a evangelizar ou a fazer comparações "Windows vs OS X" na assinatura ;)
 
Deixando de lado a Arte (que até era um assunto mais ontopic, já que falavamos dos "novos" iMacs), deixa-me que te faça um comentário.

Para quem está a criticar um certo fanatismo, com um assinatura dessas não ganhas muita credibilidade.

Ando aqui pelo suboforum Apple e nunca reparei em ninguém a evangelizar ou a fazer comparações "Windows vs OS X" na assinatura ;)
mm...eu encaixava essa sem problemas se os meus posts revelassem fanatismo por qualquer OS...acho que fui objectivo e imparcial em todas as opiniões que emiti (é aqui que podem interromper para uma sessão de flaming :P)...a minha sig é simplesmente 1 piada antiga que me continua a fazer sorrir :) pessoalmente sou mais adepto da filosofia inerente ao linux, mas não tentei converter ninguém pois não? :D

bem, mas se arte é ontopic, siga a discussão - é sempre interessante aprender umas coisas ;)
 
Permaneçamos ontopic então.
O que é o design? No meu curso (sim, também sou mais um licenciado em design ;)), aprendi que, grosso modo, o design é a perfeita (ou o mais perfeita possível) harmonia entre forma e função. Se só tem "forma" e não tem função, é arte. Se só tem "função" mas é feio, é engenharia.
O Mac é bonito, disso não há dúvida. Não me refiro apenas ao exterior, mas até ao OS.
Depois, a funcionalidade do OS é ligeiramente superior ao Windows (mesmo o Vista) na aioria das coisas e muito superior em algumas. Logo, um Mac é um bom exemple de design. Até porque é a mesma companhia que fabrica o hardware e o software. Daí que o OS tire partido desse mesmo hardware da melhor maneira possível. Uma vez que a Microsoft não pode garantir isso (visto haver muitos users com a mania de montar as suas próprias máquinas), o OS nunca conseguirá tirar total partido de onde corre ou, para o tentar fazer, tem de recorrer a métodos "força-bruta", tipo albergar triliões de drivers que têm de se dar bem uns com os outros.

Rui Batista
 
mas Rui_mac... essa é a tua definição de função.

A Definição de função do Blastarr inclui a possibilidade de abrir a máquina e poder realizar upgrades sempre que quizer, escolhidos por si, e com um grau mínimo de garantia que vai funcionar. E quanto a esta função, o windows cumpre melhor... com um grau de perda pequeno quando às outras funcionalidades presentes no vista/osx como tu proprio disseste... logo... um pc com windows é uma peça de design bastante melhor que um mac...

;)

Este é o problema das comparações...

sem se estabelecer qual o objectivo e critérios de comparação, é o mesmo que comparar batatas doces com batatas normais... ambas fazem sopa, dão para cozer, uma dá para fazer uns doces e a outra para fritar... agora qual a melhor?
 
Última edição:
Ok, aí dou a braço a torcer. Porque para mim, a ideia de andar a chafurdar numa máquina é perfeitamente absurda. Eu não anda a chafurdar nas máquinas que compro: frigorífico, leitor de DVD, televisor, automóvel, etc.
O mesmo se aplica ao computador. Escolho as características que quero e compro. Se quero pôr mais RAM, ponho. Se quero mais disco, ponho. E fico-me por isso.
Agora, se tiver de sacrificar facilidade (e uma melhor filosofia, de plug&play verdadeiro) para que o meu OS permita andar a mexer nas entranhas da máquina (e podendo, assim, criar uma configuração potencialmente não funcional), não obrigado.

Rui Batista
 
Permaneçamos ontopic então.
O que é o design? No meu curso (sim, também sou mais um licenciado em design ;)), aprendi que, grosso modo, o design é a perfeita (ou o mais perfeita possível) harmonia entre forma e função. Se só tem "forma" e não tem função, é arte. Se só tem "função" mas é feio, é engenharia.
O Mac é bonito, disso não há dúvida. Não me refiro apenas ao exterior, mas até ao OS.
Depois, a funcionalidade do OS é ligeiramente superior ao Windows (mesmo o Vista) na aioria das coisas e muito superior em algumas. Logo, um Mac é um bom exemple de design. Até porque é a mesma companhia que fabrica o hardware e o software. Daí que o OS tire partido desse mesmo hardware da melhor maneira possível. Uma vez que a Microsoft não pode garantir isso (visto haver muitos users com a mania de montar as suas próprias máquinas), o OS nunca conseguirá tirar total partido de onde corre ou, para o tentar fazer, tem de recorrer a métodos "força-bruta", tipo albergar triliões de drivers que têm de se dar bem uns com os outros.

Rui Batista
licenciado em design? hehe...só eu é que ando aqui a ver passar o electrico :P já agora (se nao for indiscrição), de que faculdade?

[PT]latrine;1736424 disse:
mas Rui_mac... essa é a tua definição de função.

A Definição de função do Blastarr inclui a possibilidade de abrir a máquina e poder realizar upgrades sempre que quizer, escolhidos por si, e com um grau mínimo de garantia que vai funcionar. E quanto a esta função, o windows cumpre melhor... com um grau de perda pequeno quando às outras funcionalidades presentes no vista/osx como tu proprio disseste... logo... um pc com windows é uma peça de design bastante melhor que um mac...

;)

Este é o problema das comparações...

sem se estabelecer qual o objectivo e critérios de comparação, é o mesmo que comparar batatas doces com batatas normais... ambas fazem sopa, dão para cozer, uma dá para fazer uns doces e a outra para fritar... agora qual a melhor?
bullseye...;)
 
Se for para offtopic já agora também sou licenciado em Design de Equipamento e adoro a filosofia por detras dos Macs desde a mto tempo mas ninguem me tira o pc para 3D e lá está a definição de Design varia de pessoa para pessoa, mesmo dentro da minha area de equipamento/industrial varia quanto mais pelas outras areas do design.
A grande vantagem e ao mesmo desvantagem da Apple é ser mesmo uma arquitectura fechada, mas depois vem com isso os beneficios como maior estabilidade de OS e afins
 
Última edição:
Usando Mac quase em exclusivo desde à uns tempos atrás talvez possa aqui colocar o meu contributo.
Pessoalmente 5 minutos chega-me para admirar uma peça como o MacBook. Preferi o preto por gosto pessoal. Branco é mesmo o frigorífico. O que me interessava na apple chama-se OS X e a facilidade de configurar uma série de coisas. Ligar um monitor externo por exemplo (estou com um 23'' resolução 1920x1200) é apenas ligar a ficha e pronto. Infelizmente tb tenho os meus problemas. O scanner não consegui instalar e o rato wireless perde as configurações do clik da roda.

Uma coisa não entendo no meio destas discussões. É a importância do aspecto do PC. Eu preferia muito mais ter a performance que tenho na tower que possuo actualmente. Conroe a 3.2Ghz coisa que nem em sonhos consigo arranjar em Mac (a preço razoável e com possibilidade de refrigerar a sério. Isso é que eu queria. O iMac é para usar como o MacBook. Não há espaço para ter uma refrigeração decente logo há uma série de coisas que ficam cortadas à partida.
O conceito do hardware da apple é para o mercado americano e só. Se não fosse teriam outras opções. Reparem no que vendem mais e no que se compra mais nos EUA. Está tudo dito. Nós somos um pouco diferentes se bem que com a performance do hardware actual sem dúvida que a diferença entre desktop e portátil está bem menor. No meu caso consigo não me preocupar com a diferença de 1,2Ghz que tenho entre o desktop e o MacBook e as 10000 RPM do disco para os 5400 RPM do macBook. Passando pela placa gráfica.

Posto isto e em resumo vejam o PC como algo para usar e o uso é o teclado, rato e principalmente o monitor e o software. Por isso é que em casa essas 3 peças são externas ao MacBook. O resto devia ser acessório.

Problemas há em todos os SOs. Virtudes têm todos também. Daqui a meio ano muito possivelmente Linux chega-me para 95% do que preciso. Para já o OSX está uns furos acima.
Se o recomendo para toda a gente? Não. Porquê. Porque se tenho que responder a perguntas como é que se grava um ficheiro ou como é que se faz uma tabela no word mais vale as pessoas comprarem aquilo que todos conhecem. E depois há sempre um ou outro programa que não querem precindir, ou seja, estão a ver o filme. E sim essas coisas sobrepõem-se aos virus, trojans e afins.
 
Estava aqui vai não vai para colocar um comentário. Cheguei a estar mesmo decidido a não fazê-lo mas, cá vai.
O meu primeiro computador foi um Amiga 500, grande máquina, de seguida foi um Amiga 1200, melhor ainda, até fiz "cenas" no Lightwave, brutal!!! :) Por essa altura o meu irmão, mais "velho" que eu 11 anos, trabalhava numa editorial de livros escolares, usava Mac, como é óbvio!
Lembro-me de ele me estar sempre a tentar convencer a comprar um LCII, só que eu não trabalhava e era difícil isso acontecer. Emprestou-me o seu Mac ***** 8200 uns tempos para eu fazer uns trabalhos gráficos como freelancer, era o Sistema 8 ou 9, não sei, era espectacular!!!
Em Dezembro de 2001 comprei o meu primeiro Mac, que é por sinal o que tenho hoje. Faço tudo nele, com o OS X sempre actualizado!!! :) Acho piada quando por aqui se pergunta se o novo iMac irá suportar o Leopard… :) Mas toda esta conversa porquê? Sendo o meu Mac uma torre (QuickSilver 867) dá-me a hipótese de adicionar placas, etc.. A sua facilidade de abertura não exige nem uma chave de parafusos!!! É só meter o dedo numa pequena pega e abrir!!! Mais fácil que abrir o capot do automóvel!!! O que aqui (neste tópico) é exigido do iMac é por mim incompreensível. É uma máquina para usar assim, quem o quer como ele é compra, quem não quer não diz que está mal, visto a Apple ter o Mac Pro para quem quer andar a "chafurdar" dentro do computador…
E ainda mais ontopic :) Eu quero ver se compro outro Mac, o meu vai fazer 6 anos mas precisa de um irmão :) e, estou muito inclinado para o iMac! Vou esperar pelos novos e certamente vão ser espectaculares…
Para mim não há computadores como os da Apple e Sistemas Operativos nem se fala!!
Mas há um senão! O Mac Mini, os MacBooks e o modelo mais fraco dos iMacs deviam ter gráficas com memória dedicada, só isso! Estes só são perfeitos para os menos exigentes!

Aos administradores:

Desculpem a conversa offtopic

EB
 
Ainda ninguém me explicou a relevância das licenciaturas de Design para falarmos do actual ou futuro iMac :D.

Mantenham a conversa ontopic sff.
 
Eu gostava de ter wireless de base no teclado e no mouse do Imac. De resto a queixada e a profundidade acho que nao sao incomodativas, pelo menos no modelo de 20". Só mudava uma coisa: a existência de portas USB na lateral do Imac, não dá geito estar sempre a ir atrás para por e tirar pens e outros componentes USB (as portas do Teclado sao mais lentas...). Acho que uma ou duas portas seriam o suficiente...

Um upgrade a nivel de Hardware é sempre bem vindo, mas isso não compete à Apple, compete aos produtores de Hardware (Boards, Processadores, Graficas) desenvolverem novas potencialidades dentro do mesmo price range, para depois aApple poder modificar a carcaça, sem fugir muito ao preço actual.
Para já é bonito, mas é possivel melhor...

Já agora estou a frequentar licenciatura em Economia na Faculdade de Economia do Porto, acabo para o ano.

Abraço
 
blastarr:

quando se fala em ergonomia num computador, não se está a falar na facilidade de abrir o computador e mudar peças para upgrade.

quando compras uma computador a uma marca tas a pagar por tudo, hardware + software, sejam elas apple, hp, sony, etc., alem do que se quiseres fazer upgrades nestes computadores normalmente perdes a garantia só por o abrires; e se pelo contrario, tencionas fazer upgrades regulares ao teu computador então não compras a uma marca... compras peças e fazer tu a assemblagem.

já percebi que és anti qualquer esquipamento da apple, o que eu não percebo é pq comentas tantas vezes em theads na seccção "Apple World".

sempre ouvi dizer que quem desdenha quer comprar....

a julgar pelo teu elevado numero de comentários sobre artigos mac, tu queres comprar! :-D

e já agora podias evitar querer dar lições de arte ou design pois deve haver outros foruns mais apropriados para isso, não deve ser com certeza na seccção da mac, onde a maioria dos utilizadores são designers ou artistas.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo