Novos iMac

Pois... é o normal nada que não estejamos já habituados :P Por acaso o iMac 2.0Ghz a 1200€ está mesmo a pedi-las :P

Com tantos computadores da treta por ai espalhados com Pentium D e etc... a este preço, este iMac parece-me bem :D Só é pena a fraca possibilidade de expansão (corrijam-me se estiver errado).

Já agora... existe a possibilidade de trocar o teclado de um Macbook vindo dos US cá em Portugal ?
 
uma coisa que pouca gente notou (ou não fez menção), é que... em todos os iMacs novos, menos o que tem uma GMA950, a memória RAM maxima aumentou para 3 GB.

Será que a memória maxima nos MBP's também vai aumentar face aos macbooks com GMA950?

São boas noticias.. mas deixo aqui um destaque :

1GB (2x512MB) of PC2-5300 (667MHz) DDR2 memory
[*]Two SODIMM slots support up to 3GB
[/list]
Só duas slots? Como é então possivel os 3GB?.. existem placas de RAM de 1,5Gb ?

Ou há aqui qq coisa que eu não estou a ver bem?
 
Uma de 2 e uma de 1.

Não ficam aos pares, mas é matemática simples. :P

Pois isso é obvio, mas o que eu quero dizer é que assim não se tira total rentabilidade como é suposto se tirar com memorias de valor igual.

E outro aspecto,se numa slot pode levar os 2Gb a outra só pode levar com 1Gb? Porque não também com outro de valor igual?

Posso estar enganado, mas não me lembro de ver outro computador sendo portatel ou não com um valor Impar no que diz respeito a memoria RAM.

Não sei, mas há aqui qualquer coisa que não me parece encaixar bem.
 
Última edição:
E outro aspecto,se numa slot pode levar os 2Gb a outra só pode levar com 1Gb? Porque não também com outro de valor igual?

Posso estar enganado, mas não me lembro de ver outro computador sendo portatil ou não com um valor Impar no que diz respeito a memoria RAM.

Não sei, mas há aqui qualquer coisa que não me parece encaixar bem.
provavelmente tens um banco de 1 GB soldado. e 2 para expansão.

Um pouco como os ibooks G4, o maximo de RAM era sempre o minimo que vinha (256 ou 512 MB) soldado, e 1 GB de expansão. (memória máxima 1,25 GB ou 1,5GB)

O com a GMA950 só dá 2 GB porque em vez de ter os 512 MB soldados devem estar num dos bancos de expansão.

De resto já vi portáteis OEM no mercado que só levam efectivamente 3 GB de RAM, portateis sem serem apple, portanto.
 
Puro marketing, não são os únicos a usar este género de esquemas, a maior parte das pessoas pensa que está realmente a pagar o mesmo que os americanos quando na verdade estão a pagar mais 200 e tais € :)

Há muitas empresas que usam esta "política". Queres um exemplo recente ? A PS3 vai custar 499$/599$ nos States, e 499€/599€ na Europa.
 
Última edição:
Que grande confusão que aqui vai por aqui por causa da RAM e dos 3GB.

Vamos lá ver, basta pensar um pouco, não custa nada.

Estas novas arquitecturas gostam de dual channel. Não faz muito sentido vender um PC a funcionar em single channel (esqueçam o Macbook Pro por momentos. ahahahh). Os chipsets normais (desktop e afins) suportam habitualmente 4 slots para dimms. O iMac trás dois deles ocupados e provavelmente de difícil acesso. Teriam de desventrar o iMac para lá chegar. Por outro lado trás mais 2 slots de acesso fácil, por baixo do TFT como já devem ter visto. O que trás 1GB vem certamente com 2 x 512 MB e 2 slots ocupados restando outros 2. Como só há DDR2 de 1GB devidamente testadas, certificadas e em grande quantidade, logo fazendo as contas dá 2x 512 MB + 2 x 1GB = 3GB. 4 slots ocupados, com memórias iguais em cada par e por isso com o dual channel a bulir sem espinhas.

Não se fiem nos limites de 2GB para os Macbooks ou de 3GB para os iMacs pois a Apple deve usar a velha regra do limite ser dado pela disponibilidade corrente de DDR2. Ambos os chipsets suportam até 4GB se não estou em erro. Se quiserem ter certezas vão até ao site da Intel e mergulhem na documentação.
 
e ainda... é interessante verificar que a Crucial já actualizou o site. Já lá surge o iMac de 24''. :D Isto é que é competência. Como vivo em Portugal já não estou habituado. :D
 
Que grande confusão que aqui vai por aqui por causa da RAM e dos 3GB.

Vamos lá ver, basta pensar um pouco, não custa nada.

Estas novas arquitecturas gostam de dual channel. Não faz muito sentido vender um PC a funcionar em single channel (esqueçam o Macbook Pro por momentos. ahahahh). Os chipsets normais (desktop e afins) suportam habitualmente 4 slots para dimms. O iMac trás dois deles ocupados e provavelmente de difícil acesso. Teriam de desventrar o iMac para lá chegar. Por outro lado trás mais 2 slots de acesso fácil, por baixo do TFT como já devem ter visto. O que trás 1GB vem certamente com 2 x 512 MB e 2 slots ocupados restando outros 2. Como só há DDR2 de 1GB devidamente testadas, certificadas e em grande quantidade, logo fazendo as contas dá 2x 512 MB + 2 x 1GB = 3GB. 4 slots ocupados, com memórias iguais em cada par e por isso com o dual channel a bulir sem espinhas.

Não se fiem nos limites de 2GB para os Macbooks ou de 3GB para os iMacs pois a Apple deve usar a velha regra do limite ser dado pela disponibilidade corrente de DDR2. Ambos os chipsets suportam até 4GB se não estou em erro. Se quiserem ter certezas vão até ao site da Intel e mergulhem na documentação.
Pois, não pensei no dual channel (esqueço-me sempre disso)... então são provavelmente 2 bancos de 512 MB soldados, e 2 livres. De dificil acesso ou não... não é relevante, tão soldados, fica mais barato.

Quanto aos 2 GB de maximo nos "antigos" imacs, e nos macbooks (pro e non-pro) se assim não fosse já havia malta que tinha testado e dizia nos forums. há gente que se queixa de tal limite. (não sou só eu).
 
Pois, não pensei no dual channel (esqueço-me sempre disso)... então são provavelmente 2 bancos de 512 MB soldados, e 2 livres. De dificil acesso ou não... não é relevante, tão soldados, fica mais barato.

Quanto aos 2 GB de maximo nos "antigos" imacs, e nos macbooks (pro e non-pro) se assim não fosse já havia malta que tinha testado e dizia nos forums. há gente que se queixa de tal limite. (não sou só eu).

Não sabemos se tão soldados..
 
Não se fiem nos limites de 2GB para os Macbooks ou de 3GB para os iMacs pois a Apple deve usar a velha regra do limite ser dado pela disponibilidade corrente de DDR2. Ambos os chipsets suportam até 4GB se não estou em erro. Se quiserem ter certezas vão até ao site da Intel e mergulhem na documentação.

Suportam até 8GB nos i965, mas duvido que estes Mac's o estejam a usar, as versões mobile aínda não saíram.
Deve ser uma versão do i945P Mobile (tal como os anteriores iMac/Macbook Pro, mas desta vez com o novo módulo VRM11 que permite suportar os Core 2.
O Mac Mini, Macbook e iMac mais barato usam o i945G, com gráficos integrados na Northbridge.


----------------------------------------
Quanto aos 3GB, é simples, não há DIMM's de 768MB cada, como já aqui foi dito.
Só tem utilidade para quem precisa de muita RAM, à custa da perda do modo Dual-Channel e consequente largura de banda.
 
----------------------------------------
Quanto aos 3GB, é simples, não há DIMM's de 768MB cada, como já aqui foi dito.
Só tem utilidade para quem precisa de muita RAM, à custa da perda do modo Dual-Channel e consequente largura de banda.

Acho que ainda não percebeste. Lê o meu post. A ideia para o mistério dos 3GB seria a existência de 4 canais (2 slots para upgrade + 2 internos com memória soldada).

Mas afinal "parece" que são apenas dois slots e a configuração 3GB é obtida com 1x1GB + 2x2GB. Bela trampa. Sem dual channel e com apenas 667Mhz de bus, o gajo vai-se um bocado abaixo. Para mim não é muito chato porque se comprar seria o iMac será um 24'' e com 2GB apenas. Chega e sobra pela experiência que tenho. Acho que vou considerar a hipótese de comprar um Mac Pro se não fizerem muito barulho. :D
 
Última edição:
aposto que sim, fica mais barato, em vez de tar a pagar os PCB's da RAM e os slots de expansão, soldam-se os chips, e para todos os efeitos essa RAM não é para mudar, é claro que a vão soldar.

Não é linear que fique mais barato porque há outros custos escondidos. Imagina que a memórias que soldam estão pifadas. ;)
 
O iMac trás dois deles ocupados e provavelmente de difícil acesso. Teriam de desventrar o iMac para lá chegar.

Já viste um iMac destes aberto?
Dificil acesso? só se tiverem do outro lado da board o que duvido :)

Apple disse:
17-inch model with 1.83GHz processor

* 512MB (2x256MB) of PC2-5300 (667MHz) DDR2 memory
* Two SODIMM slots support up to 2GB

# 17-inch model with 2.0GHz processor, 20-inch and 24-inch models

* 1GB (2x512MB) of PC2-5300 (667MHz) DDR2 memory
* Two SODIMM slots support up to 3GB

Acho que diz tudo não?

Se tivessem soldados, o de 17" 1.83 teria um maximo de 2.5GB e eu não estou a ver a fazerem uma board diferente para os de 17" só porque o CPU tem uma velocidade diferente.
Mas vamos lá esperar pela dissecagem de um iMac por um maluco qualquer.
 
Back
Topo